não nos ensinaram a amar ser mulher

não nos ensinaram a amar ser mulher Michelle C. Buss

Resenhas - não nos ensinaram a amar ser mulher

poli! 31/07/2023

Frases clichês do instagram
Com todo o respeito, mas parece que a autora pegou todas as frases mais clichês do mundo sobre mulheres que postam no instagram e jogou tudo nesse livro. também parece que ela quis usar umas palavras difíceis em alguns momentos só pra embelezar o texto, mas, sinceramente, não combinou com o tipo de escrita que ela possui.
outro ponto que me incomodou são falas de um discurso feminista radical, que eu acho podre porque exclui mulheres trans.
há um trecho e outro que achei bons de verdade e nada clichês, mas muito poucos. acredito que a autora tem potencial de melhorar e escrever melhor e mostrar suas ideias e opiniões de maneira mais original e clara

Patty.Maionese 09/07/2023

Leitura Rápida e Necessária.
Um livro com poemas tocantes sobre o SER MULHER.

Entendi que o livro fala sobre o que a Mulher sofre e sente "simplesmente" por ser Mulher, e esse fato ser algo que a sociedade ou uma parte dela ainda faz que a gente se sinta errada em ser, em ter nossas falhas, nossas opiniões, nossas questões com nossos corpos e por aí vai ...

É fato que as antigas gerações não foram ensinadas a se orgulharem e se amarem por ser MULHER, e esse fato torna a criação das futuras gerações bem difíceis, é complicado para uma mãe dar o que não teve a uma filha, o ORGULHO DE SER MULHER, é difícil a outra mãe ensinar seu FILHO A ENXERGAR E SE ORGULHAR da parceira (não necessariamente em uma relação amorosa) que está ao seu lado.

Enfim acredito que este livro traz em seus poemas detalhes que qualquer pessoa deve saber... ensinar uma MULHER a se AMAR quando a mesma não foi apresentada a isso é difícil mas, qualquer um pode fazer esse ensinamento, AMOR PRÓPRIO é uma conquista, é um processo que podemos conhecer ao lado de alguém e continuarmos com nossos próprios passos.

Esse texto pode não ser considerado bem uma resenha, mas trouxe reflexões a uma Mulher que anda aprendendo a AMAR o processo de SE AMAR!

#DicadaMaionese

Nicole 21/04/2022

Baixei o livro para ler no kindle após título me chamar atenção. Gostei! Algumas poesias são bem tocantes, outras não compreendi mt bem. Mas livros de poesias de poesias acaba sendo isso, varia de leitor pra leitor. Leiturinha rápida e fluida, recomendo.

Lu Fauber 06/03/2022

tem trechos transfóbicos
foi uma leitura que definitivamente não funcionou pra mim.

pessoalmente me irrita recorte feminista que parece de propósito excluir pessoas trans, reforçando a genitália como o definidor do que é ser mulher e a causadora de violências cometidas e sofridas.

eu prefiro vertentes que levam em consideração a pluralidade e a existência de pessoas que são mulheres, sofrem violências (que podem ser diferentes das sofridas por uma mulher cis) e ocupam o lugar de oprimidas tão quanto uma mulher cis.

não curti por esses pontos, não era um livro pra mim.
Nicole 19/04/2022minha estante
Mas é que a opressão e violência sofrida por mulheres são pelo seu sexo, sua genitália, sua capacidade reprodutiva (exploração)... Desde a gestação até a vida adulta dessa mulher, das violências sutis da socialização (meninas são socializadas diferente dos meninos) às mais escancaradas como as físicas. Violências perpassadas pelo racial tb. É um fato real! A violência sofrida por mulheres trans existem, são oprimidas e sofrem, mas são diferentes, como vc mesmo citou. A violência é de caráter social, por sair do que a "sociedade espera"...

Lu Fauber 22/04/2022minha estante
eu achei que teve transfobia, foi isso. minha opinião.

Mariinorberto 27/02/2022

Um livro maravilhoso, todas as mulheres deveriam ler. Me senti representada e acolhida. Os poemas tocaram muito meu coração.

agasbriela 23/02/2022

Bom.
Eu gostei do livro, apesar de poesia não ser a minha praia.
Eu senti profundidade em alguns textos e me identifiquei em alguns momentos mas, houveram também alguns momentos rasos, em que eu lia e nada daquilo me fazia sentir, entender, compreender, gostar.
Mas posia comigo é assim mesmo, nem todas vão se encaixar pra mim enquanto outras farão total sentido. :)

Mariana 18/02/2022

lindo
um livro de poesias sobre ser mulher, me emocionou muito

?mal eu sabia o que era
Mulher
a que condição eu seria imposta
mal eu sabia que contrato invisível eu assinava
quando o exame disse que eu era Mulher.?

julianas 15/10/2021

Baixei esse livro de poesias no kindle, me chamou atenção pelo título. Achei bem interessante, umas partes são bem tocantes

Maria 07/09/2021

leitura necessária!
"jung disse que todo homem
tem uma mulher interior
e toda mulher tem um
homem em si

mas pelo jeito que nos tratam
essa mulher deve ser
a maior prisioneira da história da humanidade

e reclamam que eu luto
mas homem nenhum é capaz
de compreender o peso
da condição que me fizeram carregar".

Cams 13/08/2021

Necessário!
Esse é um daqueles livros necessários. Adorei a escrita e a forma que a autora usou para nos deixar envolvidos com cada poema. Não me conectei com todas as páginas o que é normal, visto que poesia toca as pessoas de diversas maneiras. Sem dúvida alguma a minha parte favorita foi "Gênesis ou rituais de nascimento", li e reli para tentar absorver o que a autora escreveu. Recomendo a leitura!

Babi 30/03/2021

Concluído! ?
São poemas/poesias. Não tenho muito o que falar, é algo bem pessoal o que cada um sente ao ler, é uma interpretação e experiência que nunca vai ser igual pra outra pessoa, por isso é tão pessoal. Te faz ler reflexões de uma forma bonita!

Josiele.Baron 01/03/2021

Um livro necessário
“Eu só posso pertencer a mim mesma”
Esse é apenas um entre os inúmeros versos que sublinhei na obra “Não nos ensinaram a amar ser mulher” da poeta Michelle C. Buss.
Com versos livres, Michelle brinca com as palavras de modo que nos faz questionar conceitos e situações vivenciadas por mulheres no dia a dia que não podem ser aceitos. A autora nos convida a juntarmos as vozes e abraçarmos a imensidão de planetas e mundos que vivem dentro de nós.
Uma leitura importante para o momento em que vivemos!

Nanda 13/07/2020

+ Feminismo
Acredito que esse livro foi sobre sentir o feminismo, realmente a mulher, se identificar. A poesia é leve, pelo menos eu considero, e muito gostosa.

Um para ler em uma tarde e aproveitar cada verso