Uma breve história do feminismo no contexto euro-americano

Uma breve história do feminismo no contexto euro-americano Patu...

Resenhas -

brisa 20/08/2020

historia do feminismo
esse livro traz de forma breve a história do feminismo e suas vertentes. pautando de forma principal, ela apresenta as três ondas feministas, que marcaram a história do movimento, sendo elas: a primeira onda, que reivindicavam o direito ao voto feminino, a segunda onda, conhecida como radical, onde as mulheres diferenciavam sexo de genero e questionavam a sociedade da opressão sofrida e a terceira onda marcada pela interseccionalidade. além de claro, citar negras, lésbicas e a igreja em seu contexto histórico sobre o movimento revolucionário que é o feminismo.

Estefani 05/08/2020

Logo de cara eu já gostei desse livro. Tudo é explicada de uma forma bem simples, tem sempre um pequeno texto e um quadrinho, dessa forma, a gente acaba entendo fácil e não fica aquele texto enorme, maçante e cansativo. É muito gostosinho de ler, em nenhum momento fica tedioso, e as páginas passam rapidamente sem nem você perceber. Claro que tudo é tratado superficialmente, então se você estiver procurando um livro que trate do feminismo muito profundo, não vai encontrar aqui. Mas eu recomendo, e pra mim que nunca estudei o feminismo, foi um bom começo.

A história é realmente o que se diz no título, contando um pouquinho bem resumidamente a história do feminismo na antiguidade. Eu já tinha lido sobre o feminismo atualmente, mas nunca assim tão antigamente, e eu me surpreendi muito. Lendo como era antigamente, vemos o quanto já conquistamos (claro que falta muito ainda a ser feito, mas antes era bem pior). Há filósofos famosos que estudamos até na escola que eram super machistas e eu ou não tinha reparado nisso ou ninguém conta, como Rousseau, que disse que a mulher foi feita para agradar o homem, outra coisa que fiquei horrorizada é que muito antigamente os homens diziam que as mulheres nem eram consideradas humanas, que estavam mais perto dos animais. E quando surgia uma mulher feministas lutando pelos direitos, elas eram mortas por homens, pois eles diziam que não era bom mulheres ter ideias, porque "quem vai cuidar dos filhos?".

Conforme o tempo foi passando foi sendo mostrado uma evolução. O livro foi tratando de assuntos como o direito ao voto, o abordo, a violência doméstica, jornais feitos só por mulheres, grupos feministas, feministas lésbicas, feministas negras...

"Cristina de Pisano: 'Aqueles que difamam as mulheres são pobres de espírita Eles já conheceram tantas que eram superiores a eles em inteligência e refinamento que reagem ofendidos e relutantes. E, por causa desse ressentimento, falam mal de todas as mulheres'."

"Eu nunca me senti inferior. Eu vivi minha vida até hoje sempre de forma não convencional e independente. Mesmo assim, o 'ser mulher' coloca toda mulher na segunda categoria." Simone de Beauvoir

Isadora.Sodre 22/06/2020

O livro é curto, deixou um pouco a desejar. Mas para quem quer saber sobre a história do feminismo de uma maneira resumida esse com certeza é uma escolha, ele vai contar desde quando o feminismo de fato surgiu e sobre as 4 ondas. É um livro interessante pra se ler em uma tarde e a ideia de colocar a história em quadrinhos foi interessante

Amanda 07/05/2020

Breve mesmo...
Ele resume bem e cita os momentos do feminismo ocidental, sem grandes aprofundamentos. Bom para ter uma ideia geral.

Carol 15/04/2020

Bem simples e didático
Acho uma boa escolha para quem ainda não sabe a história do movimento feminista e como ele se desenvolveu, principalmente a partir do século XIX.

jules salazar 12/04/2020

Bom conteúdo introdutório, apresentado de maneira didática e simples. Não se aprofunda em muita coisa, mas dá bons nomes para orientar o leitor na busca pelo material primário - as escritoras que fundaram e inspiraram os movimentos.
Gostei da pincelada em questões raciais e de classe, apresentando pensadoras como Audre Lorde e Angela Davis - nomes que diversas vezes faltas em manuais feministas brancos e burgueses, e também "cutucando", de certa forma, as reivindicações da primeira onda, que pouco dialogavam com a classe proletária.

Tatiane.Souza 27/03/2020

Muito conteúdo em poucas páginas...
Achei pouco fluído e confuso. Espremer a história do feminismo no contexto euro-americano em 80 páginas e ainda em forma de HQ tornou a obra um amontoado de tópicos que necessitariam de mais explanação para serem entendidos..

Júlia 21/03/2020

Diversão e entendimento
A artista Patu em conjunto com a jornalista e cientista política Antje Schrupp conseguem, de uma maneira muito divertida, falar um pouco sobre as principais pautas das mulheres em diferentes contextos, desde a Idade Média até a contemporaneidade. Muito interessante e pertinente a forma como elas fazem questão de citar nomes de mulheres que se destacaram em cada época, despertando, assim, vontade no leitor de ir pesquisar afundo os pensamentos e teorias dessas mulheres, gerando maior visibilidade à elas e ampliando o conhecimento acerca da origem e do desenrolar de um assunto tão importante que é o feminismo.

Laiz 25/02/2020

- é uma boa síntese em um formato super gostoso de ler porque eu AMO quadrinhos
- explica bem direitinho desde as primeiras discussões documentadas sobre a condição das mulheres até a primeira, segunda e terceira ondas do feminismo
- menciona os questionamentos levantados por mulheres negras (o discurso da sojorner truth 'e eu não sou uma mulher?' fico toda arrepiada), mulheres lésbicas, queer, transexuais
- espero conseguir ler os próximos volumes, adoraria ver abordadas as mulheres indígenas, sul-americanas, muçulmanas e asiáticas

Érica 12/02/2020

Um breve panorama sobre a história do feminismo ocidental. O texto é muito pequeno, fazendo com que a leitura deixe de ser fluida. Ainda assim, um bom livro de introdução

Karin 07/06/2019

Apanhado Geral sobre o feminismo
Ótima dica para quem quer conhecer sobre o movimento feminista através dos tempos.
Leitura rápida, simples e indicado para quem quer conhecer de forma superficial as figuras importantes e a ordem cronológica dos dos movimentos feministas. Para aprofundar sobre o assunto, há outros livros beeeemmm mais completos e fruto de pesquisas sobre o tema.

Renata (@renatac.arruda) 22/05/2019

Como o nome diz, a proposta é fazer um panorama do feminismo ocidental, no contexto euro-americano, e é cumprida com êxito. A decisão de contar a história do feminismo em quadrinhos é um grande acerto, uma vez que aproxima as pessoas que estão distantes do debate acadêmico e proporciona uma leitura leve e divertida de fatos históricos que ainda poucos sabem.

As autoras alemãs procuram rastrear a produção intelectual, o ativismo político e o legado deixado por mulheres desde a Antiguidade Clássica até a chamada Terceira Onda do Feminismo, apresentando algumas pensadoras alemãs e francesas que são pouco faladas por aqui. O protagonismo das militantes negras, feministas e mulheristas, desde de Sojourner Truth, recebe o tratamento merecido, mas acho que ficou faltando um desenvolvimento maior dos movimentos e maior destaque a outras importantes ativistas e intelectuais além de Audre Lorde e Angela Davis.

Outro ponto negativo é que este primeiro volume termina de forma abrupta, com um mero "Continua...", sem nenhum tipo de desfecho. Além disso, a fonte utilizada é bem atípica e esteticamente feia, deixando os quadros com aquela impressão de que alguém apagou as letras originais e digitou a tradução por cima.

De qualquer maneira, acho que a obra é muito válida, explica bem a atuação e as contradições dos movimentos feministas, e funciona tanto como uma introdução quanto para quem já conhece o assunto. Fico no aguardo do segundo volume!

@renatac.arruda