As grandes estratégias

As grandes estratégias John Lewis Gaddis

Resenhas - As grandes estratégias

Gigio 04/02/2022

Leitura difícil, mas boas reflexões
A obra tras ótimas reflexões sobre alguns dos grandes estrategistas da história, como Júlio Cesar, Otávio, Lincoln, Roosevelt, Xerxes, Maquiavel, Santo Agostinho e muitos outros. Traz muitas referências históricas e de algumas obras clássicas, como Cidade de Deus, o Príncipe e A Arte da Guerra.
Devido a grande quantidade de informações históricas, e, muitas vezes, sem o aprofundamento necessário para que quem não conhece previamente os fatos possa entender, o livro torna-se maçante em alguns pontos.
Devido à sua densidade, uma segunda leitura será necessária.

Ray 02/01/2022

Grandes expectativas...
Comecei empolgada, mas tive muita dificuldade em terminar. Leitura dificil. Me falta background para compreender o texto.

Ilmar 16/11/2021

Bom mas...
Eu comecei empolgado com a leitura mas depois vou murchando. Depois dos 50% só queria quebo livro acabasse. Os prof falaram que era uma leitura mais difícil mas não imagina tanto.
Outro detalhe é que, em alguns momentos, noto que o autor tenta defender alguma ideia abordada ao invés de expô-la e discursar prós e contras. Posso estar doido tb.

João 24/11/2021

Grandes estratégias, pequenas emoções
Eu sabia que não seria uma leitura fácil. Mas só não esperava que fosse ruim. Claro, não é de todo ruim - mas também, não foi bom. É um daqueles livros que exigiria uma segunda leitura, o que dificilmente vai acontecer.

A perspectiva do autor, em supor que seus leitores já leram certas obras e conhecerem, certos conceitos - quando ele os apresenta no seu texto, Dificulta bastante a leitura. E a segunda metade do livro, que se dedica a enaltecer as estratégias estadunidenses, é um tanto monótona.

Não é um livro que leria por conta própria. Foi terminado, porquê fez parte do clube do livro. De saldo positivo? me fez querer ler Guerra e paz. Mas algum booktuber também poderia me despertar essa vontade.

Lidiany.Mendes 26/04/2022

Leitura difícil
Um livro interessante, porém difícil. Terminei o livro sabendo que terei que voltar a ler essa obra. Essa primeira leitura foi uma leitura exploratória. Agora vou ler ou reler os livros que o Gaddis menciona e depois vou reler o livro na esperança de compreender melhor e de crescer intelectualmente com todo esse conhecimento. Um livro que desperta interesses. Difícil? Sim. Recompensador? Muito.

Lara 15/03/2023

Eu não acho que só livros de não ficção fazem a gente aprender. As ficções podem ensinar não só sobre história, mas também ensinam a viver e sentir. NO ENTANTO, eu gosto demais de ler um livro que me faz aprender muito sobre muita coisa. Esse livro vai passar por diversos pensamentos e construções de estrategias bem sucedidas e também aquelas que deram errado, e os porquês. Não vou aqui falar sobre a linha de análise que o autor apresenta da Guerra do Peloponeso ou da Guerra Civil Estadunidense, mas foi muito interessante ser apresentada a um estudo da história recortado pelo movimento estratégico, ou não, de grandes líderes. Claro que o autor tem um viés que reflete a sua sua nacionalidade, cor e classe, mas conscientes disso é possível ponderar e aprender muita coisa. Esse livro é quase um guia de como pensar, não de o que pensar. Mais do que isso, aprender a reconhecer as variáveis que se apresentam, os recursos disponíveis e como podemos responder de forma a atingir nossos objetivos, isso pra uma pensamento de ações de dia a dia e construções de trajetórias, não tem nada a ver com guerra no fim das contas.

Nilson 18/06/2019

Guerra
A idiotice que está no DNA do ser humano. É historia, interessante, porem nao faz meu gênero . Li ate o fim porque não costumo parar o que começo. Lendo isso fico mais preocupado do que já estava diante de uma grande guerra eminente. A historia e os fatos levam a isso.

Jonas 03/06/2021

Lideraça e estratégia
O livro “as grandes estratégias” escrito por John Lewis Gaddis (professor de história militar e naval na Universidade de Yale) nos revela uma boa análise dos grandes acontecimentos e eventos ocorridos em várias partes do globo. E a partir das visões claras a respeito dos acontecimentos, Gaddis nos proporciona várias conexões do passado com o presente, ressaltando grandes lideranças e nomes que marcaram grandes acontecimentos.

A leitura nos convida a fazer um passeio histórico revisitando grandes personalidades como generais, reis, príncipes, rainhas presidentes e grandes governantes que almejaram ou deslumbraram um futuro grandioso. Aqui o autor mescla política, estratégia, decisões acertadas contundentes e grandes erros cometidos. A obra faz uma juntada de um “capital intelectual” humano disponível a quem desejar buscar não por novas fontes de ideias, mas por tipos de decisões pensadas e aplicadas para solucionar diversos conflitos sejam eles guerras ou a administração de um país.

Dentro dessa obra densa e grandiosa é citado grandes clássicos que são divisores na literatura mundial como “Guerra e Paz” escrito pelo autor russo Liev Tolstói, “o príncipe” de Maquiavel, “da guerra” de Carl Von Clausewitz e outros que nos convidam a também beber dessa fonte que é inesgotável.

Foi muito interessante perceber e entender alguns dos grandes dilemas vividos e perpetuados nos registros da história, e hoje, sob a luz da análise proposta por Gaddis te convido a conhecer também esses personagens imortais que se perpetuaram a partir das suas ações e decisões.

O livro teve seu lançamento em 22 de março de 2019 com 384 páginas e está divido em 10 capítulos, notas e índice remissivo.

Karol Belai 14/01/2022

Denso demais
Sensação de que até mesmo um professor de história ficaria desnorteado ao ler este livro, linha de raciocínio instável, comparações estranhas, pelo menos da forma como está traduzido pra nós.
Sinto que para entender melhor o conteúdo teria que de reler o mesmo, porém, não sinto a menor vontade de fazê-lo, pela forma como foi escrito.

Bruna.Dietrich 11/11/2021

Raposas e porcos-espinhos
Um livro difícil e com muitas informações, mas que nos instiga a conhecer um pouco mais sobre as estratégias usadas por grandes líderes ao longo dos séculos!
A grande sacada do livro é buscarmos um equilíbrio entre ser raposa e porco-espinho! ?Raposas adaptam-se com mais facilidade a mudanças, e porcos-espinhos prosperam em tempos estáveis?

Fer 24/11/2021

Um livro espetacular, mas precisa de muito estudo
O título já diz tudo. É um livro fantástico, mas não é para qualquer um. Tem muitas referências históricas, muitos personagens importantes, e sem ter uma base muito sólida, ficamos perdidos em vários momentos. É aquele livro que merece ser relido.

FãdoLeao 13/01/2022

Começa bem, ensina MUITAS coisas, as vezes óbvias mas que com exemplos de líderes históricos torna uma boa leitura. Porém, no decorrer do livro fica uma leitura pesada e tediosa. Não é ruim mas tbm não é bom?????

Luh 23/11/2021

As Grandes Estratégias
Grande Estratégia: Como alinhar aspirações potencialmente ilimitadas com capacidades necessariamente limitadas? O livro analisa cenários históricos desde a Grécia antiga até a Guerra Fria de forma a verificar as grandes estratégias utilizadas pelos grandes líderes de todos os tempos.

O livro é profundamente rico e enriquecer a leitura com pesquisas paralelas e com séries e filmes sobre os momentos abordados no livro irão com certeza ajudar na absorção do vasto conteúdo. Não é uma leitura simples e a escrita de Gaddis por muitas vezes pode ser confusa, no entanto, mantenho minha recomendação.

Mari 30/11/2021

Vale a releitura
Li este livro por conta do clube do livro Prioli & Karnal, graças ao clube aos posts, aulas, e lives tive uma melhor compreensão.
No futuro voltarei a lê-lo, tendo mais repertório, pois é uma leitura devagar que requer bastante pesquisa para maior compreensão, talvez se não fosse o clube eu teria abandonado no meio do caminho, mas definitivamente valeu apena.

Joao 04/12/2021

Livro mais do que necessário à vida
Escolhemos um caminho a seguir, trilhamos uma estratégia para chegar ao fim, mas me deparo com um obstáculo? Muitas vezes não saberíamos o que fazer, ficaríamos tristes e desistiríamos, porém nada do que um pensar e um mudar de estratégia não adiante.

Pensamos muitas vezes que estratégias devem ser perfeitas, todavia sempre haverá um percalço à nossa frente. Deve-se saber o lugar que estamos indo, contudo se faz necessário a perspicácia da adaptação em meio aos erros e barreiras, a fim de que consiga chegar ao local que antes era visado no início.

Este livro molda o pensamento e lhe ensina várias estratégias capazes de mudar a tua vida. Juntando tudo que fora passado, é possível ir muito longe. Aliás, não é uma obra apenas para nos guiar sobre o que fazer em determinados momentos, ensina-nos e muito sobre história, desde a Grécia, com os 300, à Primeira Guerra.