O Garoto chamado Tony Louco

Resenhas - O Garoto chamado Tony Louco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mary - @mundo_literario.mary 16/10/2022

Gostei muito da leitura.
O livro conta a história de Anthony, um garoto de 12 anos que viveu a sua vida inteira de forma bem tranquila e com muitos luxos, seu pai é dono de uma empresa de preservativos, que um dia acaba passando por uma crise bem ruim, o que faz com que Anthony e sua família fiquem pobres. O que acaba afetando muito a família, principalmente o casamento dos pais de Anthony, Mariana e Antônio e na forma como ele leva a vida.

A vida de Anthony começa a mudar assim que os seus pais se separaram, e ele vai morar com a sua mãe na casa dos seus avós, e começa a estudar em uma escola pública. Daí sua vida muda de vez, e vemos todas as mudanças passadas ao longo do tempo, como o primeiro amor, as amizades verdadeiras, sua tentativa de deixar de ser um nerd e virar um garoto popular. Mais o principal como Anthony irá mudar a sua personalidade e encontrar a sua verdadeira identidade. De um nerd sem graça até se tornar o Tony Louco.

A procura constante por destaque e popularidade é abordada o livro todo, mas quando se torna o Tony Louco, Anthony acaba deixando pra traz coisas que são muito importantes para sua vida. O modo como essa transformação é abordada mostra como muitos adolescentes passam pelas mesmas situações passadas por Anthony, como quer ser popular e almejar isso acima de tudo, sem medo das circunstâncias que vem a seguir.

Li esse livro pela primeira vez em 2019 e pra mim foi muito gratificante poder reler uma história tão especial. Um livro muito bem escrito e envolvente, me emocionei muito em vários momentos, me identifiquei com várias aventuras passadas por Tony durante o livro, senti aquela sensação de nostalgia, me lembrei muito da minha época de escola que vivi muitas aventuras. Esse livro com toda certeza é um dos melhores desse ano se não um dos melhores da vida. Só tenho uma coisa a dizer leiam esse livro, garanto que não irão se arrepender.

@resenhandodark 29/01/2020

@resenhandodark
Este livro conta a história de Anthony, um garoto que teve uma infância cheia de riquezas, mas que, ao chegar à adolescência, precisa encarar o desafio de estudar numa escola pública do subúrbio da sua cidade. Lá, ele tem que abrir mão do orgulho e de todos os seus preconceitos a fim de se encaixar dentro de sua nova realidade enquanto tem a oportunidade de viver aventuras que jamais imaginou ao lado de verdadeiros amigos.
É também na nova escola que Anthony se apaixona pela primeira vez e vê seu coração dividido entre duas garotas: Andréa, uma garota doce, sensível e romântica; e Carol, uma garota bela e popular. Essa dúvida o leva a fazer difíceis escolhas e a se transformar no destemido e ousado Tony Louco.

Uma história leve, adolescente e nostálgica, depois de um tempo desejando à leitura desse livro eu finalmente conheci o Tony Louco em parceria com o Rafael Coutinho. Apesar de ser um livro totalmente fora do meu habitual, foi uma leitura prazerosa e divertida.

À escrita é tão leve que você consegue finalizar ele em um dia sem nem notar, além de nos fazer relembrar nossos momentos em escola pública, e também nós identificamos com aos personagens, eu por exemplo era igual à Andrea que vivia escrevendo em cadernos as paixonites de escola kkk porém não era uma menina doce e sensível como ela, e também quem já não teve momentos de rebeldia igual o Tony, cabulando aula por exemplo kkk.

Então se você quer ler algo divertido para sair da ressaca, vale a pena conhecer essa história e acompanhar aos momentos de rebeldia do personagens, e ao final o autor deixou um gancho para o segundo livro, que trará várias novidades na vida desse adolescente, que já estou bem ansiosa para ler.

@ysalemos 30/08/2020

Vale a pena mudar?
Começamos O Garoto Chamado Tony Louco ( @otonylouco ) conhecendo um menino extremamente tímido e nerd, que tinha uma vida muito boa, regada de tudo que ele queria, do bom e do melhor. Porém, Anthony não era exatamente a pessoa mais popular do universo. Sua aparência, o óculos, aparelhos nos dentes, cabelos penteados para o lado e o corpo totalmente fora de forma, eram os motivos pelos quais muitos faziam dele objeto de zombaria (situação que é, ou já foi, a realidade de muitos jovens).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, se você já está com pena dele, espera mais um pouquinho, que sempre tem com piorar. Devido a um golpe, o pai de Anthony perdeu tudo, de um dia para o outro. O garoto, que antes era mimado da melhor forma pelos pais, agora via seu reinado cair por terra. A situação financeira ruim foi agravando, ao ponto de refletir na relação entre seus pais, resultando em um divórcio. Tudo que Anthony conhecida, se perdeu, de uma hora para a outra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com essa mudança brusca na vida, tendo que viver com um orçamento bem reduzido, a mãe de Anthony percebe que terá que mudar o filho da escola particular para uma escola pública. E é aí que nossa jornada começa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em um ambiente completamente novo, Anthony tem que aprender a se adaptar a sua nova realidade, enquanto lida com todas as mudanças da famosa adolescência. Nós vamos acompanhar uma jornada que tratará sobre vários questionamentos dessa fase da vida, e a situações difíceis que surgem com os amores da juventude. Como lidar com isso?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nós veremos como o garoto nerd e tímido, vira Tony o Louco, motivado pela vontade de ser aceito. Acompanharemos o coração do jovem rapaz divido, as muitas enrascadas que ele vai se meter isso, e uma lição sobre aceitação. Será que vale a pena mesmo mudar para que os outros aceitem você?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Garoto Chamado Tony Louco trata sobre uma fase muito complicada da vida, com uma linguagem bem divertida. Não vou mentir pra vocês que em muitos momentos tive vontade de entrar no livro e bater no Tony. Porém, a drama se desenvolve e no fim, você acaba perdoando o personagem por algumas decisões ruins.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um leitura nacional pra quem curti tramas jovens, com vários elementos da nossa cultura.

site: https://www.instagram.com/canalheyysa/

Fernanda1492 29/10/2020

Muito bom!!!
O Garoto Chamado Tony Louco conta a história de Anthony, um garoto que quando criança teve a vida cheia de riquezas, mas na adolescência sua família perde tudo e ele acaba tendo que ir estudar em uma escola pública no subúrbio. O desafio é abrir mão do preconceito e poder se encaixar nessa nova vida.
O livro é narrado pelo próprio Tony (que recebe esse apelido ao chegar na nova escola) e a história acontece em São Luis do Maranhão.
Anthony é um garoto muito inteligente e divertido. É da turma dos "nerds" mas sonha em ser popular. Ele então faz um plano para alcançar esse objetivo.
Para quem passou da fase da adolescência sabe que é uma fase muito difícil, o que não foi diferente para Tony. Principalmente porque teve sua vida virada de ponta cabeça. A história se desenvolve nas descobertas de Tony. A amizades que ele faz, as novidades da adolescências e também decepções.
Esse livro me fez repensar escolhas e amizades. A amizade dos "farofeiros" é insipradora.
Me fez refletir sobre como a influência das pessoas ao redor podem fazer a diferença na vida de um adolescente. Para fazer parte do grupo Tony teve que fazer coisas que nem ele imaginava.
Gostei muito amadurecimento que Tony tem durante sua trajetória no livro e como ele tem que encarar cada escolha e decisão que tomou. Mal posso esperar pela continuação.

Um livro muito divertido, dei muitas risadas. Vale a pena!

Tami 25/08/2020

Aqui acompanhamos as conquistas e os arrependimentos da vida de Anthony, em sua busca por aceitação logo após seus pais perderem tudo quem tinham e se separarem. Desfazendo o conceito de família na qual ele sempre foi muito apegado.

Anthony, assim como muitos na pré-adolescência tem uma visão distorcida sobre muitas coisas, acha que só a popularidade no colégio e ficar com a garota mais bonita é o importante, e faz o possível para chegar ao seu objetivo, não se importando em quem vai magoar pelo caminho.

No decorrer da trama, depois de fazer diversas besteiras e decepcionar muitas pessoas é que ele vai aprender o verdadeiro sentido da amizade e o quanto ela é importante. Livro leve, fluído e divertido, nos mostra as dificuldades dessa fase cheia de descobertas, medos e a busca por aceitação.

Patty.Maionese 13/09/2020

Descobrindo o que é essa tal de Amizade
Finalizo a leitura com uma alegria no coração, foi tão bom ver os desafios e o crescimento do Antony que essa leitura me fez lembrar de mim mesma a alguns anos atrás ?!

A história do Antony é a primeira que leio onde o protagonista é um garoto que narra com detalhes umas das fases mais complicadas da vida que é a chegada da adolescência. Tony tem sua vida virá de cabeça para baixo cheia de transformações, tudo ocasionada por uma confiança errada em uma "amizade" que não era tão fiel assim, e com isso tudo muda na vida de Tony e ele é apresentado a um novo cenário, uma nova vida, novas amizades e um novo Tony. Para mim as palavras chaves desta narrativa são: consequências, conhecimento e descobertas, pois o Tony vive intensamente e descobre na pele o significado de cada uma dessas palavras em diferentes situações.
Amei enxergar a história totalmente pelo ponto de vista do Tony isso foi realmente muito novo para mim, sendo assim recomendo essa deliciosa leitura que tem um conteúdo maravilhoso.

Rosângela Castro 08/08/2020

FAZ LEMBRAR MUITO O TEMPO DE ESCOLA
O Livro "O garoto chamado Tony Louco" é um livro jovem e divertido! Que nos faz voltar no tempo, no nosso tempo de escola, e ver que muitas das coisas que aconteceram com Tony e sua turma, já aconteceu com a gente também. Amores, descobertas, desilusões, amizades, reencontros... Um livro que aborda a mudança de vida de um menino rico com muitas regalias para uma vida pobre e com algumas privações, apesar do esforço e carinho da mãe e seus amigos. Parabéns ao autor pela obra.

Racha_cuca_literario 29/10/2019

5 motivos para ler Um garoto chamado Tony louco!
Olá galera marota, bora ler!

1- Tem uma linguagem bem simples.

É um livro escrito em primeira pessoa, o que facilita muito. Ele é perfeito pra primeiras leituras!

2- É um livro muito rápido de ser completado!

Eu sentei e terminei metade do livro em uma tarde! A outro metade foi pela noite!

3- É impossível não rir com Tony e as situações que ele se envolve!

Em uma parte, Tony começa a agir sempre de uma confusão pra outra!

4- É um livro regional nordestino.

Ele reverência nossas tradições, cultura, história. Esse livro é só sucesso,e ainda é instrutivo!

5- A edição é linda!

Anw. A edição é interativa com desafios pra serem feitos durante a leitura. Além disso, conta com umas imagens lindas!

A nota não poderia ser outra senão 5?, esse livro merece tanto pela proposta quanto pelo que conseguiu me transmitir.

Como eu tinha dito antes, a cultura nordestina aparece aqui e ali em diversos momentos do livro. Fico muito feliz de conhecer, e relembrar parte da minha adolescência com o Tony louco!

Luana 29/09/2020

Maravilhoso!!
Esse livro é bem rápido de ler, para quem esta de ressaca literária é perfeito. Para mim a leitura fluiu super bem para mim e além disso o tema dele (adolescência) é muito bom!
Só se preparem para passar por muita raiva por causa do Tony kkk.

site: https://www.instagram.com/p/CCN_fTLjkAF/?utm_source=ig_web_copy_link

Leiturasdamarina 08/02/2020

As loucuras (ou burrices) da adolescência!!
Que livro!!!! Amei conhecer o Tony e passar (novamente) junto com ele pelas dificuldades da adolescência! O autor conseguiu abordar temas difíceis, como bullying, aceitação, família,etc de uma forma sensível e prazerosa de ler. Tony comete muitos erros e acaba descobrindo, de forma dolorosa, o que realmente importa na vida: o amor de sua família e amigos verdadeiros; aqueles que te amam pelo que você é, sem querer te transformar em outra pessoa. Recomendo demais!

@estante_da_monie 23/07/2020

Maravilhoso
"Uma história tão leve, que você termina sem ao menos perceber. Livro excelente, leitura prazerosa e fluida. Foi muito nostálgico ler Tony Louco, pois me lembrou muito da minha época de escola. Não sei nem expressar o quanto adorei a leitura. Aguardo uma continuação haha."

Roberta 23/07/2020

Tony,o perdido
Eita fase cheia de sentimentos que não sabemos! Obg Tony por me ensinar a olhar mais profundamente para os meus filhos e prometo que não irei me palar para que eles nunca se sintam tão solitários ou tão perdidos! Porque nós, humanos, temos a necessidade de pertencer! E Tony sentiu tanta essa necessidade que confundiu muita coisa, quase se perdeu porém a amizade verdadeira o fez acordar pra vida.

Inês 23/11/2020

O GAROTO CHAMADO TONY Louco
Título Original: O GAROTO CHAMADO TONY LOUCO
Autor: Raphael Coutinho
Ano: 2019
Editora: Coerência
Páginas: 166
A obra narra desafios da adolescência. Quando você inicia a leitura pensa se tratar de uma obra apenas para adolescentes. Porém, logo se identifica com a história porque ela é genuinamente brasileira.
Os conflitos que o garoto terá que enfrentar se revelam já nas primeiras páginas. E o encadeamento de ideias permite uma leitura fluida. São dez capítulos que trazem o cotidiano dos desafios pertinentes à vida de adolescentes.
Tony vai lidar com uma queda brusca em seu padrão de vida e a separação dos pais. Certamente um dilema imenso para um adolescente que ainda está em busca da sua própria identidade.
O autor, nesta obra, trabalha com várias ideias importante para a reflexão dos adolescentes e das pessoas em geral: preconceito, valores, relações humanas, descobertas na adolescência dentre outras. O que nos prende nesta narrativa é a chamada à reflexão das consequências de nossas escolhas e sobre o lugar no mundo que cada um busca encontrar.
O autor Raphael Coutinho nasceu na cidade de São Luiz do Maranhão, cria histórias desde os oito anos de idade e está prestes a publicar a continuação do Tony Louco.
Um livro jovem, divertido muito recomendado para adolescentes. E para todas as pessoas sensíveis à uma história que lhes faça voltar no tempo, relembrar os tempos de escola e perceber que em nossa vida e o tempo todo fazemos escolhas.
Tenha você a idade que tiver certamente vai se deliciar com a narrativa cativante deste autor.
Parabéns Raphael Coutinho!

Miny 15/12/2020

"As mulheres têm quatro necessidades: serem amadas, elogiadas, desejadas e surpreendidas. Um homem deve saber como dar isso a elas."

1 | 2 | 3 | 4 | 5