Filha das Abelhas

Filha das Abelhas Meredith May

Resenhas - Filha das abelhas

Flávia Menezes 12/01/2024

EXISTEM PESSOAS QUE TEM O DOM DE MACHUCAR, OUTRAS, DE CURAR.
?A Filha das Abelhas? (título original ?The Honey Bus?) é um livro de não-ficção que foi lançado em 10 de junho de 2019, e traz as memórias da jornalista e apicultora, Meredith May, de quando, com apenas cinco anos de idade, passou pela experiência de ver os pais passarem por um divórcio difícil, e ela e o irmão mais novo foram levados para a Califórnia para ser criados junto com os avós maternos.

A escrita da Meredith é primorosa, e é interessante como ela vai tecendo um paralelo do comportamento de outras mães que, assim como a dela, também enfrentaram um divórcio difícil, tendo criar sozinhas seus filhos, e de como isso a deixava ainda mais confusa por não entender por que sua mãe parecia estar o tempo todo tão cheia de raiva (especialmente em relação a ela), sem ter qualquer interesse em manter uma relação mãe-filha como as outras mães das suas amigas tinham.

A viagem de avião que ela faz sozinha, com apenas sete anos, para passar uns dias com o pai e sua nova esposa (para mim) foi uma das partes mais tocantes da história. E como eu achei a decisão dela ao final da viagem bastante corajosa.

Mas de fato, o grande protagonista nesta história é o avô de Meredith, que para ajudá-la a enfrentar todo o dano que essa relação dolorosa com a mãe lhe causava, ensinou a menina a beleza do seu ofício de apicultor, utilizando a vida e o comportamento das abelhas para estabelecer um paralelo com a vida de Meredith, fazendo-a compreender que a mãe era assim e não havia como fazê-la mudar, e que ela devia focar em seus próprios sonhos para viver a sua vida independentemente da mãe.

São belos os ensinamentos desse avô, assim como é ver a forma como ele os faz, e mais lindo ainda é ver que todo esse amor e dedicação teve um grande sucesso, porque Meredith conseguiu vencer essas adversidades e se tornar esta jornalista que passou dezesseis anos escrevendo para o "San Francisco Chronicle", e ainda ganhar o ?PEN USA?, um dos prêmios mais respeitados de jornalismo dos Estados Unidos. Meredith tem uma série de artigos sobre um garoto ferido na Guerra do Iraque que foi indicada ao Pulitzer.

Este livro encerra com chave de ouro, e ainda merece ganhar todas as estrelas possíveis, quando Meredith conta que antes de ir para a faculdade, ela tem um importante momento com a mãe, onde a ouve contar sobre seu relacionamento difícil com os pais, especialmente com o pai.

Neste momento, ela compreende muita coisa sobre a mãe, decidindo não mais ficar se questionando sobre o comportamento da mãe, mas em seguir sua vida compreendendo que não é possível mudar o passado e nem a forma como a mãe a trata. Tudo o que lhe cabe é seguir em frente, e viver a sua vida mesmo com a falta e ausência dessa mãe.

Encontrei esse livro tão por acaso, mas a vida é mesmo feita de acasos, onde são nesses momentos que ganhamos verdadeiros presentes. E este livro, foi (sem sombra de dúvida!) um deles.
Fabio.Nunes 12/01/2024minha estante
Faltou assinar a resenha: Cecília Meireles. Kkk

Fabio.Nunes 12/01/2024minha estante
E eu achando que estava te vencendo nesse tiroteio literário. Curti a ideia do livro, viu.

Flávia Menezes 12/01/2024minha estante
Ai Fábio! Adorei essa do ?Cecilia Meireles?! ?
Agora sobre achar que estava me vencendo, preciso dizer: ?equilíbrio é tudo!? E não é que está dando certo nesse nosso desafio!!! ??????????

Flávia Menezes 12/01/2024minha estante
Agora sobre o livro, Fábio é bem bacana até por ser autobiográfico, com uma escrita que vale a pena conhecer.

Débora 13/01/2024minha estante
Que resenha tocante! Obrigada por me apresentar esse livro lindo, Flávia! ??

Flávia Menezes 13/01/2024minha estante
Aah Débora! Muito obrigada! E esse eu posso te indicar sem medo! É um livro muito bonito, e apesar de ser real e ter partes tristes, tem belos ensinamentos de um amor tão belo quanto desse avô pelos seus netos! Espero que você goste! ?

Débora 13/01/2024minha estante
Obrigada, minha querida!???

Ana Sá 13/01/2024minha estante
Fláviaaa, pare com isso (mas continue!), eu não tenho mais espaço pra adicionar os livros que você resenha (tão bem!). ?

Flávia Menezes 14/01/2024minha estante
Amigaaaaa!!!! Não fala assim (mas continua!)!! Fico muito lisonjeada com as suas palavras. E esse livro? Ana! Que exemplo de como um avô ajudou os netos a seguir suas vidas, mesmo tendo uma mãe tão ausente!

Marcelo Rissi 14/01/2024minha estante
Você escreve excelentemente bem! Impressionante! Parabéns pela resenha!

Flávia Menezes 14/01/2024minha estante
Marcelo, muito obrigada!! Fiquei sem palavras aqui! ?
Mas quando o livro é bom, acho que temos tanto o que falar sobre ele, não é? ???

David 19/01/2024

Romance autobiográfico emocionante! Como pesquisador apaixonado por abelhas, fui completamente fisgado pela história de Meredith May. Sua infância marcada por reveses familiares, encontrou conforto nesses fascinantes insetos, especialmente através do amoroso e atencioso avô apicultor em Big Sur.

Fica a recomendação.

vicqs 10/02/2022

Diferente
Uma leitura totalmente diferente do que eu costumo ler, que grata surpresa eu tive. Aqui encontramos a personagem principal aprendendo desde criança a lidar com a separação dos pais e a ausência deles. Eu consegui sentir todo sofrimento da autora, que encontrou nas abelhas o seu motivo para seguir em frente. Um livro sobre laços, que nem sempre precisam ser familiares.

Yasmim Braga 03/02/2020

diferente de tudo que já li! MUITO BOM
Com essa leitura, aprendi a importância da família, o quão é necessário ter esperança, ser resiliente, não se deixar abater pelos problemas e pelas dificuldades que a vida nos apresenta. Também aprendi que precisamos cuidar de nós mesmos. E também que é importante correr atrás dos seus sonhos, sem esperar ninguém, pois nada vai cair no seu colo se você não for atrás. Por fim, o essencial da leitura é que devemos ser gentis com todos, pois se plantarmos o bem, vamos receber o bem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"....enxergar as coisas através dos olhos de um apicultor, para ser gentil com todas as coisas que encontrasse, que com aquelas que pudessem me ferroar."

site: instagram.com/blogliterarte

Maria 14/11/2022

me emocionou
O livro fala sobre a história de Meredith May, desde a sua infância até chegar a maior idade. Seus pais brigavam muito durante sua infância e, após mais uma dessas brigas, eles se divorciam e Meredith vai morar na Califórnia com os avós. Durante esses anos na Califórnia ela se aproxima muito de seu avô e descobre muitas coisas sobre abelhas, fazendo com que esse inseto se torne uma conexão entre eles e uma boa aula constante de companheirismo.

Eu amei esse livro e confesso que derramei boas lágrimas no fim, porque a história de Meredith realmente é inspiradora e nos mostra sua força. Eu adorei o livro, por mais que não costume ler biografias.

Larii.laraa 01/08/2023

Então?.
Pensava que seria mais um dos livros que comprei baratos em uma feira de livros que iria deixar de lado para ler algo que me prendesse mais e fosse um tópico mais atraente, porém esse livro me deu uma alegria de saber que eu tinha finalmente investido meu dinheiro em um livro que realmente mostrava como uma pessoa poderia amadurecer e crescer de forma tão linda como a escritora cresceu.
Gostei muito dessa leitura e recomendo muito!!!

Isabel 03/09/2022

Amei!
Lindoooo!! Muitas lições, em muitos níveis! Saio com o coração quente e feliz por essa história ter me surpreendido. Me apeguei a Meredith, ao avô, ao Matthew. Personagens genuinamente bons, gentis, nobres. E com certeza é uma lição pra nunca mais olharmos as abelhas da mesma forma.. que bichos fascinantes. Muito grata por essa leitura.

Patrihpereira 06/08/2020

Um lindo livro
Este livro me lembrou que é preciso ter equilíbrio entre o dar e o receber, retirar e oferecer... partindo do entendimento mútuo que o outro é preciso (final do Cap. 12)

anabcdefghiju 04/10/2023

Livro nota mil, muito emocionante, perdi as contas de quantas vezes chorei lendo ele. meta de vida agora é aposentar, morar no meio do mato e tentar cuidar de abelhas também. seres magníficos.

Majú 11/03/2022

Virou meu livro favorito!
Não tenho palavras para descrever o quão incrível é esse livro. Que história triste e, ao mesmo tempo, fantástica! Sinto muito pela perda da protagonista e pela infância conturbada. O que mais me fascinou foi a relação pura dela com o avô e a natureza e o quão importante é essa conexão para todos nós. Apaixonada e emocionada, irei guardar esse livro com muito carinho! ??

Mariana113 27/12/2023

Muito bom!
É uma biografia muito tranquila e que te prende! Gostei muito, diferente do que tô acostumada! O desfecho ??

Ruiva Misteriosa 09/08/2022

Surpreendente
Às vezes nós subestimamos o poder que um livro tem de nos ensinar... Esse livro foi um chacoalhão sútil, disfarçado... No começo da leitura, passei uma raiva descabida. O livro é narrado por uma criança que tem uma infância solitária e dolorosa, a falta de uma figura materna na própria mãe nos deixa desesperados. Em vários momentos, tudo que você mais quer é correr e abraçar essa criança e protegê-la para sempre. E durante a narrativa, a raiva foi crescendo em mim, me sentia indignada com cada situação que as crianças (a protagonista tem um irmão) passavam, era um absurdo a ausência da mãe, o desprezo, o egoísmo. Nunca entenderei como a palavra mãe pode se aplicar a uma pessoa assim... Mas enfim, ao longo do livro, questionei muito a falta de ação dos outros envolvidos, por que ninguém tomava uma atitude? Não defendia as crianças? Não punia a mãe? Claro, era outra época, outra criação, talvez uma que exigisse mais maturidade das crianças... Maturidade das crianças... Ok, esse livro me deixou muito abalada. Mas ao decorrer da leitura percebi como tinha tanto a aprender com a Meredith, como mesmo sendo apenas uma criança assustada, ela foi forte e conseguiu sobreviver sem alimentar raiva em seu coração, sem ferir ninguém de volta. Apenas tirando o melhor possível de uma situação tão estressante... E claro, um dos temas principais, todo o apoio que ela encontrou com o avô e as abelhas, tudo que ela conseguiu aprender apenas observando como as abelhas vivem, como são leais e comprometidas com a sua sociedade.
É um livro lindo e transformador que aborda as relações familiares, a força de uma criança diante das adversidades, a natureza e os seus detalhes.

Any 12/01/2023

Descobrindo o amor
Caramba, que história que mexe com a gente. E pensar que é a história de tantas famílias que reproduzem comportamentos destrutivos. Feliz que isso foi quebrado ali nesses filhos que encontraram o amor em outros lugares e seguiram em frente.