Rainha do Ar e da Escuridão

Rainha do Ar e da Escuridão Cassandra Clare
Cassandra Clare

Resenhas -

Yasmin1609 22/05/2024

Minha trilogia do coração!
Dos meus livros de 2023 poucos valem a pena serem avaliados mas tive a oportunidade de reler Os artifícios das trevas e não canso de pensar como essa vai ser para sempre minha trilogia favorita.
Emma, Julian, todos os Blackthorn (Livvy ??)...todos eles são como, bom como Julian diria: pinturas do meu coração. Li essa trilogia aos 13, quando tinha a idade de Dru, depois novamente aos 15 quando tinha a idade dos gêmeos e pretendo ler quando fizer 17 para acompanhar emma e julian. Mas não importa quantas vezes ou com que idade eu leia, meu amor por cada um desses livros é o mesmo (e só aumenta)...

Naiara Heres 22/05/2024

Que final de trilogia foi esse MEU POVO?
Eu ri, me emocionei, fiquei com raiva, senti muitas coisas lendo Rainha do Ar e da Escuridão. Um final sem nenhuma ponta solta e com um epílogo que me faz ansiar loucamente pelo próximo livro que lerei no universo dos Caçadores de Sombras. A CASSANDRA CLARE É MARAVILHOSAAAAA DEMAIS!

Gabi 19/05/2024

A Cassandra me assusta e me conforta
Eu gosto de como nesse livro a Cassandra brinca com toda a nostalgia, ela coloca em nossas mãos toda conexão com personagens de Peças Infernais e Instrumentos Mortais depois de tanto tempo!!! Foi incrível ter uma perspectiva do mundo se a Guerra Maligna tivesse sido diferente, de ter um resquício do Sebastian depois de anos (o que me deixa assustada), o fato de finalmente o Magnus e o Alec terem tido autorização para a vida que sempre quiseram. Mas vamos falar das histórias centrais, porque se eu pudesse eu teria lido esse livro de duas formas diferentes: uma lendo os protagonistas e uma para matar a saudade dos personagens das outras histórias KAKAKAMAKA

A primeiro momento queria dizer que me senti perdida em alguns propósitos, como por exemplo a Dru. Ela está tendo um desenvolvimento muito minucioso desde o livro anterior e eu ainda não entendi o propósito dela para além da vida infantil.
Depois disso a gente teve o Mark, o Kieran e a Cristina que formaram um trisal maravilhoso, daqueles que você não tem um casal único ali no meio porque os três só funcionam juntos, mas ainda senti que ela deixou a história dos 3 em aberto para poder no final ter mais coisas no desenvolvimento ali.
O Kit e o Ty eu vou supor que o livro deles é aquele do Fantasma no mercado das sombras (lembrando que não sei), porque os dois PRECISAM DEMAIS.
Num outro geral, eu já estava enjoada da ladainha parabatai da Emma e do Julian e graças a Raziel os dois se livraram (mesmo que seja do pior jeito) dessa ligação para poderem seguir como casal, espero que se casem e tenham 19 filhos e morram juntos!
Mas fico feliz que os dois se livraram daquele peso adulto antes da hora, e agora os Blackthorn tem a Helen e a Aline para cuidar de toda família.

Agora vou falar dos meus medos: Alicante ainda está com a insuportável da Zara e quando que essa situação vai mudar?! E o que a Cassandra vai fazer com o Jace de Thule, que está atrás da NOSSA CLARY, e com o Ash?!?! Eu particularmente tenho pavor de tudo que envolve o Sebastian, e também a Rainha Seelie, esse cara é o próprio themonio na Terra!!

nem sei o que esperar dos próximos livros, mas sei que vou precisar ter gabaritado o bingo da Cassandra Clare

Matheus 12/05/2024

O peso do número três
Demarcar os livros com uma predefinição que todas suas histórias devem ser contadas essencialmente e precisamente em três livros, pode ter sido uma escolha não muito sábia tomada por Cassandra Clare. A fórmula aqui fixada pela própria autora, apesar de ter lhe trazido êxito em outras sagas do mesmo universo, não lhe proporcionou o mesmo resultado ao finalizar a saga dos Artifícios das Trevas com o livro Rainha do Ar e da Escuridão.

Ao concluir a história de Emma e Julian, juntamente com os demais membros da família Blackthorn, a autora encerra sua terceira obra com aspectos positivos e negativos, culminando para uma história boa, porém mal dosada.

Cassandra apresenta aos leitores: uma resolução emocionante para os conflitos amorosos que dilaceraram os personagens nos contos passados; busca entrelaçar o enredo não só com os livros da saga, mas com as demais histórias passadas; apresenta ação com várias cenas emocionantes temperadas de grande poder filosófico e proporcionou um conceito novo, genial e incrível de um universo já explorado.

A genialidade em criar histórias e personagens marcantes e apaixonantes sempre foi um dom da autora. E no decorrer da narrativa é impossível não se envolver profundamente com cada um dos personagens apresentados. Contudo, ao se trazer uma grande quantidade de personagens envolventes juntamente com a conclusão de uma história em três arcos e com a continuidade maçante de outros livros, a leitura se torna densa, confusa, sobrecarregada e em certos momentos, pelo bem da escrita, é perceptível que a narrativa deveria ter sido dividida em outras obras.

Entretanto, mesmo com o peso do desenrolar de inúmeras histórias simultâneas, o livro traz uma resolução prazerosa aos leitores, com finais agradáveis e definitivos para alguns personagens e uma resolução de conflitos com clímax de suspense e cenas de luta marcantes. Outro pronto a ser enaltecido a escritora é a relação feita entre os conflitos políticos e ideológicos da obra com os da atualidade: criticar e apontar os defeitos e falhas de um governo opressor e que fecha os olhos para uma minoria marginalizada pela sociedade é sem dúvidas impactante e com grande importância social.

Andressa S. 09/05/2024

Este livro provocou uma montanha-russa de emoções em mim. Contudo, minha principal crítica recai sobre o desenvolvimento da trama envolvendo a Tropa, que considerei bastante insatisfatório. A narrativa centrada neste grupo não trouxe grandes surpresas, os personagens pareciam desinteressantes e a conclusão da sua história foi resolvida de maneira demasiadamente simples, o que foi um letdown, especialmente após a complexidade apresentada por Sebastian em "Instrumentos Mortais". Não considero esta trilogia ruim, mas definitivamente não está à altura das melhores obras de Cassandra Clare.
Sou um grande admirador de Cassandra e do universo que ela construiu, porém esta trilogia não alcançou o mesmo brilho de suas obras anteriores. Alguns elementos recorrentes, como os romances impossíveis entre personagens profundamente apaixonados que lutam para ficar juntos, tornaram a leitura um tanto quanto tediosa desta vez.
No entanto, o último livro trouxe conflitos e soluções que capturaram meu interesse. O desfecho da guerra foi intrigante e o destino dos casais foi encantadoramente doce. Além disso, a participação de personagens de "Instrumentos Mortais" e "Peças Infernais", duas séries que eu amoo, acrescentou um valor especial, salvando em grande parte a experiência de leitura deste volume.

Cristiane.Rocumback 09/05/2024

Muita ação
Desfecho incrível para essa trilogia e uma sinopse que deixa claro que as aventuras e lutas dos caçadores de sombras ainda não acabaram...

Julia Barrow 25/04/2024

"Você não pode rasgar e consertar sem ver a costura"
Depois de três looongos livros, Os Artifícios das Trevas chegou ao fim. Admito que já estou meio nostálgica, mas ressalto que essa trilogia não vai entrar pra lista dos favoritos (embora tenha um lugarzinho reservado no meu coração). Foram ótimas leituras, mas não chegam perto dos meus livros de fantasia favoritos.

Em relação à este último livro em específico: foi o melhor da trilogia. O primeiro foi razoável, o segundo foi bom e esse aqui foi maravilhoso. É incrível o quanto os personagens evoluíram e o quanto mais de plot a Cassandra conseguiu colocar em Rainha do Ar e da Escuridão. Esse, sim, foi um livro que eu não conseguia parar de ler.

Em relação à trilogia: recomendo, mas apenas se você já estiver familiarizado com o mundo da Cassandra Clare. Pra mim, que nunca tinha lido algo relacionado aos Caçadores das Sombras, foi bem difícil me situar sobre os acontecimentos das séries passadas. Mas de qualquer forma, valeu a pena. Inclusive, agora pretendo ler Instrumentos Mortais. ?

Sara 21/04/2024

Uma loucura
Finalizou bem a trilogia com um bom gancho pra próxima e ultima trilogia desse universo. É interessante o plot que acontece quase no finalzinho com dois personagens, mas achei que a forma como a situação se resolveu foi bem qualquer coisa, mais uma vez aquilo do poder do amor, da família, amigos etc resolvendo problemas que parecem sem solução. No geral foi uma leitura gostosa e me deixou ansiosa para o lançamento de Os poderes perversos.

FlAvia1461 18/04/2024

Que série!
Terminando mais uma saga da tia Clare com o coração quentinho demais. Ter todos os personagens juntos e ver seus laços se fortalecendo? argh! Emma abriu um espaço especial em mim. Um dos meus personagens fav sem dúvidas! A sua forma de lidar com todos e com ela mesma, me lembra eu mesma.
No começo foi uma confusão pra conseguir lembrar de todos os irmãos, mas depois que você engata você não desaprende mais quem é quem. Cassandra tem um dom de por sempre personagens importantes na história, cada um deles vai ter sempre um ponto forte na história e isso é o que mais me deixa feliz. Ela sabe trabalhar tudo de maneira leve, que faz você ficar doida querendo saber mais e mais?.
Enfim, mais uma saga favoritada. Indico de olhos fechados!???

Lala 15/04/2024

Só não dou 5 estrelas, pois estou descontente com muitos detalhes, mas entendo que sejam ossos do ofício. Ainda assim fico chateada que muitas coisas foram deixadas em aberto. Um final de uma trilogia deveria ser O FINAL. tudo resolvido e isso não aconteceu, ainda assim, sei que minha insatisfação é fruto do meu engajamento na trilogia, conexão com personagens e profundo interesse na história. Estou aguardando a próxima trilogia. No geral muito interessante, 0 paz, apenas caos na maior parte do livro.

min 14/04/2024

Final incrível de trilogia
o livro foi enorme e toda hora acontecia uma coisa diferente pq todos os personagens tavam enfrentando diversos problemas
o julian e a emma me deram muita triste mas no fim so felicidade
gostei muito de como a cassandra resolveu todas as tramas e como tudo encaixou, o final me deixou muito supresa e to maluca pra ver oq vai acontecer
eu amei que tiveram muitas aparições dos personagens de tmi e mais felicidades pra eles, principalmente magnus e alec com uma familia feliz
to muito triste pelo final que ela deu ao ty e o kit ?

Zilet 14/04/2024

"A dor pode ser tão ruim que o impede de respirar, mas é isso que significa ser humano. Nós perdemos, nós sofremos, mas temos que continuar respirando."

Luísa 13/04/2024

Que trilogia impecável (Emma e Julian me adotem
Eu amei muito a trilogia e acho q ela terminou como deveria terminar, todos felizes, dentro do possível com tudo q tem acontecido obv. Só nn dei 5 estrelas nesse livro como nos outs pq achei a parte de Thule meio chatinha e mal desenvolvida.
Eu seria facilmente uma filha da Emma e do Julian ent já até chamo eles de meus papais; Mark, Tina e Kieran foram uma situação bem confusa p mim ent nn sei se gosto ou desgosto, Kit e Ty viraram meu império romano, Dru é uma princesa e dps da morte da Livvy ela sem dyvda virou uma das minhas favs, Tavvy e Helen nn tem nem oq falar né? uns queridinhos.
Enfim esses últimos capitulos deixaram o coração quentinho, todos eles merecem muito ser felizes