O Sol Ainda Brilha

O Sol Ainda Brilha Anthony Ray Hinton

Resenhas -

vitória helena 05/06/2021

o sol ainda brilha
posso dizer com clareza que foi um dos melhores que li esse ano. tão triste, cru, destruidor. te faz perder a fé na humanidade e ao mesmo tempo restaura. Hinton me ensinou lições. muitas. sobre amor, sobre perdão. o cara ficou 30 anos, trinta!!!!! preso no corredor da morte por um crime que não cometeu. ele era inocente. 30 anos vendo guardas levarem prisioneiros até a morte, na sala que ficava perto da gaiola dele. tendo a morte pairando no ar e sabendo que a qualquer momento poderia ser ele. o sistema prisional falhou. mas não falhou só uma vez, não falhou só no alabama. falhou várias vezes, falhou aqui no brasil também. falha todos os dias.

Thaísa 20/12/2021

Forte e leva à reflexão
Por algumas vezes tive que pausar a leitura, os relatos são muito reais e cruéis. Trata-se da trajetória real de Hinton no corredor da morte, repleta de quebras de expectativas, reflexões sobre a justiça, vida e humanidade.

Helen Cunha 10/03/2020

Uma leitura que me incomodou, causou angústia e me levou ao desespero e indignação em vários trechos, reforçando minhas inquietações com o sistema judiciário e a pena de morte. Ao mesmo tempo, Ray me fez rir (acredite!) e vibrar com sua vitória como se fosse um velho amigo, além de me lembrar de que sempre há uma escolha pra fazer, seja ela de amor ou de ódio, de desespero ou de esperança, de egoísmo ou altruísmo, etc.

Acima de tudo, Ray me encheu de alegria por me lembrar de que o Sol ainda brilha e, por isso, pode haver esperança, redenção, perdão e liberdade para qualquer um, não importando o que tenha feito! É PURA GRAÇA!

?Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.? Malaquias? ?4:2?

Larissa 04/11/2020

É um livro incrível que mostra muito sobre o sistema carcerário estadunidense. A cada momento do livro, a cada novo processo você sofre junto. Recomendo demais a leitura não só para reflexão sobre o sistema carcerário, mas também, principalmente, sobre o racismo estrutural

Solano 22/03/2020

Sem dúvida nenhuma a história de Ray tem que ser lida e relida não só por pessoas comuns mas pelo judiciário brasileiro, americano...

Nilson 06/04/2020

Impressionante
Nao sei se tem filme baseado neste livro, mas seria muito interessante ver ésta história passada para o cinema. Viver 30 anos no corredor da morte sabendo que vc pode ser o próximo vivendo em um cubículo de 1,5 x 2,00 Só não leva a loucura quem tem a certeza q vai provar sua inocência. Racismo em último grau num PAÍS onde o dinheiro fala mais alto. Historia impressionante. A lealdade de um amigo que o visitou todas as semanas ao longo dos 30 anos e a obsessão pela justiça de seu advogado Bryan Stevenson certanente foram fundamentais para sua perseverança. Ótima leitura.
Iza 01/09/2020minha estante
Se vc gostou deste, tbem vai gostar do livro ? O sol é para todos ?.

Nilson 02/09/2020minha estante
Anotei. Grato srta.

Nath Mel 14/04/2020

Esse livro é sobre Anthony que ficou 29 anos preso aguardando sua execução num crime que não cometeu. Ali percebemos o quanto foi injustiçado por ser preto e pobre. Acompanhamos todas suas angústias e sua vitória ao provar sua inocência.

Karol 16/11/2020

Um dos melhores livros não-ficcionais que li esse ano. ?? ?
Imagine você passar 30 anos preso por um crime que você não cometeu. ??
Inimaginável, né!? ???
Mas foi exatamente isso que aconteceu com Anthony Ray Hinton. Ele foi julgado, sentenciado à pena de morte e enviado ao corredor da morte por conta da cor da sua pele e da sua condição financeira. ????
"O sol ainda brilha" conta a história real desse homem que foi vítima do tribunal de Alabama, um dos estados mais racistas dos EUA.????
"Um sistema que trata você melhor se você for rico e culpado do que se for pobre e inocente." ????
A condenação de Ray foi o pior exemplo de administração corrupta e injusta da pena de morte de que se tenha notícia em qualquer parte do mundo. ????
Ainda assim Ray teve a capacidade de aceitar e superar essa injustiça com perseverança e muita fé. ???
Mesmo depois de solto, Ray carrega feridas que nunca cicatrizarão. ???
"A liberdade é uma coisa engraçada. Tenho minha liberdade, mas em certos aspectos ainda estou preso ao corredor." ???
Esse livro é surreal. Chocante. Revoltante. Doloroso. ????
Leva-nos a importantes reflexões sobre a fragilidade dos julgamentos prisionais e sobre a pena de morte. ??

Gabii 23/07/2021

O Sol Ainda Brilha
Demorei um bom tempo digerindo este livro para conseguir vir aqui dar minha opnião sobre ele.
E tudo piora quando se tem a certeza de que se trata de uma história real.
Saber que Ray passou por tantos absurdos e mesmo assim conseguiu manter sua cabeça erguida e mesmo nas piores situaç?es ajudar aos outro me faz pensar que muitas das vezes somos ingratos pelo que temos.
Ray me faz crêr que podemos ser melhores, e devemos aproveitar cada Segundo de nossa liberdade.
É nojento pensar em como o Sistema prisionar Americano é racista e falho, tanto quanto o brasileiro, quantos Rays temos por aí?
Por mais triste que seja o livro eu gostei muito, sei lá, não consigo pensar em mais nada para dizer, apenas leiam.

Andrea 26/09/2022

Emocionante
Não me recordo se algum livro me fez chorar como esse. O livro trata sobre o racismo estrutural, onde o protagonista é preso injustamente e luta durante anos para conseguir provar sua inocência. Baseado em uma história real, super recomendo!

Náthali 28/04/2021

De embrulhar o estomago
Eu escutei o audiobook desse livro. Não tenho muito a acrescentar das outras resenhas, só que é bom estar preparado emocionalmente para lê-lo. Chorei diversas vezes, me fez dormir chorando, sonhar com livro e quase vomitar. Ao terminar não tinha sentido que tinha sido um livro favoritado mas 5 estrelas somente, mas agora depois de um tempo, me pego sempre pensando nele. Um livro incrível para repensar o sistema de encarceramento em massa de pessoas pretas, o absurdo da pena de morte e sua gigantesca falha.

Bru | @serialivros 18/10/2021

Um livro difícil
Primeiro que atribuir uma avaliação a esse livro, é atribuir valor a vida do autor. Afinal o próprio Ray que o escreveu

É difícil atribui uma nota a isso.
Mas esse livro traz ensinamentos fundamentais para nós, então eu acho impossível ele não ser favoritado.

A história de Ray é realmente dura e ao mesmo tempo inspiradora. Esse livro tocou meu coração de tantas formas que eu me vi com lágrimas nos olhos e arrepiando em diversos momentos. Eu não consigo conceber a ideia do que ele tenha passado, é algo inimaginável. Mas ainda assim algo real. Que aconteceu. E que ainda acontece com tantos ?Ray?s?
18/10/2021minha estante
Tbm tive essa sensação, Bru, como dar uma nota pelo que ele viveu? É uma história muito triste, revoltante mas ao mesmo tempo inspiradora. Ray é incrível

Carol 05/12/2020

Umas história de fé e perseverança
Esse livro/biografia é tocante no MÍNIMO! Não é uma leitura "fácil" por contar a vida do Anthony Hinton e seus enfrentamentos no corredor da morte, mas é essencial para termos a percepção de q somos todos seres humanos e q a decisão de qm vive ou morre não cabe a nós! (Principalmente quando inocentes perdem a vida por isso). Recomendo demais, pq não é fácil passar pelo q esse homem passou e ainda ter fé. Um dos melhores livros q já li!!

P.s sei que muitas pessoas cruéis estão lá por motivos plausíveis, mas não concordo que essa seja a solução.

A dor que um homem pode causar a outro é ilimitada, mas eu não via - não conseguia ver- como o fato de criar mais dor poderia melhorar alguma coisa.
- O sol ainda brilha

Isabele.Souza 07/09/2021

Uma obra necessária
Eu tinha tanta coisa para falar sobre esse livro, mas agora que sentei parece que não consigo organizar as palavras. O resumo é: Leia. Durante toda a leitura tive arrepios de imaginar que isso aconteceu de verdade com alguém. O livro muitíssimo bem escrito que transmite tanta emoção, tantos ensinamentos sobre perdão e esperança. Acho que é o livro que eu mais marquei e colei post-its até agora. Nunca foi minha realidade questionar o sistema carcerário, e muito menos a pena de morte, mas é sempre bom sairmos da nossa bolha. Por favor leia, tenho certeza que a história de Anthony Ray Hinton vai te emocionar.
"Era um homem pobre num sistema de justiça criminal que trata você melhor se você é rico e culpado do que se for pobre e inocente". Pág.10

Lívia 04/02/2021

O sol ainda brilha
É muito doloroso ler a história do Ray, doloroso saber o que ele passou, doloroso saber que estava acontecendo tudo aquilo até bem pouquíssimo tempo e não fazíamos ideia, doloroso imaginar que uma a cada dez pessoas sofrem essa injustiça. Leitura indispensável.