Educação não violenta

Educação não violenta Elisama Santos

Resenhas - Educação não violenta

Aline Marques 02/06/2019

Empatia é prática! [IG @ousejalivros]
Educar tem que ser um gesto de amor e respeito.

É através da convivência que se demonstra a dimensão de tudo o que se sente, sonha e realiza. E quando a violência, seja ela verbal, física ou psicológica, faz parte das ferramentas de construção de tal perspectiva, a imagem não se aproxima do que se internaliza ou almeja, e a frustração consome e exaure. Então, como alcançar um bom relacionamento, baseado na cooperação, acolhimento e empatia, transpondo os conceitos de obediência e a bagagem de reprimendas, rótulos e cicatrizes da nossa própria história?

Elisama Santos afirma que o melhor caminho é a compreensão dos próprios sentimentos e expectativas, além dos das crianças e adolescentes. Aceitar que o analfabetismo emocional somado a ideia de que educação é sinônimo de hierarquia e punição fracassou, é se permitir transformar não apenas as relações com os filhos, mas a própria cidadania e forma de enxergar o mundo.

O autoritarismo não respeita a humanidade do indivíduo, menosprezando as necessidades e sentimentos particulares. Acreditar que a submissão e ausência de resistência resultará em adultos bem sucedidos e autônomos, centrados e disciplinados, é ignorar a forma como chegamos até aqui e os resultados que agora colhemos.

E é pensando em toda essa impotência que a autora, de forma acolhedora e acessível, apresenta ao leitor novas perspectivas sobre dificuldades antigas. Através da identificação, qualquer pessoa, tenha ela um filho ou não, poderá aprender mais sobre si mesma e no tipo de futuro que espera alcançar, junto a nova geração.

Um livro que fala diretamente com a pessoa que almejamos nos tornar, sem ignorar tudo o que já vivemos, com capítulos curtos e didáticos que se assemelham muito a boas conversas entre amigos.
Fernando Lafaiete 03/06/2019minha estante
Excelente resenha!! Já vai pra minha pilha infinita de próximas leituras. Rrsrs

Aline Marques 10/06/2019minha estante
Obrigada! Sei bem como é, Fernando... Hahah
Os capítulos são curtos e dinâmicos. Ajuda programar a leitura de um por dia, viu?

CLARAVIANA 24/06/2023

Esclarecedor
Ótimo para quem tem filho e/ou educa uma criança.
Mostra que para ter uma relação amigável e respeitosa com o seu filho, não precisa ser agressivo ou impor o que você acha certo ou errado.
Criança também é um ser humano, com vontades, desejos, emoções e além de tudo, ?mini pessoas? que estão aprendendo a lidar com tudo isso. Os pais são os adultos da relação, eles tem o dever de guiar o seu filho, tanto emocionalmente quanto em outros aspectos da vida.

Precisamos entender também que somos passíveis de erros, porque também somos seres humanos. Nos acolher quando agimos de uma maneira que nós não achamos correta e tentar agir diferente em outro momento.

A forma gentil, respeitosa, amorosa que nós tratamentos nossos filhos na infância, refletirá MUITO na vida adulta dele!

Lembrando que ser um(a) pai/mãe respeitoso, não quer dizer que você não imponha limites na educação do seu filho (a), é entender que você pode e deve colocar limites de uma forma respeitosa.

Eu, como uma mãe de uma criança de 2 anos, aprendi demais. Recomendo esse livro!
Jessy Souza 24/06/2023minha estante
Te recomendo "A raiva não educa. A calma educa." da Maya Eigenmann

Ele é maravilhoso!

CLARAVIANA 25/06/2023minha estante
Obrigada! Vou colocar na minha lista.

Carol 06/04/2023

A gente começa a ler pensando em ajudar na comunicação com os filhos e termina numa grande viagem dentro de nós mesmos! Maravilhoso!!
Robtavares 06/04/2023minha estante
Diante da sua resenha, me pergunto: preciso desse livro? Eu mesma respondo: preciso!

Carol 07/04/2023minha estante
Kkkkkrying

Tice 11/06/2023

Educação não violenta
"A conexão transforma a relação." p. 135

A leitura de Educação não Violenta me trouxe um alívio tão grande. Sei que não sou perfeita, que não sou a melhor mãe do mundo, mas muito do que Elisama Santos traz como sugestão para harmonizar o relacionamento entre pais e filhos, eu já executo com as minhas filhas. O gosto delas é respeitado, as preferências acolhidas, os sentimentos ouvidos e a vez do voz e voto cedida. Fui criada com castigos e surras e nunca apostei nesse sistema, então quebrei a corrente ? ao ser mãe e optei pelo diálogo.
Como foi boa essa conexão da minha história com essa leitura.
Ester479 11/06/2023minha estante
Infelizmente não dá pra criar um ser humano sem traumas. Mas com esse tipo de pensamento e educação, dá pra criar filhos que vão correr pra você, ao invés, de você.
Eu sei que mãe se culpa por tudo, mas como filha eu posso te falar que nós também não somos perfeitas. E, quando na idade adulta, fica bem mais fácil de ver tudo isso. Começamos a ver mesmo, que os pais, antes de ser pais, são suas próprias pessoas com seus próprios traumas.
É impossível quebrar todos os ciclos, mas parabéns por quebrar alguns. Minha mãe também quebrou muitos. E, tenho certeza que assim como suas filhas, sou muito grata por isso.

Natalia 26/10/2023

"Vivemos sem ver. Estamos sem estar."
Excelente livro! Indico para todos aqueles que querem entender um pouco mais sobre uma parentalidade consciente, repensar sobre como reproduzimos no automático certas atitudes e como isso impacta no relacionamento com os filhos.
Elisama aborda aspectos da atenção plena, da disciplina positiva e outros, de forma bem didática e simples. Uma leitura que fará diferença no dia a dia de qualquer mãe e pai interessados em fazer diferente.
Mariana.Franceschi 28/10/2023minha estante
??????

Lize.Freitas 20/03/2023

Gostei!
Eu atualmente não tenho filhos, mas busquei esse livro por querer ser mãe futuramente e para refletir sobre como educar melhor nossas crianças. Acredito que foi uma boa leitura, fortificando o que eu já penso: primeiro devemos cuidar de nós, depois dos outros. E isso cabe para tudo, filhos, pais, maridos, namorados, amigos... acho válido mesmo que você não tenha filhos, ler esse livro. Ele é rápido e acho que vale a reflexão de vários pontos.
Jéssi Lima 20/03/2023minha estante
??????

Lorena Roseno 08/03/2021

Um livro sobre desfazer algumas crenças do que é "educação"
"O ato de bater diz mais sobre a falta de habilidade de lidar com as emoções de quem bate que sobre a necessidade de ser corrigido de quem apanha." Amei ler esse livro, que tem verdades duras mas extremamente importantes sobre uma das coisas mais difíceis que existe: criar e educar um ser humano. No meu caso dois ser humaninhos.
LetAcia972 14/11/2023minha estante
??

Nando Borges 22/12/2020

Repetitivo
Acho que li a palavra workshop umas 500 vezes no livro, talvez mais. Tudo acontece nos workshops da autora. Podia ter uma dinâmica diferente que não cansasse tanto.
Day 02/03/2021minha estante
Talvez seja porque esse seja o "laboratório" da autora. Não acho que seja repetitivo, mas explicativo, exemplificando as situações em que as ferramentas são necessárias e úteis.

Drica 03/06/2024

Educação Positiva!
Educação positiva é um desafio significativo, mas é uma maneira eficaz de aproximar nossos filhos de nós e de si mesmos. Trata-se de promover tanto em nós quanto neles o autocuidado, o autoconhecimento e a autonomia. Por meio do diálogo, podemos criar futuras gerações de crianças mais fortes, preparadas para a realidade e com uma inteligência emocional desenvolvida. Embora não seja uma tarefa fácil, os benefícios serão imensuráveis.

Mila | @milaeoslivros 01/03/2020

Inspirador
É realmente muito interessante pensar em formas alternativas de educar. Enquanto educadora acredito que a violência (tanto verbal quanto física) não tem efeitos positivos nas crianças, e é muito interessante conceber essa visão através da ótica da família que a autora traz com seu livro.

Maria Camila 01/06/2020

Sensacional
As sacadas que a autora faz, diante dos relacionamentos entre pais e filhos é enriquecedor

Vanessa.Kawashima 24/07/2020

Desafio
Ótimo livro para quem tem crianças, não tem soluções , mãe mostra boas estratégias.

Lucila 08/08/2020

Educacao nao violenta
Um estimulo para continuar a apostar no dialogo, compreensao e perdao como formas de educacao.

Nat França 16/08/2020

Esse foi o livro que mais me surpreendeu esse ano. Foi o primeiro Audiobook que escutei de fato, prestando atenção mesmo e simplesmente adorei.
Eu, que não sou mãe, aprendi muito sobre a criação que tive e passei a entender melhor meus pais.
Uma excelente indicação para quem quer aprender mais sobre relações humanas em geral.

@gbdrt 20/08/2020

Gostei demais, leitura fluida e muito didático, não é um manual mas me fez ter muitas reflexões desde minha criação a maneira que me relaciono com todos ao meu redor.