O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Bruno Marcolino 15/06/2024

O Retrato de Dorian Gray
Muito bom, bem de boa a leitura. Sempre fico com receio de ler esses clássicos e serem um pouco maçantes, não é o caso deste. História curta e boa de acompanhar, reflexiva em muitos pontos.

Mas é aquilo, não se deve dar ouvidos demais a gays rabugentos (você mesmo Lorde Henry). E se entregar a toda e qualquer experiência sem um pouco de consciência também não é saudável, mesmo se você for belo e jovem.

Ótima leitura, recomendo.

Joao Martins 15/06/2024

Livro bem legal, história boa que nos faz pensar sobre ego, vaidades, amizades etc. Fácil de ler. Dá pra ler ser parar.

ticarieu 15/06/2024

O mundo é repleto de Dorians feios

Dorian é o retrato dos hipócritas, culpa os outro pelas suas ações e não assume seus erros com os outros

ticarieu 15/06/2024

O mundo é repleto de Dorians feios

Isa 15/06/2024

Acho que é a coisa mais bonita e horrível e assustadora e envolvente que eu já li meu deus do céu. Vou ter que ler de novo pra assimilar a POESIA, simplesmente impecável. Faz todo sentido ser um clássico.

Mandioca.24.25. 14/06/2024

Amizade, influência e vaidade
Esse livro é muito bom, a leitura não é cansativa e faz com que o leitor consiga refletir sobre como as nossas amizades influência na nossas vidas, como reagimos diante da influência dela e como podemos mudar diante de tantos erros na nossa vida.

O livro tem um grande foco nas ações de Dorian Gray sobre influência do seu "amigo", onde o próprio perde a sua essência e aos poucos acaba se tornando outra pessoa; mas temos um anjinho q tenta falar e aconselhar Dorian sobre a sua vaidade e como ela pode se tornar a sua perdição ao ser tão extravagante e idolatrada pelos demais.

Enfim a história é excelente, leia e tire as suas próprias conclusões :)

xzsatur.no 14/06/2024minha estante
Amo esse livro, portanto, que crime de nova, socorro

Bebeca :þ 14/06/2024

O final me pegou, juro que não esperava essa reviravolta. Será que ele queria mesmo fazer isso? O livro em si conta a trajetória da vaidade do Dorian e as profundezas que isso leva, apenas mds aaaaa. 4,5 pq a primeira metade custei a ler.

Herick 12/06/2024

Perfeito! As nuances entre a ficção e a vida real são esplêndidas. Apaixonado pelo livro.
Gostaria de ter lido mais a fundo sobre como Dorian se corrompeu, mas levando em conta o contexto histórico, entendo o porquê disso não ter sido abordado tão à fundo.

Aline 12/06/2024

O retrato de Dorian Gray
Quem acompanhou meus stories pelo Instagram viu meus altos e baixos com essa leitura. Mas sabe quando você chega na parte final e tudo vale a pena? Foi isso que senti ao finalizar a última página.

A leitura desse clássico foi muito interessante porque ele toca em temas que continuam atuais como: supervalorizacao da juventude e da beleza. Até onde você seria capaz de ir se pudesse conservá-las intactas?

Spoiler: para quem leu ... sofri qnd Dorian se deixou seduzir pela influência de Lorde Henry e foi se perdendo ao longo dos anos, focando nos prazes que a juventude e beleza (e o dinheiro) podiam lhe oferecer, mesmo que isso destruísse sua alma. Mas fiquei satisfeita quando ele começou a perceber que tinha perdido o controle de sua vida e que precisava mudar a rota. O fim foi mais wue justo e emocionante.

Dica de leitura para quem ama clássicos!!!

Coach de Procrastinação 12/06/2024

A melhor edição que eu já tive!
Esse livro já é um dos meus clássicos favoritos, então ter essa edição tornou ele simplesmente PERFEITO! Se você também é apaixonade pela história e quer mergulhar nos pormenores dela, super recomendo: tem uma quantidade imensurável de notas explicando escolhas estilísticas do autor, contextualizando o significado de coisas na época e, meu favorito, notas de fim detalhando cada censura que foi feita no livro. Sim, você vai ler a versão mais "pura" do Retrato de Dorian Gray, do jeitinho que Oscar Wilde inicialmente escreveu.

BaroonaVK 11/06/2024

Me lembrava de poucas coisas à respeito do filme do Retrato de Dorian Gray quando decidi ler o livro, basicamente só a questão do quadro em si e o poder que concedia ao Dorian de manter sua juventude. Mas posso dizer que fui surpreendido positivamente com todo o desenrolar da história e ainda mais com as notas fornecidas nessa edição da Darkside, que nos dão um bom contexto histórico dos costumes da época em paralelo com a vida pessoal do autor, o que deixa a leitura ainda mais completa e interessante nessa perspectiva das "confissões" de Oscar Wilde e seu julgamento por ser homossexual.

Quanto ao resto da edição, confesso que pulei bastante coisa; as críticas de jornais da época à respeito do livro e as respostas do autor para os editores; e a biografia de uma pessoa que sinceramente não me interessa, escrita por Wilde.

Gostei dessa proposta de mostrar outras produções dele além do romance em si, mas quanto a esse conteúdo extra, unicamente me atrairam as poesias que fecham o livro.

Jose497 11/06/2024

Era Oscar Wilde Dorian Gray?
A arte pela arte. O verdadeiro artista não pode deixar rastros de sua obra. Oscar Wilde enfatiza isso. Mas não consegui ler sem ver Oscar sendo Doryan.
Além da trama, me apaixonei por algumas passagens onde a escrita é perfeita. Ele desenha textos lindamente.
Claro que tem passagens monótonas... Faz parte do enredo.