Querem nos calar

bell puã

Resenhas - Querem nos calar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carodise 18/05/2020

É um livro perfeito, com muito conteúdo, aprendizados e empatia. Esse livro te faz pensar nas outras realidades além da tua. Leiam mulheres negras ?
Carodise 18/05/2020minha estante
?*

Malucas Por Romances 17/06/2019

RESENHA COMPLETA NO BLOG
Se tem uma coisa que amo, mas que tenho muita dificuldade para fazer resenha, são livros de poemas/poesias, portanto essa resenha vai ser curta.

Esse Livro foi organizado pela Mel Duarte, onde junto com mais quinze slammers - Anna Sua, Bell Puã, Bor Blue, Cristal Rocha, Dall Farra, Daniele Almeida, Laura Conceição, Letícia Brito, Luiza Romão, Luz Ribeiro, Mariana Felix, Neimei Bastos, Negafya, Roberta Estrela Dalva, Ryane Leão, com prefácio da Conceição Evaristo e ilustrações da Lela Brandão, todas elas mulheres negras, de diferentes regiões do Brasil, mulheres maravilhosas que eu só queria abraçar cada uma, fizeram esse livro.

Um livro tão importante que é difícil resumir ele de qualquer forma, esse é aquele livro que você precisa ler e sentir. Foi um livro que a primeira vista achei que seria uma leitura rápida e fluida, mas me enganei, porque não consegui ler sem sentir, ler sem refletir sobre tudo que elas querem nos falar. Querem Nos Calar é aquele livro que você precisa refletir, absorver e acima de tudo sentir tudo que elas falam.

Nos poemas elas vão abordar temas do nosso dia a dia, mas sem enfeites, elas vão mostrar a realidade dura que muitas vezes eu nem mesmo imaginei. O livro aborda racismo, machismo, violência, abandono, amor, política entre outros temas.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2019/06/resenha-querem-nos-calar-poemas-para.html#axzz5r80jmxbN

Aline Marques 22/06/2019

O recado foi dado! [IG @ousejalivros]
Não estamos só. E não nos desculparemos por existir.

Essa é a mensagem que você encontrará na potente antologia que reinvindica o direito a vida, individualidade e humanidade de mulheres que resistem e transformam o mundo com suas palavras e ações.

Quinze mulheres negras de diferentes origens e vivências, capazes de declamar com emoção e força, retratando realidades capazes de despertar sentimentos e reflexões que fundamentarão a compreensão, empatia e sororidade necessárias para que todas avancemos.

A identidade construída através da ancestralidade ganha destaque em muitos dos versos, bem como o posicionamento político, resiliência e sexualidade, confrontando diretamente o silêncio imposto por uma sociedade pouco disposta em reconhecer, acolher e divulgar o poder da diversidade e da história.

Há também a resignificação de amor-próprio e beleza, exaltando-se a importância da representatividade e do lugar de fala.
E nas ilustrações de @lela.brandao, nos aproximamos ainda mais das autoras que se desnudam e, juntas, consolidam a linguagem ritmada e cotidiana que afirma, sente e mostra.

Elas são. E você não se esquecerá disso outra vez.

Coisas de Mineira 07/12/2019

Lançado este ano pela editora Planeta, “Querem nos calar” é uma antologia de poemas organizado pela escritora Mel Duarte. Na publicação, estão poemas de quinze mulheres slammers de todas as regiões do Brasil.

Os chamados poetry slams chegaram ao Brasil pelas mãos de Roberta Estrela D’Alva, em 2008, e são batalhas de poesia falada com temática livre que tem como destaque temas como racismo, machismo e desigualdade social. Essa é a sinopse que o skoob traz para “Querem nos Calar”.

“Num país com a quinta maior taxa de feminicídio do mundo, onde mais de dez mulheres são assassinadas por dia, só não enxerga a importância desse avanço para nós quem sempre teve sua voz ouvida e propagada.”

Sempre gostei de poema, sempre pensei neles como algo que alguma pessoa sentiu em algum momento. Assim como algo que eu mesma possa estar ou vir a sentir. Nesse livro, especificamente, as palavras tem tom de protesto, porque tocam em assuntos bem delicados na nossa sociedade como: machismo, racismo e homofobia.

“Querem nos Calar” traz a realidade de muitas mulheres, não só aquelas que escreveram os poemas, mas também várias outras que podem se identificar nas palavras. Essa é a grande sacada do livro, a identificação que ele traz com coisas cotidianas e da nossa sociedade.

“Somos água em movimento e temos sede de poder
Poder me expressar, falar do meu querer
Ser a melhor versão de mim mesma e não a menor versão de você.”

Já falei isso antes, em outros livros que tratavam da mesma temática, mas é necessário sim mais livros que falam sobre a voz das mulheres. Voz que muitas vezes é ignorada. Neste em particular, traz a voz de mulheres, negras e LGBTQIA+.

A mudança de uma poeta para outra é marcada por uma página vermelha e uma ilustração da futura autora. Preciso falar que as ilustrações estão maravilhosas, elas foram feitas por Lela Brandão. Preciso parabenizar a ilustradora, pelo talento.

Na capa, temos o desenho de uma mulher gritando. Uma coisa curiosa é que toda a capa tem no desenho um efeito que parece que ela está amassada. Quando peguei o livro, a primeira coisa que pensei foi: “meu Deus, ele veio amassado”. Mas logo quando passei a mão nele, percebi que não era nada disso. O curioso é que outras pessoas também me perguntaram como o amassei.

“Já tem encarnações que morremos todo dia, mas deram nome pra doença há pouco tempo: homofobia. O teu discurso nojento fortalece os vermes, serve de alimento pro ódio que chega cada vez mais perto de nós. No fundo, vocês não estão nem aí pro que é certo, o certo mesmo é que sapatão e viado não dá pra aturar, ainda que signifique sujar a mão de sangue, matar.”

Acredito que isso possa incomodar algumas pessoas, mas para mim, foi um charme para a edição. Outra coisa que traz um charme para ela é a lateral, apesar de não ser colorida, as páginas vermelhas que existem dentro do livro dão um efeito bem legal na lateral: podemos ver manchas vermelhas nela.

Além das autoras de “Querem nos Calar”, existe um prefácio feito por Conceição Evaristo, uma poetisa e romancista que vem se tornando uma das principais vozes na literatura afro-brasileira. Conceição fez uma bela introdução para a publicação. Mel Duarte, organizadora de “Querem nos Calar”, fez uma apresentação com o título de “Rompendo o silêncio da poesia falada”.

““Ah, ô! Que mimimi! Cor de pele não importa.”
Então vai dizer que é coincidência ter tanta gente preta morta?
E quanto a cultura negra que cês tanto menospreza
(…)
As preta são salientes, meninas brancas, inocentes.
Pele clara de boa moça, mas nossa postura é indecente?
Tratando nossas mulheres como experientes
Corpos negros não valem nada até que você experimente.”

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/querem-nos-calar/

readwithjuly 11/01/2020

Querem nos calar, Poesia com um P maiúsculo de Política
Poemas escritos por mulheres negras que trazem a realidade dessa parcela marginalizada da população. Livro curto mas com muito aprendizado.

Mila F. @delivroemlivro_ 14/02/2020

Poesias para serem lidas em voz alta!
As poetas slammers são: Ann Suav, Bell Puã, Bor Blue, Cristal Rocha, Dall Farra, Danielle Almeida, Laura Conceição, Letícia Brito, Luiza Romão, Luz Ribeiro, Mariana Felix, Meimei Bastos, Negafaya, Roberta Estrela D'alva, Ryane Leão. A antologia também tem prefácio de Conceição Evaristo e ilustração de Lela Brandão.

Antes de seguir falando de Querem nos Calar é interessante explicar o que é slams. Slams são campeonatos de poesias, normalmente, os participantes têm até três minuto para apresentarem sua performance (poesias de autoria própria) sem adereços ou acompanhamento musical. O juri é escolhido na hora e dá notas de 0 a 10.

As poesias encontradas em Querem nos Calar são escancaradas, relatam as realidades vivenciadas por muitas mulheres, sobretudo, as negras. Realidade de mulheres que viveram por tanto tempo sem vozes, humilhadas, e na margem da sociedade, na periferia.

Definitivamente, amo poesias porque nos remetem uma reflexão profunda, mas sobretudo porque são composições que nos fazem sentir aquilo que está escrito.

Em Querem nos Calar a fluidez do livro não é frenética, mas segue um ritmo que nós dá a possibilidade de absorção do que está sendo "dito", e a experiência ainda fica mais intensa quando lemos as poesias em voz alta.

Além do mais, as slammers conseguem tocar em temas espinhosos e do dia a dia de forma nua e crua, realidades não enfeitadas, realidades que são um tampa na cara.

O tom de todos os poemas é de denuncia, de resistência contra o machismo, o racismo, a violência, o abandono, as políticas e hipocrisias humanas, mas também falam sobre amor (sobretudo o amor próprio, ter orgulho de quem se é) e tantos outros temas imprescindíveis, inclusive, para a causa feminista.

Sem dúvida nenhuma Querem nos Calar impacta o leitor e promove uma reflexão e informação sobre o movimento feminista, sobre as diferenças sociais e faz uma crítica sobre nossas ações e pensamentos que deveriam ser refletidos e até mesmo modificados.

Estou encantada com o livro, além do conteúdo marcante e transformador, temos uma edição primorosa que só enriquece ainda mais e dá gosto de ter em mãos.

site: www.delivroemlivro.com.br

Bruna Rosa 10/03/2020

Potência máxima
Uma geração nova de poetas.
O livro é todo maravilhoso, desde o prefácio emocionante da deusa Conceição Evaristo reverenciando todo o talento dessas escritoras.

Me emocionei muito com os poemas, que falam sobre ancestralidade, feminismo, negritude, religião, política, é bom demais.

Tô apaixonada.

Máximo respeito a essas mulheres.

Jenny 21/04/2020

(...)
vocês entendem o quanto
eu também sou maior agora
poesia também é troca
poesia é a primeira e a ultima
chance
mais poderosa
que existe

🖤

Inaiara.LAbo 23/06/2020

Esse livro é uma antologia de poemas de mulheres escritoras das cinco partes do país, embora a maioria ainda seja de sp, achei isso bem bacana. De uma só vez você tem contato com tantas realidades semelhantes mas contadas de formas diversas. Eu li bem devagarinho pra não perder nada... Já me vejo relendo!

Ladis 03/08/2020

Inspirador
A única coisa que posso fazer, é divulgar esse livro para todos, cheio de questionamentos sociais, reflexões; esse livro nos chama para ver a realidade e situações de mulheres de todas as regiões do Brasil, cada poeta presente neste livro deu um pedaço da sua alma para a perfeição dessa obra

Livia.Sena 02/09/2020

Quem tem POESIA não anda só!
Um livro que tem como comissão de frente o prefácio da soberana Conceição Evaristo que com toda sua maestria nos apresenta as escritoras de maneira poética e envolvente.

Mulheres potentes, donas de suas próprias palavras, sentidos e sangrias, que falam o que vive e vivem o que pronunciam.

Mulheres que aprenderam a ser resistência muito antes de terem se dado conta do que era existência. Vozes que ecoam para além das páginas, para além das rimas, para além das sagas.

Poesia é mais que denuncia, é revide.
Poesia é redenção!
Poesia é impulso!
Poesia é caminho!
Poesia é resgate!
Poesia é possibilidade!
Poesia é cura!
Poesia é mudança!
Poesia é carne nua e crua!

Nas páginas desse livro encontramos luta, arte, rima, militância.
Um livro para ser lido, sentido e sorvido vagarosamente e usado como arma.

A palavra é arma para a RE - existência!!!

Lalinha 11/10/2020

Inspiração ?
Essa coletânea de poesias com diferentes poetisas me fez refletir um pouco do meu papel na sociedade como feminista e me aqueceu o coração de interpretar uma constante evolução de todes nós juntas de mãos dadas em busca de uma sociedade menos machistas, estamos aprendendo.

Rafa.Meyer 09/11/2020

Gostei muito desse livro, eu amo poemas, muitos deles, que foram escritos por várias mulheres, tratam sobre assuntos da vida como o racismo,a luta do povo negro, paternidade, etc.
As ilustrações das escritoras são LINDAS, para quem gosta desse tipo de leitura acho super válido e indico!

Mariana 05/01/2021

A leitura desse livro é exatamente o que o título promete, é como se você estivesse na batalha

Andressa.Silvino 16/01/2021

Perfeito, perfeito, perfeito!

Projeto maravilhoso com uma diagramação linda além das páginas e dos próprios textos. É nítido o cuidado na produção do livro e isso enche o meu coração de afeto.

Além disso, os poemas e poesias foram perfeitos! Por vezes me vi lendo, declamando e até mesmo gritando alguns dos versos. Sentindo através de minhas palavras as verdades ali contidas.

Perfeito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5