O mundo da escrita

Resenhas - O mundo da escrita

1 | 2 | 3 | 4

Leonardo.Moura 06/05/2020

Uma Bússola Literária
Livro para quem realmente gosta de literatura. O mesmo serve de material de apoio para o curso da Universidade de Harvard: "Masterpieces of World Literature" (professores Martin Puchner e David Damrosch). Martin, apesar da vivência acadêmica e de produzir outros livros com este teor, conseguiu dar fluidez e leveza ao texto, além de compilar em 456 páginas, milênios de conhecimento acumulado sobre a literatura mundial e seu avanço. Use como uma bússola para aprofundar pesquisas literárias.
almeidalewis 06/05/2020minha estante
Opa Leonardo,bom dia como chegou até essa literatura ? Vi aqui por vc e dei uma rápida pesquisada e despertei um interesse para lê ele.grato desde já.valeu !!!

Leonardo.Moura 06/05/2020minha estante
Bom dia!! Descobri justamente no curso de Harvard citado no texto, estou fazendo o mesmo, finaliza no dia 12/06/2020. Infelizmente não temos nenhum autor brasileiro, considerado "Literatura Mundial/Universal", ainda estamos longe.

bongars 08/05/2024

Que livro delicioso!
Uma viagem pelos primórdios da literatura até os dias atuais.
Sem dúvida, é mais um livro que vale a releitura.

Daniel1503 05/02/2024

**O Mundo da Escrita**, de **Martin Puchner**, é uma obra que nos conduz por uma fascinante jornada através da história da civilização humana, explorando os caminhos pelos quais a escrita moldou reinos, livros sagrados e revoluções. O autor nos leva a refletir sobre como a escrita se entrelaça com a evolução da humanidade, indo além da mera história do livro ou da literatura.

O objetivo principal de Puchner não é traçar a história do livro, mas sim explorar a própria escrita. Ele desfaz a associação automática entre escrita, literatura e livros, destacando por exemplo que figuras como Sócrates, Buda, Jesus e Maomé deixaram ensinamentos profundos sem nunca terem escrito uma linha sequer. A invenção da escrita, vinculada à burocracia estatal, desempenhou um papel crucial na história da humanidade.

A escrita permitiu que o conhecimento e a memória fossem registrados e preservados. Ela criou a história, representando o pensamento e a linguagem humana por meio de símbolos. Desde pedras e papiros até papel, a escrita moldou sociedades e revolucionou a forma como as pessoas pensam.

Puchner não segue uma linearidade estrita. Ele explora histórias específicas relacionadas à escrita, como o hábito de Alexandre, o Grande, de manter uma cópia de *A Ilíada* sob o travesseiro. Homero moldou povos através dessa narrativa, que começou como oral e depois foi registrada por escrito. Essa conexão entre o passado e o presente é fascinante.

O autor defende que um texto deve permanecer relevante para conquistar seu espaço na história. Essa premissa é aplicável a obras universais e à literatura em geral.

Em resumo, *O Mundo da Escrita* é uma leitura essencial para quem deseja compreender como a escrita transformou a civilização.

Marilia Páginas e Letras 11/02/2023

Por que não li antes?
Obviamente, muita, muita, mas muita coisa ficou de fora desse panorama desenhado pelo autor (e está tudo bem). Mas o conhecimento de mundo, de arte, de história e a maneira como ele desenvolve essa linha do tempo é sensacional.
Vale cada linha, cada palavra, além de ser um livro extremamente fluido e gostoso de ler.

Lívia Berci 29/01/2023

Livro com história, sem ser maçante
Gostei mto da narrativa contada por Martin Puchner. Achei que os relatos em 1a pessoa ajudaram com que haja uma maior leveza para falar de assuntos que às vezes podem ser mais cansativos, como é o caso de assuntos mais históricos. Descobri vários livros interessantes que não conhecia e foi mto bacana poder refletir sobre a forma de a literatura influenciar a sociedade com exemplos práticos. Por ser um livro mais longo, a sugestão é ler aos poucos pra poder curtir a obra e intercalar com outros livros da sua lista de leituras ?

Livia Barini 04/06/2021

Chato
Imaginava que seria um livro contanto a história da escrita recheado de histórias interessantes e pitorescas. Estava complemente errada. O livro é um misto de diário de viagem com comentários/análises sobre textos que o autor considera interessantes ou importantes.
Sinceramente é muuuuuito chato. Uma grande decepção. Custei a terminar.

Marcio 18/04/2020

Boa leitura para os amantes de história e suas relações com a literatura e as artes. Traz alguns capítulos interessantíssimos, como o que trata da literatura maia e caribenha.

Paulo 19/12/2019

O Mundo da Escrita é uma viagem por milênios de história da publicação. Puchner percorre desde os primórdios da civilização com obras como Ilíada e a Epopeia de Gilgamesh, passando pelo surgimento da impressão, os escritos de manifesto e até chegar aos dias de hoje. Alguns leitores vão estranhar a ordem dos capítulos que segue muito o gosto do próprio Puchner. A gente percebe logo de cara que não se trata de uma obra acadêmica per se, mas algo introdutório e voltado para incentivar o leitor a refletir mais sobre o quanto a literatura foi fundamental para diversos acontecimentos históricos como a ascensão de Alexandre, o Grande, o domínio do cristianismo durante a Idade Média, a Revolução Francesa, o socialismo e tantos outros.

Puchner é muito gentil na forma de escrever e é como se o livro tivesse sido escrito por alguém que gosta de ler e de conhecer mais sobre esse hábito. O capítulo final é uma prova cabal disso quando ele nos conta como foi sua experiência já mais velho no mundo de Harry Potter. Ele tentando compreender o que atraía as novas gerações a esse estranho e mágico mundo. São intercalados momentos factuais com experiências e reflexões do próprio autor, o que deixa tudo leve e fácil de ser compreendido.

Como historiador algumas coisas me incomodam aqui ou ali, mas vai mais das opiniões do autor do que propriamente incongruências. Acho que ele deu pouco espaço para literaturas do Novo Mundo e do continente africano. Para os brasileiros, há uma total ausência da nossa literatura... poderia ter tido algumas páginas dedicadas ao caráter regionalista da escrita brasileira ou até para falar do realismo mágico, um fenômeno tão latino e que hoje é visto com reverência entre algumas escolas literárias. Eu também teria dedicado um capítulo para falar sobre a literatura de gênero e em como ela consegue remeter à nossa realidade. Mas, são escolhas e eu só posso lamentar as ausências.

No mais, eu discordo da comparação com Sapiens. Acho que a obra de Puchner fala por si só, sem a necessidade de comparações. Temos essa mania incômoda de buscar parâmetros para as coisas e esquecer da individualidade de uma obra. O Mundo da Escrita é uma ótima e inspiradora leitura para aqueles que são amantes dos livros ou simplesmente quem deseja conhecer este rico universo.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Mariana Dal Chico 13/11/2019

“O mundo da Escrita” de Martin Puchner foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras que me enviou um exemplar de cortesia.

O autor leva o leitor por diversos cantos do mundo para contar a origem da escrita, que foi inventada ao menos duas vezes em lugares diferentes. Na introdução ele avisa que “os protagonistas mais importantes da história da literatura não são necessariamente autores profissionais”.

Para fins didáticos, Puchner divide a história da literatura em 4 etapas:
1 - pequenos grupos de escribas que dominavam sozinhos os sistemas de escrita e controlavam os textos.
2 - professores carismáticos que influenciaram sacerdotes e escribas que desenvolveram novos estilos de escrita.
3 - surgimento de autores individuais mais ousados com novos tipos de literatura.
4 - uso generalizado do papel e imprensa, popularizando a literatura.

O autor escolheu algumas obras para ilustrar momentos chaves da história da literatura, como “Ilíada”, “A Epopéia de Gilgamesh”, “Romance de Genji”, “O livro das mil e uma noites”, “Popo Vuh”, “Dom Quixote”, “Manifesto do Partido Comunista”, “A epopeia de Sundiata”.

A literatura como símbolo de poder e autoridade vem desde sua concepção, poucos podiam compreendê-la. Mas com o surgimento da imprensa, papel mais barato, literatura voltada para o povo, a disponibilidade do livro cresceu, gerando na população o desejo de alfabetização, que aumentou a procura por livros, gerando um ciclo que difundiu a escrita e leitura.

A queima de livros com a finalidade de restringir conhecimento é uma prática antiga, que se repete ao longo dos anos. Ainda hoje temos ecos dessa prática e, se os livros não são literalmente queimados, muitos recebem o status de “proibido”.

Atualmente estamos vivendo uma nova revolução na literatura onde novas formas de produzir, consumir e distribuir literatura estão surgindo.

O livro é repleto de informações interessantes, mas a narrativa do autor me incomodou em diversos momentos. Ele coloca suas experiências pessoais com frequência em primeiro plano e essa prática cresce principalmente a partir do capítulo 11, onde ele foca mais no relato de suas viagens do que na história da escrita/literatura em si.

Foi uma experiência incrível, aprendi muita coisa e recomendo a leitura para todos e não apenas para amantes da literatura. Apenas tenha em mente que esse não é um livro de não-ficção imparcial.

site: https://www.instagram.com/p/B4z1pf6DoDD/

Cheiro de Livro 10/09/2019

O Mundo da Escrita
Não sei como vocês conhecem e descobrem novos livros mas eu, além das dicas de amigos, sou uma grande frequentadora de livrarias. Não fico só flanando entre as estantes, tenho livrarias preferidas – Timbre e Malasartes – e nessas eu aceito todas as dicas. Foi assim, acreditando cegamente na indicação obtida na Timbre, que “O Mundo da Escrita” (tradução de Pedro Maia Soares) chegou na minha mão. Que dica perfeita, mais uma da Rosana.

Martin Puchner é professor de literatura comparada em Harvard e escreve um livro que faz um grande panorama sobre a escrita através da história. Ele vai traçando a criação dos alfabetos e a evolução da escrita e mesclando com as evoluções tecnológicas que também influenciaram como escrevemos ao longo dos séculos.

Como conquistas, invasões e um mundo mais conhecido e conectado fez com que histórias como “As Mil e Uma noites” e “A Odisseia” tornaram-se universais. Puchner nos leva a uma viagem pelos grandes impérios e chega até Hogwarts.

Ver a criação do papel como tecnologia primordial para a expansão de todo o tipo de escrita, sejam os textos sagrados e diversas religiões chegando a livros proibidos na União Soviética. “O Mundo da Escrita” é um jornada interessantíssima sobre como ler, escrever e se conectar moldou o mundo em que vivemos. É dessas leituras que não se consegue colocar de lado.

site: http://cheirodelivro.com/o-mundo-da-escrita/

Letuza 14/08/2019

Incrível viagem pelo mundo da literatura
Uma viagem pelo mundo da literatura e dos livros passando pela Ilíada, Epopeia de Gilgamesh, Romance de Genji, Bíblia, Vedas, Corão, Mil e uma noites, Popol Vuh, Dom Quixote, Manifesto do Partido Comunista, Réquiem, Epopeia de Sundiata, Poemas caribenhos e Harry Potter. Além da história dos povos, o livro traz histórias de batalhas, revoluções, ideias, conquistas e derrotas. É uma leitura incrível, um trabalho de pesquisa espetacular do autor que viajou pelo mundo para ver e explorar os segredos da literatura. A escrita é leve, prende a atenção e estimula a curiosidade. Um livro para ser guardado e lido novamente! Super recomendado!
#omundodaescrita #martinpuchner #livros #leitura #amoler #literatura

1 | 2 | 3 | 4