De tramas e fios

De tramas e fios Marisa Trench de Oliveira Fonterrada

Resenhas - De tramas e fios

Robison 12/09/2023

Este livro é uma verdadeira jornada através da conexão profunda entre música e educação. Fonterrada nos leva por um caminho intrigante, revelando como a música pode moldar nossas mentes e nossa maneira de aprender.
Em suas páginas, você encontrará insights valiosos sobre como a música pode enriquecer nossa educação, aprimorar nossas habilidades cognitivas e emocionais, e, em última análise, transformar nossas vidas.

Não posso deixar de enfatizar o quão essencial e inspirador é este livro. Ele oferece uma jornada profunda através das relações complexas entre música e educação ao longo da história, destacando como a música pode moldar nossa sociedade e nossa percepcão do mundo.

A compreensão da história da música e sua evolução ao longo do tempo, desde a Grécia Antiga até os dias de hoje, me proporcionou uma perspectiva valiosa sobre como a música influenciou não apenas a educação, mas também nossa cultura e identidade.

Os métodos e filosofias educacionais apresentadas, por Dalcroze, Kodály, Schafer e outros, são uma revelação para mim. Eles demonstram como a música pode ser ensinada de muitas maneiras diversas e cativantes, estimulando o desenvolvimento integral das pessoas.
Além disso, a ênfase na escuta de qualidade e na participação ativa na música foi muito significativa. A ideia de que a música não é apenas uma experiência passiva, mas algo que envolve todo o ser, é fascinante.

Resumindo, este livro me proporcionou uma visão aprofundada sobre o poder da música na educação e em nossas vidas. Sinto-me inspirado a explorar ainda mais essa conexão e a considerar como posso aplicar esses conceitos em minha própria jornada musical e educacional.

E para concluir, este livro é uma obra que revela a importância vital da música na educação e na sociedade ao longo da história. Com sua exploração aprofundada da conexão entre música e desenvolvimento humano, bem como sua introdução a diversos métodos de educação musical, o livro oferece uma visão abrangente e inspirada para todos que buscam uma compreensão mais profunda do papel da música em nossas vidas. Tanto na educação quanto na experiência humana em geral.

Se você é um estudante de música, um educador, ou simplesmente alguém apaixonado por música e aprendizado, este livro é leitura obrigatória.

jorginho.luduvice 28/08/2016

Educação Musical
Leitura obrigatória para todos que se interessam em educação musical.