Imaginação e criação na infância

Imaginação e criação na infância Lev Semionovitch Vigotski

Resenhas - Imaginação e criação na infância

perfildagabri 17/12/2023

Conheci essa edição através de uma professora na faculdade e fiquei muito curiosa para ler e saber o que há de diferente e de fato alguns conceitos se constroem de outra maneira

Madu 01/11/2023

Vigotski é brabo mesmo!
Obra extremamente importante para quem trabalha com a infância. Vigotski estabelece relações entre a vivência das crianças e a imaginação e criação. Apesar de ainda estar pensando e questionando alguns pontos, acho que uma citação que resume o conteúdo deste livro é "(...) é preciso seguir o princípio da liberdade, que é a condição imprescindível de qualquer criação" (p. 116).

IsabelaFeh 25/01/2022

Imaginação e criação
Vigostki discorre neste livro sobre a formação dos conceitos de imaginação e criação na infância, bem como a criação literária, do desenho e teatral.

A obra traz quatro elementos principais de relação entre a ação da imaginação e a realidade. O primeiro destes elementos, apoia-se na ideia de que a imaginação advém de elementos da realidade e de experiências vividas pelos sujeitos. O segundo elemento aborda o inverso do primeiro, no caso que a experiência real apoia-se na imaginação. Já a terceira, implica no caráter emocional e na influência desta na construção da fantasia. E o último elemento, fala sobre a ?realidade cristalizada ou encarnada?, sobre o sujeito utilizar a fantasia para delinear e dar materialidade a algo.

O autor também traz importantes reflexões acerca da transposição da imaginação na fase infantil para a adolescência e todos os seus desdobramentos -que no momento não irei dissertar sobre para não ficar uma resenha demasiado cansativa.

Enfim, este livro elucida como o ato de criação e imaginação está intimamente ligado na ampliação da visão de mundo do sujeito. E fornece um panorama de compreensão de como funciona e se delineia esses atos, além de fomentar a capacidade imaginativa em criar novas experiências.

Bea 08/09/2021

Um livro para ser estudado muitas vezes
Cada vez mais me assusto com os escritos de Vigotski!!!!
Sempre tão contemporâneo, que não dá para dizer que o livro foi escrito a quase 100 anos atrás.
A impressão que tenho é que ele vive HOJE!!!

Um livro inspirador para profissionais da educação que pretendem entender um pouco mais sobre a imaginação e a criação na infância.

Super recomendo!!!!

"A criação de uma personalidade criadora, projetada para o futuro, é preparada pela imaginação criadora que está encarnada no presente."