Smashed

Smashed Junji Ito

Resenhas -

Sebastião B 01/01/2024

Fraquinho
A compilação mais fraquinha de Junji Ito. Alguns contos interessantes, mas nada fenomenal e memorável.

Thaisa 30/08/2023

Essa coletânea reúne 13 contos do magnífico Mestre do Horror Bizarro Junji Ito: em "Bloodsucking Darkness", uma moça decide não comer mais afim de emagrecer, mas mal sabe ela que tudo se complicará quando morcegos se envolverem nisso; "Ghosts of Prime Time" explora duas comediantes que começam a fazer sucesso utilizando uma estranha tática para fazer as pessoas rirem; em "Roar", dois amigos se perdem na floresta e acabam se deparando com a ilusão de uma inundação fatal; "Earthbound" engloba um crescente fenômeno em que pessoas estão se transformando em estátuas vivas; "Death Row Doorbell" é sobre o membro de uma gangue que, após matar várias pessoas de uma família e ser condenado, assombra outros familiares com suas desculpas; em "The Mystery of the Haunted House", dois adolescentes, curiosos com uma casa assombrada que está atraindo turistas, finalmente têm a chance de ver que bizarrices estão enlouquecendo os frequentadores, enquanto em "The Mystery of the Haunted House: Soichi's Version", temos quase a mesma história, porém protagonizada por uma moça procurando um personagem da trama anterior e encontrando essa casa assombrada que é controlada por ninguém mais, ninguém menos, que a versão adulta de Soichi, criação icônica de Ito; "Soichi's Beloved Pet" nos mostra mais da família de Soichi e como ele tratará um gato, o mais novo membro da família; em "In Mirror Valley", alguns exploradores encontram o lugar onde existe uma estranha lenda de dois vilarejos opostos; em "I Don't Want to be a Ghost", um rapaz salva a vida de uma moça ensanguentada no meio da estrada e descobre, ao longo dos meses, de onde vem todo esse sangue; "Library Vision" é sobre um homem tão obcecado pela biblioteca da família que, quando um dos livros desaparece, ele enlouquece gradualmente; "Splendid Shadow Song" mostra uma cantora cuja música gruda na mente das pessoas, levando-as à loucura; e "Smashed", que dá título ao mangá, é uma trama lovecraftiana em que pessoas viciadas em uma misteriosa iguaria explodem após ingerir a comida...
Eu adorei a maior parte das histórias apresentadas nesse mangá: tanto "Library Vision" quanto "Soichi's Beloved Pet" foram adaptadas para o anime antológico "Junji Ito: Histórias Macabras do Japão", mas as obras originais são bem melhores e ainda possuem finais diferentes e bem mais interessantes!
Diversos enredos são tão estranhos e inquietantes em seu cerne, com reviravoltas chocantes e imagens grotescas, causando um impacto enorme no leitor... "Bloodsucking Darkness", "I Don't Want to be a Ghost","Earthbound", "Smashed" e as histórias de "The Mystery of the Haunted House" foram jornadas incríveis e assustadoras, entrando na minha lista de contos favoritos do autor. E eu, que nunca gostei muito de Soichi por ele ser um garotinho demoníaco e insuportável, me surpreendi ao curtir tanto as tramas que ele protagoniza aqui, principalmente porque, em ambas, o karma realmente leva a melhor sobre ele!
Gostei bastante de como Junji explora bastante os medos, as angústias e as obsessões humanas, sendo que, no meio de tantas histórias sobrenaturais, macabras e bizarras, o que mais causa espanto e incômodo são os próprios seres humanos e sua crueldade para com os outros - e para consigo.
Mais uma vez, além do mangaká ter me conquistado com suas narrativas, suas artes são um espetáculo, com traços finos e fortes, personagens expressivos, mil detalhes em cada quadro e o perfeito contraste entre preto e branco gera o impacto esperado em um mangá de horror!
Focando apenas nas tramas e nas ilustrações do mangaká, eu classificaria "Smashed" com 4 estrelas e meia; porém, ao analisar o mangá como um todo, eu acabei dando 4 estrelas pela edição da VIZ Media, que sempre fez um ótimo trabalho ao trazer as obras de Ito para os EUA, mas acabou por pecar nesse mangá, principalmente no quesito editorial - ele se beneficiaria de uma revisão mais cuidadosa, pois há alguns erros gramaticais e até mesmo palavras faltando...

laura 18/07/2023

Mais uma obra prima
Eh muito difícil eu não gostar de uma história de junji ito, eu leio todas imaginando como ia ser na vida real, como ia ser em um filme, como ia ser em um stop motion? tem tantas possibilidades de recriar essas histórias

claro q nada vai ser tão incrível como na arte dele, mas ainda assim eh cada história maluca q não tem como imaginar isso tudo

Hugo.Diniz 23/05/2023

Esse volume ......
Meu Deus eu fiquei impactado com esse volume kkkk e só isso mesmo minha resenha estou de boca aberta kkkkkkk?

.emii ;) 19/05/2023

Smashed
Aparentemente têm uma ordem para ler Junji Ito?! Teve a aparição de alguns personagens que eu sei serem personagens famosos dele porém eles aparecem do nada aqui, o que me leva a crer que o passado e a primeira aparição deles foram em outro mangá, porém, eu simplesmente ignorei isso e continuei a ler. E bem, se realmente tiver uma ordem, eu já tô lendo tudo fora de ordem mesmo então vou seguir assim, não acho que vai influenciar muito nas leituras.

Sobre o mangá em si. Eu peguei esse para ler pois fiquei com desejo de ler mais obras do Junji Ito depois de ler a adaptação de Frankenstein e por fazer tanto tempo que não leio algo dele. Gostei da capa e peguei para ler. São varios contos diferentes reunidos aqui. Alguns eu gostei mais do que outros, mas no geral, achei bem mediano. As primeiras historias foram as que mais se destacaram para mim e que mais me chamaram atenção, mas ao decorrer acho que deu uma esfriada e não gostei muito do desfecho.

Mas acho que foi uma boa leitura para passar o tempo e conhecer mais sobre o traço do autor, como sempre, tem sim cenas que ganham mais relevância e que me fazem admirar o tamanho talento do nosso querido mangaká.

MillenaS2 13/03/2023

Mais uma vez impressionada com os contos! Esse mangá sem dúvidas virou um dos meus favoritos, a forma como cada conto surpreende demais.

Ariel 28/02/2023

Como eu digo, papai Junji Ito nunca nos decepciona, mas simplesmente é uma coletânea de contos já vistos em outros mangás, então é bem bleh pra fãs dele que já leram vários.

Ricardo195 20/02/2023

Ótimas mini histórias do junji ito, a grande estrela desse volume e a volta do soichi e suas maldições

fireheart. 30/01/2023

ele nunca decepciona, os contos do soichi são incríveis, não é atoa que ele é um dos personagens mais famosos do junji

bru! 25/01/2023

criticas e criatividade
Mais uma vez impressionada com a criatividade e com a forma como ele usou de suas ideias aterrorizantes para falar de vários assuntos importantes(de seu jeito nada leve).
Amo o jeito que ele conecta suas histórias e usa personagens anteriores, como o Soichi e sua família e como ele consegue criar coisas imprevisíveis, nunca vou cansar de ler Junji.

Milla Maia 23/07/2022

Esmagada!
Segunda vez lendo todos esses mangás/contos, desta vez em versão física. Valeu super à pena! O Junji Ito faz cada conexão... surreal, surpreendente, incrível! Um tipo diferente de medo e horror. Tão gore!

lullabyrainbow 12/05/2022

O que é intrínseco ao ser humano sob um olhar lindamente horrível
Junji-Ito possui um talento extremamente poético e perigoso que é o de explorar o que há de pior na humanidade a partir de metáforas e analogias cuidadosamente planejadas. Nenhum dos seus textos é superficial e em "Smashed" o leitor tem a oportunidade de ter contato com essa mágica com que o autor constrói as suas histórias, atrelando temas delicados, sensíveis e relevantes para a humanidade a partir do horror.

Para quem teve contato com outras obras do autor, como em "Fragmentos de Horror", já conhece a capacidade de Junji-Ito abordar assuntos presentes no cotidiano humano, como depressão, luto e culpa, por uma perspectiva do terror, afinal, esses são os elementos mais assustadores para o mundo pós-moderno que vivemos, onde a população está cada dia mais adoecida, seja com transtornos mentais ou uma ansiedade latente, adquirida pelas mais diversas razões, ou por uma comunidade que tenta se reestabelecer após uma pandemia mundial, que vitimou milhões. É comum encontrar famílias despedaçadas, que ainda não conseguiram superar o luto, ou então famílias adoecidas, que por diversas razões vão se perdendo nas ninharias do cotidiano ou nas magnetudes da vida adulta.

Por razões pessoais, o primeiro conto, "Bloodsucking darkness" é um dos mais tocantes da antologia. Uma garota, que por ser desprezada por seu crush, se vê em um caleidoscópio macabro quando decide emagrecer, seja por bem, seja por mal. Ela desenvolve bulimia, que é um distúrbio alimentar extremamente comum para essa geração dos anos 1990 e 2000, que foram obrigadas a se adequar ao padrão das heroin chics, a magreza extrema e glamourizada. Junji-Ito não se prende apenas ao distúrbio, é claro. Ele usa a doença como um artíficio, para apresentar as consequências funestas de tal busca doentia pelo padrão estético. Esse padrão segue em todos os contos da antologia, afinal, qual a consequência dos nossos atos?

Um exemplo claro disso é "Death Row Doorbell", em que apresenta a condição mental e física de uma família após serem vítimas de um ataque e a perturbadora busca pela redenção, por parte do atacante. "Death Row" fala sobre o perdão, assim como fala sobre como o luto alongado, e o ressentimento que provém de mortes violentas e não-naturais, podem continuar a destruir famílias. A materialização do assassino no seio familiar, estando ele vivo e, consequentemente, impossibilitado de ser descrito como um fantasma, é uma prova de que "Death Row" não fala sobre o assassinato em si, mas sobre as consequências de não se permitir superar o luto.

Como menção honrosa, "Earthbound" é, provavelmente, o conto com o enredo mais genial da antologia. A forma com que Junj-Ito explora a culpa incapacitante, que vive no subconsciente das pessoas pelas mais diversas razões, é de uma delicadeza suprema. Em um determinado dia, algumas pessoas aparecem em poses estranhas nos lugares mais remotos do Japão. Os transeuntes que encontram-nas nas ruas especulam se é algum tipo de performance. Porém, elas estão presas nessa posição constrangedora, fixadas em lugares aleatórios, e não podem mover-se nem mesmo para comer. Ao longo do conto descobrimos que essas pessoas estão presas nesses lugares por razões específicas, ligadas à culpa. Quantas pessoas não guardam segredos terríveis dentro de si, que escondem muitas vezes de si próprias, que preferem não refletir e apenas viver como se fossem isentas de culpa? E se todos nós, com os nossos segredos macabros, fôssemos crucificados em praça pública, tendo a nossa vergonha exposta para não apenas a nossa família, mas para todo o nosso país? É mesmo possível ocultar um segredo tão perturbador por toda uma vida? São questões que "Earthbound" trazem para o leitor e que não me vejo capaz de responder.

"Smashed" não é uma coletânea de horror: o livro é muito mais do que isso. "Smashed" é um estudo minucioso das chagas da nossa sociedade, sejam elas a busca incansável pela beleza ou pelo sucesso, um luto que nos aprisiona pois não conseguimos superar, um ressentimento que nos limita, pois apenas o perdão liberta, a inveja, a saudade, a ânsia inesgotável por mais... Um termo tão comum na última década, o famigerado relacionamento abusivo e suas consequências. Enfim... Se você for ler "Smashed" apenas pelas imagens escatológicas e lindas que Junji-ito desenha, é melhor pensar bem. Provavelmente você sairá transformado - abalado até os ossos e agonizantemente chocado, mas, ainda assim, transformado em seu âmago.

nattakuri 08/03/2022

Bizarro!
Junji Ito trouxe várias histórias incríveis em Smashed, terminei de ler cada uma com "bizarro!" na ponta da língua. Bizarro, maravilhosamente bizarro. Eu amei esse livro assim como amei Mimi no Kaidan, já quero começar as outras coleções do autor.

Skink 06/02/2021

Mais um excelente compilado de histórias curtas do Ito
Adorei a grande maioria das histórias contidas nesse volume. São todas bem criativas e imprevisíveis, além de terem aquele charme típico do Ito. O acabamento da edição da Viz está impecável como sempre. Indispensável pra qualquer fã de Junji Ito.