Alice no País do Quantum

Alice no País do Quantum Robert Gilmore

Resenhas - Alice no País do Quantum

Flaus 20/09/2011

Algumas partes legais entre outras tantas extremamente chatas. A Física, principalmente a parte quântica, já é muito interessante por si só. O livro, com todo o enredo cansativo e entediante, é desnecessário para fazer alguém entender e apreciar essa matéria.
O problema é que houve uma tentativa de mesclar um livro didático a um texto literário. Poderia ter dado certo, mas nesse caso foi um fracasso. Os dois objetivos principais ficaram comprometidos: a aprendizagem e o entendimento do assunto poderiam ser mais claros, a história e as analogias dificultaram algumas vezes o entendimento de processos até simples da Física. A parte literária do texto também não conseguiu realizar a tarefa básica de envolver o leitor.
Claro que a aceitabilidade é pessoal, mas a narrativa é cheia de frases desnecessárias, fatos mal explicados, o que torna o texto chato e cansativo.
Não é também uma perda de tempo absoluta. Quem ler, possivelmente, terminará o livro conhecendo novas realidades das quais antes não fazia ideia. Entretanto, o entendimento e gosto pelo assunto teria sido o mesmo caso o leitor optasse por um livro didático capaz de explicar de forma clara e mais objetiva o que "Alice no País do Quantum" tentou apresentar.

Juliana_alvernaz 27/05/2011

Ótimo para quem entende
Adorei a idéia do autor de usar a literatura para explicar a física quântica,mas pessoas que não entendem nada de fisica(como eu)não compreende as partes teórica.
Raony Cassio 03/10/2012minha estante
concordo que não é um livro pra começar, mas é um livro que simplifica para quem não consegue imaginar alguns conceitos

doc leão 06/01/2011

Um bom começo
O livro é um bom começo para quem quer ter noções sobre a física quântica. É bastante básico, e, por isso mesmo em determinados pontos tem-se a impressão que a explicação não está completa, mesmo assim ao terminar o livro, percebi que meu desconhecimento sobre o assunto diminuiu alguns quarks. Dei nota 7,0.

Ju 21/07/2010

Doce ilusão!
Comprei pensando que seria uma ótima forma de aprender mais sobre física quântica e de uma maneira simples e descomplicada. DOCE ILUSÃO!
Para uma pessoa que já não é lá aquelas coisas em física foi uma grande decepção. Isso que eu gosto muito desse assunto.

Bom, aí vai de cada um. Porém, creio que primeiro você deva ter um bom conhecimento de física quântica antes de lê-lo.

Gabrielle 14/07/2017minha estante
Não tem jeito de aprender física quântica de um jeito simples e descomplicado. A física quântica verdadeira mesmo (e não essas pseudo-físicas que vejo por aí) é difícil, é complexa, é cheia de teorias abstratas e cálculos complicados.

Faço faculdade de Física, então sei o que estou falando.

Sam 28/12/2018minha estante
De fato, Gabrielle. Nas palavras do livro sobre a física quântica: "Parece que não faz sentido, mas funciona. Dá até para dizer com segurança que ninguém entende de Física quântica. Não consigo explicar para você mas posso descrever o que está acontecendo..." Tanto que até o próprio Einstein não aceitava bem os conceitos da física quântica... Imagine nós, meros mortais? Heuheu

Everaldo Xavier 10/06/2010

Comecei a ler esse livro com a impressão que ele iria explicar os conteúdos da física quântica de maneira simples e prática, pois o livro prometia ser um manual para leigos, mas, mesmo tendo um pequeno conhecimento do conteúdo que o livro trata, foi difícil acompanhar a história e absorver os teoremas que eram apresentados no desenrolar do conto.Para quem já tem uma base dos conceitos de física quântica o livro é maravilhoso, pois as cenas são fantásticas, agora para os leigos o livro é uma tragedia.

Consideração final: como o livro foi feito para leigos, ele fracassou.