Tereza Batista Cansada de Guerra

Tereza Batista Cansada de Guerra Jorge Amado




Resenhas - Tereza Batista Cansada de Guerra


81 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Davi1091 26/05/2024

Tereza Batista, uma mulher cansada da vida dura, triste e atroz. Ela é a síntese do povo brasileiro. Foi um dos primeiros grandes romances e o primeiro contato que tive com a literatura de Jorge Amado. Consegui me identificar com a prosa poética do escritor e achei magnífico como ele coloca as características da minha região que é entre Euclides da Cunha e Aracajú! Cada vez que eu lia esse romance eu ficava com vontade de ler todas as obras de Jorge Amado.
TE AMO PRA SEMPRE TEREZA BATISTA. VOCÊ É A GUERREIRA DA VIDA, GRANDE MULHER, FILHA DE YANSÃ!! FORTE!!
Jorge Amado, você é o maior!?
comentários(0)comente



Joaquim 16/05/2024

Sou completamente apaixonada por Jorge Amado e por sua capacidade de colocar em um enredo fantástico várias críticas sociais. Um fenômeno!
comentários(0)comente



Ramon 12/05/2024

Alafiá!
Tenho o desejo (há muito tempo sendo nutrido pelas adaptações audiovisuais) de começar uma coleção de Jorge Amado. Por enquanto possuo quatro livros, dois desses já lidos, um deles sendo Tereza Batista, o meu preferido até agora.
Tem uma passagem que diz muito sobre a personagem, até a própria revisita um pouco disso nas últimas páginas: "Vai remexendo o angu, pondo a mão no bonito e no feio, no limpo e no sujo, vá fuçando em toda parte. Se tocar em bosta ou em pus, não se aflija, acontece com frequência". Ela sofreu muito, lutou muitas guerras desde muito nova. A sina dela é muito pesada, é pra quem tem estômago mesmo, Jorge Amado não esconde nada da gente. Sofri, odiei, emocionei, amei, ri e sorri; uma gama enorme de sentimentos que me fez amar o livro, é isso que eu quero quando leio algo de 400 páginas, quero surpresa, quero ânsia, quero revolta, quero de tudo e ele me deu!
Inclusive foi um deleite as variedades de conduções narrativas que Jorge Amado fez pelos 4 capítulos e a habilidade dele de apresentar, transitar e relacionar os diversos núcleos com os diversos contextos de Tereza Batista.
Um favorito.
Durval Neto 12/05/2024minha estante
Minha primeira leitura do Jorge foi A morte e a Morte de Quincas Berro D'água.


Ramon 13/05/2024minha estante
Quincas foi o primeiro que adquiri mas ainda não li.


Durval Neto 13/05/2024minha estante
Eu li numa edição bem antiga da editora Record que encontrei na casa dos meus avós.




Rodrigo 25/04/2024

Força
Uma menina que aprende a ser forte com as agruras da vida. Como sofre muito, torna-se uma mulher guerreira, que não tolera injustiça e luta pelos mais fracos.
Um dos melhores livros do autor.
comentários(0)comente



Gabriel 12/04/2024

Todo poder às putas!
Que livro mais incrível, ler as obras do Jorge Amado é sempre uma experiência gostosa, apesar desse ser, entre os romances de suas heroínas, o mais pesado, creio que pelo ano em que foi escrito, fazia sentido pro Jorge ter criado uma personagem tão sofrida.
Toda a violência sofrida pela Teresa pode ser interpretada pela violência da ditadura militar, essa alegoria aos anos de chumbo fica mais claro na última parte do romance onde existe toda a repressão e autoritarismo em cima das putas, e diga-se de passagem, que parte esse final, um caos completo, aliás, toda história de Teresa é um caos cheio de dores e alegrias, o final não poderia ser mais bonito.
comentários(0)comente



Nati Sampaio 05/04/2024

Eu tenho muita, muita coisa pra falar sobre esse livro. Vou começar comentando que esse foi o livro do Jorge Amado que eu mais demorei para terminar, não por ser ruim (muito pelo contrário), mas porque os temas abordados são bem pesados. Tinha horas que eu precisava dar uma pausa na leitura e respirar fundo, devido à sensibilidade do tema.
A notícia boa é que Jorge Amado escreve brilhantemente bem, narra uma história triste com leveza e maestria, sem contar nas doses cavalares de deboche, até mesmo em momentos tristes no livro. Então a leitura não é pesada. Na verdade, tem diversas passagens que dei risada. Mas assim é Jorge Amado. O rebenque e a rosa.
Esse livro é maravilhoso, se tornou um dos meus favoritos do autor. Conta a história da incrível Tereza Batista, uma mulher forte e destemida, uma grande heroína. Mas não temos apenas a história dela: o livro narra diversos acontecimentos na vida dessa personagem, e como sempre, Jorge Amado aproveita para contar a história de vários outros personagens secundários.
Tereza Batista sofreu de um tudo, mas seu coração nunca foi corrompido. Protegida pelos encantados, é mulher de fibra, mulher direita, mulher formosa, e com ela ninguém pode.

Esse foi sem dúvida o livro do Jorge Amado mais ?pesado?, erótico e violento que já li. E como sempre, aborda questões importantíssimas, como machismo, misoginia, corrupção, violência policial, estupro, pedofilia, a vida e condições precárias das mulheres da vida. Critica questões sociais, governamentais e políticas. Mas não há somente dor: há amor, paixão, luto, perdas e também ganhos. O rebenque e a rosa.

Pois aqui termina minha resenha da história de Tereza, cansadíssima de guerra.
comentários(0)comente



Emilly 20/02/2024

Tereza Batista
Apesar de adorar a escrita de Jorge Amado, esse livro não pegou tanto apesar da história ser muito interessante, acho que não era o momento para esse livro, Porem valeu a leitura. Teresa uma personagem boa mesmo vivendo em um mundo tão cruel.
comentários(0)comente



Rafael1906 01/01/2024

Tereza favo-de-mel, Tereza do amor, Tereza medo acabou
Tereza Batista, depois de perder os pais em um acidente de marinete, vai morar com os tios. Infância feliz com brincadeiras de meninos, de cangaço, de guerra, sempre líder, nunca chorou porque líder não chora. Foi vendida pela tia para um coronel pedófilo e cruel. Daí em diante várias vozes narram a vida atormentada que essa menina teve em diversas mãos masculinas, maldades, crueldades de todos os tipos.
É um livro muito difícil de ser lido pela crueza de palavras que nos pega até desprevenidos em certos momentos. Aqui o autor se supera no que diz respeito a tudo de sofrido que uma mulher pode passar em certos lugares atrasados, em que o poder público não age e até é conivente com isso.
Foi o livro mais pesado do Jorge Amado que li até agora. Apesar das cenas fortes, dignas de Aluízio Azevedo, o livro tem momentos de aconchego, de amor, de esperança, quando Tereza se amanceba com um usineiro. Vive anos de rainha, nunca foi tão feliz com o sexagenário amante. Tempos de folgança e amizade.
É a primeira leitura de 2024 e certamente ficará na lista dos melhores do ano daqui há alguns meses. Uma leitura complicada, mas essencial para entender as contrariedades de um Brasil que ainda é tão real. Tanto quanto o que foi escrito por Amado, e que sempre queremos achar que não existe mais, que ficou no passado.
comentários(0)comente



Perla.Campos 14/12/2023

Tereza Batista é o retrato da mulher brasileira. Forte, lutadora, maltratada, mas mulher dona de si.
comentários(0)comente



Lucas 20/11/2023

Creio que seja a heroína de Jorge Amado mais emancipada, no sentido de ser a que consegue se vingar do homem abusivo e tomar as rédeas da vida. Talvez ela se aproxime muito de Tieta. Mas a fórmula de Amado me incomoda. Muito sexo, muito abuso e uma exaltação indireta ao homem macho e abusador, por quem as mulheres não conseguem não se apaixonar.
comentários(0)comente



Ellen Rayane 23/09/2023

Gostei muito da Tereza
Amo os livros do Jorge Amado, são maravilhosos...
É tão simples e rico as suas histórias
Quero ler todos os livros q ele escreveu... ainda bem que são muitos
comentários(0)comente



Beatriz.Ribeiro 06/09/2023

Tereza Batista cansada de guerra - Jorge Amado
O  título desse livro foi um dos principais motivos pelo qual o escolhi para conhecer a escrita de Jorge Amado. Ao lê-lo, alguns questionamentos rondaram meus pensamentos: Quem é Tereza Batista e que guerras são essas que a cansou?

 A vida e as pessoas não foram tão boas com a protagonista: Aos doze anos, já era órfã e vivia com os tios, que não a respeitavam. Nessa mesma idade,  experimentou a desumanidade de ser vendida pela sua Tia a um pedófilo,  e essas não foram as últimas guerras vividas por Tereza,  o seu lema se tornará  a coragem e o enfrentamento:  combater homem que bate em mulher; lutar contra doenças que teimam em continuar matando; desafiar  policiais corruptos e desrespeitadores de prostitutas. 

A única coisa que pode fazê-la medir  os passos com cautela é o amor. Ainda mais se ele vier carregado de ternura.

A trajetória dela é longa, mas garanto que vale a pena cada página lida da história dessa mulher que  foi feita à imagem e semelhança do povo brasileiro e que sofre na mesma medida que cria forças para ajudar o próximo.  

!!!ALERTA DE GATILHO!!!: violência doméstica, violência psicólogica, estupro e pedofilia.
comentários(0)comente



Georgianny.Nogueir 18/08/2023

As mulheres de Jorge Amado são obras de arte da maior qualidade. Tereza eh o ser mais forte que já tive o prazer de ler. Diante de todas as adversidades possíveis ela consegue se manter fiel a seus princípios.
Apaixonada
comentários(0)comente



Gabi Rosemberg 09/04/2023

A força de uma mulher
O livro mostra a força de Tereza, mulher nordestina que desde pequena sofre num ambiente de miséria e violência. Surpresa boa do Jorge Amado incluir sua mãe, mulher e amigos no livro
comentários(0)comente



glucaxs 08/03/2023

Cansado, mas não de guerra
Com idas e vindas na linha temporal, descobrimos a vida, a personalidade e as feridas de tereza batista. um livro cru, real, mas ao mesmo tempo sensível e fluido; é impossível não se apaixonar por tereza batista à medida que vamos conhecendo os meandros de sua história; de escrava sexual, passando por dançarina de cabaré até martir de uma epidemia de varíola. por isso sua narrativa é longa ? apesar de nem se comparar com a de tieta ?, uma história tão rica precisava mesmo de várias páginas e várias pessoas contando-a.
comentários(0)comente



81 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR