Angela Davis - Uma autobiografia

Resenhas - Angela Davis - Uma autobiografia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Naslen.Olindo 29/04/2024

Uma autobiografia - Angela Davis
Uma história de vida revigorante.

Todos que gostam da Angela Davis, deveriam ler sua autobiografia. Angela não se tornou a grande filósofa que é, do dia para a noite. Angela é POTENTE.

Quanto mais as coisas ficavam difíceis, mais ela lutava. Sua convicção sobre a necessidade de uma revolução comunista nunca mudou, mesmo quando tudo podera parecer perder o sentido, mesmo quando as pessoas mais importantes pra ela corriam perigo. Angela nunca abandonou seus princípios. Conseguiu agitar uma multidão ao redor do mundo que gritavam e anseavam pela sua liberdade. Conseguiu provar a sua inocência e continua lutando pelo que acredita.

Angela sempre soube que não era apenas sobre ela. Era(e é) sobre todo um sistema carcerário destinado ao aprisionamento em massa dos afroamericanos, era(e é) sobre querer calar qualquer um que discordasse do regime político atual, fazendo-os presos políticos. Era(e é) sobre a história da humanidade, a história da luta de classes.

liviavpaluello 15/03/2024

Necessário
Biografia incrível, tocante! A história de Angela merece muito reconhecimento pela luta tanto contra o racismo, como de classes e uma melhor sistema prisional.

el0is4 03/02/2024

"Eu sou uma mulher negra revolucionária"
Que Angela Davis é incrível, eu já tinha ouvido falar, mas esse livro vem pra expor que esse adjetivo é simples demais pra dimensionar a grandeza de Angela Yvonne Davis.
Angela que perdeu irmãos, amigos, companheiros de luta, um amor..., para o racismo e ainda assim insistiu em canalizar a raiva em algo construtivo: uma luta direcionada politicamente. Angela que no primeiro momento não se interessou em escrever esse livro, pois não queria criar esse lugar de excentricidade sobre si, e posteriormente só aceitou escrever uma autobiografia política, enfatizando o que ela e o seus vivenciaram naqueles tempos.
Para além de conhecer Angela, o livro nos permite compreender nós mesmos, o mundo. O que nós andamos fazendo para mudar a realidade mórbida que vivemos? Raiva, tristeza, indignação não valerão de nada se não encontrarmos uma expressão para esses sentimentos.
"Somos nossa única esperança de vida e liberdade?.

E que sensação mágica conhecer a magnitude de Angela Davis e saber que ela ainda está entre nós. Nossa história está sempre tão atrelada ao passado, aos que foram, que ter Angela aqui com seus 80 anos é algo a ser celebrado.

Essa edição está incrível, a editora Boitempo fez um trabalho massa.

Pri Moura 03/01/2024

Esse livros abriu minha mente para muitas e coisas e me fez querer ler e entender muitas outras. Muito obrigada Angela Davis!!

maria cueca 27/07/2023

Que livrasso!!
Para quem não conhece Angela Davis: nasceu em Birmigham, Alabama (EUA), em 1944. É filósofa, professora emérita do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia e ícone da luta pelos direitos civis.

Marxista e revolucionária, Davis descreve seu envolvimento político durante sua juventude e conta um pouco de sua história.

Apesar de se intitular 'autobiografia' a autora registra com ênfase a biografia da luta racial e de classes dos EUA, se considerando apenas uma das diversas pessoas que lutaram e ainda lutam por seus direitos e pela emancipação.

Recomendo profundamente.

Sssa_silvia 19/07/2023

Que obra!
Essencial a leitura! Uma força, uma verdade que só lendo para sentir e entender!

Uma das melhores biografias que pude ler e recomendo a todos.

A luta precisa ser contínua e essa heroína está de prova para nos inspirar e nos encorajar a permanecermos firmes à luta!

Poder ao povo!

Maria 12/07/2023

Simplesmente maravilhoso, amo a revolucionária e todo o movimento que Angela Davis representa.
O único "problema" é que em certo momento o livro começa a ficar meio massante, pelo menos pra mim. Honestamente acho que é porque eu não gosto muito/não tenho muito contato com obras biográficas. Mas no entanto, essa é uma biografia que realmente vale apena ser conhecida (principalmente, falando como uma pessoa branca, que NUNCA vai entender o que é sofrer racismo na pele, mas que tem que buscar conhecimento pra poder lutar ao lado dos que, infelizmente, entendem/vivem isso diariamente).

.claire 10/05/2023

Angela<3
Não tem como dar menos de 5 estrelas pra essa mulher, narrando com precisão não somente sua vida mas tudo aquilo que a fez ser a líder (sim, líder, apesar de nunca ter sido a intenção dela) política que ela é. Admiro muito.

Gabrielly 21/04/2023

Ângela era uma mulher incrível
As histórias contadas nesse livro são muito comoventes
Gostei muito

LeftLu 11/03/2023

Uma bela forma de conhecer alguns capítulos da vida desta grande figura da história. Uma leitura revolucionária e esclarecedora sobre uma época conturbada da história estadunidense e a luta pela igualdade racial e a garantia dos direitos políticos.

tinoco 04/03/2023

Angela: minha figura materna
Incrível. maravilhoso. sensacional. essencial. uma inspiração. você fica chocado como uma pessoa consegue ser tão inteligente e corajosa.

Aldenir.Ferreira 02/03/2023

A revolução é feminista
Sempre que leio Ângela Davis recebo um soco no estômago, um carinho na cabeça, é uma vontade imensa de fazer algo para melhorar o mundo ao meu redor. A história de luta dessa mulher é muito inspiradora.

Dressa 27/01/2023

Impactante
Angela Davis, com toda certeza, é a mulher que mais contribuiu com o amadurecimento da minha consciência política.
Davis foi uma presa política acusada de conspiração, sequestro e homicídio. O racismo da América do norte durante a era Reagan fica escancarado. A viagem para Cuba foi muito marcante para mim, a forma como ela descreve homens e mulheres negras ocupando papéis de liderança. Nesse livro nós podemos ver seu lado militante, seus medos e principalmente sua força para combater eles.
Não menos importante, Angela Davis é uma mulher COMUNISTA com muito orgulho!!!!

Maria19277 17/12/2022

uma mulher procurada pelo FBI por defender direitos civis (?
uma aula de força, resistência e introdução nos assuntos sobre classe e raça, que a autora faz muito bem.

1 | 2 | 3 | 4 | 5