O chamado da tribo

O chamado da tribo Mario Vargas Llosa

Resenhas - O chamado da tribo

Paulo Silas 14/02/2024

"O Chamado da Tribo" é uma espécie de autobiografia intelectual de Mario Vargas Llosa que é narrada a partir de diversas outras biografias. Escrito com a pretensão de apresentar alguns pensadores que foram responsáveis por conduzir e formar o pensamento do próprio autor, o livro explana com propriedade algumas correntes do liberalismo, apresentando de forma resumida e ao mesmo tempo profunda a vida e a obra de sete pensadores liberais que, para o autor, estão entre aqueles que mais merecem crédito por suas contribuições para essa vertente política, social e filosófica.

Para além da introdução - na qual o autor aponta as razões pelas quais escreveu o livro, justificando a escolha dos autores abordados -, a obra conta com sete capítulos, cada um dedicado a fazer um apanhado crítico e explanativo sobre vida e obra de um pensador liberal. Adam Smith, José Ortega y Gasset, Friedrich August von Hayek, Karl Popper, Raymond Aron, Isaiah Berlin e Jean-François Revel são os sete pensadores que Mario Vargas Llosa apresenta em suas biografias de vida e intelectuais, abordando um pouco da história de cada um e expondo um resumo sobre suas ideias e principais obras.

Como aponta o autor no capítulo introdutório, "não parece, mas trata-se de um livro autobiográfico". Isso porque os sete autores apresentados na obra são apontados como os responsáveis pela formação do intelecto e forma de pensar de Vargas Llosa, fato esse que repercute diretamente em sua história de vida quando do afastamento das ideias que moldaram sua juventude (inspiradas por Sartre e outros autores não liberais) dado o desencanto com algumas questões sociais e políticas, o que fez com que conhecesse e se aproximasse do liberalismo explicado (em tom crítico) e defendido nessa obra. A leitura é válida tanto para críticos quanto para entusiastas do pensamento liberal, tratando-se de uma obra primorosa que contribui para o bom debate,

Karamelo 12/02/2024

Mundo que se abriu
Já vinha em busca de contraponto à minha trajetória de acadêmica de universidade federal, em que o pensamento e as referências, ao contrário do que deveria ser, são hegemônicos e à ?gauche?, esse livro abre um leque de intelectuais de direita, e a vontade de comprar infinitas obras, só não adquiri mais por não ter encontros para comprar no Brasil e por serem muito caros para importar.

Layziane 04/08/2023

Um livro muito bom que fala de grande autores e conta aspectos da vida que deixa o livro mais interessante. Se você quer conhecer mais o liberalismo, vale a pena lê-lo.

Valerio.Assolari 18/02/2023

Resumo interessante para conhecer os pensadores liberais
Esse é um livro que traz um resumo interessante sobre os maiores pensadores liberais segundo Mario Vargas Llosa. Ao lê-lo percebi que concordo com alguns posicionamentos ao mesmo tempo que discordo de boa parte deles.

Mainnã 30/12/2022

O autor mistura a biografia dos autores e sua obra, não é aprofundado mas gostei bastante. Uma boa base para o estudo do pensamento liberal

RoSousaAlenc 13/08/2022

Uma aula sobre o pensamento liberal. O livro começa de forma sensacional com o conteúdo de Adam Smith. Contudo, conforme os filósofos/economistas/escritores vão ficando mais atuais e mais próximos da realidade de Vargas Llosa, a escrita ganha um tom apaixonado em alguns trechos, quase que como um advogado defendendo seus clientes. O conteúdo é ótimo, de qualquer forma. Recomendo a qualquer pessoa que deseje estudar política e esteja aberta a construir um referencial teórico de qualidade.

Patricia Pietro 16/10/2021

O livro é um conjunto de "resumos" sobre a vida e obra de alguns pensadores liberais, que foram determinantes na mudança da visão política de Vargas Lhosa. Ele narra que, no início, se considerava de esquerda, mas algumas decepções com esse modelo o levaram a buscar outras ideias. Após muito estudo e leitura, o autor passa a se enxergar como um liberal.

Gostei de ler esse livro pelo fato de ter entrado em contato com um viés do liberalismo que nunca imaginei que pudesse existir: a preocupação com as questões sociais. Praticamente todos os autores repudiam as desigualdades sociais, com execeção do Hayek, que naturaliza o problema. Os pensadores de que mais gostei foram Popper (tirando a questão da censura à televisão) e Berlin.

Inclusive, acredito que a coisa mais importante que aprendi com esse livro foi a problemática das liberdades positivas e negativas de Berlin. A liberdade negativa diz respeito à liberdade individual, aquela em que o indivíduo é livre para fazer o que quiser, tomar suas próprias decisões de forma autônoma, sem interferências. Já a liberdade positiva se refere à liberdade social, visto que a liberdade só pode ser exercida livremente quando sobre o indivíduo não pesa amarras sociais, ou seja, quando as decisões deste não são condicionadas pelas vulnerabilidades de sua situação fática.

Sergio21 07/09/2021

Para se iniciar no pensamento liberal
Mário Vargas llosa é um dos grandes escritores vivos.Sua prosa e suas posições evoluíram no decorrer dos anos. No texto seu auge é A Festa do Bode, e aqui nesse ensaio ele explica com clareza e objetividade a sua mudança de postura no espectro político.O fato de Mário ter se exposto a vida pública concorrendo a eleição ,ao contrário da maioria dos escritores que defendiam ideologias apenas em teoria, torna esse ensaio de memórias muito consistente. Como no Brasil, historicamente um país ideologicamente monotemático e onde qualquer pretensão de proposta fora do pensamento dominante é rasamente rebatida, o livro de Mario Vargas Llosa mostra que existem possibilidades muito além do nosso umbigo e nossas teorias macunaímicas.

Mário 30/07/2021

Liberalismo
As linhas mestras do liberalismo retratadas por Llosa a partir do estudo e convivência ao longo da vida com expoentes pesadores desse sistema de organização econômica e social.

Além de uma boa leitura o livro traz ótimas referências de obras aos que intentam se aprofundar sobre o tema.

Vanessa Hentges 02/05/2021

É um livro interessante para quem busca aprender sobre liberalismo, pois o autor fala de sua trajetória de socialista para liberalista através dos autores e obras que leu, resumindo-as através de seu ponto de vista. A leitura é fluida num geral, exceto alguns pontos, e a obra muito bem escrita, na minha opinião. Recomendo a todos que tem o objetivo de iniciar o aprendizado sobre está área.

Poli 08/03/2021

Sobre o liberalismo
O livro defende a doutrina liberal. O autor um ex-socialista que se tornou um liberal, apresenta através de diversos autores, argumentos e histórias que defendem o liberalismo. Eu particularmente gostei do livro, mas em alguns momentos achei complexo e muito linear. Ele defende claramente uma visão de mundo e em diversos momentos se repete contra a doutrina marxista sempre com um ponto de vista bem parcial.

Barbara Hellen 22/02/2021

@cactosliterarios
"O Chamado da Tribo" é um compilado de ideias liberais a partir de diversos autores estudados por Mario Vargas Llosa. Eu diria que o livro pincela diversos conceitos e a partir deles, Llosa mostra a sua visão de mundo e o que ele acredita ser o liberalismo. Como todo livro para ser estudado, não é uma leitura fácil. Requer atenção, mas me surpreendeu pois, ao contrário do que imaginava, concordei com muitos conceitos ali expostos.

Talvez o conceito que eu mais me identifiquei foi o da proteção da democracia e suas liberdades. Mas outros também ressoaram na minha mente e geraram boas reflexões, como a importância da racionalidade na política, a flexibilidade na hora de enfrentar os desafios sociais e também o conceito de massa, quando o ser humano abre mão de sua individualidade para fazer parte da tribo.

Ainda tenho bastante ressalva quanto ao livre mercado (sorry Adam Smith), que pra mim ainda me soa irreal em um país tão desigual quanto o nosso, onde o trabalhador já é explorado diariamente. Mas essa leitura confirmou aquilo que já conversei por aqui: o quanto conhecer outros conceitos é fundamental e necessário em meio a tanta intolerância e radicalismo.

Juliana 12/01/2021

Comecei a ler o livro com a expectativa de entender um pouco melhor o pensamento liberal, mas me pareceu um apanhado de biografias de pensadores liberais.

Jean Bernard 10/01/2021

Uma história da liberdade
Sobre o autor, nada precisa se falar. Sobre a obra, muito. Um livro que conta a trajetória de aprendizado político de um mestre das letras. Concordando, ou não, acredito ser um livro importante para todos que desejam entender melhor o assunto. Direita ou esquerda, liberal ou progressista: leiam sem preconceito. Nosso mundo precisa aprender a dialogar. Fica aqui minha dica de leitura.