A Madona e a Vênus Catarina Muniz

Resenhas - A Madona e a Vênus

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Amanda 12/03/2024

Bom, mas com grandes poréns
A Madona e a Vênus foi uma leitura cheia de altos e baixos.
Começamos em San Gimignano, onde conhecemos nossa mocinha Francesca, jovem camponesa, que mora junto ao seu pai e seus irmãos mais velhos, e que além de ajudar na criação de animais e plantações, também dedica uma parte de seu tempo ao noivo, ou pelo menos era assim, até sua vida virar de ponta cabeça, a obrigando a se tornar uma fugitiva e aprendendo da pior maneira, que as vezes podemos amar mais do que achamos ser amados.
Partimos então pra a fuga em Florença, onde tudo oque aprendeu ser o certo, é contrariado e onde a movimentação e modernização é muito maior. Nesse cenário acompanhamos a força da personagem, em continuar sobrevivendo, oque no meio do caminho nos leva ao nosso artista Vincenzo.
Com Vincezo, Francesca aprende coisas novas, consegue se reencontrar, porém como sempre, precisará lidar novamente com a dor e aprender o valor do perdão no amor e na família.
Minhas considerações sobre a leitura foram a seguintes: no inicio a história é muito empolgante, e você não consegue parar de ler, isso por que o começo é cheio de surpresas e reviravoltas inesperadas, e tudo é muito bem tratado e desenvolvido, porém a seguir, do meio do livro para frente, tudo parece corrido, paramos de nos conectar com os personagens, já que seus sentimentos se tranformam rapidamente, sem dar chance de entendermos o porque, e isso também dificulta na química entre o casal.
Achei a paixão do casal avassaladora demais, para ter acontecido após uma mera ficada,lembrando ainda que Vincenzo era alguém como descrito no livro "do mundo" e largou essa vida facilmente em apenas um dia ...
Um coisa que me incomodou muito foi o plot de traição que tem no livro, se você não gosta já deixo aqui o aviso, me irritei super (por conta disso perdi a graça de ler),porque tudo que foi vivenciando não justifica e muito menos a desculpa usada para ter perdão.
Enfim, fiquei muito em dúvida se foi uma leitura que gostei ou não... A escrita em si da autora é ótima, a única coisa que incomoda é apenas o enredo utilizado e as atitudes dos personagens.

Djamila.MagalhAes 25/05/2023

Um romance legal
Que legal ler um livro de uma autora brasileira, um romance leve, interessante, mas que tenho algumas ressalvas, principalmente em relação a ações de Francesca, me incomoda o fato de ela não tomar rédeas da própria vida.

Nelson 21/09/2022

Resenha
Eu gostei do livro, de alguns personagens, mas achei bem corrido o final do livro, poderia ter sido mais detalhado.

Jéssica 30/08/2022

Gostei
Gosto de livros em que as histórias acontecem em outros tempos, com outros costumes, a forma como o amor entre duas pessoas pouco liga para as imposições da época, o amor sempre reina

Giulietta 13/04/2022

A Madona e a Vênus
A história acontece na Itália renascentista, narrando o romance do artista Vincenzo e da camponesa Francesca, que por obra do destino acabam se encontrando. Vincenzo deseja se tornar um artista famoso, e por conta disso entra em situações desagradáveis que o separam de Francesca. A garota, deseja apenas paz e tranquilidade depois de tanto sofrimento em sua vida. Com o passar do tempo e das circunstâncias, eles vão perceber que o amor que sentem um pelo outro não é frágil.

ESSE LIVRO É PERFEITO. É como dar uma volta por Florença, a riqueza de detalhes dos ambientes, os diálogos e expressões em italiano que me fizeram buscar o tradutor para entender, tudo nos faz sentir como se estivéssemos na Itália. Além disso tem as excelentes referências a arte italiana, incluindo pinturas e a arquitetura.

É uma leitura leve e gostosa, com os acontecimentos marcantes e envolventes que te prendem até a última página, na esperança de saber o desfecho. É sim, um clichê de romance, porém aqueles gostosos que deixam o coração quentinho.

O desenvolvimento dos personagens é muito bom, nos faz chorar, sorrir e ter raiva cada um, dependendo do momento. Particularmente, achava que ia ser sobre um poliamor, o que me decepcionou um pouco, porém o desenvolvimento do romance foi bom a altura.

Enfim, recomendo demais pra quem quer sair da ressaca literária mas também se divertir e se apaixonar por um livro que surpreende a cada página com reviravoltas impressionantes.

??SPOILER??
Posso dizer que amei o livro também porque a filha do Vincenzo e da Francesca no final é parecida demais comigo. Giulia, de olhos verdes e cabelo escuro (Catarina me chama pro live action) ?
Catarina 15/04/2022minha estante
Resenha linda de viver!!! Obrigada Giulia, pela leitura e pelas palavras. Significam muito pra mim! E já tá contratada pro filme! Netflix, chega aqui! XD

Juliana 06/01/2022

A Madona e a Vênus
Uma leitura que serve para entretenimento, mas confesso que não me prendeu muito. Tanto que demorei para terminar.

Josiane.Martiniano 16/12/2021

Detalhes perfeitos
História muito boa, envolvente, com detalhes bastante específicos que fazem com que a gente se sinta realmente na história. Algumas partes bastante picantes, porém, nada de muito escandaloso.

Marcos.Rodrigues 22/10/2021

A jovem virginal Francesca é responsável por todas as atividades domésticas em sua casa. Vivendo com seu pai, Genaro, um homem rigoroso e ortodoxo, e Jeremias, seu irmão impotente, ela vive de cicatrizes em cicatrizes buscando algum dia ser feliz.

Prometida a um jovem chamado Giane, um rapaz sagaz que tentou lhe retirar sua pureza antes de seu casamento, fez com que o mundo de Francesca virasse de cabeça pra baixo. Genaro o pega no quarto da jovem, ás escondidas, estando seminu a procura, apenas, de saciar seus desejos viris.

Expulsa de casa e sem apoio de Giane, Francesca recebe ajuda de seu irmão Jeremias para fugir dali, antes que seu pai a mate.

Chegando em uma taberna, a moça desamparada procura emprego para poder se sustentar, e através de um asqueroso homem chamado Gastone, a moça passará por muitas tribulações para conseguir se sustentar em meio a tanta escuridão.

Mas tudo muda em um dia em que um pintor sonhador chamado Vincenzo conhece Francesca e lhe oferece a oportunidade de ser pintada por ele em seu Studio. Sua remuneração seria plausível mas seu corpo, exposto como obra de arte.

Entre o desejo e a indecisão, Francesca enfrentará seus próprios princípios para conseguir se superar. Porém, mal sabe ela que um grande amor começa nessa jornada, com toques de ciúmes, grandes descobertas e um triângulo amoroso intrigado com a chegada da duquesa de Milão, a Alessia Sforza.

Diante da resenha e da história em si, que foi descortinada no ano de 1481 com pano de fundo totalmente voltado para a arte, a pintura e a engenharia italiana, esse livro obteve um total de ???? na minha estante.

Celia.Mattos 17/10/2021

A narrativa acompanha o triângulo amoroso entre a camponesa Francesca, o pintor Vincenzo e a duquesa Alessia, com a Itália renascentista como pano de fundo. A escrita é ágil e leve, um romance para se ler sem grandes pretensões, de preferência para desanuviar alguma leitura densa e pesada. Só não entendi a necessidade de colocar palavras e expressões em italiano ao longo das falas dos personagens, me senti assistindo aquelas novelas com imigrantes italianos.
Romance fofo, com muito clichê, mas que cumpre bem a função de divertir, e fazer a gente suspirar e torcer pelo casal, obviamente, desde que você não se trate de um leitor extremamente sisudo e amante apenas de literatura muito rebuscada.

Juliana 13/08/2021

A Madona e a Vênus
A Madona e a Vênus é uma história tão bem escrita que me fez parar algumas vezes para pesquisar se os fatos eram reais ou não.
O livro conta a história de Francesca e Vincenzo e se passa em Florença no ano de 1481.
Francesca é uma menina que se vê expulsa de casa pelo pai e fica sem rumo, pois nunca conhecera outro lugar que não fosse San Gimignano. Sem outra opção, acaba pegando carona e andando quilômetros até parar em Florença. Na nova cidade, parte em busca de um emprego e um lugar para ficar. Nesse meio tempo, enquanto tentava se adaptar à nova vida, acaba conhecendo Vincenzo, um pintor em início de carreira que resolve chamar a bela Francesca para ser modelo de suas obras.
Mini SPOILER! *Entre idas e vindas da história, o final de incomodou um pouco, afinal o personagem tinha tanto talento e paixão pela arte que acho que dava sim para ter continuado.*

Quem gosta de romance de época vai adorar conhecer um pouco desse romance italiano escrito por uma brasileira.

Por fim, adorei a história. Fiquei com aquele vazio que dá quando terminamos um livro e temos que deixar os personagens para traz.
Catarina 26/08/2021minha estante
Juliana, muito obrigada pela leitura, e especialmente por suas palavras generosas. Fico feliz que o livro tenha lhe tocado. Mil Beijos!

Laís 28/07/2021

A Madona e a Vênus
Um bom livro, história simples mas cativante. Recebido na caixinha do Skoob, fácil leitura um bom romance cheio de tristezas e alegrias...

Heliara 27/06/2021

Leitura leve e agradável
O livro é rápido de se ler, com uma leitura agradável. Mas os personagens são um pouco rasos e estereotipados. Uma leitura confortável, para entreter. A pesquisa histórica foi bem feita e bem aproveitada.

Thalita.Romolu 15/05/2021

Recebi o livro pelo clubeskoob, mas romance, realmente não é meu estilo literário.
Apesar de ser uma leitura rápida, sem enrolação, não consegui me apegar aos personagens. As cenas hot achei desnecessárias. E algumas palavras em italiano, soltas no meio das falas, me pareceram sotaque de novela das 8.
Pra quem curte um romance, vale dar uma chance ao livro, principalmente por ser de uma autora brasileira.

1 | 2 | 3 | 4 | 5