O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Fernanda3048 11/05/2024

Tedioso mas necessário.
"O Retrato de Dorian Gray", escrito por Oscar Wilde, é uma obra-prima da literatura gótica que examina os temas da vaidade, da moralidade e da decadência. A história gira em torno de Dorian Gray, um jovem belo e aristocrático que tem seu retrato pintado por Basil Hallward. Encantado com sua própria juventude e beleza, Dorian expressa o desejo de permanecer jovem para sempre, enquanto seu retrato envelhece no seu lugar, refletindo todas as suas ações e pecados. À medida que Dorian se entrega a uma vida de indulgência e imoralidade, o retrato se torna cada vez mais grotesco, revelando a verdadeira natureza de sua alma. Wilde utiliza o personagem de Dorian Gray para explorar os perigos da busca pela perfeição estética e a corrupção que pode resultar da falta de responsabilidade moral. O romance é uma reflexão sombria sobre a natureza humana e os custos do egoísmo e da decadência.
Senti certa dificuldade com a escrita, mas o final do livro é bem interessante e surpreendente. A editora darkside nos permite ter acesso a algumas resenhas críticas destinadas ao livro em sua época de publicação, nos permitindo assim acompanhar o que aconteceu com o escritor e ver suas respostas as calúnias.

JAlia 11/05/2024

Minha resenha sobre O Retrato de Dorian Gray.
No começo pensei que não gostaria muito, mas aí o livro começou a ficar interessante. Por um tempo, eu acabei "abandonando" o livro por falta de ânimo pra ler. Geralmente quando um livro me prende nele, eu termino ele em poucos dias. Com esse não foi assim. Eu deixei ele de lado e fiquei enrolando pra terminar. Ganhei outros livros e ficava ansiosa pra lê-los, mas prometia pra mim mesma que só leria quando terminasse este.
Até que eu parei, pensei e voltei a ler ele com mais frequência. Até chegar dia 11/05/24 e eu terminar ele.
Confesso que desvalorizei o livro, mas é um clássico bem interessante e gostei dele. Tem um plot twist absurdo que me fez ficar boquiaberta por alguns minutos. Os personagens são bem interessantes também.
Para o meu primeiro clássico, este livro foi mto bom!
?As notas do tradutor, as fotos de Oscar Wilde, os julgamentos, as críticas! Que editora incrível! Eu adorei tudo isso, de verdade!

Gabrielle 11/05/2024

Acho que nada poderia me preparar para essa história. Comecei achando que a história se desenrolaria de um jeito completamente diferente. Fiquei muito perplexa com as atitudes dele e com a lição do livro.

Mare 11/05/2024

A vaidade é corruptiva
Um verdadeiro deleito de arte clássica que Oscar Wilde entendia muito bem e deixou bem claro na obra.

É a vaidade e o narcisismo que corromperam a alma de Dorian Gray, penso que Basil e Henry eram o anjinho e o demoninho na consciência do personagem, que claramente escolheu um lado.

Adorei a leitura, as frases e as reflexões. Amei o final de ?auto destruição?, já que aquela imagem depravada na verdade era ele próprio, e que era impossível tentar mudar/destruir a si mesmo.

Mas algo que me incomoda muito é como o fato de essa obra ter sido alterada diversas vezes muda completamente a história e a compreensão do leitor.

Li a versão ?não censurada?, a que Wilde originalmente concebeu antes de ser bombardeado pela crítica, mas também é a mais curta, com 13 capítulos. E sinto que muitos detalhes são aflorados nas versões posteriores que li apenas alguns trechos mas que já escancararam um preconceito de classe, por exemplo. Até porque são 20 capítulos, 7!! a mais que o original, então é de se esperar mais detalhes.

Acredito que o livro deve ser lido com as duas versões lado a lado, para que absolutamente nada se perca e o leitor consiga ter a melhor experiência possível.

aurazul 10/05/2024

Só o reconheceram após examinarem-lhe os anéis.
Como falar de "o retrato de dorian gray" sem falar de beleza? Eu já li muitos livros, vi muitos filmes e apreciei muitos quadros, mas nunca,
em toda a minha vida, consumi uma arte tão linda como essa, a escrita é diferente de tudo que já vi, parece uma eterna poesia.
Apesar de ter demorado para terminar de ler ainda gostei demais de tudo aqui, me surpreendi e marquei quase o livro todo, parei e pensei diante de frases e parágrafos que além de acrescentar algo a história, acrescentaram também na minha vida.
Espero que no futuro eu leia novamente, é uma experiência que todos os amantes da arte, independente de sua forma, deveriam ter.

Bonnie 10/05/2024

Sinto que não aproveitei o livro, talvez em um futuro com uma releitura eu descubra o quão bom esse livro é.

Victoria1093 10/05/2024

Não dá pra eu ficar muito surpresa sabendo que esse livro foi usado como evidência contra o Oscar Wilde sobre o crime de sodomia. RIP Dorian Gray, uma boa skincare teria salvado o querido.

Izaah0 09/05/2024

Já tinha lido esse livro uma vez, e gostei bastante porém estava a procura de uma capa mais bonita hehe, ótimo livro, e ainda tem poemas e críticas a obra.

yasmin827 08/05/2024

Um livro que prende do começo ao fim.
as a ações do dorian gray ao decorrer do livro foi me deixando com raiva, acho que foi por isso que gostei tanto do final

AlanSilva98 08/05/2024

Um estudo sobre a alma e o "ser"
Oscar nos apresenta a narrativa pelos olhos imorais , reflexivos e ignorantes dos personagens Henry, Basil e Dorian. Cada um destes, por meio da sensorial e introspectiva escrita de Oscar, revela uma gaveta humana que teima em confrontar as convicções dos personagens e suas contradições. Assim, durante toda sua obra um intemperismo moral e espiritual, que fisga o leitor e o coloca na posição de réu e júri de seus próprios atos, que mesmo os mais ímpioa guardam uma dose (dês) controlada de egoísmo.

Por fim, Oscar escreve uma obra onde na mesma medida aprisiona o leitor e um estilo de escrita que beiram monólogos teatrais e dissertações muito bem elaboradas ricas em analogias com a natureza e os sentidos, conferindo uma capacidade de transporte do leitor que é única em seu estilo.

J_J 08/05/2024

Dorian Gray: Beleza e Decadência
O Retrato de Dorian Gray é uma obra imersiva que transcende as barreiras do tempo. Nesta narrativa intrigante Wilde mergulha nas profundezas da alma humana, explorando temas como beleza, moralidade e decadência.
A história gira em torno de Dorian Gray, um jovem aristocrata cuja beleza é admirada por todos que o cercam. Porém, sua vida toma um rumo sombrio quando ele se depara com um retrato pintado por seu amigo Basil Hallward. Este retrato, ao contrário de Dorian, envelhece e mostra os efeitos do pecado e da depravação, enquanto o jovem permanece imutável. Wilde usa o retrato como uma metáfora poderosa da dualidade humana, onde a busca incessante pela juventude e prazer leva à corrupção da alma. Dorian, seduzido pela ideia de que pode viver sem consequências, mergulha em uma vida de indulgência e excesso, ignorando os danos que causa aos outros e a si mesmo.
Através do personagem de Dorian Gray, Wilde questiona os limites da moralidade e da responsabilidade pessoal. Ele nos lembra que nossas ações têm consequências, mesmo que não sejam imediatamente visíveis e que a verdadeira beleza reside na integridade moral, não na aparência física.
Além disso, o livro nos convida a refletir sobre a natureza da arte e sua relação com a realidade. O retrato de Dorian torna-se uma representação grotesca de sua alma corrompida, desafiando a ideia de que a arte é apenas uma imitação da vida. Em vez disso, Wilde sugere que a arte tem o poder de revelar verdades mais profundas sobre a condição humana.
O Retrato de Dorian Gray é uma obra atemporal que continua a ressoar com os leitores por sua exploração da dualidade humana, sua crítica à sociedade superficial e sua meditação sobre os limites da arte e da moralidade.

Grazi 07/05/2024

Não sei se gostei ?
"Todo excesso, bem como toda renúncia, causa o próprio castigo."
E assim pode-se resumir O Retrato de Dorian Gray, um jovem descobre-se perdidamente apaixonado por si mesmo e sua beleza etérea e à partir disso segue sua vida de luxos, casos, futilidades e tudo o que sua beleza lhe proporcionar.
Segundo o que li Wilde colocou muito de si nessa obra e pagou caro por isso. Em uma era difícil de ser quem realmente quisesse ser ele era mal visto por seu egocentrismo e por fazer o que lhe convinha, o que o levou a ser o bode expiatório de uma época em que se precisava muito de um.