Alice no País do Quantum

Alice no País do Quantum Robert Gilmore

Resenhas - Alice no País do Quantum

Lais544 04/09/2020

No País do Quantum, uma espécie de parque de diversões intelectual menor que um átomo, Alice irá se deparar com desafios, jogos e atrações que esclarecem os diferentes aspectos da física quântica. A escrita é de fácil entendimento e com muitas ilustrações que coloca conceitos físicos ao alcance do leitor comum. Não é necessário conhecimento de matemática para acompanhar as aventuras da heroína, só gosto pela aventura intelectual e uma forte curiosidade pelo mundo que nos rodeia.

Manda 28/08/2020

história chata, que não ajuda a aprender física
um livro extremamente cansativo e que deveria ensinar algo de física mas se torna muito confuso.

Vanuza.Dias 13/08/2020

Microaventura científica
O livro ?Alice no País do Quantum? é uma tentativa bastante didática de introduzir as pessoas no assunto ?Mecânica Quântica?  e uma nova abordagem sobre este ramo da Física para estudiosos e especialistas da área.
A obra é baseada no romance ?As Aventuras de Alice no País das Maravilhas? de Lewis Carroll, e é notável que o autor adequou os acontecimentos do romance ao contexto da Mecânica Quântica através de uma linguagem diversificada, combinando romance com imagens ilustrativas para melhor compreensão.
Achei o livro legal não somente pela criatividade em explicar termos da Mecânica Quântica e do micromundo atômico, mas também por proporcionar uma leitura agradável para aqueles interessados na Ciência e na Física de patículas.

Shirley Asperger 29/07/2020

Pode ser útil para aprender um pouco de física quântica de forma lúdica

Sandro B 30/05/2020

Vênias para o Max Planck
Começo já por dizer que eu recomendo esse livro pra quem quer ter conhecimentos básicos sobre a mecânica quântica.

Ele retrata de uma menina que estava em sozinha em casa exausta de ver TV então ela se levanta e tropeça, é aí que tudo começa ela desperta-se no mundo do quantum. E aí começa as explicações sobre cada partícula cada átomo cada matéria que a física quântica pode explicar mas fica parecendo que ela vive dentro do sistema quântico, Uma história muito linda muito envolvida e prende bastante o leitor recomendo!

Emily.Victoria 26/03/2019

O livro Alice no pais do quantum é um parque de diversões, onde todos os desafios , jogos que demostram um diferente aspecto.Uma vez no pais do quantum, Alice experimenta varios efeitos, ela também encontra varios personagens estranhos que ajudam a entender a natureza do mundo, e assim mostra a Alice como pode estar nos dois lugar ao mesmo tempo.

Bruna 24/01/2019

Proposta boa, execução nem tanto...
Eu entendo que qualquer um que se esforce para explicar mecânica quântica a leigos no assunto por si só já merece reconhecimento. Por isso mesmo a proposta é boa, tendo tudo para ser acessível e didática, ainda mais baseando-se no famoso e conhecido conto da Alice no País das Maravilhas.
No entanto, a execução peca por mostrar-se exacerbadamente maçante (quase abandonei a leitura uma dezena de vezes, e eu sou adoradora do assunto): Pouco envolvente, parece que a personagem da Alice existe só para dar um falso ar de literatura não-técnica, quando na verdade o texto parece mais um livro de quântica sem fórmulas e escrito em linguagem mais fácil.
A qualidade que destaco no livro é explicar cada um dos conceitos do zero e de maneira compilada (O que é um bóson? E um quark? E um neutrino?). Talvez um dia eu o consulte se quiser revisar um conceito de maneira direta, mas apenas por esse único motivo.

Biblioteca Álvaro Guerra 07/06/2018

Através das aventuras e encontros de Alice, o Professor Gilmore torna os aspectos essenciais do mundo quântico claros e acessíveis. É uma introdução eletrizante e deliciosamente ilustrada a alguns conceitos essenciais, e frequentemente espinhosos, acerca do mundo que habitamos.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8571104417

Judeu 28/05/2017

O Gato de Cheshire está sorrindo ou é só a lua?
Poucos livros de divulgação científica conseguem deixar de forma tão divertida e interessante as complexas relação quânticas da física que trata do extremamente pequeno. Basicamente esta maravilhosa obra mostra como seria a visão de uma criança curiosa vagando e interagindo com o mundo quântico caso ele fosse tão acessível quanto o dia a dia.

Acredito que não encontraria personagem mais apropriada para embarcar em uma aventura confusa e absolutamente imprevisível, porém maravilhosa, que Alice. Ela leva a atenção do leitor em cada um dos elementos fantásticos, porém reais, previstos por este ramo da física teórica, fazendo paralelos com os escritos de Lewis Carrol.
Evelyn.Vieira 03/05/2018minha estante
undefined

Evelyn.Vieira 03/05/2018minha estante
null

Quézia 21/09/2016

Física quântica divertida
O livro mostra conceitos de física quântica de um jeito simples e divertido. Na história coisas que não podemos ver como elétrons ganham vida e interagem com Alice explicando para ela como a física funciona.

Marcos5813 01/08/2013

Para não convencionados!!!!
O livro "Alice no país dos quantum" é simplesmente primoroso. Todos os exemplos dados exploram ao máximo a simplicidade extremamente complexa do que passa em mundos extremamente pequenos. Se conseguimos convencionar que um país se faz com livros e palavras, que o mundo está em órbita ao do redor do sol e que este é uma estrela que simplesmente explodem em reações atômicas em cadeias, convencionamos também que há realidades mal entendidas por serem mal vistas, ou propriamente mal interpretadas. Não é de fato um livro para não iniciados mas até estes poderão entende-lo plenamente se deixarem as convenções de lado é mergulhar no livro e em suas palavras lavradas no intuito de deixar um sementinha brotar do solo, ou seja, o quantum!!!! a obra da vida no abrir dos olhos, ou talvez de um olho só, já que tudo é muito simbólico, alegórico e cheio de significados.

Fimbrethil Call 28/02/2013

Física quântica explicada de uma maneira divertida.
Só posso dizer que eu gostaria muito de conseguir ver as partículas como Alice faz nesse livro, para ver as interações entre elas. Adorei a Pheira Phantástica, queria muito ir a uma dessas.

Fred 24/01/2013

O livro e a forma como mistura ficção com realidade são fantásticos. Uma pena que depois de determinado tempo fica quase impossível compreender sem um conhecimento mais profundo de física quântica.