O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde




Resenhas - O Retrato de Dorian Gray


5286 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Herick 12/06/2024

Perfeito! As nuances entre a ficção e a vida real são esplêndidas. Apaixonado pelo livro.
Gostaria de ter lido mais a fundo sobre como Dorian se corrompeu, mas levando em conta o contexto histórico, entendo o porquê disso não ter sido abordado tão à fundo.
comentários(0)comente



Aline 12/06/2024

O retrato de Dorian Gray
Quem acompanhou meus stories pelo Instagram viu meus altos e baixos com essa leitura. Mas sabe quando você chega na parte final e tudo vale a pena? Foi isso que senti ao finalizar a última página.

A leitura desse clássico foi muito interessante porque ele toca em temas que continuam atuais como: supervalorizacao da juventude e da beleza. Até onde você seria capaz de ir se pudesse conservá-las intactas?

Spoiler: para quem leu ... sofri qnd Dorian se deixou seduzir pela influência de Lorde Henry e foi se perdendo ao longo dos anos, focando nos prazes que a juventude e beleza (e o dinheiro) podiam lhe oferecer, mesmo que isso destruísse sua alma. Mas fiquei satisfeita quando ele começou a perceber que tinha perdido o controle de sua vida e que precisava mudar a rota. O fim foi mais wue justo e emocionante.

Dica de leitura para quem ama clássicos!!!
comentários(0)comente



Coach de Procrastinação 12/06/2024

A melhor edição que eu já tive!
Esse livro já é um dos meus clássicos favoritos, então ter essa edição tornou ele simplesmente PERFEITO! Se você também é apaixonade pela história e quer mergulhar nos pormenores dela, super recomendo: tem uma quantidade imensurável de notas explicando escolhas estilísticas do autor, contextualizando o significado de coisas na época e, meu favorito, notas de fim detalhando cada censura que foi feita no livro. Sim, você vai ler a versão mais "pura" do Retrato de Dorian Gray, do jeitinho que Oscar Wilde inicialmente escreveu.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



BaroonaVK 11/06/2024

Me lembrava de poucas coisas à respeito do filme do Retrato de Dorian Gray quando decidi ler o livro, basicamente só a questão do quadro em si e o poder que concedia ao Dorian de manter sua juventude. Mas posso dizer que fui surpreendido positivamente com todo o desenrolar da história e ainda mais com as notas fornecidas nessa edição da Darkside, que nos dão um bom contexto histórico dos costumes da época em paralelo com a vida pessoal do autor, o que deixa a leitura ainda mais completa e interessante nessa perspectiva das "confissões" de Oscar Wilde e seu julgamento por ser homossexual.

Quanto ao resto da edição, confesso que pulei bastante coisa; as críticas de jornais da época à respeito do livro e as respostas do autor para os editores; e a biografia de uma pessoa que sinceramente não me interessa, escrita por Wilde.

Gostei dessa proposta de mostrar outras produções dele além do romance em si, mas quanto a esse conteúdo extra, unicamente me atrairam as poesias que fecham o livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jose497 11/06/2024

Era Oscar Wilde Dorian Gray?
A arte pela arte. O verdadeiro artista não pode deixar rastros de sua obra. Oscar Wilde enfatiza isso. Mas não consegui ler sem ver Oscar sendo Doryan.
Além da trama, me apaixonei por algumas passagens onde a escrita é perfeita. Ele desenha textos lindamente.
Claro que tem passagens monótonas... Faz parte do enredo.
comentários(0)comente



Gabriel 11/06/2024

O Retrato de Dorian Gray
O Retrato de Dorian Gray foi lançado no ano de 1890 pelo autor irlandês Oscar Wilde, sendo considerado um dos grandes clássicos da literatura gótica oitocentista e de grande influência na ficção moderna. A história retrata a vida de Dorian Gray que por conta de sua beleza se torna amigo do pintor Basil Hallward, este encantado pelo jovem, pinta um quadro, o mesmo sendo considerado o mais belo de sua carreira, mas a obra acaba se tornando uma grande maldição para o jovem, quando o Lorde Henry Wotton, através de um diálogo malicioso desperta em Dorian um mal até então adormecido.

O enredo lembra bastante outras obras que lidam com a questão do duplo como O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde (Stevenson, 1886) e Frankenstein (Shelley, 1818), entretanto, nessa história a questão não foi uma composição química ou reanimação de um corpo através da eletricidade, e sim o poder da persuasão. Logo no início, vemos como Henry consegue corromper e manipular o caráter de Dorian, provocando nele um narcisismo e egoísmo que o faz clamar para que o quadro envelhecesse e ele permanecesse para sempre jovem, aprisionando sua alma e marcando a passagem do tempo e suas perversidades. Dorian foi envenenado por Henry, por seu próprio ego, por um livro e passou a exercer a mesma influência negativa em outras pessoas que ele conhece ao decorrer da história.

Essa edição da DarkSide Books é incrível pela quantidade de extras que ela traz, como as críticas covardes que o livro recebeu na época do lançamento, levantando até um debate interessante sobre se um livro pode ser criticado a partir de critérios morais, uma coleção de poemas, um ensaio chamado “Pena, Pincel e Veneno” sobre o pintor, escritor e envenenador Thomas Griffiths Wainewright e os detalhes da vida e do julgamento de Oscar Wilde, condenado por sua homossexualidade em uma sociedade hipócrita e preconceituosa como a Inglaterra do século XIX, sendo sua obra utilizada no caso como suposta “prova” de imoralidade.

“Influenciar alguém significa entregar-lhe a alma. A pessoa não pensa seus pensamentos naturais nem arde com suas paixões naturais. Suas virtudes não lhe são reais, seus pecados, se existe tal coisa, são emprestados. Ela se torna o eco da música de outrem, ator para um papel que não lhe foi escrito. O objetivo da vida é o desenvolvimento pessoal. Para nos conscientizarmos de nossas naturezas, é para isso que cada um de nós está aqui. As pessoas temem a si mesmas nos dias de hoje, esquecem do mais importante dos deveres, aquele que cada um tem consigo mesmo.”
comentários(0)comente



thaifina 10/06/2024

Realmente, não sei como descrever esse livro.
Ele é simplesmente fascinante. Embora traga um contexto e uma filosofia que estou longe de concordar, ele se torna insanamente intrigante e divertido.
Um autor digno de seu reconhecimento, e uma história única tanto na forma de abordar e na adaptação de referências como o mito de narciso.
Um dos poucos livros complexos que conseguiram me prender do começo até o final sem me cansar, pq embora tenha uma linguagem carregada, a leitura é simplesmente fluida.
Recomendo a experiência
comentários(0)comente



Gabiboo 10/06/2024

O que eu achei...
Quando eu li pela primeira vez eu achei um pouquinho tedioso por terem muitos dialógos, lá pro meio do livro que eu percebi que todo o charme do livro está em como os personagens mostram suas ideias e como eles falam sobre elas. Um livro que tem uma crítica bem atual e me fez refletir um pouco sobre a minha vida. Gostei e leria denovo!
Jose497 11/06/2024minha estante
Além do enredo em si, o interessante é a forma que Oscar Wilde usa no livro.




Leituras da Pam 10/06/2024

Um Livro que já nasceu polêmico
?? "Toda Arte é, ao mesmo tempo, superfície e símbolo. Aqueles que procuram ver por baixo da superfície, fazem-no por conta e risco." Oscar Wilde
..
Ler O RETRATO DE DORIAN GRAY é como apreciar uma obra de arte. A maneira como Wilde apresentou a história realmente nos faz admirá-la, seja pela poesia contida ali, ou pelas descrições de cenários, personagens e ações, todos os elementos formam uma bela composição. Por falar em beleza, a obra consegue nos fazer refletir sobre o quanto a questão estética torna-se um critério para avaliar o valor moral das pessoas. Afinal, já sabemos que o belo chama nossa atenção, é agradável aos olhos e nos encanta. Desse modo, seria inadmissível conceber a ideia de que ali, além daquela capa de beleza extrema, residem pensamentos e ações tão mesquinhos e perversos.
..
Dorian Gray, um belo rapaz, que se encontra maravilhado com a possibilidade de se aventurar e desfrutar de tudo que a vida possa oferecer, atentem-se para a palavra TUDO. Ao ser a inspiração artística para a pintura na tela de Basil Hallward, este demonstra estar apaixonadíssimo por Dorian, sofre influências do Lorde Henry Wotton, um verdadeiro dândi, apreciador de tudo que é belo e elegante. Lorde Henry será fundamental na formação do jovem Gray, que o seguirá como um fiel discípulo admirador de tudo que Henry ditar.
..
Acredito que os pontos mais famosos desta história são: o famigerado quadro de Dorian Gray, que envelhece em seu lugar, revelando assim a verdadeira alma dele, mostrando que a beleza angelical é apenas uma camada fina com a qual ele se apresenta nos grandes centros culturais da cidade; e a relação da obra com o mito de Narciso, que se apaixona por si mesmo e acaba morrendo à beira da fonte de água onde via sua imagem refletida.
..
Foi uma experiência muito superior ter lido este livro novamente. Gostei da tradução dessa vez, aliás, o tradutor foi João do Rio, que nesta edição, em uma nota, antes do primeiro capítulo da história, afirma: "A tradução tem o perdão de ser uma dádiva generosa, apenas. Traduzi Oscar Wilde como um presente a quantos só podem ler na nossa língua."
comentários(0)comente



mathxus 10/06/2024

Não me bateu!
Não gosto muito de leituras que se aprofundam em descrever os mínimos detalhes, e aqui temos um capítulo inteiro (mais especificamente o 11) no qual passa o tempo todo detalhando algo que pra mim não foi tão relevante para a trama.

Harry carrega um pouco esse livro com frases reflexivas e filosóficas, gosto dos momentos em que ele aparece, mas ainda sim, no final não compactuou comigo, achei um livro arrastado que poderia ser resumido em 50 páginas, justamente por eu gostar de histórias que vão direto ao ponto.
comentários(0)comente



Guilherme 09/06/2024

Obra-prima
Provavelmente um dos melhores livros que já li. A forma em que se expõe a hipocrisia da sociedade europeia é tão profunda e atual ! Uma exposição da natureza humana que até incomoda em alguns momentos. Livro perfeito!! Oscar Wilde você é tudoooo
comentários(0)comente



Maria.Regina 09/06/2024

Eu não estava criando muita expectativa para esse livro porque não gostei tanto do filme, mas ele me surpreendeu bastante
comentários(0)comente



Clara.Mousinho 09/06/2024

Pensei que fosse ser um livro difícil de ler, mas me enganei. Não consegui desgrudar e ao final a história vai parecendo thriller.
comentários(0)comente



5286 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR