Dom Casmurro

Alex Mir

Resenhas -

yaslendo0 31/12/2021

Traiu? Não sei
Não valeu muito a pena ler os quadrinhos porque deixou muita coisa fora e é muito resumido. Achei que essa pergunta seria respondida mas fiquei 50% e 50%
Giovanni.Ariel 11/04/2022minha estante
Mas nem no livro original isso fica claro.

yaslendo0 11/04/2022minha estante
isso eu sei kkkkk, mas queria poder ter uma opinião mas eu mesma fiquei dividida

Giovanni.Ariel 11/04/2022minha estante
Ah, sim. Agora entendi seu comentário.
Penso diferente. Essa dúvida que fica no ar gera discussões muito interessantes.

Jheniffer.Oliveira 27/05/2022minha estante
Também tive essa sensação ?

Sara277 04/06/2020

Já começo dizendo que ainda não li o texto integral da obra, é meu primeiro contato com tal. Achei bem intrigante o enredo, a gente realmente fica se perguntando se a Capitu traiu ou não o Bentinho. Amei ler a HQ, recomendo.
Celestino 18/07/2020minha estante
Acho que Betinho é gay, presta atenção em como ele fala de Escobar

mari 16/11/2021minha estante
se você parar pra pensar um pouco, a história é narrada por bentinho que é possessivo e ciumento com Capitu. Mas por outro lado, o pequeno é a cópia fiel de Escobar e, Bentinho já havia dito que não estava conseguindo ter um filho com a mesma.

Altacheres.Godoi 11/12/2022minha estante
Concordo com você Mari.

Maria19708 27/01/2024minha estante
Eu achei meio cansativo a leitura e não prestei atenção na historia

Andrômeda Messier 07/08/2019

Capitu traiu Bentinho?
Mesmo que nunca tenha lido Dom Casmurro já ouviu falar desse clássico acompanhado da famosa e intrigante pergunta, Capitu traiu Bentinho?

Dom Casmurro é considerado pela crítica o terceiro romance da “Trilogia Realista” de Machado de Assis. O romance foi escrito pelo personagem Bento Santiago que decidiu “atar as duas pontas da vida” com memórias da sua infância até os dias em que está escrevendo o livro que ele intitulou Dom Casmurro, nome que ele mesmo é chamado por alguns amigos. Não se apressem em pesquisar o porquê deste nome, o próprio Bento Santiago nos explica no primeiro capitulo:

Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo.

Bento Santiago conviveu com a promessa feita pela mãe de enviar o filho ao sacerdócio, promessa que se tornou difícil de conviver quando Bentinho começa a nutrir sentimentos por Capitu que o ajuda a encontrar uma maneira de contornar essa promessa. E o nosso personagem desesperado continua a sua busca por ajuda.

Inevitavelmente Bentinho é enviado ao seminário, deixando no Engenho Novo, a casa em que foi criado “na antiga R. de Matacavalos” (hoje Riachuelo), uma paixão por Capitu que jura esperar por ele para então um dia se casarem.

No seminário Bentinho conhece Escobar e se tornam amigos. Ele narra seus momentos vividos e visitas ao lar enquanto José Dias o “agregado” da família se encarrega da missão de tirá-lo do seminário.

Aos poucos é perceptível o ciúme doentio de Bentinho e a sua insegurança ao perceber a mulher que Capitu vem se tornando, são diversas as vezes que podemos perceber os ataques de inseguranças e ciúmes, assim como no trecho:

“Capitu era Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem”

Ele se via atado diante da mulher de “olhos de ressaca” ou “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”. Como ele mesmo disse em outras palavras considerava Capitu, muita areia para o seu caminhãozinho.

A sua saída do seminário finalmente é confirmada ainda permanecendo a amizade com Escobar que se casa com Sancha melhor amiga de Capitu. Bentinho entra para a faculdade de direito, retorna para casa e se casa com sua paixão que o esperava. É a partir deste momento que começa os relatos do inicio da desconfiança de Bento que pode ou não responder a pergunta do inicio, Capitu traiu Bentinho?

Os casais Escobar e Sancha, Capitu e Bentinho andam sempre juntos, ambos tiveram filhos, o primeiro uma menina batizada de Capitolina e o segundo um menino batizado de Ezequiel.

Em um determinado ponto Bento Gonçalves começa a acreditar que a sua amada esposa e o seu melhor amigo o traiu, desconfiando da paternidade do seu filho Ezequiel.

Quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me…

Vale ressaltar que conhecemos apenas o ponto de vista do Bentinho, um advogado casmurro (fechado em si mesmo, teimoso, obstinado, carrancudo) que sabe usar os fatos e palavras a seu favor.

Descubra o qual a resposta correta e me conte. E apenas para te deixar um pouco mais alerta em relação a Bentinho, vou deixar um trecho final:

Não, não, a minha memória não é boa. Ao contrário, é comparável a alguém que tivesse vivido por hospedarias, sem guardar delas nem caras nem nomes, e somente raras circunstancias. A quem passe a vida na mesma casa de família, com os seus eternos móveis e costumes, pessoas e afeições, é que se lhe grava tudo pela continuidade e repetição.

site: https://wordpress.com/view/folheandosentimentos.home.blog
Hév 08/08/2019minha estante
Tive exatamente a mesma experiência que você quando li a primeira e segunda vez. Hoje acho Bentinho surtadíssimo e não choca ninguém, hahaha

Andrômeda Messier 08/08/2019minha estante
A maioria defende o Bentinho, porém era isso que ele queria, nos fazer aprofundar na sua loucura.

Lua 04/12/2020

É aquilo, indico, porém extremamente necessário ter lidos história ou no mínimo ler depois, pois pode instigar o aprofundamento desse clássico
Duddah 04/12/2020minha estante
e ai, traiu ou não? OIJFVDOPHEROIPGHAERIOPGABVHIORPEH

Lua 17/12/2020minha estante
Naoooo

Michel 07/09/2023minha estante
Colocar paradidático no skoob é o cúmulo kakskskdkd

Leya 02/09/2021

Aaaah que versão incrível.
Eu li a história original a alguns anos e me apaixonei pela história e relendo agora nessa versão em quadrinhos posso dizer que a possibilidade de leitura mais rápida reforçou ainda mais o meu amor.
Eu amei o gráfico da HQ, a linguagem está bem próxima do original que li e para mim não deixou a desejar em nada, vale muito a pena para você que quer conhecer a história e também para você que já ama os clássicos nacionais.
Dayse.Ariane 02/09/2021minha estante
Que legal! ? Não sabia dessa versão.

leticia.santane 12/03/2021

Persuasão
Calma, eu vou explicar o porquê dessa palavra ser a chave para mim. Bom, é conhecido por todos a dúvida se Capitu traiu ou não Bentinho e nesse HQ há foooortes indícios para te convencer, caro leitor, que sim, teve traição, pela expressão, pelos personagens, pelo filho da própria Capitu. enfim, acredito muito que esse hq tem a intenção de pôr a gente (leitores) a crermos que traiu!
É uma leitura extremamente rápida e legal, eu particularmente amei, porque tem uma linguagem mais atual e assim se torna mais compreensível. nunca consegui ler a obra "normal" por conta das palavras mais complicadas para entender, e nesse HQ é bem mais fluído. gostei bastante.
suerdasouza 12/03/2021minha estante
Então acho que estragou a parte mais legal da obra que é o fato de deixar o leitor sem saber se a traição aconteceu ou não de fato, porque afinal é narrado por um ponto de vista muito parcial sabe. Mas a proposta é muito boa pra introduzir a literatura clássica brasileira nos mais jovens.

DaniM 07/04/2019

Dom Casmurro em quadrinhos
Não é porque o formato é em quadrinhos, que os personagens precisam perder a densidade e profundidade. Existe um sem número de quadrinhos no mercado que provam esse ponto. Além de superficial, esses quadrinhos são confusos até pra quem já sabe de cor a história de Bentinho, Capitu e Escobar. Enfim, acho que Machado merecia mais, bem mais.

Joyce.Strapasson 01/05/2024

Eita
A primeira metade é deveras chata, devo admitir. Porém, a partir daí, é tipo ??. A HQ procura manter os diálogos em sua essência, então as vezes pode haver certa dificuldade para o seu entendimento devido ao vocabulário antigo; mas as ilustrações podem auxiliar com o entendimento.
Minha professora de português nos emprestou a HQ e mais algumas pessoas da minha roda de amigos estão lendo.
Recomendo a leitura, é bem curtinho (80 páginas, que eu me lembre), e a partir da metade virão as grandes descobertas.

Paulinha 20/03/2020

Boa adaptação
A obra é bem resumida, no entanto acho um complemento à leitura do romance aceitável.

19/04/2020

O quadrinho é razoável mas ao longo da história acaba ficando bem confuso, ocultaram partes importantes do enredo original, o que pode prejudicar quem o lê sem antes ter lido o livro.

@pedagogageek 11/05/2020

Um clássico de um jeito diferente
Gostaria de mais cenas, mas apesar disso gostei muito do quadrinho. O gráfico poderia ser um pouco melhor mas valeu muito a pena.

Aline.Santos 07/06/2020

Gostei bastante, bem fiel a narrativa do livro.

Jocilaine(@semlimitesparaoslivros) 25/07/2020

HQ Fascinante
Bom, sempre tive essa dúvida!! Mas a história em quadrinhos foi bem esclarecedora. Como se diz por aí, "Uma imagem vale mais que mil palavras."😅
As HQs da @editoracirandacultural são lindas, com cores exuberantes e fascinantes. E a coleção dos clássicos nos permitem reler de forma diferente a história já lida anteriormente nos tempos de escola, isso no meu caso. Mas, para quem ainda não conhece as obras, tem nos HQs a oportunidade de ter acesso aos Clássicos da Literatura de forma rápida e divertida.

site: https://www.instagram.com/p/CDCczbnDTXM/?igshid=1pg7r4978bvpf

Janaína Oliveira 09/09/2020

Ainda não tinha lido a obra, apesar de já saber sobre devido a vários spoilers. Adorei ler a HQ e super recomendo.