O chamado da tribo

O chamado da tribo Mario Vargas Llosa

Resenhas - O chamado da tribo

Sssa_silvia 28/11/2020

Virei liberal!?
Opsss dessa vez não...kkkk ótimo livro, mas pra quem tem bibliografia limitada, irá se apaixonar pelo liberalismo! Não era amor era cilada!

Talita 15/11/2020

Vargas Llosa é um apaixonado pelo Liberalismo
E isso não é uma crítica, é só uma constatação. A mim me parece que o autor acredita muito que o Liberalismo é o único caminho possível pra "salvar o mundo".
Me perdi um pouco nas histórias dos pensadores. Algumas me interessaram, e eu até consegui me identificar. Mas, em outras, claramente deu pra ver que, quando a coisa aperta, o Liberal, infelizmente, fica do lado do Fascimo.
E, mais uma vez, fiquei com a impressão de que a maioria das pessoas que se dizem Liberais, principalmente aqui no Brasil, não faz ideia do que é ser um.

GraAa18 10/11/2020

Surpreendente
Um livre que descreve a corrente política denominada liberalismo através de sete grandes expoentes e defensores de tal corrente, porém que alguns deles anteriormente eram de "esquerda" passando a serem liberais. Uma leitura agradável e esclarecedora sobre o liberalismo, a qual me surpreendeu.

paloma 08/11/2020

Neste livro, Llosa nos traz um breve resumo sobre a vida e obra de 7 autores que o influenciaram no caminho que percorreu de adepto do Socialismo para adepto ao Liberalismo.
O livro é muito bem estruturado, não requerendo grandes conhecimentos prévios do leitor, sendo assim, claro e de leitura fluída em quase toda sua composição. Há autores que exigem um pouco mais de atenção do leitor, mas nada que se mostrasse tão massante. Um ponto interessante é que o autor destaca questões onde o indivíduo estudado foi "infeliz" e não deixa de criticá-lo, todavia, em tantos outros momentos, me parece que Llosa dá aquela famosa "passada de pano" e dá atenção a pontos que corroborem com o liberalismo, afim de levar o leitor a simpatizar com essa corrente de pensamento. De qualquer forma, é um bom livro para quem busca entender um pouco mais sobre política e quer conhecer mais sobre o Liberalismo.
Lelouch_ph 08/11/2020minha estante
Uau. Me interessei. Obg por essa resenha.

Fernanda 08/11/2020

Vargas Llosa tem uma escrita cativante e clara. É interessante perceber como um autor consegue te levar a compreensão de uma linha de pensamento de maneira fluida.

Karla 05/11/2020

Leitura fácil e fluida. A proposta do autor é fazer um breve resumo da vida dos pensadores liberais, bem como das suas principais obras, de modo que, ao final do livro, o leitor tem uma noção razoável das ideias defendidas pelos autores.

Jeane 30/10/2020

Todas as homenagens
Posso dizer que conheço um pouco mais sobre o liberalismo depois deste livro, que foi escrito de forma fácil, clara e direta. Importante para quem como eu está buscando ser menos analfabeta no que diz respeito à política. Cada capítulo do livro é uma homenagem feita pelo autor aos pensadores que o ajudaram a formar seu pensamento, sem deixar de ser crítico, mas ao mesmp tempo, terno e respeitoso. Mário Vargas Lllosa, por esta obra, merece igualmente todas as homenagens do mundo literário.

Carol B. 18/10/2020

"O que sempre me interessou, na verdade, é descobrir o que tem de frágil, de débil ou de errôneo nas ideias em que acredito. Para quê? Para poder corrigi-las ou abandoná-las"

Frase do penúltimo capítulo do livro, de Isaiah Berlin, citada por Llosa, que para mim marcou imensamente o propósito da leitura e a exposição do autor.

Um livro claro, lúcido e extremamente interessante sobre o pensamento liberal e seus múltiplos significados

Diego 12/09/2020

Instigante
O autor mistura a biografia dos pensadores que mais lhe influenciaram com resumos sobre as obras deles que mais o impressionaram. Leitura leve e agradável.
Um livro tão agradável quanto inspirador e preocupante. É daqueles livros que dá pena de acabar de ler e inspira a ler diversos outros em suas páginas citados! Indico fortemente!

vicareno 11/08/2020

Autores que o formaram
O livro é um aprazível passeio pela vida e obra de autores que, nas próprias palavras de Vargas Llosa, formaram-no. Nesse sentido, considero uma boa oportunidade para os que querem se aprofundar um pouco nas ideias centrais e na vida de pensadores tão importantes para o pensamento liberal moderno como Hayek, Popper e Isaiah Berlim. Particularmente, acho que veio bem a calhar num momento em que tenho perdido o medo de me reconhecer como liberal - nada obstante as conotações negativas ou reducionistas que vicejam por aí - o que não significa, em absoluto, qualquer indiferença para com as mazelas e injustiças sociais, algo que nas sociedades abertas, e esse é um dos pontos da obra, é melhor tratado do que noutras que não o são.

Enzo 03/08/2020

Pensadores liberais em revisão
Minha ideia ao ler este livro era entender o pensamento liberal de maneira clara e sistemática. Não considero que o livro te propicie isso por completo e por isso não dei mais estrelas.

Por outro lado, se você deseja entender melhor as ideias de pensadores liberais, como Adam Smith e Raymond Aron, de maneira resumida (20 páginas em média), esse livro é ótimo.

Você acaba por simpatizar com alguns pensadores, ou com parte de suas ideias, e isso te abre um leque de possibilidades muito grande.

Fiz o máximo para ler sem pré-julgamentos e creio que isso ajuda a absorver melhor o conteúdo quando falamos de ideologias.

Gregori Pavan 09/07/2020

Mais um livro com título instigante e ocupado com amenidades.
Inicialmente tem-se a impressão que o objetivo de Mario Vargas Llosa é “apresentar” a doutrina liberal, mas, ao concluir a leitura, é indiscutível que esse objetivo não é alcançado. Não se o intuito era criar simpatia pelo Liberalismo.
O autor, que se manifesta como ex-esquerdista ou socialista e agora Liberal apaixonado, expõe o Liberalismo explicitamente transparente e imperfeito.
Com um texto de fácil leitura, discorre brevemente a vida e a obra de sete pensadores – desde Adam Smith (1723-90) até Jean-François Revel (1924-2006) -, onde é impossível não enxergar a essência contraditória, individualista, indiferente, desorganizada, inconsistente, frágil, moralista, elitista e intrinsecamente assentada no capitalismo mercantilista e no culto à desigualdade social do Liberalismo.
O Liberalismo é avesso à estrutura de Estado e ao entendimento de coletividade humana, mas no livro é possível ler: “O Estado, diz Popper, é “um mal necessário”. Necessário, porque sem ele não haveria coexistência nem uma redistribuição de riqueza que garante a justiça – já que a mera liberdade é em si mesma fonte de enormes desequilíbrios e desigualdades – e a correção dos abusos. Mas um “mal” porque sua existência representa, em todos os casos, mesmo nas democracias mais livres, um corte importante da soberania individual e um risco permanente de que cresça e dê origem a abusos que podem minar os alicerces – frágeis, afinal de contas – sobre os quais foi se erigindo, no decorrer da evolução social – difícil saber se para aumentar a felicidade ou a desgraça dos homens -, a mais bela e misteriosa das criações humanas: a cultura da liberdade.”
O culto à liberdade extrema, pra mim não se mostra coerente e aplicável. A liberdade é importante, é essencial, mas é uma parte do conjunto. O sal é importante quando se faz a comida, sem ele a comida não tem gosto. Assim como só o sal não alimenta.
Parece que não se pode ser liberal sem ser conformadamente ingênuo socialmente e excessivamente materialista.
Alê | @alexandrejjr 09/07/2020minha estante
Muito bom texto, só discordo do final sobre ser "conformadamente ingênuo socialmente".

Mauricio186 10/07/2020minha estante
Gregori, vc parece ser jovem. Creio que a intenção do Autor não foi apresentar o pensamento liberal, e sim testemunhar a existência de grandes pensadores liberais que passaram meio que "em branco" para a geração mais velha (a minha), diante da hegemonia quase absoluta do pensamento de esquerda até o final do século XX - e isso ele realizou de forma magistral.
Fico muito feliz que um crítico do liberalismo termine sua crítica acusando os liberais de serem "excessivamente materialista". Nos anos 90 isso seria impensável - o materialismo era a pedra de toque de todo "pensamento crítico". E, honestamente, depois do que foi a história das tiranias políticas do século passado, o que pode ser mais "ingênuo socialmente" que um jovem socialista?

Cássia Cardoso 17/05/2020

Bem escrito e organizado!
Só escritores como Vargas Llosa teriam a capacidade de organizar tão bem pensamentos de grandes expoentes. Neste livro, Llosa o faz para expor as teorias e ideias do liberalismo, reunindo informações sobre a vida e visão dos seus maiores pensadores desde Adam Smith. Livro necessário para quem quer entender melhor o liberalismo e até mesmo pra qualquer pessoa que tenha interesse em filosofia, arte, sociedade, política. São muitas ideias interessantes reunidas em um livro só!

Caio.Neiva 09/12/2019

Uma ótima introdução ao liberalismo
A definição "autobiografia intelectual" me parece a mais adequada para o livro. Mario Vargas Llosa nos introduz contando resumidamente sua história intelectual de como deixou de ser um socialista de carteirinha para se tornar um liberal. O peruano vencedor do Nobel de 2010, constrói uma linha do tempo dos pensadores que fizeram sua cabeça, os quais enxerga como importantes para a tradição do liberalismo, começando pelo patriarca Adam Smith, passando por Karl Popper, Aron, Isaiah Berlin, dentre outros, Mario explica os principais pensamentos destes, inclusive, o que acho um dos grandes trunfos do livro, as idéias que ele considera errôneas, e as que o próprio tempo subjugou.
Quem pouco conhece sobre o liberalismo é uma ótima pedida para conhecer sua tradição e principais idéias, sempre expostas a críticas e reformulações. Primeiro livro que li do Llosa, escrita fluida, gostosa, e que explica as teorias e pensamentos dos liberais expostos de forma bem clara.