Pipocas

Ana Miranda

Resenhas - Pipocas

Roberta.Larissa 07/03/2024

Interessante
Achei o livro interessante, porém os contos não me interessaram o suficiente para que eu gostasse dele. Achei um conto bom, que é o Meu Quarto, da Ana Miranda.

Fabio Shiva 12/07/2023

Uma leitura leve, saborosa e nutritiva, como um bom saquinho de pipocas
Essa foi outra leitura divertida que fiz graças ao Cantinho dos Livros, espaço para doação e troca de livros no Mercado Municipal de Itapuã. “Pipocas” é o volume 2 da série Literatura em Minha Casa, lançada em 2003 e patrocinada pelo Ministério da Educação do primeiro governo Lula. Há poucos meses tive a oportunidade de ler o primeiro volume da série, “Conversa de Poeta” (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2023/03/nada-como-um-bom-bate-papoetico-para.html).

“Pipocas” traz uma mistura de contos e crônicas de três autores: Moacyr Scliar, Rubem Fonseca e Ana Miranda. Eu ainda não conhecia Ana Miranda, mas para estar ao lado desses dois, só pode ser fera! Ela encerra o livro com textos meio na linha do “fluxo de consciência”, pontuados quase que só com vírgulas. Tentei lê-los seguindo o ritmo sugerido pela pontuação. O efeito é curioso: a falta dos pontos causa uma certa vertigem e até mesmo “falta de ar”, pois como não há “pausas para respirar”, a sensação é de que a cadência vai acelerando e ganhando mais urgência. Não sei em que medida isso decorre do estilo do texto ou de minha própria disposição em ler dessa forma, pois nunca senti essa aceleração lendo Saramago, por exemplo, outro célebre escritor que não gosta muito de usar pontos.

Moacyr Scliar é em minha referência pessoal um caso raríssimo, de escritor que comecei a amar na escola. Queria muito lembrar qual foi o conto dele que li em uma antologia que foi passada na escola, com a horrível obrigação de memorizar informações para fazer uma prova. Amei demais essa história do Scliar, e fiquei procurando outros textos dele. Por enquanto só li “Na Noite do Ventre, o Diamante” (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2018/05/na-noite-do-ventre-o-diamante-moacyr.html), mas pretendo ler outros.

Já Rubem Fonseca é sem dúvida alguma um de meus autores favoritos (durante algum tempo foi o indisputável número um em minha predileção, posto que hoje é ocupado por Jorge Amado), e foi uma delícia ler textos dele voltados para o público jovem. Principalmente a crônica que dá título ao livro, que me deixou muito feliz em saber que Rubem Fonseca, assim como eu, amava pipocas e detestava fornos de microondas:

“Esse aparelho perverte o gosto do grão, tornando-o mais uma festifude (ainda não existe no dicionário) de gordura hidrogenada.”

Também gostei de saber que a palavra “pipoca” vem do tupi pipóka, que significa “estalando a pele”. E dei risada nessa parte:

“Comer pipoca lendo um livro é também agradável, mas deve ser evitado, pode sujar os dedos e as páginas do volume, um pecado sem perdão. E não encha a boca de grãos, pegue um ou dois e mastigue devagar, pipoca não é mata-fome, é para ser apreciada com requinte epicurista.”

site: https://www.instagram.com/prosaepoesiadefabioshiva/

omanoel 04/05/2021

BOM!!
Leitura super leve e bem rápida de ser feita. Indico aos aos que gostam do estilo.

09/04/2021

Li quando estava na 5° série. Ganhei de uma professora. ?
Desde que nasci, fui incentivada pelo meu pai a leitura. Cheguei a ganhar dele uma coleção de gibis que ele guardava em uma mala. Em 2001, quando eu tinha 10 anos, me mudei para uma escola com uma biblioteca enorme. Eu vivia lá. E era o xodó das tias, porque eu sempre as ajudava. Até que um dia cheguei na minha professora de Língua Portuguesa e na cara de pau eu disse: "me dá uns livros de presente?" No dia seguinte, ela me deu 4 livros! Este Pipocas, A Metamorfose, um de Vinicius de Moraes e um volume do Para Gostar de Ler. Guardo todos com carinho até hoje e amo cada uma das histórias as quais pretendo passar adiante, caso um dia eu tenha filhos.

Prof. Edivaldo 31/05/2015

Este pequeno livros contêm crônicas e contos de três consagrados autores contemporâneos: um gaúcho, um mineiro e uma cearense. Os melhores textos, a meu ver, foram "O cavalo imaginário", do Moacyr Scliar e "O pedido", de Rubem Fonseca, ambos tocantes e profundos. Já a Ana Miranda, por usar uma linguagem sem muita pontuação, não me agradou muito. Mas gostei do livro.

lai 02/05/2011

Muito meia- boca
Eu não gostei muito deste livro, pois ele é feito com histórias feitas por alguns autores histórias das quais não gostei nem um pouco por isso é meia - boca.
Por fim da para le-lo apesar de ser cansativo.
Para o final como tudo que existe da para se tirar algum proveit desse livro.