Ivanhoé

Resenhas - Ivanhoé

1 | 2 | 3 | 4

spooky buk 03/05/2010

Mestre
Obra divertida e interessantíssima de um mestre da linguagem. Pode ser lido superficialmente, provavelmente proporcionando alguma diversão. Mas achei um grande livro, pela finura do pensamento, muitas vezes sarcástico, pela habilidade das descrições e por tudo mais que certamente agradará muito quem lê compulsivamente e busca num autor proezas elevadas da linguagem. É verdade que existem alguns exageros, mas numa das notas o autor humildemente lembra que o livro tem caráter romanesco, ao explicar que uma dessas extravagâncias foi um favor ao seu editor e amigo, que gostaria de ter aquele acontecimento na história. Acho um livro pouco recomendável para quem leia apenas 'socialmente' e um livro indispensável para quem já está acostumado a devorá-los.
Krepe 12/11/2022minha estante
Eu ganhei esse livro mas não sei se começo a ler ele, oque você me diz?

Roberta Nunes 28/08/2009

Cruzadas, cavaleiros e conquistas
Livro sobre a Inglaterra Medieval do século XII.
Ivanhoé é um cavaleiro deserdado que vai tentar obter o perdão do pai e lutar pelo amor de Lady Rowena. No torneio de Ashby ele é ferido (e salvo da morte pelo Cavaleiro Negro) e levado para a casa do judeu Isaac. A filha do judeu, Rebecca, se apaixona por ele.
Durante uma viagem, Rebecca, Isaac e Ivanhoé (ferido) se encontram com os saxões Cedric, Athelstane, Lady Rowena e alguns servos dos mesmos. Eles acabam caindo numa emboscada armada pelo cavaleiro Front-de-Boeuf (parte do plano de De Bracy para se casar com Lady Rowena) e são feitos prisioneiros. O cavaleiro templário Brian Bois-Guilbert se apaixona por Rebecca e durante a luta a seqüestra.
Sob o comando do cavaleiro Negro, os arqueiros de Locksley preparam a invasão ao castelo e libertam os prisioneiros. Front-de-Boeuf é morto, De Bracy é feito prisioneiro, Athelstane é dado como morto. Rebecca é levada por Brian para a comenda templária mais próxima.
Os religiosos descobrem que há uma judia no templo e a condena à fogueira por feitiçaria. Ela tem a possibilidade de ter um torneio e ter sua vida defendida por um campeão. Ela renega a ajuda de Brian e este, luta com Ivanhoé pela última vez. Ivanhoé aceita ser o campeão de Rebecca (depois de ter sido procurado pelo pai da moça) e a salva. Brian morre.
Ivanhoé é perdoado pelo pai, se casa com a bela Rowena. O Rei Ricardo tira o usurpador do irmão do poder. Isaac e Rebecca voltam para a Palestina.
Particularmente não gostei do livro, mas é bastante revelador sobre várias questões políticas e até mesmo linguísticas da Inglaterra. Relata bastante a disputa entre os saxões e os normandos, a saga do Rei Ricardo Coração de Leão e a cobiça pelo trono por parte do Príncipe João Sem Terra.
Juliana 03/09/2009minha estante
Otima Resenha Robertinha ! =D

Vitor 19/09/2009minha estante
Mesmo não gostando do livro voce ainda da conta de escrever sobre ele bem assim

ficou muito boa.

Alvaro 05/01/2017minha estante
Sei que fazem 8 anos, mas deu 1 estrela para Ivanhoe ??????

LOVOTO 08/05/2009

Romance de cavalaria, um pouco da história da Inglaterra, duelos, heróis e princesas compõem a obra de Sir Walter Scott - elementos fascinantes que fazem de Ivanhoé uma aventura emocionante, na qual, entre outros, um rei e um fiel cavaleiro, Ivanhoé, lutam por um ideal

Shaftiel 19/01/2009

É um livro bom, atgé batante interessante, mas há de se entender o contexto da época em que foi escrito. É mais antigo e se aproveita de muitas das lendas da perversidade dos cavaleiros templários. A escrita é muito mais lenta do que ocorre nos romances históricos como Bernard Cornwell ou Pressfield.

É um bom romance, mas é para se ler com cuidado e sem esperar uma aventura alucinante. Até mesmo laguns faots são um tanto ingênuos ao se perceber a Idade Média quando se compara com os livros que lemos hoje em dia, mas Ivanhoé continua sendo um bom clássico.

1 | 2 | 3 | 4