The Song of Achilles

The Song of Achilles Madeline Miller

Resenhas -

morkmelon 11/02/2024

O livro mais doloroso que já li
é minha quarta vez lendo a canção de aquiles, e nunca deixa de ser profundamente doloroso. a forma como a autora constrói a dinâmica de aquiles e patroclo, e a forma como mesmo conhecendo o final da história, cada uma das vezes eu torço pra que alguma coisa tenha mudado e permitido um final feliz. a escrita de madeline, principalmente no arco final, é absolutamente tocante e você é capaz de sentir um aperto no coração, um pesar enorme, não importa quantas vezes você leia.
meu livro favorito da vida

zetharibeiro 04/02/2024

A poesia do amor entre dois homens
Comecei a ler ?a canção de aquiles? de forma muito despretenciosa. não era um livro que estava na minha lista de leitura, mas foi uma grata surpresa.

madeline miller narra aqui uma releitura de ilíada, um dos textos mais antigos da literatura ocidental, que narra a história de aquiles e a guerra de tróia.

o romance é uma fantasia, mas com muito pé na realidade, que narra a vida de patróclo, um príncipe exilado de seu próprio reino ainda criança e que passa a crescer em outro país ao lado do príncipe daquele reino: aquiles.

aquiles é diferente de patróclo em tudo, mas entre as diferenças eles encontram o conforto e a conexão entre seus corpos.

miller guia muito bem o seu leitor através dessa história, apresentando personagens interessantes, faz críticas sutis sobre a posição da mulher na sociedade grega e constrói uma belíssima história de amor, cheia de sangue, bravura e almíscar.

Filipe 25/09/2023

Incrivelmente bem escrito. No início, senti uma tendência infanto-juvenil, mas logo foi possível reconhecer o estilo impecável de escrita da autora como sendo uma simplificação dos mitos.

Além do background mitológico, o livro me ganhou por explorar de uma forma vigorosa e não cansativa a relação entre Achilles e Patroclus, assim como estimulou a imaginação e criação de imagens na mente. Apesar do duro tema da guerra e morte, é uma leitura leve e relaxante.

sabinesuffert 22/09/2023

Começou muito arrastado mas depois a escrito fluiu muito bem pra mim. Eu esperava um pouco mais da história pois ja ouvi muita gente que morreu chorando com esse livro e eu achei o final ok. É bonitinho mas eu esperava mais.

amordofyodor 03/09/2023

Depressão
Estou devastada com esse livro. O amor entre eles é tão lindo, o que eles fizeram um pelo outro... Dificilmente irei superar este livro. Esse livro tem tudo, menos felicidade.

Elisa.Bonetti 12/08/2023

Lindo e devastador
A forma como a escrita muda do passado para o presente e as razões por trás disso deixaram a história mais emocionante. Um final que me fez chorar de soluçar. Super recomendo!!!

Carol 17/07/2023

Li pq sabia q ia favoritar e favoritei
Eu não sou de chorar em livros, mas esse livro foi uma excessão absurda. Eu terminei chorando de soluçar. Eu criei um apego enorme nos personagens e com certeza eles tem um lugarzinho no meu coração.

O livro conta a história de Aquiles, o futuro melhor guerreiro de sua geração e Patroclo, um menino negligenciado com um futuro não-promissor. Ao decorrer do livro ambos fazem uma amizade linda?até mais do que isso.

Eu particularmente adoro livros que me deixem tão triste a ponto de sentir que meu coração quebrou (juro que sou normal) e esse livro fez exatamente isso, eu já tinha recebido spoilers do final mas mesmo assim fiquei muito comovida com o desenrolar da história.

O livro é escrito na visão do Pátroclo, que são repletas de descrições muito detalhadas de maneira poética, então achei extremamente lindo toda a escrita.
Mas mais lindo ainda foi a última cena, foi a que mais mexeu comigo e creio que vai mexer com qualquer leitor.

Recomendo

bianca1457 01/06/2023

O que falar sobre este livro? confesso que mitologia grega nunca foi uma coisa em que tinha bastante curiosidade, porém, decidi ler este livro pelo facto de querer entender o hype. Por ser mitologia grega havia vários nomes, deuses, terras (confesso que não decorei nem metade) o que acabou por ser um pouco confuso para mim, mas continuei a leitura. A escrita, é uma escrita bem diferente e poética (coisa que eu adoro), gostei da forma como a Madeline construiu a relação entre o Achilles e Protaclus ??.O final deixou-me em posição fetal com o meu rosto coberto em lágrimas, não que eu não soubesse o que iria acontecer, porém, a forma como é narrada, a forma como tudo acontece é tão... não sei explicar parecia que uma faca estava a ser apontada diretamente para o meu coração, parecia que eu estava lá a vivenciar o momento com eles, o que foi doloroso demais. Eu vi-os crescer, de quando eles não se gostavam, do seu primeiro beijo, do momento em que eram crianças até se tornarem adultos... vou ter saudades. Na minha opinião este livro sim deveria fazer parte do plano de leitura obrigatório das escolas, pois, ele não fala apenas de um relacionamento entre dois garotos/homens, ele aborda a escravidão, a guerra, a influência do homem sobre a mulher, filhos rejeitados e muito mais. Caso tenham curiosidade leiam este livro, além de ser uau ele vai fazer-vos pensarem sobre como o mundo é atualmente e como em parte, algumas coisas que acontecem neste livro acontecem ainda nos dias de hoje.

"He's half of my soul as the poets say" irei tatuar esta frase certamente

skuser02844 13/05/2023

Virou meu novo favorito
Que livro lindo. É de uma sensibilidade única. Chorei em muitos momentos e o final me destruiu. A escrita é maravilhosa. Apenas posso dizer que recomendo 100%.

bella 28/12/2022

?he is half of my soul, as the poets say?
gente que tristeza, venho escrever essa resenha chorando. o que mais me doeu foi que eles demoraram pra ficar juntos no pós vida, nossa isso me fez chorar tanto mas tanto. o livro em geral foi, na minha opinião, meio maçante, mas o final foi divino. eu não sabia o que imaginar quando falaram que ele ia morrer depois do Héctor, mas ele literalmente só vingou seu amado e se entregou para os Trojans, por que ele queria se reunir com o Patroclus. dói meu coração saber que eles ficaram tanto tempo separados. pra quem duvidava, dói mesmo viu

bella 23/12/2022

merecidamente aclamado
Não sei nem como começar a falar desse livro. Eu já sabia duas coisas: o final, e que iria ser bom. Com final eu digo as mortes, então nada me pegou de surpresa, mas quando você embarca na leitura, com todas as profecias percebe que realmente, você lê já sabendo o futuro, mas é delicioso a forma como tudo se desenrola até os fatos acontecerem, e como a autora brinca com o destino até que ele se concretize.

A escrita é linda, a história fluida. Marcou a mente de um jeito gostoso, a cada fase da vida deles eu tenho minhas próprias lembranças da minha imaginação, com todo um cenário bem construído, e os sentimentos deles próprios. A autora conseguiu transportar isso tudo muito bem para o leitor.

O que eu mais amei no livro foi o protagonista. Poderia ser um livro com um narrador sem foco, pelo fato de seu companheiro ser o melhor dos gregos, ser o melhor dos guerreiros. Poderia ser uma simples narração da vida de Aquiles pelo ponto de vista do Pátroclo, mas Madeline consegue fazer um personagem forte, cheio de virtudes, necessidades e pensamentos próprios, que é muito mais que seu companheiro. E ele é simplesmente muito admirável, e só foi se tornando mais e mais a medida que a seriedade da narrativa aumentava.
A atitude final dele, feita tanto pelo Aquiles quanto pelos homens que ele via morrerem foi tão admirável e corajosa, que eu senti um orgulho enorme, além de tudo o que ele fez pela Briseis, ganhando absolutamente nada em troca, apenas com a consciência de que aquilo era o correto.

A relação dos dois, principalmente no início também foi muito linda. Em aquiles, patróclo finalmente encontrou um lar, finalmente encontrou aceitação, amor genuíno, respeito e voz, mesmo sendo um príncipe antes.
E em Pátroclo, Aquiles encontrou alguém que o admirava, mas que via nele mais do que apenas a profecia e suas habilidades, via alguém que cuidaria dele, sendo ele um herói ou não. Esse amor é lindo, profundo, e mesmo assim não obsessivo ou doentio, de forma que mesmo se amando muito os dois ainda colocavam seus próprios valores acima de uma lealdade absurda a qual traria um desacordo moral com si próprios.

Todo o desenrolar dos conflitos na guerra também é muito bem feito, principalmente os internos entre os gregos. Querendo ou não é criada a perfeita situação onde você não sabe exatamente de que lado está, pois os dois parecem certos, ou errados, igualmente.

O final foi simplesmente surpreendente (SPOILER!)
Como eu já sabia que ambos morreriam, achei que seria apenas isso e pronto. Mas entregou muito mais, principalmente com o desespero do Pátroclo em conseguir sua paz no submundo, ao lado de Aquiles, que lhe foi negada anteriormente. Chorei de agonia e alívio nessa reta final, foi o clímax mais emocionante, por que eu não duvidava que poderia ser trágico, mas nunca desejei tanto a felicidade dos dois, por que naquele momento era algo eterno que estava em jogo. Chegou no ponto onde a morte realmente não era o maior problema que separaria os dois.

(MAIS SPOILER!!)
A reconciliação de Tétis e Pátroclo foi o maior dos quentinhos no coração. Em toda a história só sentimos raiva dela, e ainda mais com o monstro que ela criou no filho de Aquiles. Mas nas últimas páginas ela mostra um amadurecimento muito nítido, finalmente não só reconhecendo o amor do filho, como também a importância de Pátroclo como um ser humano, um mortal digno, apesar de mortal. Tudo por causa desse luto, e do amor dos dois pelo herói.

(fim de spoilers)

E esse título tão claro, agora. A canção de Aquiles é Aquiles pela perspectiva de Pátroclo, que via muito mais nele além de sua guerra travada, e deixa isso ainda mais nítido no fim. Então a homenagem no título é pelo lado humano, artístico e apaixonado dele, não nos seus feitos heróicos forcados na guerra de Tróia. Nessa edição ainda, (spoiler) o arco de Apollo com a flecha sangrando, em formato de coração porque seria o que finalmente juntaria os dois de novo.

Enfim, realmente valeu toda a fama, amei o livro do início ao fim. Uma obra de arte.

catcatcat0 07/11/2022

A mais bela história de amor
"We were like gods, at the dawning of the world, and our joy was so bright we could see nothing else but the other.?

this love, OH MY GOD THIS LOVE

Não sei bem o que dizer deste livro, sinto que vai ficar marcado para sempre em mim, há de sempre ter um espacinho no meu coração.

Acompanhar desta forma esta linda história de amor, poder ver o crescimento, o florescimento, todos os desafios impostos e ainda assim a resiliência é algo que não sei descrever o sentimento que em mim provoca. Talvez por me identificar demasiado com algumas partes, talvez por temer reconhecer essa tão forte similaridade (desde que não acabe em tragédia grega, tudo bem).

Obrigada por esta obra prima, obrigada pelos ensinamentos de estudos clássicos, da cultura grega e pela mais bela história de amor. O meu coração agradece (e o meu cérebro também)!