Dona Anja

Dona Anja Josué Guimarães

Resenhas - Dona Anja

Sabrina 01/12/2016

Gostei do livro, pois, apesar das cenas de fornicação, consegui entender que o autor queria puramente escancarar a hipocrisia que existia e ainda existe na sociedade. Chega a ser revoltante pensar que era assim mesmo que as pessoas se comportavam na época, que as próprias mulheres eram contra a lei do divórcio pelo medo da igreja e de que os maridos a deixassem.

existe uma novela do SBT de 1996 baseada no livro para quem se interessar.
Karina Wolf 01/12/2016minha estante
'cenas de fornicação' hahahahhaahha rindo litros aqui kkkk

Aline 30/03/2012

Final Bacana
Grandes figurões de uma cidadezinha no interior do Rio Grande do Sul se reúnem na casa de Dona Anja numa noite fatídica. O prefeito, o delegado, vereadores, o professor, o médico, o importante agricultor e seu insaciável filho Atalibinha (que honra a tradição dos Duarte) desfrutam do serviço das doces e cheirosas meninas de Dona Anja, afim de acompanhar pelo rádio a polêmica votação do projeto de lei que aprova o divórcio. O livro faz um retrato social bem pitoresco e questiona alguns preceitos morais e hipocrisias daquele contexto.

Particularmente, achei a narrativa muito chata, com exceção das últimas páginas. É apenas no último capítulo que a escrita toma um ritmo interessante e traz algo novo, engraçado. Enfim, a leitura do livro valeu pelo desfecho da história.
21/10/2022minha estante
Livro encontrado na rua também é válido. Ainda mais quando é um exemplar de capa dura, como este.

Dona Anja se passa em uma cidadezinha fictícia no interior do Rio Grande do Sul, na fatídica noite de 16 de Junho de 1977 (segundo o autor, dia da aprovação da lei do divórcio, visto que a emenda desta lei surgiu em 03 de Dezembro do mesmo ano), em que homens ilustres da cidade, como o prefeito, o delegado, dois vereadores, um professor, um agricultor, com seu filho insaciável e um médico vão para a casa de Dona Anja, ficar em companhia das "meninas" da personagem título, enquanto ouvem no rádio a discussão sobre a votação do divórcio no Brasil.
É um livro com toque de comédia, porém, com escrita um pouco confusa, já que há a falta de pontuações e de algumas normas da Língua Portuguesa, ainda que o livro tenha sido escrito no final da década de 1970.
??????