A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões Louise O'Neill

Resenhas - A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

ladyprifujoshi 25/03/2019minha estante
:O

Jaque @blogmalucadoslivros 25/03/2019minha estante
Aaa to esperando o meu chegar, mas já estou ficando triste e decepcionada desde já com as críticas! Uma pena, já que a premissa é bem interessante

Zed Nerd Book 25/03/2019minha estante
É complicado as vezes quando pego livros assim me pergunto: Será que não possui revisão?

Gabriela Gonçalves 25/03/2019minha estante
poxa! vc tava tão animada com esse livro, ainda mais porque vc gosta bastante desses temas relacionados ao mar e sereias. é tão ruim quando não atendem as nossas expectativas :(

Gabi 25/03/2019minha estante
Poxa, estava tão ansiosa por esse livro. Fiquei chateada!

Nathália 25/03/2019minha estante
nossa, o meu nem chegou ainda e já estou começando a me arrepender de tê-lo comprado

Mariana.Vilela 25/03/2019minha estante
No Goodreads a nota desse livro é baixa. Lá fora teve muita gente que não gostou. Nem entendi porque a Darkside resolveu lançar.

Thalissa 25/03/2019minha estante
Ja quero video de voce falando mal dele

Sidi - @do_sidi 25/03/2019minha estante
Essa capa é maravilhosa

Shy 25/03/2019minha estante
Puts to muito chateada. Eu estava ansiosa pra ler esse livro. Pela sinopse pensei "pode ser algo muito bom ou muito ruim daí". E pelo que você disse, o lado ruim se concretizou. Existe uma dificuldade enorme das pessoas entenderem o que é o movimento feminista...

Le Sanches 25/03/2019minha estante
Ahhhhhh que Pena!!!!!! Pqp! Ainda bem que não comprei pq fico completamente estarrecida quando falam que é algo sobre feminismo e o enredo em si deturpa completamente a essência do que é esse movimento! Mas tá!

Mirella | @readingmirella 25/03/2019minha estante
Um monte de gente detonou esse livro na gringa, não entendi a escolha da Darkside, as vezes eu tenho a sensação de que eles só escolhem uns livros com a capa bonita pq sabem que q galera vai querer comprar.

Marielli 25/03/2019minha estante
Poxa vida, o livro é tão lindo! Agora to receosa em comprar pois confio muito na sua opinião hahaha

Pammy 25/03/2019minha estante
Sério, tão ruim assim? Estava querendo ler

mar 25/03/2019minha estante
poxa, eu tava tão ansiosa pra comprar esse livro! uma pena que não aborde o assunto necessário da melhor forma :(

Andy.Vieira 25/03/2019minha estante
agora perdi a vontade de ler rs, amo sua sinceridade

Mia Fernandes 26/03/2019minha estante
Gente eu ia comprar... nossa só to vendo crítica negativa

Thaís Cunha 28/03/2019minha estante
Eu fiquei desesperada quando vi esse livro, mas não pude comprar. Fico feliz pq eu teria me frustrado MUITO

Ingrid.Lira 03/04/2019minha estante
Entendo sua decepção. Já me deparei com leituras assim, principalmente de mangás famosos. Capa fofa, sinopse boa e interessante mas o conteúdo não cumpre o que promete.

resenhaounao.eisaquestao 25/09/2019minha estante
Mana, sim!! Eu escrevi isso na minha resenha no insta. Literalmente o livro tem muitas quotes sobre empoderamento, mas a protagonista não tem essa atitude. Sem contar que o final é só sobre vingança. Não tem moral da história, nem ensinamentos, muito menos reflexões. Isso não seria um problema se a sinopse não prometesse justamente uma história numa ótica feminista :/

BCris 30/04/2020minha estante
Eu acho que o livro mostra sororidade com ela e as irmãs no final e a mensagem geral de que as mulheres não são dependentes de homens e que amor não é conto de fadas já achei válido sabe. Mas de resto concordo com você, o livro é extremamente superficial e acho que aborda uns temas muito pesados para ser superficial assim

Patricia Lima 16/06/2020

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões
O livro prometia ser uma história sombria sobre a pequena sereia e eu acho que se a autora tivesse focado só nisso teria sido um ótimo livro.

O problema é que o livro foi prometido também como uma história feminista. Porém, apesar dele ter um mundo machista, a mensagem que a autora traz vai contra os princípios feministas.

Ela traz a mensagem errada, porque nesse livro as mulheres vão atrás de vingança, vão atrás de sangue e fazer os homens pagarem pelo horror que eles são, como se resolvendo isso elas então ganhassem sua voz e importância.

Mas se você conhece o movimento feminista você sabe que isso não existe, o feminismo é a luta pelos direitos de igualdade de gênero, e não vingança contra os homens.

O livro segue várias cenas bem semelhantes à história da pequena sereia, mas não temos como ignorar esse final, a história desandou muito no fim e eu acabei não gostando da leitura.
Al Ferreira 01/07/2020minha estante
Concordo com sua análise. Por exemplo, o que ela acha que vai acontecer com as irmãs dela? Vão mudar de alguma forma por um único evento ou irão sair por aí pregando pro reino o poder das mulheres, depois de 20 minutos de violência contra quem te maltrata e uma vida inteira de violência, lavagem cerebral e o mundo todo contra? Ficou bem distante de uma obra que pretende ser uma releitura feminista, se o Foco fosse a Ceto e ela fazer algo além de recolher os escombros e viver feliz em liberdade sendo quem era, talvez estaria mais próximo.

Limão 26/07/2020minha estante
Realmente, apesar de ter gostado da leitura, o final não foi bom e claramente a personagem não aprendeu nada com a experiência vivida

JulianaPeres0 03/09/2020minha estante
O que eu gostei do final foi que teve mais ação e algumas coisas foram finalmente explicadas. Mas concordo que a mensagem foi errada. Eu fiquei o livro todo esperando um feminismo que não teve, a única personagem que poderia ser considerada feminista - Ceto - só aparece em momentos bem pontuais. A premissa do livro era boa, mas a narrativa se perdeu e os personagens foram mal desenvolvidos :(

Quel Spell 13/09/2020minha estante
De maneira geral eu achei o livro legal. Tem sim um viés feminista apesar do final problemático, mas uma coisa que eu fiquei curiosa em saber era o que estava acontecendo nas profundezas enquanto a Gaia desperdiçava tempo na superfície e como raios no final ela acessou tão facilmente os poderes? A Ceto teve a vida toda pra pratricá-los abertamente, a Murieann praticava em segredo aparentemente, mas a Gaia foi só ter uma conversa e pronto! Muito conveniente isso acontecer no momento em que ela precisava. Não gosto desse tipo de facilidade nas histórias. A autora poderia ter ido além.

F.junior 16/10/2020minha estante
Até que em fim uma critica justa.

Letthy 03/01/2021minha estante
Mano, ela aprendeu como o mundo verdadeiramente é, ela sempre acho q se fizesse tudo oq o pai dela manda ela seria feliz, e quando fugiu acho q se fizesse um homem aleatório ama-la ela seria feliz e de novo ela aprendeu que não é bem assim...
As Salkas até buscam vingança isso é verdade, mas a Gaia vai buscar além disso, ela que lutra por um mundo melhor do que o que ela viveu, quer lutar para que as próximas sereias n tenham que se casar com quem elas n amem e n tenham seus poderes reprimidos que nem ela e as irmãs tiveram, fora a ceto q ficou com o papel de "LIBERTADORA" fugindo de seu irmão e lutando por mulheres que ela nem conheciam mas que se n fosse pelos poderes de Ceto, poderiam estar mortas, Ceto deu a Gaia a opição de lutar e formar um mundo melhor, agora se os homens mudarem de postura Gaia n irá matar ninguém. E o livro n se trata só do feminismo, mas tbm da relação entre raças diferentes fora os trechos q fica nítido a homossexualidade de Nia q tem q fingir querer casar com um homen...

gabiberries 24/01/2021minha estante
Entendo seu ponto, faz sentido. É como se a autora tivesse tentado colocar a parte do ?sombrio? com a agressividade dela, o que acaba se misturando com a questão feminista e passando a mensagem errada. Mas em geral gostei.

Débora 07/02/2021minha estante
Eu estou lendo, mas lendo pra não deixar o livro encalhado, pois estou tendo a mesma análise que você, o livro prometia uma coisa e percebo que vem algo praticamente contrário.

Anabeeatriz009 11/06/2021minha estante
Estou tentando ler mais n sei onde aperta

Géci 28/06/2021minha estante
Eu não acho que a mensagem tenha sido essa. Talvez a autora quisesse, propositalmente, nos causar essa revolta de achar a vingança errada... Assim como homens que leram esse livro devem se sentir incomodados com a maneira que as mulheres eram e são tratadas até hoje, nós também devemos perceber que dar o troco não é a saída, e julgar todos os homens pelo erro de alguns não é justo. Fora que ele trata de muitas outras questões, raciais, sexuais... Podemos encontrar várias questões a se pensar e questionar.

Camis 18/01/2022minha estante
Não concordo, se houvesse um interesse real de vingança ela teria matado o Oliver. O que ela fez com o pai não está relacionado a vingança e sim da dor de ter sido calada, enganada e menosprezado por tanto tempo.

Carol.Silva 11/08/2022minha estante
Concordo!

Andre350 21/08/2022minha estante
Queria muito que esse livro fosse mais conhecido.

Eduarda653 19/02/2023minha estante
Eu tentei ler esse livro em 2021, acabei abandonando

Henryx 23/02/2023minha estante
Não vou mentir, foi uma leitura que eu gostei muito, talvez por eu ser apaixonado pelo conto original da Pequena Sereia. A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões é um livro doloroso e em certos momentos extremamente desconfortável. É uma leitura rápida, submersiva, mas que apesar de todos os elogios feitos, o final do livro não me agradou muito.

Laura1788 30/07/2023minha estante
Concordo.Eu amei muito o livro,li ele faz muito tempo só que ele foi um dos meus favoritos na época,o único problema foi ele ter prometido abordar uma coisa mais sombria e feminista e ter mostrado no próprio livro como se o feminismo fosse algo que só se importasse com vingança e ser superior,paia.

pri.soratto 31/01/2024minha estante
Criei uma expectativa enorme, e tô me arrastando pra terminar o livro... Achei ruim demais ?

Lana 06/04/2021

SE ARREPENDIMENTO MATASSE...
Pqp que trauma esse livro. NAMORAL. Quero longe de mim, da minha vida, quero esquecer. Péssimo! Horrendo! A história original chora com uma coisa dessas..
Lanay 06/04/2021minha estante
Eita menina ?

Carol 06/04/2021minha estante
Jura??

Lana 07/04/2021minha estante
Simmm, não indico real. Só passei raiva e não teve propósito nenhum.

Vini 07/04/2021minha estante
Gente kkkkkk

Luanatella 07/04/2021minha estante
Puts. Tô começando agorinha

Lana 08/04/2021minha estante
Lua, vá na fé e depois me conta

mari 10/04/2021minha estante
Aaaa essa capa é tão linda, e a sinopse tão legal. Pena que o conteúdo não é tanto pelo que você falou KKKKK pretendia ler um dia, nem quero mas?

Lana 10/04/2021minha estante
Mari, corre mesmo. A Darkside tava surtada quando lançou esse livro.

Luanatella 10/04/2021minha estante
Kkkk pode deixar. Espero n odiar tanto?

Giu 09/04/2019

Por favor, interpretem a mensagem do livro!!
Primeiramente, quero começar a resenha dizendo que estou pasma com a quantidade de resenhas negativas que este livro teve. Pra mim, a mensagem que ele tentou passar foi bem clara.
Minha nota foi 4,5 estrelas, pois fiquei realmente chateada com tanto personagem fdp que teve no livro (e ponto para a autora! Certeza que ela quis fazer com que a gente ficasse agoniado). Fora isso, ele é incrível e retrata bem a sociedade machista de hoje em dia, e vi em Gaia e nas outras sereias a postura indefesa e submissa de mulheres que sofrem compartilhando a vida com um macho escroto. É o que vemos nos dias de hoje, existem mulheres fortes que conseguem sair dessa vida abusiva (ex: Bruxa do mar), e tem outras, como a Gaia, que demoram para abrir os olhos e conseguir dar a volta por cima.
Posso estar enganada, mas senti um cheirinho de continuação no final do livro. E, se tiver, mal posso esperar para lê-lo!
Littlrabbitt 09/04/2019minha estante
Achei que era só eu que senti o gosto da continuação! E idem, mana, achei bizarro o tanto de resenha negativa com o livro que ri de nervoso.

Giu 09/04/2019minha estante
Não é???? Foi incrível!! Realmente me deixou pasma essa galera que não sabe interpretar texto. Eu super quero uma parte 2, ia ser maravilhoso!!!

Jé Barros 11/04/2019minha estante
Estou como vocês: Chocada!
Acho que as pessoas vão muito pela opinião alheia e não dão uma chance para o livro. Achei tão maravilhoso, e quero muito uma continuação, vai ser muito foda.

lipso01 26/02/2020minha estante
Estou lendo atualmente, tem coisas realmente bem fortes que são retratadas nas páginas desse livro. As vezes fico bem angustiado pois isso realmente acontece na vida real, essas questões machistas. Mas o livro me prende de uma forma tão especial que não tenho vontade de largar. Eu estou amando!

Maracujinaa 16/06/2020minha estante
Também me assustei muito, sinceramente acho que as pessoas foram muito na onda e teve algumas que nem leram. O livro não era pra ser uma enciclopédia do feminismo ou um realmente de estudo, ele só ia abordar a idéia na história, teve esse lance de personagens masculinos ruins mas não chega de jeito nenhum a queimar o livro. Eu realmente gostei da leitura e até me emocionei lendo, uma parte dois seria bem vinda.

Giu 16/06/2020minha estante
Com certeza! Tem seus pontos negativos, mas não deixa de ser uma história e tanto. Vamos torcer pra uma parte dois, a história tem muito potencial!

Nirvs 20/08/2020minha estante
Acredito que as resenhas negativas (como a minha) seja porque o livro aborda sim tudo isso que você comentou e cria um mundo machista muito bem feito, mas o final prioriza o ataque aos homens, quase um massacre. Além de todos os personagens masculinos serem deploráveis, o que já se torna inverossímil. Como ser um livro feminista se induz ao ataque, ao ódio? Feminismo não prega isso.

Géci 30/06/2021minha estante
Exatamente !!! Pra mim a historia ainda não acabou e a Gaia tem muito a evoluir e aprender. Esse final foi só o começo de uma etapa. Eu amei !

Dani do Book Galaxy 22/12/2019

Não aguento mais me decepcionar com livros sobre sereias!
Senta, que lá vem textão!

Quando a editora DarkSide anunciou a publicação de “A Pequena Sereia & O Reino das Ilusões“, meu coração quase saiu pela boca. Além de trazer um trabalho gráfico deslumbrante, digno de um livro de contos de fadas, o livro também prometia uma releitura do conto da Pequena Sereia de Hans Christian Andersen sob um viés feminista, propondo uma visão crítica e chocante das atitudes machistas perpetuadas através dos anos em nossa sociedade.
Bom, não quero ser maldosa, mas acho que o trabalho gráfico do livro foi, de fato, a única coisa boa no livro de Louise O’Neill. E já vou dizer o porquê.

[O Reino dos Mares é assustador]
Somos introduzidos ao Reino dos Mares por Gaia, nossa pequena sereia e protagonista da história. Prestes a completar 15 anos, Gaia conta, sob seu ponto de vista, como é a sua vida sendo a filha mais nova do grande Rei dos Mares.

O Reino dos Mares é extremamente machista e autoritário. Vivendo sob uma sociedade patriarcal, as sereias são extremamente reprimidas, obsequiosas e submissas aos tritões; de certa forma, o Reino dos Mares não deixa nada a desejar ao pior das histórias medievais em que as mulheres são estupradas, controladas e tratadas como inferiores.

E, dominando esse reino soturno e opressor, temos o Rei dos Mares, pai de Gaia. Eis um personagem que causa ojeriza logo à primeira vista; preterindo suas filhas mais velhas em favor de Gaia, que é a sereia mais jovem e mais bela dentre suas irmãs, o Rei instiga a ditadura da magreza, negocia o casamento de suas filhas, exige um comportamento extremamente submisso de todas elas e governa os mares da mesma forma opressora e nojenta.

[Expectativas afogadas em água salgada]
Vivendo em um lugar desses, não é de se estranhar que Gaia sentisse uma necessidade desesperadora de escapar. Escapar não apenas do ambiente medonho em que vivia, mas de um destino igualmente terrível, fadado a um casamento com um tritão violento que prometia lhe infringir os mesmos abusos que seu próprio pai lhe deu durante a vida toda.

A forma como a Pequena Sereia descreve essa ânsia de escapar e seu desespero me trouxe um sentimento constante de sufocamento durante a leitura. A cada página, era como se eu estivesse debaixo d’água com Gaia, a água salgada de seu maravilhoso cativeiro – o oceano – entrando pelos meus pulmões e me afogando também.

Achei essa interpretação do fundo do mar uma releitura impactante, pois a autora levantou várias questões relevantes – como a competição feminina perpetuada pelo modelo de sociedade machista e a inexistência de voz ativa das mulheres.

Dessa forma, fica subentendido que o ambiente machista e opressor seria deixado para trás no momento em que Gaia procura a Bruxa do Mar – Ceto – para lhe ajudar com o que ela imaginou que fosse sua única saída: se tornar humana. Naturalmente, comecei a criar expectativas sobre a revolução prometida na sinopse e que Gaia iria conquistar com suas recém-criadas pernas humanas.

E foi a partir daí que comecei a me decepcionar para valer.

[O problema da escrita em primeira pessoa]
Um dos maiores problemas que identifiquei durante a leitura foi a escrita em primeira pessoa no tempo verbal do presente.

“Nossa, Daniella, mas você vai encrencar com isso?”

SIM. Vou encrencar com isso. Muitas, vezes a escrita em primeira pessoa é uma saída extremamente fácil para o autor descrever cenários, ambientes e, principalmente, os pensamentos do narrador-personagem.

Entendo que, no caso deste livro, é mesmo interessante conhecer a história sob o ponto de vista da Pequena Sereia. Afinal, o modo como Gaia conta alguns detalhes do que sofre em seu reino do Mar é extremamente impactante. Porém…

Temos um problema gritante de inconsistência na narrativa, e isso foi causado, sobretudo, pela escrita em primeira pessoa. Pode parecer besteira, mas essas inconsistências quebram o fluxo narrativo e me incomodam. 🤷‍♀️

Um exemplo é o emprego de termos como “corte de cabelo Chanel” para a sereia descrever cabelos curtos. Até então, ela não sabia absolutamente nada sobre o reino humano e, portanto, não tinha nem como saber o que é um corte de cabelo Chanel.

Outras inconsistências que pesquei várias vezes: para se tornar humana, a sereia tem a língua cortada pela Bruxa do Mar. Mas, em várias cenas, ela descreve o gosto de vários alimentos… teoricamente, você não precisaria de uma língua para sentir gosto das coisas?

Sem língua, Gaia também estava muda, correto? Mas a autora usou algumas vezes expressões como “murmuro” e “xingo em voz baixa” e, bem… mesmo que seja em voz baixa, alguém sem língua não pode xingar de nenhuma maneira.

Mas essas pequenas coisas são o de menos, sinceramente, comparando com outras coisas que me irritaram nesse livro.

[Personagens pouco profundos]
Além dos problemas que citei acima, a escrita em primeira pessoa trouxe uma descrição extremamente pobre das demais personagens. Sem profundidade, até a Bruxa do Mar – uma das personagens sobre quem gostaria de saber mais – só ganhou alguns parágrafos no fim do livro para que a conhecêssemos melhor.

O que foi uma pena, porque me interessei por essa possível história de Ceto e do passado do Rei dos Mares. Mas a autora só nos deu um gostinho do que poderia ter sido.

[Todos os homens são babacas]
Dito isso, a autora fez questão de mostrar, através da história, que todos os homens são babacas. Se os tritões do reino dos Mares eram machistas, abusivos, violentos e estúpidos, os homens da superfície não se saíram muito melhores.

Assim como no conto de Andersen, Gaia vai à superfície para conquistar o homem pelo qual se apaixonou à primeira vista em sua visita fora das águas marinhas, mas também possui uma segunda motivação para se aventurar fora das águas: ela deseja saber mais sobre sua mãe, que foi supostamente sequestrada e morta pelos humanos.

Corajosa, Gaia então procura Ceto para ajudá-la nessa empreitada que, até então, parece impossível para uma sereia submissa e inexperiente como ela.

Porém, tal acordo com a Bruxa do Mar foi muito mais drástico do que os das demais adaptações que conhecemos, exigindo da Pequena Sereia muito mais do que apenas sua voz. De fato, dá bastante agonia de acompanhar Gaia durante sua transição de sereia para uma humana muda e perdida na superfície.

Além de acompanhar toda a agonia de Gaia, sentimos também junto com ela sua decepção ao constatar que seu objeto de afeição – Oliver – é um riquinho mimado de 21 anos que se comporta como um perfeito imbecil de 14.

Acho que há sim uma lição nessa descrição de Oliver como um babaca de primeira, mas o que me frustrou é que a autora não parou por aí. Todos os outros homens que aparecem no livro são assim também.

Sendo justa, um personagem aleatório aparece em algum momento para equilibrar isso, mas ele só está sendo uma pessoa decente e completamente normal. Mas, comparado à escória masculina que são as outras personagens, de fato, esse rapaz parece um anjo feminista.

Tudo bem, eu até entendo que a intenção da autora é chocar mesmo e mostrar como as mulheres são subjugadas e oprimidas não importa onde estejam – seja no mar ou fora dele. Mas achei completamente surreal o modo como ela põe as coisas no livro. Tem bastante ódio gratuito aí, e isso me incomoda, não interessa quem está escrevendo.

[Pequena Sereia totalmente sem sal]
Doi muito em meu coração dizer que a personagem principal me decepcionou, mas, infelizmente, foi o que aconteceu.

É perfeitamente compreensível que Gaia seja uma personagem passiva e medrosa, amedrontada pelos anos em que passou sendo criada daquela forma abusiva e opressora pelo Rei dos Mares.

Entretanto, uma vez fora das águas, eu esperava uma transformação. Não uma “revolução” propriamente dita (como nos é prometido na sinopse do livro), mas algo que se estendesse além da troca de sua bela cauda por pernas humanas.

Em questão de desenvolvimento de personagens, senti que a autora tentou dar um sentido a todo o esforço de Gaia apenas nos últimos parágrafos, literalmente. Foi algo apressado, que não me convenceu, e me fez lamentar o potencial de Gaia e seu futuro como “sereia reformada”.

[Chocar para convencer]
O que me incomodou bastante também no livro foi o modo drástico, chocante e extremista com que a autora descreve praticamente tudo o que acontece. A todo momento, temos dor, sangue, expressões como “Estilhaçou a espinha dela” e “Pedaços de carne sangrenta”.

O livro é curto e a história em si também é curta, mas a autora conseguiu deixá-la extremamente arrastada e sofrida, para culminar em uma redenção que não convence.

Na realidade, senti que as últimas páginas do livro foram escritas de forma forçada, quase às pressas. É como se a autora estivesse tentando compensar toda a apatia, fragilidade e personalidade insossa da personagem em um ápice que foi extremamente mal escrito e trouxe uma mensagem bem negativa.

[Um desserviço para o feminismo]
Por fim, uma das mensagens complemente equivocadas transmitidas no ápice do livro é que se combate o machismo se igualando a ele. Ou seja, sendo preconceituoso e odiando os homens tanto quanto os homens humilham e maltratam as mulheres.

Achei essa mensagem muito negativa e potencialmente problemática, visto que o livro se coloca como feminista, mas espalha essa mensagem de que ódio se combate com mais ódio.

O final da história de Gaia, além de apressado e mal desenvolvido, foi construído em cima de uma ideia obsoleta e antiquada de que precisamos conquistar nossos direitos por bem ou por mal, pagando na mesma moeda.

Veredito final: 2 ⭐️
A historia da Pequena Sereia na interpretação de Louise O’Neill poderia ter sido um hino feminista, dando voz a tantas mulheres que, assim como Gaia, se veem caladas e impotentes frente a seu destino.

Porém, a execução deixou muito a desejar, desde a construção de personagens e ambientação da história até a técnica de escrita da autora.

Classifiquei o livro com 2 estrelas: uma para a edição impecável da DarkSide, e outra para as ideias boas que ficaram ali adormecidas, mas jamais desenvolvidas.

site: https://bookgalaxy.com.br/a-pequena-sereia-o-reino-das-ilusoes-de-louise-oneill-resenha/
Rosita Lima 22/12/2019minha estante
Eu não aguento mais ver vc se decepcionando com livro de sereias. Do jeito que vc ama essas criaturas eu vivo na esperança de vc fazer um vídeo especial sobre, mas com os livros fica difícil.

Carol 22/12/2019minha estante
eita, valeu pelo alerta! tava pensando em comprar, vou passar longe kk

Dani do Book Galaxy 25/12/2019minha estante
Pois é Ro, tá difícil achar uma ficção com sereias que seja realmente boa! Esse foi só decepção :( E Carol, só compra se estiver numa MEGA promoção e queira conferir vc mesma o que achou!! iuasiahsua porque eu paguei super caro só pra ficar revoltada aishuahsais

Carol 25/12/2019minha estante
kkkkkk como é dificil encontrar Darkside barato, o mais barato vai ser eu nao comprar mesmo kkkk

Rosita Lima 26/12/2019minha estante
o desconto é maior se eu não comprar kkkkkkkkkkkkk

Taís Claumann 05/01/2020minha estante
Concordo com cada palavra e devo dizer que muitas atitudes de Gaia, que inclui ela simplesmente deixar que um cara praticamente estupre uma garota, foram extremamente incomodas.

Kailandra 16/01/2020minha estante
Nossa, finalmente encontrei uma resenha e resuma tudo que eu senti ao ler esse livro, eu via tantas resenhas maravilhosas, exaltando o livro, foi sofrido ler, pq é chato, a protagonista é tão interessante quanto um alface, alias ela é um alface, sem graça e sem gosto, se n fossem os outros personagens ela n seria nada na salada. A mãe do Oliver parecia mt interessante e nada de contar sobre ela, a bruxa do mar... Nada! Do nada ela se revolta de tal forma que dá naquele final, TUDO acontece em praticamente 2 páginas.
A mensagem desse "feminismo" é extremista, sai completamente da luta por igualdade e vai para o "vamos matar esses machos". TODOS os homens são muito escrotos nesse livro e os poucos q são apenas normais, sequer foca neles, parece q foi realmente escrito para pegar ranço dos homens. Foi o pior livro q eu li até o final, porque muitos livros eu dropo, esse eu li até o final, na esperança de q acontecesse alguma coisa e melhorasse pq n era possível tanta gente amar esse desserviço, mas agora vejo q sim, muita gente ama esse desserviço.

biathomas 08/01/2023

Preservem sua sanidade mental e não leiam esse livro
Primeiramente, pais de crianças pequenas, não comprem esse livro pra seus filhos achando que é um conto fofo sobre a Ariel/Pequena Sereia.
Talvez eu esteja fazendo um leve drama falando que você vai perder a sanidade mental lendo o livro, mas como eu to mais acostumada a livros levinhos, foi mais pesado pra mim.
Pesado ou não, o livro não deixa de ser ruim. A protagonista é insuportável e hipócrita, fica dando uma de feminista enquanto fica atrás do cara igual um cachorrinho. O que ela sente por ele não é amor, é algo doentio. Tudo que ela largou e fez só pra ir atrás de uma pessoa que ela só tinha visto o rosto por 5 segundos. E, mesmo depois de descobrir que ele era extremamente metido e egoísta, continuou atrás dele.
Eu vi algumas pessoas falando sobre o gatilho da pedofilia (outra coisa nojenta nesse livro), mas não vi ninguém falando sobre o gatilho de estupro (mesmo que ?só? tenha acontecido uma tentativa, ainda é pesado) e de abuso.
A história tem uns furos bem irritantes, como o fato de ela sentir gosto das coisas sem ter a língua.
Outra coisa que me irritou foi a autora ter criado personagens muito mais interessantes e profundos que a protagonista e não ter se aprofundado neles. A mãe do Oliver, o Oliver em si, a Nia, a mãe dela e muitos outros. Grande parte dos personagens são mais profundos e interessantes que a protagonista, já que ela é muito sem sal.
É isso, não leiam, não recomendo.
giuz 08/01/2023minha estante
já vi pessoas dizendo o mesmo que você, que medo!!

kazma ð¤ 08/01/2023minha estante
Eu achei que o propósito era exatamente esse, afinal, o nome do livro já diz "o Reino das ilusões", se iludir achando que aquilo é o melhor para ela e o certo a se fazer, nós vendo de uma perspectiva ampla podemos achar ela burra, hipócrita e ingênua, mas colocando na perspectiva dela, ela achava q era seu propósito, como muitas mulheres por aí. Não foi um livro escrito para ser fofo, e sim para trazer uma verdade que acontece no cotidiano.

ilauurinha 08/01/2023minha estante
eeita

kazma ð¤ 08/01/2023minha estante
acho que o real problema que esse livro trouxe foi abordar o feminismo de maneira errada, trazendo uma imagem ruim para o movimento

Bianca787 08/01/2023minha estante
Eu li começo da sua opinião e já pensei "mas é um livro da darkside, esperava oq?". Mas aí eu continuei lendo e pensei "nem eu esperava que fosse ser pesado assim" kkkkk
(Obs.: Eu não li o livro e nunca tive vontade de ler, tô falando com base na sua opinião)

biathomas 08/01/2023minha estante
@MaxSteel simmmmmm, eu acho que o feminismo foi tratado de uma maneira muito forçada

biathomas 08/01/2023minha estante
@Bianca eu nn tô mto acostumada com livro pesado, acho que pra alguém q já tá acostumado é até bem d boa, não sei

Isadora.Goncalves 10/10/2022minha estante
É um livro ótimo para uma criança do primário isso Simm kkkkkk

Isadora.Goncalves 10/10/2022minha estante
Quase caí no golpe por ele ter uma capa muito bonita

Lary 10/10/2022minha estante
Esse livro só tem beleza mesmo kkkk

Ana Karina 10/10/2022minha estante
Esse livro é péssimo amiga, odiei demais quando li.

Lary 12/10/2022minha estante
Horroroso, amiga. Pior do ano ?

Mariana.Munik 20/04/2024

Um reconto que deu muito errado
Ao ler a sinopse do livro e ver a capa, você acaba achando que terá um reconto da Pequena Sereia de uma forma totalmente diferente, talvez mais sombrio com um viés feminista. Contudo, o que eu senti foi que foi escrito por uma adolescente militante.
A construção das personagens é muito fraca e a protagonista é mais confusa que cego em tiroteio e, o discurso feminista é jogado no texto e até em uma página completa para basicamente mostrar que o livro é com um viés feminista.

Totalmente desnecessário ser feito dessa forma. Há vários livros que mostram esse lado sem ser descrevendo que homens são ruins e que eles só veem as mulheres como peões e que elas devem ser domadas, porque é essa mensagem que o livro trouxe pra mim. Muito chato isso ?

E o final? Ridículo!? Eu já tinha baixas expectativas pra esse livro, mas ele conseguiu só ter a capa bonita mesmo, porque o resto ó... td ruim.
Danubia.Franca 20/04/2024minha estante
Eu fujo desses tipos de livros. A pessoa perde tempo e dinheiro.

Mariana.Munik 20/04/2024minha estante
Nossa, perdi meu dinheiro mesmo, porque o que ele tem de bonito tem de ruim.

Danubia.Franca 20/04/2024minha estante
E não são nada baratos. Agora, os livros da DarkSide são lindos demais! Dá vontade de ter todos kkkkk

Mariana.Munik 21/04/2024minha estante
Olha, amiga. Esse eu comprei em uma promoção na Americanas por 25. Siim, eles são lindos! ??

Danubia.Franca 21/04/2024minha estante
O preço estava ótimo!

lipso01 01/03/2020

Emocionante e ao mesmo tempo sufocante
Amei a leitura do livro. Achei que no final depois da reviravolta ficou faltando algo. Espero que tenha continuação!
Flui rápido, mah?

lipso01 01/03/2020minha estante
Até um certo momento sim

Preto, preto, pretinho... 01/03/2020minha estante
Tu demorou qto tempo? E grande? E da Zahar ne?

lipso01 01/03/2020minha estante
Acredito que li em uma semana. Ele é da Darkside, tem 214 páginas

??????

Amanda 26/03/2019

Decepção
Um livro que te deixa com a maior expectativa, desde que bate o olho nessa capa linda, toda brilhosa e a edição que não costuma decepcionar da Darkside. Nunca tinha lido um livro deles que não achasse brilhante, comprava qualquer um de olhos fechados.
Logo nas primeiras páginas você já se depara com um belíssimo texto escrito pelas editoras que te deixa com a maior vontade de devorar o livro inteiro de uma vez.
Até você acabar se perguntando se aquelas editoras leram o mesmo texto que você acabou de ler. Uma protagonista chata, irritante, boba, numa história bastante previsível e um tanto sem sentido (com muitos pontos questionáveis), que de feminista não tem nada. Parece que a autora se perdeu em algum ponto e virou uma guerrinha de ?bem x mal? aqui representada como ?mulheres x homens? que termina de maneira tão fácil e rasa como começa, com um bando de homens sem noção e mulheres fracas. Uma pena diante de toda a propaganda feita e expectativa criada. Esperava muito mais.
Gabi 26/03/2019minha estante
Eu tinha uma mega expectativa em cima desse livro. Irei repensar minha compra :(

clayci 28/03/2019minha estante
Sim.. A personagem saiu de um relacionamento abusivo para outro. A mensagem que ela passou é Linda, mas parece que esse foi o único objetivo: causar reflexão e acabou esquecendo da história

Laiany Teixeira 30/03/2019minha estante
Terminei de ler ontem e concordo. Se ela tivesse trabalhado no enredo e nos personagens a ponto de virar um livro de 600 páginas seria bem melhor. Decepcionada :/

Estela Cunha 14/05/2019minha estante
Que triste! Estava super empolgada com a leitura, principalmente depois do Vlog de Leitura que a Paola Aleksandra fez sobre ele ... ainda bem que vi sua resenha antes de comprar!!!

Josiane.Martiniano 16/12/2021

Final surpreendente
O início achei meio chato, mas depois a história fica extremamente interessante e o final é maravilhoso. Amei
Polly 16/12/2021minha estante
O final termina com ela virando espuma que nem nos contos do hans andersen ou tem outro final?

Josiane.Martiniano 16/12/2021minha estante
Tem outro final! Ela enfrenta o pai, é maravilhoso.

Polly 16/12/2021minha estante
Vou ler eu tava com medo de ser que nem o conto

Josiane.Martiniano 20/12/2021minha estante
Não é não, pode ficar tranquila

Laly 30/12/2020

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões
Acho que a autora poderia ter trabalhado melhor o feminismo durante o livro e não ter deixado apenas para tratar isso no final. Me decepcionou um pouco.
Óbvio que o final foi de se arrepiar, foi incrível ver como o pensamento dela mudou, que a "Bruxa do Mar" na verdade estava ali pra abrir os pensamentos de Gaia e mostrar que a mulher pode sim ser mais poderosas que os homens.
No final, achei que foi mostrado mais o machismo do que o feminismo!
Poxa amiguinha

Livia.Macedo 30/12/2020minha estante
Vou ler ele de qualquer jeito, já que comprei kkkkkkkk espero gostar, já que minha expectativa não tá tão alta

Laly 30/12/2020minha estante
Leia sim. Cada um tem sua perspectiva. E não fique tão desanimada o que pode ter sido ruim pra mim pode ser incrível pra você :)

????

Nay M. 09/11/2019

Esperava mais...
Um livro com um grande pontecial, mas que infelizmente não conseguiu alcançá-lo. A Pequena Sereia & O Reino das Ilusões é a releitura do conto original, juntamente com a adaptação da Disney.

Aqui encontramos Gaia, a pequena sereia que é fascinada pela superfície, mas que ao lado de suas irmãs e todo o reino vive em uma sociedade patriarcal, onde as mulheres devem se encaixar no padrão de beleza, não podem almejar as coisas, sem estudos para elas e realizar um bom casamento é o que mais importa. Porém nossa pequena sereia tem outras questões em mente e vai em busca de realiza-las.

E ela tinha tudo para ser um protagonista girl power, mas faltou um amadurecimento da personagem durante todo o livro, até chegar ao final. E é quando surge a Gaia que esperamos durante toda a sua trajetória. É compreensível até certo ponto que sua igenuidade e a criação dada a ela desde cedo a fizesse receiosa no início, mas fiquei esperando um momento em que ela questionária tudo e viraria o jogo. Porém nada aconteceu.

Então temos a melhor personagem do livro inteiro: Ceto, A Bruxa do Mar. Que mulherão. Eu simplesmente amei a Ceto do início ao fim, temo uma personagem empoderada e que não se prende as regras socias impostas pelo Rei do Mar. E por conta de tal poder ela é temida. Gostaria de ter lido mais momentos com ela na história.

A Pequena Sereia & O Reino das Ilusões é um livro com poucas páginas, a escrita da autora é boa e faz com que a leitura se torne fluída. De forma geral é uma leitura válida, traz algumas reflexões e assuntos que deveriam está mais em pauta, principalmente por trazer muitas semelhanças com nossa sociedade, porém esperava mais.

A edição da @darksidebooks está impecável como sempre. Uma capa lindíssima e uma diagramação incrível.

Beijos,
Nay
Ana Bronze 13/11/2019minha estante
Você descreveu exatamente o que eu senti em relação a esse livro. Acho que enrolou muito nessa ingenuidade da Gaia.

Nay M. 13/11/2019minha estante
Enrolou completamente e terminou por tirar aquela personagem foda que estávamos esperando.

Ana Bronze 13/11/2019minha estante
Eu já estava imaginando elas tomando o poder do reino, mostrando que as mulheres não só beleza.

Nay M. 14/11/2019minha estante
Imaginei a mesma coisa. E era isso que estava esperando uma evolução da Gaia, junto com a Ceto, elas mostrariam que as mulheres são poderosas sim!

Jenni 20/08/2020

bom
O livro é bom mas não atende as expectativas. A autora quis passar um ar feminista mas o que vi foi só mais uma história normal
Viviany.Fernandes 12/06/2021minha estante
esse livro é triste kkkkkkkkkkk, apenas capa bonita

Jenni 12/06/2021minha estante
Sim

Viviany.Fernandes 12/06/2021minha estante
dei uma estrela

Lady 31/08/2021

?? Todos já conhecem a história da Pequena Sereia na versão da Disney, certo? Agora imagine ela de uma forma dark/macabra, pois esse livro é assim.

?? Muirgen perdeu sua mãe cedo, e as histórias que contam sempre são diferentes: Ela abandonou todos por causa dos humanos ou ela foi capturada por eles. No fim, ninguém sabe o que realmente aconteceu, mas como no livro diz "a palavra do rei dos mares é lei". Em uns de suas visitas proibidas a superfície, Muirgen vê um humano se afogando por causa das Salkas e salva sua vida ao se ver apaixonada por ele e depois que percebe que não consegue mais viver sem ele, pede a Bruxa do Mar pernas em troca da sua calda (e da sua bela voz).

?? Não tem como não engrandecer a @darksidebooks pela capa incrivelmente linda desse, né? Foi um dos motivos principais por ter comprado o livro, já que eu sempre julgo pela capa kkk e estou encantada por ela, apesar da história não ter sido o que eu esperava e não ter suprido minhas expectativas, a capa ainda dá aquele consolo.

? Apesar da premissa ser MUITO boa e ter tudo para ser um livro bom, é um pouco lento, sem personagens atrativos. Não tem aquele personagem que te faz amar o livro por causa dele ou aquele que te faz odiá-lo, são só personagens superficiais, pouco trabalhados. Já vi livros melhores...

? O final foi um ponto SUPER positivo na história. Depois de tudo que Muirgen passou eu não esperava algo diferente (sem spoiler gente, eu juro kkk). Ela sofreu MUITO para a história acabar como nos filmes da Disney. Na verdade eu já esperava que o final fosse o oposto, principalmente por ser um livro mais dark, com uma pegada de sofrimento intenso (fisicamente e psicologicamente)

? É bom também falar a respeito dos gatilhos. Estupro e assédio é um deles, também temos suicídio e muitas cenas de sofrimento com dor física intensa. Também vamos ver luto e agressão. Não espere nada romântico ou fofo desse livro, ele é realmente para mostrar o lado mais feio dessa história.
Arantxa 09/01/2022minha estante
Eu acho que esse livro deveria vir com classificação indicativa, a capa é maravilhosa e faz as pessoas quererem comprá-la por isso (inclusive eu) e uma mãe pode acabar comprando o livro pra uma criança que gosta da Pequena Sereia e dar de cara com esse livro pesado

Lady 09/01/2022minha estante
REALMENTE viu!!! Não tinha pensando nisso, mas é vdd. Se eu não conhece a fama da editora de só ter livros dark eu também teria achado que era um conto de fada fofinho. Deveria msm ter na capa

Arantxa 10/01/2022minha estante
E eu acho que deveria estar em destaque, com letras grandinhas