Mockingjay

Mockingjay Suzanne Collins

Resenhas - Mockingjay

Angel's Roses 02/06/2013

Suzanne Collins how could you?
How could you screwed up this amazing trilogy? Yes because I'm more than upset with this book.

I don't know what to say about this book because my expectations was so big to finish it with a big satisfaction, that's because the first two books had earned my heart without any doubt, so I was prepared to feel the same with this one.....!

The Hunger Games showed to you the way they had to live, things they had to face, no hope, just fear etc. Gave you the first game with Katniss and made you tremble and choose your favorites.

Catching Fire was a book with less actions but it showed you all those details you really needed to know to conclude and fill your doubts and curiosity, and I loved all those daring ways that president Snow did with his surprises and dirty games.

Mockingjay through my eyes:

Bombs here...bombs there....

...make up here....make up there...(yes, they were in district 13, they didn't needed it, but no, let's let our vanity speaks, too )

...messages here....messages there....!

bla bla bla THAT'S ALL!!!

I don't know what happened in the middle of the book but seemed like she'd just dropped some pages and caught them all without checking them after, because a lot of things were happening so fast and in a strange way that I was feeling like I was reading mixed pages.

It's strange when you find yourself in a big war, to decide the future of everyone...you still have time to make a wedding party to a friend, ouch, it's not for me.

To be honest, the only part that makes this book worth was when they went to face president Snow, that's it, the last chapters of the book. Lmao

I can still remember when I was reading "Catching Fire" whose every chapter came to an end with a big bomb that you couldn't stop reading, and this I could count how many times I saw it.

So let me tell you how many days I spent "reading" this bokg: almost ONE MONTH =|

I'm not going talk about its final and my opinion because "empty" books like this I prefer letting everyone creates their points of view.

So thank you Suzanne for NOTHING!!!

P.S: The only person that will love this is my brother because he's saying all the time: "I wish you have a nice disappointment with this last one"....I think he must have a crystal ball hahahaha.

Bel 04/10/2012

Afora, talvez, alguns momentos em que a personagem enfatiza um pouco mais a "DR" pessoal do triângulo amoroso, esse livro não tem muito de infantil. Bruto, seco e com uma crítica pesada à humanidade.
Embora seja ficção científica, está longe de ser irreal.
Difícil não lembrar, mais recentemente, das guerras no Afeganistão, no Iraque, em Ruanda, no Timor-Leste, e tantos outros exemplos por toda nossa história, passando pelo império romano com seus gladiadores no coliseu....
Definitivamente não consigo deixar de associar à estória contada por Khaled Housseini em A cidade do sol, e 1984, de George Orwell...

Marcio 16/07/2012

Não quero influenciar futuros leitores, pois talvez alguem goste do livro. Mas quem se interessar por uma opinião mais crítica a respeito desse livro:

UPDATE (16/07/2012): Já que todo mundo já leu o livro, segue a íntegra da crítica (pior que um monte de gente veio me xingar lá no finado blog. Ô, gente bruta!):

Esse link (http://kathytemean.wordpress.com/2010/06/16/high-concept-book-definded/) tem uma explicação interessante sobre o tema High Concept Book, termo originário do cinema. Significa que você pode contar a história em poucas linhas e todo mundo vai saber de imediato do que se trata o livro e, melhor ainda, a maioria das pessoas que escutarem a história vai se interessar em ler o livro. Isso é um high concept book.

Há vários exemplos de high concept books, mas os mais notórios, na minha opinião, são Jurassic Park (um paleontólogo e uma criança fanática por dinossauros encontram os bichos vivinhos num parque, em perfeita verossimilhança) e Harry Potter (garoto que vai para uma escola de bruxos).

É esse o caso também da série Hunger Games. Mundo pós-apocalíptico, governado por um poder totalitário, dois adolescentes de cada distrito, de variadas idades e de ambos os sexos, são sorteados para participar de um reality show onde a regra é uma só: o que permanecer vivo por último é o vencedor. O toque trágico é que se tratam de adolescentes (e às vezes crianças) que são obrigadas a participar da matança. Isso é um hiper mega high concept book.

Depois de uma idéia dessas, o livro caminha por conta própria para o escritor. Suzanne Collins explorou muito bem isso nos dois primeiros livros da saga, que usam a mesma idéia. Mas o final do segundo livro significa uma ruptura com a fórmula. Não haverá mais Hunger Games e a história do livro passa a ser a história da humanidade contra esse poder totalitário. Esperava-se então um épico, não é? Uma saga. Um grande livro que explore toda essa revolução, com a heroína da história na linha de frente.

Não foi isso que aconteceu com Mockingjay. Não sei o que aconteceu na cabeça da autora. Provavelmente, não contava mais com uma high concept idea para se apóiar e se perdeu. Ela derrapou feio no desfecho dessa série. Foi o final mais decepcionante que eu tenho notícia desde Lost..

É tão grande a lista de coisas desagradáveis no livro que só dá pra citar as mais irritantes: a heroína da história, Katniss, deixou de ser heroína e virou uma chorona. A cada revés que ela sofre, lá vem páginas e mais páginas de lamentações, de choro (ela se esconde pra chorar), de lamúria. Isso durante TODO O LIVRO. Esquisito. O mundo explodindo todo lá fora e o leitor fica obrigado a ver tudo através dos olhos dessa garota chata (ela cria caso com cada bobagem!) e chorona, que nem teve grandes participações no desenrolar das coisas, passando a maior parte do tempo lamentando sua vidinha e fazendo produções de TV fake para levantar a moral dos rebeldes. Quando resolve fazer algo, vai sempre compelida pela vontade e pela manipulação dos outros, dando tudo forçadamente errado.

Mortes sem sentido, anticlímax em seqüência. Num momento crítico e tenso do livro, a autora pára para mostrar em detalhes uma equipe de maquiagem preparando Katiniss para aparecer na TV, enquanto ela, como sempre, vai se lamentando ("ó vida, ó azar).

E autora, através desse livro, também resolveu exibir sua visão pessimista a respeito das guerras e da humanidade em geral. Nos dois primeiros livros, existe um clima de crueldade com os Hunger Games. Há a revolta subseqüente, os rebeldes tomam o poder e tudo isso para quê? Para quê, me digam?

Para os vencedores passarem a infligir aos vencidos as mesmas crueldades de que foram vítimas.

Como diria o doutor Pimpolho, vai se f...!

Dani 30/05/2012

Infelizmente, o pior dos três
A impressão que tive ao ler Mockingjay foi de que a autora planejou um desfecho grandioso, cheio de detalhes e acontecimentos, mas na hora de colocar no papel, simplesmente compactou todos os fatos em uma narrativa corrida e impessoal.

Mesmo com a narração em primeira pessoa, senti falta de entrar na mente da Katniss e saber o que ela estava pensando, sentindo, e o que levou ela a tomar as decisões que tomou. A narrativa é apenas uma sequência de ações e falha ao entrar no aspecto psicológico dos personagens, tornando difícil se emocionar com todos os acontecimentos que mereciam uma pausa ou outra para reflexão.

E quando eu pensei que já tinha acabado, pronto! Um epílogo! Porque o histórico de todas as vezes que um epílogo não deu certo não foi suficiente para fazer a autora desistir da ideia.

Resumindo: uma história excelente, mas um livro pobre. Ao menos ele tem potencial para virar um bom filme (ou até dois, se a moda persistir).

Júlia da Mata 17/05/2012

Se isso fosse uma carta, você veria o papel manchado de lagrimas. Se isso fosse um telefone, você ouviria minha voz de choro. Se isso fosse um vídeo ou uma foto você veria o meu rosto manchado por lagrimas. Mas isso aqui não é nada disso, isso aqui é um blog onde não posto fotos minhas, mas o que acho dos livros que leio. E esse post em especial, é o que eu senti ao terminar de ler Mockingjay. Então sinto no poder de dizer que Mockingjay me fez sofrer, e muito.

Mockingjay, por Suzanne Collins
Editora Scholastic Press
400 páginas
Minha Nota: 4

Sinto que essa resenha vai ser mais emocional do que pratica. Quando eu estava terminando de ler Catching Fire eu fui procurar resenhas de Mockingjay, pois alguns livros eu preciso de uma base para saber o que eu vou achar. Em uma resenha desse livro que eu li, a pessoa que escreveu disse a seguinte frase: “Se você quer que tudo der certo no final, não leia Mockingjay. Suzanne Collins não está escrevendo para enganar garotinhas românticas.” Mas eu não segui o conselho dessa pessoa, eu segui em frente.

Não me arrependo de não ter parado, e mesmo se eu tivesse parado algum dia eu iria ter que terminar essa serie, pois naquele momento eu já estava viciada nesta serie. Mas agora sei que a DPL vai se prolongar por muitos e muitos dias.

Vou tentar diminuir essa coisa depressiva que está me fazendo escrever essas linhas e vou dizer o que acontece em Mockingjay. E é claro, se você não leu Jogos Vorazes e nem Catching Fire, você está perdido em um mar de spoilers.

No final de Catching Fire, Katniss milagrosamente sobreviveu ao seu segundo Jogos Vorazes. Mas mesmo assim, o pandemônio se instala em Panem. O distrito 12 foi incendiado por completo e poucas pessoas sobreviveram. Katniss foi mandada para o Distrito 13, mas Peeta foi capturado pela Capitol. Grande parte da primeira parte deste livro é Katniss andando como um zumbi pelo Distrito 13 e as preparações para a guerra.

Katniss é agora a face da rebeldia, o Mockingjay como é chamada. Mas só tem duas coisas que ela quer de verdade, vingança pelo Distrito 12 e a morte do Presidente Snow. E Snow tem que morrer pelas suas mãos.

Mockingjay não é só um livro de guerra, ele também tem seus momentos felizes, em que você sente aquela vontade enorme de sorrir e dançar. É tão incrível como Suzanne conseguiu encaixar essas cenas sem problema algum no livro.

Agora eu realmente compreendo porque Jogos Vorazes é tão aclamado aqui e lá fora. Suzanne Collins fez um livro que vai virar um clássico, e adolescentes daqui a 100 anos vão estar lendo esse livro e ainda se encantando com as mesmas coisas pelas quais eu me encantei.

Não dou nota 5 por motivos pessoais que não direi aqui por ser hipocrisia e um spoiler do maior tamanho. Mas muita gente vai dizer que o livro merece a maior nota e não nego. Mas deixo claro que tenho meus motivos pela nota.

A narrativa ainda está em 1ª pessoa e muitas vezes me vi querendo que outro personagem narrasse e não a Katniss, ela está mais que insuportável neste livro. Se no primeiro ela parecia aquela protagonista que todos queremos, no terceiro você vê que ela decaiu, e muito.

Creio que Mockingjay ganha o titulo de livro com o qual eu mais chorei na vida. Acho que vou ficar desidratada depois disso.

Mas mesmo apesar de tudo, Jogos Vorazes é uma serie que indico pra quem quiser. É ótima, já ouvi gente dizendo que ela é a melhor serie de livros depois de Harry Potter, e ser comparado por Harry Potter é muita coisa.

Eu com certeza vou sentir falta de todos os personagens dessa serie, de Katniss – mesmo ela sendo uma chata –, de Peeta, de Gale, de Prim, de Buttercup, de Finnick, de Annie, de Joahnna, de Haymitch e até de Snow. Não sinto necessidade de outra serie, Jogos Vorazes acabou perfeitamente bem e dou meus parabéns a Suzanne por isso.

Sei que essa resenha ficou bem mais estranha que o normal e bem grandinha também, mas espero que entendam, é isso o que acontece quando falamos de um livro que mexeu demais com a gente.

OBS.: Mockingjay vai ser lançado entre o final desse mês e o inicio do mês que vem aqui no Brasil com o titulo de A ESPERANÇA. Ainda está sem capa.
melissa 15/11/2011minha estante
Ah, mas eu acho a Katniss uma protagonista ótima. Justamente porque podemos amá-la e odiá-la tão facilmente. Não teria tanta graça se o livro tivesse outro ponto de vista.

Lara V. 13/08/2012minha estante
Todos reclamam dessa decaída da Katniss como personagem, mas eu vejo esse enfraquecimento como um reflexo do que acontece com as pessoas quando colocadas em certas situações.
É claro que a Katniss do primeiro livro não continuaria presente no terceiro, depois de matar, de ver pessoas morrendo em seu nome, de ter fé em algo e ver tudo destruído de uma hora para a outra.
E seguindo esse ponto de vista não cheguei a duvidar que seria natural nossa heroína se abalar da forma que se abalou.

brfaedo 11/04/2012

Decepcionante
Dos 3 livros da série, o último é o mais fraco. A impressão que tive é de que a autora foi perdendo a mão no decorrer dos livros. Começou super bem com o primeiro, que é ótimo. O segundo pode ser considerado bom, numa aparente tentativa da autora em manter o mesmo ritmo e tipo de escrita do primeiro. Porém no terceiro ela simplesmente se perdeu. Mockingjay é um livro sofrivel. Uma leitura arrastada. A personagem Katniss, que na minha opinião sempre foi no máximo tolerável, consegue ficar insuportável. E o final do livro, consequentemente fechamento da saga, é uma vaga e decepcionante tentativa de colocar um ponto final. Várias perguntas sem resposta, vários personagens sem um fechamento e vários dilemas sem solução.
Gilson Rosa 13/04/2012minha estante
tem-se a impressao que a autora sofreu uma especie de colapso e outro pessoa escreveu o final. os arcos dramaticos dos personagens nao se fecham. e ate a resolução da trama "amorosa" dos protagonistas [ que sabemos, nao era o foco do livro ] tem um desfecho decepcionante. PESSIMO.

Bella Swan 06/04/2012

Esse livro é forte, me lembra o livro "grande irmão" (big brother) onde todos são manipulados, enganados e pensam pouco, aceitam tudo.
Como nós hoje. Aceitamos ver o “Capitol” obrigando parte de nossa população a passar fome, proibindo os mais simples a vender água na rua, os obrigando a aceitar que devem viver apenas com o bolsa família ou qualquer outra esmola que o governo conceder.
Não somos exatamente iguais mas, perto de chegar lá. Veja bem não critico nosso modo de organização, apenas os extremos como proibir a venda de água ou bolo.

Ela é tão forte e ao mesmo tempo tão fria; Talvez se demosntrase o que sente as coisas seriam mais fáceis.

Ju Neves 20/01/2012

A princípio pensei em fazer a resenha assim que terminei o livro, mas mudei de ideia assim que escrevi a primeira frase. O talento de Suzanne Collins é algo inquestionável, sem dúvida, e a série me conquistou por sua inteligência, e sua autenticidade, e com o enredo distópico. Conhecendo a autora do jeito que conheci ao ler suas obras, de forma alguma eu estava esperando um final daqueles que vemos em filmes. É de uma guerra que nós estamos falando. E, muito mais do que a guerra, é de Suzanne Collins que estamos falando, e sabemos como ela se esforça para manter os pés na realidade.

Tudo o que ela fez poderia ser perdoado pelos motivos citados no primeiro parágrafo. Mas nada foi perdoado por mim no momento em que ela fez eu me apaixonar por cada um dos personagens, até o Gale, que era quase um nada nos primeiros livros. Suzanne foi cruel e impiedosa com seus personagens, e com sua história, como se ela estivesse punindo eles. Eu posso resumir minha experiência com esse livro só através da palavra “tristeza”, passei muito mais tempo absorvendo as consequências da guerra do que vivendo ela em si. A gente vai pensando que, porque Katniss é o símbolo da revolução, que ela vai estar envolvida em todo ato de ação que ocorre na história, mas não é bem assim. A Esperança foi algo muito mais filosófico. Claro, ele tinha seus momentos, é de Jogos Vorazes que nós estamos falando.

Se me perguntarem se gostei ou não do livro, vou dizer que esta é uma pergunta bem complexa. Por isso, dei a ele três estrelas, nem mais, nem menos. Algo mais neutro. Talvez a autora não tenha dado o fim que eu esperava, mas devo dizer que eu não tinha algo a qual esperar, eu só torcia para que ela não fizesse exatamente o que fez. Talvez eu possa dizer que Suzanne Collins é uma autora incrível por ter conseguido me derrubar, mas não vou dizer isso por causa desse livro, não só por causa do final, mas por causa de toda a extensão dele, que é uma série de acontecimentos cruéis e desnecessários. Me pareceu muito esforço para mostrar como a vida pode chegar no fundo do poço, e como podemos perder tudo o que temos em um piscar dos olhos. E quando os personagens finalmente entenderam isso... a autora continuou a dar essas lições.

Jogos Vorazes sem dúvida é uma série de livros com o potencial para se tornar um “clássico contemporâneo”, certamente tem o que é preciso. Uma autora brilhante, e personagens inteligentes, que fogem da “síndrome de Bella Swan”, mas não vou negar que me decepcionei. Me decepcionei feio. Senti que os personagens se perderam, se tornaram pessoas completamente diferente. Eu sei que a guerra muda o modo de pensar e agir, mas não foi bem assim. Seria ótimo se tivesse acontecido desse jeito, se os personagens tivessem tirado alguma coisa boa de uma situação tão crítica, parece que só aprenderam quando aconteceu algo realmente grave. Quando perderam algo realmente valioso. A única coisa que me deu algum conforto, foi o epilogo.

Desculpa se eu estraguei a empolgação de vocês, mas antes que eu pudesse ler, algumas pessoas vieram me avisar do final decepcionante, o que diminuiu muito minhas expectativas. Mas eu sou eu, não é? Li várias resenhas no Skoob e vi que tiveram pessoas que adoraram, que acharam perfeito. Eu não acho que as decisões tomadas no final tenham sido de coração. O que aconteceu, como eles terminaram, pareceu conveniente, não foi realmente uma escolha de Katniss, apenas aconteceu e ela se deu por satisfeita de terem feito a escolha por ela. A personagem merecia muito mais do que isso.

Mais resenhas em: www.booksjournal.org
Bella Swan 06/04/2012minha estante
Nossa vejo que você tem o dom da escrita. Queria saber me expressar assim você disse tudo o que sinto. O livro me entristeceu sem deixar de ser bom.
Fiquei de mal humor no final e me senti castigada por amar os personagens e ver-los sofrerem tanto gostaria que Peeta fosse uma escolha e queria Gale feliz.

Mimi 20/01/2012

No terceiro e último volume da trilogia, a história adquire um ritmo mais compassado. Mas as reviravoltas e desfechos surpreendentes no final dos capítulos continuam.

Vivi 18/12/2011

Fiquei frustrada com o desfecho =(
Decidi não falar sobre a estrutura do livro, por seguir o padrão dos demais, achei que ficaria repetitivo. Então vamos ao que interessa, o que eu achei do livro?
Bem, para falar um pouco preciso voltar nos livros anteriores. Jogos Vorazes me tirou o fôlego, teve uma introdução muito bem feita no cenário de Panem e muita ação, violência e romance envolvidos. Já o Em Chamas é intenso, envolvente e, em alguns momentos, desesperador. Quando comecei a ler A Esperança me frustrei ao perceber que o livro toma um caminho que não era o que eu esperava.
Se o livro é bom? Após muita reflexão e analise ao terminar o livro digo que ele é muito bom, porém não me agradou.
Por que ele é muito bom?
Ele introduz o novo cenário, é fluído, o contexto acompanha o desfecho e todos os personagens tem um final que condiz com o enredo apresentado.
Porque ele não me agradou?
Não posso me estender muito em explicar o porque para não dar spoiler, mas basta dizer que não é o que eu esperava e queria para o último livro da série.
O livro tem bastante introdução sobre o Distrito 13, porém deixando algumas perguntas sem respostas, já o desfecho, na minha singela opinião, foi uma tragédia. Que muitos morrem no último livro de uma série, ainda mais com esta temática, isso é um fato que não podemos discutir, mas mortes sem sentido e apelo emocional se tornam desnecessárias e revoltantes.
Acho que a autora de certa forma acabou metendo os pés pelas mãos, principalmente no final, ao tentar agradar a todos os fãs e não teve muito sucesso comigo.
No geral a série é muito boa, mas recomendo todos a olharem uma ótima diferente da narrativa (ai, como explicar melhor sem dizer além do necessário?), basicamente não foquem na ótica da protagonista e sim da trama em geral, acho que assim não haverá tanta decepção para os novos leitores da série.

Resenha completa aqui: http://www.filmeslivroseseries.com/2011/12/mockingjay-esperanca.html