El  Retrato de Dorian Gray

El Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Maria.Regina 09/06/2024

Eu não estava criando muita expectativa para esse livro porque não gostei tanto do filme, mas ele me surpreendeu bastante

Clara.Mousinho 09/06/2024

Pensei que fosse ser um livro difícil de ler, mas me enganei. Não consegui desgrudar e ao final a história vai parecendo thriller.

Lara 09/06/2024

Reflexão sobre o conceito de humanidade
"Duzentas páginas de puro ódio", é assim que descrevo a minha leitura do livro.

Comecei a lê-lo por saber que outras pessoas gostavam muito dessa obra, então resolvi experimentar um clássico, com muita expectativa.

De início, a história me pareceu um tanto "melosa", pois contava sobre três homens que não faziam muito mais do que elogiarem uns aos outros de uma maneira bastante estranha. De fato foi um início meio nojento e irritante para uma mulher ler, mas até mesmo me provocou alguns risos de indignação.

Sobre o personagem Harry... Ah, o que dizer sobre ele? Ao mesmo tempo que penso "tudo é culpa dele", também penso "mas foi o Dorian que se deixou influenciar". No fim, acho que o Harry não pode ser culpado por ter opinião.

Assim a história foi acontecendo, sempre me deixando indignada e me fazendo fechar o livro várias vezes para suspirar e revirar os olhos. São muitos os comentários pertinentes dos personagens, ao mesmo tempo que, mais do que esses, são os comentários odiosos e repugnantes, que fazem pouco caso com o sentimento alheio, com a vida e com a auto-preservação.

O ápice da história, para mim, foi próximo à metade do livro. Todo o caso que envolveu a Sibyl me abalou. Adorável criatura que teve um trágico fim. Mas temos de concordar, somos responsáveis por nossas próprias ações e a decisão final de Sibyl coube apenas a ela mesma.

O que se segue a esse momento é simplesmente a parte mais arrastada e desinteressante da história, ao meu ver. Um capítulo de 18 páginas, apenas descrevendo vulgaridades e interesses distintos que Dorian começa a desenvolver, sendo que todos colaboram para a futilidade do personagem que gradativamente passa a se tornar cada vez menos "humano", numa definição em que "humanidade" refere-se à convivencia pacífica e orgânica em sociedade. Mas se considerermos "humanidade" os nossos instintos e desejos mais puros... De fato o Dorian passa a ser nada mais do que um simples humano.

Mas o que amarra toda a história, e nos mantêm curiosos até o fim, com certeza é a questão do retrato. A "magia" de fato funciona? Ele realmente se altera? E as respostas sempre são as melhores, sempre são as que imaginamos mas não queremos acreditar. O que acontece com ambos o retrato e Dorian, no desfecho do livro, de fato faz valer a pena a leitura.

Quanto à edição de O Retrado de Dorian Gray da Via Leitura, muito me agradou a diagramação. As letras são boas, bem como os espaçamentos e as margens. A capa minimalista é bem bonita, e acho que nos ajuda a não termos muitas ideias pré-concebidas antes da leitura. O tamanho do livro é bom de segurar e a textura também é agradável ao tato. A única questão que me deixa levemente chateada é a possibilidade de este ser um livro sem o texto integral, mas não sei se é o caso. Fica a dúvida se trata-se do texto censurado ou não.

Alanna 08/06/2024

Quanto mais eu leio, mais sentimentos tenho por esse livro
Amo comparar minhas anotações de quando eu tinha 16 com as mais novas, as coisas vão ficando mais cinzas e menos negacionistas. Num mundo sem consequências, não consigo imaginar quem não tomaria as mesmas decisões que o Dorian.

--------
Até ano que vem, Dorian! Já senti ódio, inveja, vergonha e esse ano, pena de você.

ismymind 08/06/2024

Sendo sincera, ia dar 3 estrelas para o livro porque senti muita dificuldade em terminar ele (comparando com os outros que já li), mas o final me surpreendeu e repensei os outros pontos que gostei bastante.

As frases são bem impactantes e resumem um único em sentimento em palavras profundas que te fazem pensar ?nunca pensei que poderia expressar o que sinto assim, tão detalhadamente?, e gostei bastante da forma que retrataram o pecado, de uma forma até bastante bíblica.

Outro ponto que me fez dar 4 estrelas foi o final surpreendente, todas as vezes que achei o livro um pouco arrastado (talvez pela linguagem) foram compensados pelo final que me fez reler as três últimas páginas de novo para ver se eu havia entendido certo de tanta surpresa.

Foi meu primeiro clássico lido e gostei mais do que achei que gostaria

Jhully P 07/06/2024

A obra tem como pano de fundo o decadentismo e gira em torno da figura do Dorian Gray que ao se ver pintado em uma grande obra de arte, deseja que a obra envelheça e carregue todo o peso de seus pecados enquanto ele mesmo continua jovem e, ninguém sabe o porque ou como, é isso que acontece. Durante a obra vamos acompanhando o definhar da alma do personagem, representado no quadro, enquanto ele segue esplendorosamente belo. Mas a que custo? Leia a obra e você vai ver, porque o final é de tirar o fôlego.

Vanessa.Cristina 07/06/2024

Senti falta de maior desenvolvimento do personagem principal
Dorian Gray se deixa influenciar pelas palavras persuasivas de Lorde Henry. Ao ser confrontado com a ideia de decrepitude que o futuro lhe reserva, Gray , sem perceber, realiza um pacto faustico perante seu quadro que acabara de ser pintado. Ele deseja que todas as mazelas da vida mortal sejam transferidas para seu retrato, para que ele passe pela vida ileso delas.

Ao perceber o que havia acontecido, Dorian começa a viver uma vida sem arrependimentos, revelando o lado mais sombrio de sua personalidade. As consequências no final do livro são trágicas.

Esta edição da @editorabibliotecaazul se trata da primeira versão da obra de Oscar Wilde (obra considerada sem censura). A edição conta com apêndice que mostra os cortes e substituições feitos pelo editor e pelo próprio Wilde, além de ser ricamente comentada e anotada. No entanto, fiquei curiosa para ler os capítulos adicionais escritos pelo autor. Senti falta , nesta primeira versão, de uma maior desenvolvimento da história e do personagem principal e acredito que a última versão escrita por Wilde com mais capítulos isso tenha acontecido.

Sarah 07/06/2024

Dúbio e real
Um dos meus livros preferidos com certeza, pode ter muitas interpretações dos personagens e suas situações, uma leitura ressonante sobre inocência, sociedade, simulação e até mesmo homossexualidade.

manu.g 07/06/2024

É uma leitura que, mesmo sendo fluida e que em muitos momentos você quer devorar inteiro, ainda é sombria e pesada, te fazendo ficar olhando para o teto só pensando nele.

É tudo muito interessante e intrigante, e te conecta a parte mais obscura de Dorian, alguém que foi corrompido por sigo mesmo e por outras pessoas. Alguém que pouco a pouco vai destruindo ele mesmo e todos ao seu redor. Eu sempre adoro quando o livro te apresenta personagens que estão longe da perfeição, e foi isso o que aconteceu.

O livro te puxa para a história, que tem críticas atuais, mesmo ele sendo tão antigo. Um clássico que está fora daquele bolinha de clássicos chato e tediosos, um que te faz realmente querer ler, mesmo que tenha um capítulo em específico que seja meio maçante.

É algo sobre não se entregar a todos os prazeres e a vaidade que você é exposto, monstrando que tudo, em excesso, pode ser ruim e até mesmo sua ruína.
novais4 07/06/2024minha estante
tenho esse favoritado

bela 06/06/2024

Acho que esperava um livro transcendental que falasse do mais filosófico e impactante e mudasse a trajetória lgbt. é ok. são discursos o tempo inteiro muito completos de conteúdo com frases bonitas, mas nada demais, o que torna meio cansativo de ler. mas é bom. é ok.

camilycs 05/06/2024

Bom!
Não é um estilo de livro que tenho facilidade de ler, por conta de ser um livro de época. Ganhei de presente e resolvi dar uma chance, e por incrível que pareça, gostei bastante. Você passa raiva lendo, sufoco, fica feliz (as vezes), as vezes dá vontade de entrar no livro e esganar alguns personagens, e tem um final que você não imagina. Recomendo sim, por mais que achei uma leitura pesada!

Maria 05/06/2024

Perturbador
Eu vi outras capas desse livro só depois de ter começado a lê-lo, só então entendi a vibe dele. é realmente perturbador, fala da vida e das emoções com uma visão bonita, na maioria das vezes, mas a essência é assustadora.
cada acontecimento foi uma surpresa porque nunca vi spoiler sobre o livro nem sabia sobre o que era. recomendo, mas, como eu disse, é perturbador.

thvsour 05/06/2024

"imagino que a tragédia real do pobre é que a única coisa que ele é capaz de sustentar é a autonegação. Os pecados bonitos, assim como as coisas bonitas, são privilégios dos ricos."

que livro fascinante caraca