O silêncio dos livros

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@eu_sandroka 24/02/2020

Apenas leiam!!! Livro incrível!!! S2
* Pensava nos pais e na irmã como bonitas caixas de sapato, das quais se empilham em lojas, juntinhas, mas sem se verem umas às outras por dentro. *
O misterioso Santiago Pena; Alice, menina desprezada pelos pais; Um antigo caderno com questões intrigantes; Um jovem acusado de crime que alega não ter cometido; A descoberta de uma biblioteca abandonada... Suspense e aventura misturam-se a profundas reflexões sobre os paradoxos da condição humana nesta arrebatadora história que trata de amizade, loucura, amor e perda da inocência.
O #SandrokaIndika mais difícil que já escrevi.
Amo tanto esse livro, que acabei formalizando opiniões em vez de impressões. Portanto, rascunho rasgado e nova tentativa.
É minha terceira leitura desse lindo. A primeira participando da #LeituraColetiva organizada pela equipe incrível da @LCagenciadecomunicacao e com participação efetiva e muito especial do autor @faustopanicacci. #gratidão
Vocês já leram aqui no ig que a história conta os desdobramentos das jornadas de Alice, Hilário e Santiago. Há outros personagens que permeiam as páginas, engrandecendo - ou não - as vidas dos nossos protagonistas.
Uma sociedade em que os livros foram proibidos. Em que as escolhas são feitas em modo randômico através de aplicativo. Em que não há jornais impressos há muito tempo. Em que criminosos são definidos por determinado gene. Em que a manipulação genética permite * filhos perfeitos *. Em que as árvores foram substituídas por imitações em plástico. Em que as fotografias também estão a caminho da proibição.
Afins queridos... Que distopia triste. E, de certa forma, redentora.
Uma obra prima que, a cada leitura, nos permite novas interpretações. As nuances dos personagens os aproximam de nós, me vi xingando, torcendo, julgando, vibrando, sentindo. Não há como sair imune dessa leitura. Não há. Mérito do autor.
No decorrer da história, temos dois contos em momentos distintos: “A menina e o tigre” e “O mito da videira encantada”. Não fosse o livro incrível por si só, valeria a leitura apenas por eles.
* Uma grande metáfora sobre o papel dos livros na vida das pessoas. *
* Uma declaração de amor à Literatura e também à Língua Portuguesa. *
* Uma trama romanesca sobre amadurecimento. *
* Fazer o leitor ver o mundo pelos olhos de uma criança é um dos grandes achados do romancista (...). O leitor sente junto com a menina, sente aquilo que ela sente. *
5 estrelas, favorito da vida e #recomendadíssimo.
Livro disponível para compra nas livrarias e lojas online de todo Brasil.
2a edição é ilustrada.
Disponível no #KindleUnlimited
#SobreLivrosEseusAfins #oSilêncioDosLivros #oSilencioDosLivros #FaustoLucianoPanicacci #LCAgencia #LCagênciaDeComunicação #BookLover #AmoLer #MarcadorOriginal #KindleÉtudoDeBom #AutorNacional #LeiaNacionais #Instagram

site: Https://www.instagram.com/eu_sandroka
Genilce 21/10/2020minha estante
Onde vc encontrou a edição ilustrada?

@eu_sandroka 25/10/2020minha estante
No kindle unlimited só... A edição física só pelo site da editora...

Genilce 30/10/2020minha estante
Ah... Ok

@eu_sandroka 30/10/2020minha estante
:-)

@eu_sandroka 07/11/2019

Apenas leiam!!! #Incrível
Nova edição linda.
Li primeiro em e-book “via” Kindle unlimited. Em seguida (porque eu não conseguia esquecer a estória, de tão incrível que é) li no e-book que adquiri na Amazon.
Ainda hoje não encontro palavras suficientes para descrever 1/3 do que esse livro significou e representou pra mim.
Estória densa, tão bem escrita, quase poética, tão real, tão palpável, e tão assustadora.
Eu cresci amando ler. Sou livrólatra por natureza. Amo o cheiro das páginas. Fazer a imersão em uma distopia sobre um mundo sem livros me arrebentou positivamente.
Essa estória arrebata. Não dá pra ficar imune.
Desperta sentimentos. Desperta pensamentos. Desperta desejos. De um mundo melhor. De uma sociedade menos injusta. De mais empatia. De olhar pro próximo como alguém que existe - corpo e alma.
A loucura de um sistema randômico, que decide passo a passo dos integrantes alienados dessa nova sociedade instituída.
Proibiram os livros. Agora querem proibir as fotografias.
A única coisa constante pra mim é dizer: apenas leiam.
Sério, leiam “o silêncio dos livros”.
Foi minha melhor leitura (e releitura) em 2019.
Ganhei a edição anterior, e é linda também, páginas tão cheirosas... Perfeição em forma de livro.
Há redenção. A qual preço, a gente define dia a dia com nossas atitudes.
#Recomendadíssimo
5 estrelas e favorito da vida.
Henris Andrade 10/12/2019minha estante
Desejo ler em 2020, adorei sua resenha.
Obrigada ?

@eu_sandroka 10/12/2019minha estante
Obrigada.
S2
Esse livro se tornou meu #xodó. Leitura incrível mesmo.
Por favor, diga depois o que achou.
;-)
Abraço.

Henris Andrade 19/12/2019minha estante
?????

@_paralivreando_ 21/01/2020

Fascinante
De silêncio esse livro tem muito pouco. Quer seja nas ações, decisões, lagrimas, sonhos, desejos, anseios, tristezas ou dores, é possível ouvir as vozes e os gritos em cada página, em cada sofrer, em cada história, em cada sonho, relatado nesse livro excepcional.
Em um futuro não tão distante, onde pais e filhos dividem um mesmo teto e levam uma vida individualista, onde a sorte é decidida por aplicativos, onde a tecnologia trás a solução para o fim da criminalidade ao mesmo tempo em que causa insegurança e dúvidas em sua veracidade, são levantando tópicos e questionamentos sobre a vida que levamos e que escolhemos para viver nos próximos dias.
Um livro que desperta momentos para ser filósofos e encontrar o real sentido da vida.
@eu_sandroka 21/01/2020minha estante
Amei sua resenha.
Esse livro é incrível.
Vc tem Instagram?

@_paralivreando_ 14/02/2020minha estante
Tenho sim... ja seguimos uma a outra Lá tb! ?

@eu_sandroka 14/02/2020minha estante

Antigo 04/12/2021

Imagine um mundo sem livros
Esse livro me tocou de um jeito especial, imaginar um mundo onde os livros são proibidos, onde o conhecimento não corre mais livremente para quem desejar saciar sua sede é DOLOROSO, mas nos faz refletir de muitas formas...
Diessica 04/12/2021minha estante
É um livro de não ficção?

Antigo 04/12/2021minha estante
Não flor, é DISTOPIA

Pedro 20/10/2019

Hilário era um rapaz que vivia sozinho pelos lugares. Sempre seguindo os caminhos que a vida lhe guiasse. Até que um dia acontece uma briga em um bar e Hilário é preso. Ele fica perdido em meio à confusão, mas na delegacia fica sabendo de toda a situação e acusações que fizeram contra ele.

Confira a RESENHA COMPLETA + FOTOS DA EDIÇÃO no link abaixo! (Blog do Pedro Gabriel)

site: http://www.blogpedrogabriel.com/2019/10/resenha-o-silencio-dos-livros-fausto-luciano-panicacci.html

Michele @leituraempauta 20/02/2020

O silêncio dos livros nos traz uma realidade onde os livros são proibidos, e quem possuí-los está cometendo crime sujeito à prisão.

A história é dividida em três partes: na primeira, conhecemos a menina Alice, que ama histórias, mas com a proibição dos livros é privada de lê-los. Sente saudade da avó, do tio, das histórias contadas por eles e das estantes repletas de livros. Alice vive com seus pais e sua irmã mais velha em Portugal, uma família onde cada um vive em seu mundo particular, cada um ligado a uma tecnologia, e que não dá a menor atenção à Alice, se referindo a ela o tempo todo apenas por Menina.

A segunda parte se passa no Brasil e conhecemos Hilário, sua triste infância e as circunstâncias que o levam a um triste destino por muitos anos. A passagem que mais gostei de sua história é o início de sua amizade com o português António, e a transformação da Biblioteca de Babel, onde a literatura transforma a vida de Hilário e de outras pessoas.

Na terceira parte voltamos à história pelos olhos da Menina, e sua linda amizade com o misterioso Santiago.

Para nós que amamos os livros, é impossível imaginar um mundo sem eles e suas histórias incríveis. Porém, acontecimentos recentes nos preocupam, como a censura aos livros com temática LGBTQ na Bienal do Rio no ano passado, a tentativa de proibição de livros clássicos pela Secretaria de Estado de Rondônia e a escola no Rio de Janeiro que atirou livros que recebeu como doação pela janela.

Através de O silêncio dos livros, o autor nos traz reflexões importantes de como a tecnologia tem dominado a vida das pessoas, fazendo com que elas percam o interesse na busca pelo conhecimento, deixando que a tecnologia domine suas vidas, influenciando até mesmo na tomada de decisões.

site: @leituraempauta
@eu_sandroka 25/02/2020minha estante

Bárbara 30/08/2019

Magistral
Com uma capa idílica, palavras esmeradas e poéticas, fui apresentada à obra. O livro é dividido em 3 partes, e a narrativa é feita em terceira pessoa.

Alice Crástino, uma menininha portuguesa, é relegada por seus pais e irmã. Tamanho é o abandono emocional que a criança é chamada apenas de "menina". Diante da solidão, conta com os animais do entorno do lar como amigos. Até que, curiosa, percebe a chegada de um novo vizinho, o misterioso Santiago.

Os tempos são estranhos. Os livros são proibidos, por conta dos avanços tecnológicos. Com a chamada interação irrestrita, a forma tradicional passou a ser vista como antidemocrática, pois "congelaria" a opinião do autor.

Conhecemos, também, Hilário Pena, acusado com base na teoria do gene criminoso, em que condenados a crimes com o uso de violência teriam a pena capital. Eram feitos testes de mapeamento genético para a descoberta de um possível gene condicionante de violência.

Apesar de o resultado ter dado negativo para o gene-C, Hilário é condenado e fica na prisão Babel onde, após um tempo, conta com a ajuda de um novo amigo. António, um português, divide a carceragem com ele e, juntos, passam a tomar conta da biblioteca. E é lá que (re)visitam autores clássicos e obras imemoriais, o que nos leva à reflexão de nosso papel na sociedade de conservar nosso conhecimento advindo da literatura.

A obra conta com excelentes referências literárias, evidenciando a profundidade do que é narrado, de modo magistral. Além disso, traz à baila temas como aplicativos randômicos que apontariam as escolhas a serem tomadas, além da discussão tão em voga sobre o direito ao esquecimento.

Com um final arrebatador, a obra fala de saudades, velhice, escolhas e solidão. Tem um enredo mágico e encantador, com um final bastante reflexivo. Obrigada por me presentear com uma obra tão linda!

"Palavras não são só palavras. Há vários níveis de leitura, e o que há de mais importante estará sempre nas camadas mais profundas".

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara
Deborah Jäger 30/08/2019minha estante
Já quero!

Janaina 03/03/2022

Lindoooo
Que livro lindo! Nunca fiz tantos destaques em um livro. Fiquei encantada com a escrita de Panicacci.

Vemos retratada a forma como os livros podem nos salvar, curar, suplantar dificuldades, dar sentido de viver, pois através dos mesmos somos instigados, ensinados, através deles refletimos, nos reconhecemos, somos confrontados e então modificados.

Vc nunca será o mesmo depois de uma boa leitura.

A história contada é linda, cheia de significados, sofrimento e superação. Fala de amor, amizade e acima de tudo humanidade quando mostra os caminhos mesquinhos que os seres humanos podem tomar, como nos mostra o livro.

Não dou 5 estrelas porque queria um final diferente, acho que o personagem principal merecia um outro desfecho, porém, ainda assim é uma obra brilhante, extremamente enriquecedora.

Deveria ser um livro obrigatório a quem gosta de ler

Com toda certeza vou reler para poder me deliciar novamente com esse texto tão bem escrito, com personagens tão bem construídos e com essa história tão bem contada.
AmandaVM 18/03/2022minha estante
Também não gostei do final, mas pensando melhor (depois de um tempo), acho que foi o "encerramento" adequado para a lição do livro. Algo como aquele símbolo da serpente que engole a própria cauda, que é mencionado em algum ponto do livro. E que daria noção de finitude, eternidade...
Enfim... que livro! Faço minhas as tuas palavras e só não dei 5 estrelas por conta do vocabulário extremamente rebuscado e, com o perdão da crítica, por vezes desnecessário.
E sim, eu também destaquei e fiz tantas observações que ele agora parece uma apostila de estudo! :D

@donzelaobscura 05/11/2019

Arrasador!
"TER LIVROS É CRIME. DENUNCIE."

Assim começa a história com essa frase impactante e que já me fez criar expectativas sobre a leitura.
Santiago chega a Portugal, após muitos anos de reclusão por um crime do qual alega veementemente que não cometeu. No novo lar, conhece sua pequena vizinha, Alice, uma criança alegre e ávida por histórias.

Alice é apenas uma menina que ama livros desde que a sua Avó lhe contava sobre eles e suas histórias, pois nascera numa época em que os livros são proibidos e quem os porta, poderá ser condenado à prisão perpétua ou até mesmo corredor da morte, porque é considerado um crime gravíssimo.
Cativada pelas histórias de seu novo vizinho, em um belo dia, percebe que o mesmo, porta um pequeno caderno de capa preta e sabe que isso também é proibido, mas atiçada pela curiosidade, prefere descobrir por si mesma do que se trata.

Esse livro me pegou de surpresa em alguns aspectos e me surpreendeu. O amor à Literatura é explícito em cada página e nos faz questionar se um dia os livros forem proibidos, o que será da humanidade. Escrita envolvente e profunda nos faz enxergar que a Literatura pode transformar vidas! Cheia de metáforas, referências literárias, nos transporta para várias reflexões.
É um livro mágico e cheio de polêmicas. Recomendo muito! Quem ama esse universo, precisa lê-lo!
Só achei que o final poderia ter sido menos corrido.
Foi leitura do mês de Setembro do grupo @lcentrebff ao qual eu e minha xará Isis Silva do Instagram @felicidade.nos.livros criamos.

[ Quotes ]

📘"Há momentos, porém, em que um homem, por vontade própria ou densidade das circunstâncias, reconhece-se Humano, identifica-se com o outro."⠀
.⠀
📘"Com livros podemos transcender a platitude de nosso cotidiano, conhecer lugares aos quais nunca conseguiríamos ir."⠀
.⠀
📘" O que ocorre é que, quando se lê, a vida trivial é posta em suspensão e, quando retornamos de uma boa aventura literária que apele a nosso senso de beleza, de verdade, de mistério, encontramos uma realidade qualificada."⠀
.⠀
📘"O livro é a melhor companhia não humana que alguém pode ter - embora sua" não humanidade" seja de tudo questionável."⠀
.⠀
📘"A mentira é um véu que nos protege do que de pior há em nós; mas esse véu servirá de banquete às traças do tempo."⠀
.⠀
📘"A única diferença entre um homem venerável e um desprezível é que o primeiro nunca foi pego."⠀

site: http://apenassentidos.blogspot.com/2019/11/o-silencio-dos-livros-fausto-paniccaci.html?m=0
@eu_sandroka 07/11/2019minha estante
Estória incrível!

Josy @estantedajosy 20/02/2020

Ainda que os livros fossem crime, eu lutaria por eles
Hilário Pena de Jesus. Hilário em homenagem a um parente do homem do orfanato, pena por ser tão franzino e de Jesus, porque não era de ninguém. Foi o que o jovem foi por muito tempo, até sair do orfanato e cometer um crime. Ele acertou um homem com uma garrafa e o matou.

Apesar de ter visto de relance algumas reportagens que avisaram de uma nova lei, ele não prestou muita atenção, no entanto, e foi julgado perante essa nova lei. E nela, as pessoas que cometiam crime eram submetidas a exames para ser analisada a presença do gene-C em seu DNA. Gene-C seria o gene da criminalidade. Se você já tinha parentes na família com isso ou tendência para ser um criminoso, era detectado no exame e você recebia imediatamente a pena de morte.

Mas os exames de Hilário deram negativo para o gene-C, mesmo assim, ele havia cometido um crime. Então o que estava errado? Hilário foi preso de qualquer forma, afinal, poderia ter a possibilidade de ele ter o gene virtual. Em todas as hipóteses, mantê-lo preso era a melhor opção. A cada quatro anos ele repetia o exame, sempre dando negativo e sua liberdade continuando ser negada e aos poucos Hilário já perdia sua juventude... e sua sanidade.

Quando imaginava que estaria fadado a viver sua reclusão sempre sozinho, foi colocado ao seu lado um senhor que havia cometido um crime peculiar. O senhor de idade era acusado de tráfico, mas a mercadoria era livros! Os livros haviam sido proibidos no país!

Antonio comercializava livros desde sempre e permaneceu realizando seu trabalho mesmo após a proibição. Ao ser pego transportando para outro local, foi pego e levado a julgamento. Pegou uma pena e multa e agora era obrigado a dividir a cela com Hilário.

Essa aproximação não poderia ter sido mais satisfatória. A paixão que Antonio tinha pelos livros logo pôde ser transmitida para Hilário quando eles decidiram reformar a biblioteca da penitenciária. Hilário, que sempre foi um estudioso da arquitetura, jamais imaginava que poderia ser adeptos aos livros literários e se encantou com o mundo que encontrou ali.
“-Ora, e desde quando Literatura não é a sua área? Se ainda não está morto, então é a sua área. É minha área. É a área de todos”.
Paralela a essa história, somos apresentados a Santiago, um homem erudito, viajado que luta pelo retorno dos livros. Ele vive sozinho, mas foi acolhido pela família vizinha com quem sempre almoçava ou jantava. A família tinha uma pequena menina, muito rejeitada, mas que se encantou com Santiago e suas grandes histórias. A menina Alice, muito curiosa, estava sempre buscando uma oportunidade de ouvir as histórias que Santigo conhecia e passou a chamar ele de “Avô de letrinhas”.
“Gostava de ouvir conversas e repetir para si as falas dos outros, imitando as vozes para memorizar. Como uma catadora de palavras, anotava tudo em seus caderninhos. Não entendia bem o que os adultos diziam, mas abraçava as palavras mesmo assim – para quando crescesse e fosse sabida”

Confira a resenha completa no blog: http://www.estantedajosy.com.br/2020/02/ainda-que-os-livros-fossem-crime-eu.html

site: http://www.estantedajosy.com.br/2020/02/ainda-que-os-livros-fossem-crime-eu.html
@eu_sandroka 20/02/2020minha estante

Juliana.Duarte 04/11/2019

Não ter livros é um crime
Num mundo distópico, onde ter livros é crime, vemos 3 personagens que tem suas vidas impactadas de formas diferentes, pela ausência ou pelo contato com os livros. No decorrer do livro, a história ser contada dos pontos de vistas das personagens, desse jeito, vemos, entendemos e até nos identificamos com o impacto dos livros na vida de cada um.
É um mundo onde aplicativos tomam as decisões por vc, aplicativos decidem seu destino, aplicativos "montam" as pessoas. É quase como se a humanidade deixa-se de ser humana. É um lugar onde o "eu" é o mais importante. Então, numa família de 4 pessoas, todos podem estar no mesmo ambiente, mas não estão juntos. Isso num livro distópico, porém, hoje, nossa realidade, não está muito longe disso.
Este Livro vem justamente nos mostrar a importâncias dos livros, de como ele pode salvar vidas, de como eles nos ajudam a crescer. De como outros pontos de vista, outras realidades, podem nos ajudar na nossa própria evolução como ser humano.

"Há várias camadas de leitura, e um livro pode convocar-nos à reflexão,confrontar-nos, deleitrar-nos." O Silêncio dos Livros
@eu_sandroka 07/11/2019minha estante
Linda!
Amo tanto essa estória incrível.
Bj.

Aline / @alilendounslivros 25/09/2019

Um tributo à importância dos livros
?Pois é na Literatura que a Humanidade se confessa: é ela o espelho no qual nos vemos desnudados, e podemos então nos tornar um pouco melhores.?

E apesar de todo esse poder da literatura ? ou justamente por isso ?, ter livros é proibido e quem os tiver, se for denunciado, pode ser preso. Há quem concorde não só com a proibição dos livros, mas também com sua extinção, afinal, com o avanço tecnológico, por que se apegar a objetos tão antidemocráticos e que só mostram a visão do autor? Livros digitais? Só se forem interativos para que o leitor escolha o rumo que quiser para a trama.

Mas há quem ainda acredita no livro, no seu poder de tornar as pessoas mais humanizadas e protege-os com a vida. Uma delas é Santiago, um brasileiro discreto que foi morar em Portugal numa casa vizinha a de Alice, uma garotinha curiosa e muito sabida, mas ignorada pela família. Em meio a conversas, descobriram ter gostos em comum, inclusive carregar um caderninho sempre consigo. Mas o de Santiago continha um nome na capa, Hilário Pena, um homem com um passado conturbado e um tanto perturbador. E tudo o que a pequena Alice quer é ouvir as histórias de Santiago e saber quem foi Hilário Pena.

Um tributo ao poder transformador dos livros. Uma trama de suspense e insanidade. Um drama familiar. Uma distopia que não se distancia da realidade. É como descrevo a obra de Fausto Panicacci, uma mistura de vertentes que deu certo! Com uma escrita que é pura poesia, o autor nos transporta do Brasil à Portugal e a realidades que ora nos encantam, ora nos dão medo.

Apesar dos personagens (primários e secundários) serem interessantemente desenvolvidos, o destaque fica para o impacto que a literatura e toda a sua magia têm na vida das pessoas, seja na solidão do cárcere ou na euforia pelo conhecimento. Outro ponto alto é como a essência humana é explorada, como reagem a determinadas situações e como se busca justificar ações (e julgá-las) através da genética.

Com o clima de suspense, mistério e uma pitada de loucura, foi inevitável associar às obras de Zafón, mas Fausto tem suas particularidades que dão gosto de ler e orgulho por saber que é nacional. Plot twist e referências literárias (o que mais gostei, aliás) não faltam!

Recomendo a quem gosta de distopia, de livros que falam sobre livros, de quebrar a cabeça para entender os acontecimentos e de tramas não lineares. Recomendo também que, para a leitura, use-se o oximoro Festina Lente ? Apressa-te Lentamente ?, pois é um livro que merece ser lido por todos os amantes da literatura, mas degustado com muita atenção.
@eu_sandroka 14/10/2019minha estante
Amei!!!
Estoria incrivel.
Livro #recomendadissimo.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 25/09/2019

ÓTIMA DISTOPIA!
O livro trata-se de uma distopia, ele é dividido em 3 partes em uma espécie de “quebra cabeça”, na primeira parte conhecemos Alice, na segunda toda a história e vida de Hilário e na última parte conhecemos Santiago e como a vida destas 3 pessoas irão de conectar.
Achei a narrativa do autor muito poética, bem escrita, ele sabe escolher as palavras e nos prender. Adorei esse clima de mistério na história de Hilário e Santiago e em como o autor conseguiu trazer uma distopia que cumpre muito bem o seu papel, nos fazer refletir sobre como tudo aquilo parece absurdo, mas pode sim ocorrer na nossa sociedade (se é que já não começou a ocorrer!). A história mostra como livros são poderosos e podem mudar mentes, o poder da família, das histórias e das amizades.

Em minha opinião é uma distopia bem completa e com uma escrita digna de clássicos gringos do gênero. O final me deixou meio chateada e pensativa, confesso que não gostei, mas conversando com autor entendi os motivos.
De qualquer forma é uma ótima leitura e indico bastante!

site: https://www.instagram.com/p/B21xQkugsCW/
@eu_sandroka 26/09/2019minha estante
Livro sensacional!!!

Thaisa 24/09/2019

Por Thaisa Lima no blog Minha Contracapa
E eis-me aqui, em mais uma leitura coletiva promovida pela agência literária Lilian Comunica! Eu adoro distopias e raramente tenho a oportunidade de ler, então, quando vi que o livro proposto era uma distopia e que apresentava um universo onde livros eram proibidos, nem pensei duas vezes para me inscrever.

O silêncio dos livros é dividido em 3 partes e acompanhamos a vida de alguns personagens, que em determinado momento acabam interligando suas histórias. O autor nos apresenta um cenário extremamente perturbador para quem ama o universo dos livros.

É difícil fazer um resumo desta obra, pois tudo que eu falar, além do que está na sinopse pode ser um grande spoiler, mas posso dizer que o livro é muito mais do que ele apresenta em sua narrativa. Esse é aquele tipo de livro que precisa ser lido com bastante atenção, pois a verdadeira história está escondida nas diversas camadas do mesmo. Um leitor mais desatento pode deixar passar mensagens bem importantes, e olha, o enredo está cheio delas!

“Festina lente” (apressa-te lentamente) pode resumir toda essa obra. A forma de escrever do Fausto transporta o leitor para dentro da história, uma hora voltamos a ser crianças, enxergando o mundo com os olhos de Alice, outra hora vivenciamos toda a solidão de Hilário dentro da prisão e em outro momento, vivenciamos um outro tipo e solidão, junto à Santiago. É um livro que é ao mesmo tempo fácil e difícil de digerir.

Durante toda a leitura, senti um gosto amargo, uma dificuldade para digerir situações, escolhas, atitudes das pessoas. O mundo sem livros é difícil de imaginar, mas é uma realidade bem possível de acontecer e bem mais próxima do que podemos imaginar.

O livro é excelente. É um tipo de leitura que leva o leitor a refletir muito sobre diversos assuntos, dentre eles: consequências de nossas escolhas, injustiças dessa vida, egoísmo, a forma como tratamos quem está ao nosso lado, solidão, influência e consequências do uso exacerbado da tecnologia. A única coisa que não me fez dar 5 estrelas para o livro é que achei a leitura um pouco arrastada em alguns pontos, com descrições que ao meu ver, poderiam não estar ali. Entendi o que o autor quis mostrar com elas, mas deixou a leitura um pouco cansativa.

O final do livro é surpreendente e me deixou com uma sensação incômoda. Não um incômodo ruim, mas aquele bichinho cutucando o cérebro, impulsionando a pensar sobre como estou lidando com minha vida. Para quem gosta do gênero, é uma leitura mais do que recomendada.

site: http://minhacontracapa.com.br/2019/09/resenha-o-silencio-dos-livros-de-fausto-luciano-panicacci/

1 | 2 | 3 | 4 | 5