Uma breve história do feminismo no contexto euro-americano

Uma breve história do feminismo no contexto euro-americano Patu...

Resenhas -

Sara 03/05/2024

Dinâmico e informativo
Resumindo pois o título descreve tudo, gostei de aprender por uma forma dinâmica. Utilizando imagens e fatos históricos. Infelizmente quando falamos de mulheres históricas excluímos muitas, principalmente as de classe baixa ou negras. Recomendo para quem quer se motivar a estudar mais sobre a causa feminista.

Giovanna.Nogueira 06/05/2023

Uma bela introdução ao Feminismo
Por se tratar de um livro que mistura parágrafos com quadrinhos, não tem como aprofundar muito o assunto, mas mesmo que de forma superficial, o tema é mostrado de forma bem certeira.
Pode ser algo particular meu, mas me senti mais inspirada a procurar materiais aprofundados sobre o assunto, principalmente das autoras apresentadas durante a obra.

Pol 20/11/2022

Ondas
Serve de base de entendimento para o movimento citando os tópicos que eram muito abordados na época mas sem se aprofundar muito em algum, por ter quadrinho também ajuda a ser uma leitura mais de boa mesmo que em alguns capítulos eu tenha sentido a necessidade de ler de novo pra absolver. O final me surpreendeu de maneira negativa porque fiquei sem entender como puderam simplesmente acabar o livro meio que ?do nada?

sammy 16/11/2022

Pelo fato de que o livro é bem introdutório, eu gostei bastante de como cada uma das mulheres foram apresentadas ao longo das páginas, com o intuito de instigar o leitor para um maior aprofundamento acerca da relevância dos seus discursos e cooperações dentro e fora da época em que elas estavam situadas, assim vendo toda a trajetória do feminismo por diferentes perspectivas. Ao trazer essa temática para o formato de quadrinhos, acredito que o leitor consiga visualizar melhor essas ondas de mudança, além da dinâmica que a narrativa carrega consigo. Com certeza, foi uma ótima experiência de leitura e que trouxe a curiosidade de saber sobre cada uma dessas figuras históricas e sobre o movimento e sobre o movimento.

andie 14/11/2022

Muito muito muito bom! É um conteúdo bem interessante e relevante. Indico todos a lerem! Traz histórias de mulheres incríveis.

Apenas Evelim 26/07/2022

Uma breve história do feminismo
Livro introdutório sobre o feminismo.
Por se tratar de história em quadrinhos, a leitura é super dinâmica e fluida.
O livro traz o debate sobre as três ondas do feminismo na visão ocidental.
Muitos trabalhos são indicados, o que ajuda pesquisas futuras sobre o tema.
Cumpre o papel de oferecer ao leitor um panorama geral sobre o assunto.
DANILÃO1505 21/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Let 18/07/2022

muito informativo e muito denso. Mesmo já tendo algumas leituras de feminismo, com certeza esse quadrinho te apresentará mulheres e ideias que você nunca ouviu falar. Muito bom! Apesar de o conteúdo na área queer ser levemente equivocado em alguns aspectos.

Stefani129 29/05/2022

necessário??
livro muito necessário, nos faz entender sobre o assunto (feminismo) muito mais fácil e de forma dinâmica. Além de feminismo, também trata de assuntos como: racismo, homofobia, entre outros. Recomendo muito e espero que chegue em mais pessoas!

Vinicius 31/03/2022

Muito bom, adorei!
Bela síntese.

O livro foi um ótimo resumo sobre como foi o Feminismo ao longo dos séculos, quebrou vários mitos e o fato de ser em quadrinhos deixa tudo mais interessante também. Ele conta com muitas referências, fala das chamadas 4 ondas do feminismo, e não passa pano pra ninguém. Mostra, feministas racistas, homofóbicas, etc. Eu aprendi muito com essa obra maravilhosa e certamente vou, reler várias vezes e me aprofundar em alguns temas que vi nele, fico pensando na quantidade de conhecimento que a humanidade perdeu só por causa do patriarcado e machismo… Devemos lamentar muito. A única parte ruim é que ele acaba, pois, eu queria muito mais.

“Diversas feministas defendem pontos de vistas completamente diferentes e, às vezes, até contraditórios, que são sempre influenciados por questões e problemas concretos de sua época - e, é claro, pelas ideias e pelos pontos de vista da pensadora ou ativista em questão. Pois, não existe 'um único feminismo' apenas novas propostas, resultados de pesquisas e descobertas que surgem o tempo todo”.

-Fala retirada do livro

Vejo muita briga por causa disso, e agora percebo que sempre foi assim e sempre será, não imagino como o feminismo poderia ser igual para todas, existem inúmeros fatores que diferenciam pessoas. Uma mulher do oriente médio e uma da América Latina tem vivências completamente diferentes, cultura, história, religiões, não dá para simplesmente encaixar o mesmo conceito para todas. Há uma linha bem tênue sobre essas discussões, pode tanto fazer o bem quanto o mal. Mas não podemos cobrar uma unidade no movimento feminista, isso é um erro, movimentos negros, LGBTs, climáticos, não tem unidade também, pessoas pensam diferente, não somos perfeitos onde tiver um grupo de humanos terá divergências.

Um paralelo que posso fazer é que postam uma fala de Morgan Freeman para “tentar refutar” o momento negro, mas ele não é o Rei dos negros, a fala dele não diz respeito a todos nós. Ele não está na pele de um negro brasileiro ou alemão e não pode falar por eles.

Bessa 20/03/2022

É uma ótima leitura introdutória pra apresentar o surgimento do movimento feminisma, as lutas que foram colocadas em pautas durantes as onda do movimento e o porque existem mulheres que são e outras que não, porque assim como qualquer movimento, infelizmente é elitista e favorável majoritariamente a mulheres brancas. Durante o movimento das sufragistas conseguimos entender porque tá tudo bem ser ou não ser do movimento, mas acredito ser importante destacar que, considerar o feminismo fora de cogitação por já ter conquistado direitos vai contra a sororidade, afinal, muitas mulheres pretas, indígenas, amarelas e demais ainda não são independentes. Acrescento ainda as pensadoras que são destacados no texto e suas devidas ideias, assim como a união das mulheres junto ao proletariado a favor da emancipação causada pelo Estado, antes mesmo do manifesto comunista.
E por fim, fala sobre a terceira onda, as lutas, as diferenças e vertentes, uma ótima leitura em quadrinhos.

Thalita 19/01/2022

Informações Históricas, mulheres fazendo história
É uma história em quadrinhos cheia de humor ácido e fatos históricos. Livro de poucas páginas, uma leitura rápida contudo, cheia de informações.
Apesar de relacionarmos o feminismo com a contemporaneidade, esse livro nos apresenta a luta feminista dos primórdios até os dias atuais. E é fato, é uma luta de longa data.
Papel do gênero, participação política, violência, representatividade, opressão e LGBTQIA+ são alguns dos temas abordados, além do destaque para as mulheres que fizeram história dentro do movimento.

Mylena136 16/01/2022

Uma Breve História do Feminismo no Contexto Euro-Americano
É um bom livro introdutório para quem visa adentrar nas pautas defendidas pelo movimento feminista nas suas três ondas. Tem uma linguagem muito acessível e faz um bom uso de ilustrações para complementar as informações.

Iris 07/07/2021

Feminismo
O livro é um resumo sobre a trajetória do feminismo. É de fácil entendimento e por ser em quadrinhos fica ainda mais interessante. Ótima recomendação pra quem está querendo começar a entender sobre o assunto.

Nick 08/04/2021

Como o próprio nome já diz: o livro brevemente mostra, intercalando pequenos textos com ilustrações, sobre ser mulher nos diferentes períodos históricos. Ele começa pelo mito bíblico da criação: Adão e Eva, com isso é falado sobre que, quando a palavra ?homem? aparece com o significado de ?ser humano?, ?mulher? de certa forma é considerado como um ?ser derivados?, assim como Eva surge de Adão. Também fala sobre o masculino como norma e o patriarcado.
Logo depois parte para a Antiguidade, nesse período, devido a sociedade patriarcal, infelizmente, apenas poucos textos podem ser atribuídos as mulheres. O livro também cita exemplos de mulheres importantes, que escreveram durante a Idade média, moderna. Além disso apresenta as mulheres no iluminismo e revolução francesa.
Apresenta o início dos movimentos feministas, a questão da mulher na indústria e exibe uma problematização importante: a diferença entre as demandas das mulheres trabalhadoras e das burguesas. Também critica a divisão social do trabalho baseada no gênero, o trabalho doméstico, e a questão da remuneração por esse tipo de trabalho.
E finaliza, mostrando os Estados Unidos nos anos 70, e como a questão do gênero, e as pautas do movimento feminista, se diferem quando as distinções além do gênero, como o contraste entre classes e raças entram no debate.
Lukita 19/04/2021minha estante
Meu deus

Kaw 03/09/2020

Simples e fácil de entender, ideal pra quem está começando
O livro é bem rápido de ler com uma linguagem muito simples, por ser em quadrinhos não fica aquela coisa maçante e chata. Recomendo para as pessoas como eu, que estão tentando entender melhor o que o feminismo. O livro passa por todas as eras e explica cada momento, é uma coisa mais superficial, só pra ter uma ideia mesmo, não é um livro para se aprofundar, é bem mais focado na história de tudo.