As grandes estratégias

As grandes estratégias John Lewis Gaddis

Resenhas - As grandes estratégias

Lara 15/03/2023

Eu não acho que só livros de não ficção fazem a gente aprender. As ficções podem ensinar não só sobre história, mas também ensinam a viver e sentir. NO ENTANTO, eu gosto demais de ler um livro que me faz aprender muito sobre muita coisa. Esse livro vai passar por diversos pensamentos e construções de estrategias bem sucedidas e também aquelas que deram errado, e os porquês. Não vou aqui falar sobre a linha de análise que o autor apresenta da Guerra do Peloponeso ou da Guerra Civil Estadunidense, mas foi muito interessante ser apresentada a um estudo da história recortado pelo movimento estratégico, ou não, de grandes líderes. Claro que o autor tem um viés que reflete a sua sua nacionalidade, cor e classe, mas conscientes disso é possível ponderar e aprender muita coisa. Esse livro é quase um guia de como pensar, não de o que pensar. Mais do que isso, aprender a reconhecer as variáveis que se apresentam, os recursos disponíveis e como podemos responder de forma a atingir nossos objetivos, isso pra uma pensamento de ações de dia a dia e construções de trajetórias, não tem nada a ver com guerra no fim das contas.

Bruna.Bandeira 20/08/2022

Difícil
Apesar de se tratar de um livro para o público comum, para mim faltava muito repertório histórico para entender completamente o texto.
Ainda assim, é interessante o argumento do autor e, embora difícil, gostei de ter lido.

Lidiany.Mendes 26/04/2022

Leitura difícil
Um livro interessante, porém difícil. Terminei o livro sabendo que terei que voltar a ler essa obra. Essa primeira leitura foi uma leitura exploratória. Agora vou ler ou reler os livros que o Gaddis menciona e depois vou reler o livro na esperança de compreender melhor e de crescer intelectualmente com todo esse conhecimento. Um livro que desperta interesses. Difícil? Sim. Recompensador? Muito.

Ana.Serva 25/04/2022

Leitura difícil
A escrita do livro em si é difícil.
Um pouco repetitivo a respeito da diferença do raciocínio entre porco espinho e raposa.
Mas traz outros pontos relacionados à construção da estratégia, ilustrados por exemplos reais sobre ?As grandes estratégias? de grandes nações, que enriquecem o leitor em seu raciocínio.

Thaiana.VilasBoas 25/03/2022

Uffaa!!!
Confesso que é um livro de leitura difícil, com necessidade de consulta e pesquisa para entendê-lo melhor. Mas para mim valeu a pena, consegui absorver algumas informações e pretendo reler mais para frente.

Kaju 13/02/2022

É um livro complexo, porém é daqueles que ampliam o nosso repertório!
Só li porque faz parte do clube do livro da Prioli e do Karnal e confesso que entendi melhor depois das lives.
Em 10 ensaios, o autor aborda as principais grandes guerras da história, atravessando épocas diferentes e mostra a estratégia de cada líder a frente delas, desde Sun Tzu até Roosevelt.
É um livro pra ser lido com calma e, no meu caso, com o Google do lado pra recordar cada uma das aulas de história!
A abordagem é mostrar o cálculo de risco e oportunidade, além da destreza e engenhosidade que são imprescindíveis num campo de batalha, mas também na política. Negócios, vida profissional e pessoal.

Rebeca.Trindade 06/02/2022

A leitura é um pouco complexa. O livro passa por muitos momentos históricos, na maioria das vezes não aprofundados, ou seja, o ideal é que se tenha um conhecimento prévio para melhor entendimento.

Gigio 04/02/2022

Leitura difícil, mas boas reflexões
A obra tras ótimas reflexões sobre alguns dos grandes estrategistas da história, como Júlio Cesar, Otávio, Lincoln, Roosevelt, Xerxes, Maquiavel, Santo Agostinho e muitos outros. Traz muitas referências históricas e de algumas obras clássicas, como Cidade de Deus, o Príncipe e A Arte da Guerra.
Devido a grande quantidade de informações históricas, e, muitas vezes, sem o aprofundamento necessário para que quem não conhece previamente os fatos possa entender, o livro torna-se maçante em alguns pontos.
Devido à sua densidade, uma segunda leitura será necessária.

Natália 27/01/2022

É un livro interessante, mas um pouco confuso. Tem muuuitas referências históricas, fiquei um pouco perdida em alguns momentos... e achei a leitura muito arrastada.

Karol Belai 14/01/2022

Denso demais
Sensação de que até mesmo um professor de história ficaria desnorteado ao ler este livro, linha de raciocínio instável, comparações estranhas, pelo menos da forma como está traduzido pra nós.
Sinto que para entender melhor o conteúdo teria que de reler o mesmo, porém, não sinto a menor vontade de fazê-lo, pela forma como foi escrito.

FãdoLeao 13/01/2022

Começa bem, ensina MUITAS coisas, as vezes óbvias mas que com exemplos de líderes históricos torna uma boa leitura. Porém, no decorrer do livro fica uma leitura pesada e tediosa. Não é ruim mas tbm não é bom?????

Ray 02/01/2022

Grandes expectativas...
Comecei empolgada, mas tive muita dificuldade em terminar. Leitura dificil. Me falta background para compreender o texto.

Sol 28/12/2021

O início do livro é mais dinâmico e fluído, com o passar dos capítulos e o aprofundamento em um contexto histórico pouco familiar para mim, foi ficando mais difícil acompanhar.

Thais 07/12/2021

chato e complexo
pelo título achei que seria alguma coisa muito ?, mas não.

esse livro é completamente detalhado e o autor faz sua tese supondo que o leitor conheça de cabo a rabo a história que ele propõe a explicar. É um nível muito alto, que a maioria das pessoas (como eu) não tem.

Seria um livro para releitura depois de fazer uma boooa pesquisa, mas convenhamos que não me interessa me esforçar e gastar meu tempo pra isso.