A Sabedoria do Padre Brown

A Sabedoria do Padre Brown G. K. Chesterton

Resenhas - A Sabedoria do Padre Brown

Aline 27/11/2023

Uma fábrica de Plot twist
A Sabedoria do Padre Brown é um compilado de contos onde crimes de toda espécie são magistralmente resolvidos pelo Padre Brown...Com um expressivo toque de bom humor e leveza, Chesterton tece suas avassaladoras críticas sociais em enredos ricos em nuances variadas...Nessas pequenas histórias você não encontrará monotonia,mas a estimulante resolução improvável dos crimes de formas inimagináveis... Divertido e encantador,Padre Brown é a pedida certa para quem ama plot Twists surpreendentes,mas sem deslealdade com o leitor...

otxjunior 15/08/2023

A Sabedoria do Padre Brown, G. K. Chesterton
Depois do 5º ou 6º conto, todos parecem o mesmo, o que fez da metade final da leitura um sacrifício. Meu favorito foi A Cabeça de César e o que menos gostei, O Fim dos Pendragon; mas as melhores estórias do Padre Brown ainda estão no primeiro volume, quando ele era ainda inocente.

cristianobtavares 16/12/2021

Como sempre, magnífico!
Gilbert Keith Chesterton realmente é um grande escritor! Este é o segundo livro que leio de sua autoria e também o segundo do box de Padre Brown organizado pela Sociedade Chesterton Brasil e pela Editora Hugo de São Vitor. Não tenho o que dizer! São 12 histórias fantásticas, cada uma a nos dar uma lição e que só poderiam serem mesmo criadas pela mente incrível de Chesterton!
Rezemos por sua beatificação!

Gigio 10/11/2021

Aaaaah? o Padre Brown
Furtivo e avassalador, o padreco mais uma vez impressiona.
Depois de ler o primeiro do Box feito pela SCB, a sabedoria do padre brown trás de volta a escrita sensacional do querido CK Chesterton.

Kelvin.Araujo 24/10/2021

Muito bom livro
Livro muito bem escrito e com leitura que exige um certo nível de concentração. Cai no erro de ler junto de dois outros. Mas faço jus ao escritor: vale a pena a leitura.

daniel_ 24/06/2021

Um bom livro
Esse é um bom livro, que dá sequência ao outro livro de Chesterton (A Inocência do Padre Brown).

Porém, gostei mais do primeiro. As histórias me cativaram mais e me pareceram mais simples e diretas. As histórias desse livro são um pouco mais arrastadas, e as soluções dos crimes um pouco confusas.

Mesmo assim, eu curti o livro e recomendo a todos que querem ler Chesterton.

Lara 10/08/2020

Contos surpreendentes
Cada conto desse livro é uma história e moral distinta e rica em detalhe e vocabulário. Excelente o personagem criado pelo Chesterton, de uma humildade que inspira.

Victor 28/07/2020

Perfeição, parte 2
É interessante notar como o Padre Brown é a personagem menos completa e, provavelmente, a mais insossa de todos os livros e sagas que existem, conforme o próprio narrador a define várias vezes, e mesmo assim figura como a mais cativante de todas. O título, "A Sabedoria do Padre Brown", é muito propício, pois o homenzinho de preto, com suas perninhas, batina preta desgastada, com seu guarda-chuvas puído e velho chapéu clerical (figura que o distingue muito bem na terra dos ingleses, bem, em qualquer lugar, na verdade) é realmente muito sábio.

É certo que uma personagem tem apenas a sabedoria que o seu autor tem, e eis o grande ponto de Chesterton: trata-se de um homem de singular inteligência, de singular saber, e de singular sensibilidade.

O leitor já vem cativado pela personagem, pelo singular padreco, desde o primeiro livro, mas não deixa de se surpreender, e de aprender, com o padreco neste novo volume. Admira saber que o padre Brown já esteve em Chicago, e que vai para Itália sempre, ou para a Alemanha, ou particularmente para qualquer lugar em que o autor consiga levá-lo, sem motivo nenhum ou por um motivo totalmente plausível e, ainda assim, o leitor não fica realmente se perguntando como ou porquê de o padre estar lá, apenas se delicia com a história, que é, no fim das contas, perfeição.

Gab 13/03/2020

Padre a lá Sherlock
Para quem gosta de Sherlock Holmes, Hercule Poirot, Miss Marple e Arsène Lupin deverá da uma chance para as aventuras e sabedoria do Padre Brown de G. K. Chesterton!

gustavo 06/04/2019

Um ótimo passatempo
O humor chestertoniano é muito sutil e isso fica evidente neste livro. As histórias são divertidas e os crimes são solucionados a partir das reflexões mais divertidas ainda (apesar de às vezes não ter entendido algumas deduções).