E se fosse a gente?

E se fosse a gente? Becky Albertalli
Adam Silvera

Resenhas - E se fosse a gente?

Markarroni 03/06/2020

Me irritou pra car*lho, mas é gostosinho
Só pra deixar claro, 3 estrelas é bom, okay!? Eu gostei desse livro, a escrita de Albertalli e Silvera é ótima e eu não tive problemas com a fluidez da leitura. O problema foram os personagens. Fazia tempo que eles não me deixavam tão irritado.

Os protagonistas são adolescentes, eu sei, mas eles não acabaram de sair da infância. Eles começam uma briga ridícula por nada relevante, que poderia ter sido evitada se tivessem maturidade condizente com a idade.

Eu amo referências pop/geek em livros? Eu amo! Mas aqui é algo extremamente exacerbado. Eu me senti sendo forçado a gostar de Hamilton, o que me fez ficar irritado com tanta forçação de barra. Pra quem gosta de musicais, vai se esbaldar.

Não devo deixar de dizer que os personagens secundários foram os meus favoritos. Queria ser amigo de todos eles. Mas com os protagonistas, nem como colegas eu queria me relacionar. Talvez apenas como conhecidos.

Fiquei pensando se eu não estou velho demais pra ler esse tipo de YA, porque eu não me importo com quase nada do que os protagonistas se importam como se fosse as coisas mais importantes do mundo, sabe?

Eles têm muito tempo livre, mas nenhum problema, exceto por aqueles que eles mesmos criam. Eu não me importo com musicais, fanfics, e muito menos ficar obcecado por um homem 24 horas por dia.

Eles são a representação exata do egocentrismo adolescente e do drama sem sentido. E mais um dos motivos que me fizeram ficar irritado foi porque eu não suporto pessoas que estão sempre atrasadas e que me fazem esperar e perder meu tempo. Faça isso uma vez comigo e será a última.

Apesar de eu não ter amado o livro, o final foi a coisa mais realista e saudável possível. De modo geral, pra mim, o livro foi um pouco frustrante, mas mesmo assim, foi uma leitura que eu gostei de ter feito, mesmo me deixando irritado.

site: https://www.instagram.com/marksreading
Ryan 15/08/2020minha estante
Os atrasos do Ben são ridículos e ele da a desculpa de que "ele tá em outro fuso horário" sendo que isso é impossível já que ele cresceu nos EUA, ele é só um mal educado que arrumou uma desculpa idiota. Eu tbm achei meio forçado toda aquela discussão dele ser branco mas ser portoriquenho

Melhor refeição 27/10/2020minha estante
Meu deus! Comentou tudo oq eu pensei durante a leitura. Eu amei o final mds

lueaven 11/11/2020minha estante
Você descreveu exatamente o que eu pensei, comecei a gostar mais dos personagens secundários, que dos principais. E não sei se é por eu ser aquariano e não gostar de tanto grude, mas eu achei muito irritante quase todos os momentos que eles estavam juntos, e sem contar na burrice do Ben por voltar a falar com o Hudson e a Harriet, que são pessoas super tóxicas, em fim, mas me decepcionou do que agradou.

Matheus Sobral 16/04/2021minha estante
Você foi cirúrgico! Exatamente isso

dóris 19/11/2021minha estante
eu acabei de ler o livro e tive que vir pra ver se tinha mais resenhas falando que se irritou com a história. vc literalmente tirou todas as palavras da minha boca KKKKKK tive que deixar isso registrado aqui porque é literalmente tudo o que eu penso

bellerosie 27/12/2021minha estante
descreveu tudo oq eu escrevi e passei durante a leitura. Gostei bastante desse livro mas achei ele meio sem sal e me irritou bastante, 3 ainda é uma nota boa!!!!!

Speedy 11/08/2022minha estante
Eu dei 2 estrelas kk e concordo com tudo que disse e com as respostas ao comentário, a leitura, apesar é fácil e ter um ritmo bom de escrita, foi bem cansativa pela história e pelos personagens, achei o Arthur de uma infantilidade absurda, um ciúme descontrolado, o Ben com atrasos desnecessários e toda aquela coisa de portoriquenho. Os secundários me conquistaram mais, fiquei triste com o término do ethan e da Jessie sem uma explicação ?? (Alerta spoiler)

Spinola.l 10/01/2023minha estante
to começando o livro agora e agora estou totalmente desmotivada a lê

Vanderliuze 04/02/2023minha estante
Livro muito bom, final horrível

Camila Soares 06/02/2023minha estante
Finalmente uma resenha em que eu me identifique, hahahaha.
Tô realmente pensando em parar de ler livros adolescentes, e começar a ler uns com uma faixa pelo menos 20+.. tu muita coisa que não tem cabimento

Lauraa Machado 09/06/2019

Uma mega decepção
Eu adorei todos os livros que já tinha lido da Becky Albertalli, então nem pensei muito antes de comprar este. Para falar a verdade, ela é do tipo de autora que compro sem nem precisar ler a sinopse. É só colocar o nome dela na capa que já estou convencida. Imagine minha decepção ao perceber que não consigo dar mais do que 2,5 para este livro.

Eu amo os livros da Becky, mas nunca li nada do Adam Silvera e, depois deste livro, é bem provável que eu nunca vá ler. Desde o começo, fica claro que a Becky escreveu os capítulos do Arthur e que o Adam escreveu para o Ben. Ou seja, o Ben é insuportável e a escrita do Adam, pelo menos aqui, é tão desconfortável e amadora no começo, que fica difícil acreditar que ele é tão famoso e adorado. Ele vai melhorando conforme o livro passa, talvez conforme ele se acostumava a estar na pele do personagem, mas foi bem difícil aguentar o começo.

Para ser honesta, durante a história, o Arthur também começou a ficar um pouco chato e a personalidade dos dois andou se misturando. Ambos fazem drama desnecessário, se fazem de vítima a toda esquina e esse foi o pior relacionamento de livro que eu já li. Parecia que eu estava presa a um namoro terrível e não conseguia sair! A verdade é que Ben e Arthur nunca deveriam ter ficado juntos. Eles não tinham química, o reencontro foi forçado demais e não pareciam gostar realmente um do outro.

Isso melhora depois de um tempo, mas de um jeito mágico sem explicação ou sentido. Não dá muito para acreditar nesse romance. Além disso, romance é o único enredo. Se tivesse alguma outra coisa acontecendo, acho que talvez teria equilibrado mais essa obsessão dos dois com algo que eu nem queria que acontecesse. O final até que é bem bacana, mas nem tanto para compensar o que veio antes. Infelizmente, a ideia de dois amigos escreverem um livro assim é ótima, mas definitivamente não funcionou.

Eles precisavam ter tido uma inspiração mais interessante para toda a história. São 433 páginas de enrolação de um romance extremamente forçado. Tão forçado, aliás, que se qualquer um dos personagens fosse meu amigo, eu não estaria falando para eles "insistirem porque o universo quer". Eu estaria totalmente falando para eles irem se tratar, que ficar obcecado por um cara que você conheceu por cinco minutos não é normal. Não. É. Normal.

Se só o reencontro tivesse sido forçado, até tentaria superar. Mas foram todas as etapas do namoro, até os conflitos. Para piorar, os amigos deles são super bidimensionais e o Dylan (melhor amigo do Ben) é extremamente insuportável. Sinto muito, mas eu não confiaria em um livro escrito pelo Adam Silvera depois desse.

Por sorte, alguns mínimos detalhes foram bacanas, como a cena em que eles estão claramente explorando a questão de consentimento, além de que Arthur tinha ainda alguns detalhes característicos da Becky que me mantêm interessada em tudo que ela escrever, sempre. Mas de todos os meus dela, esse é de longe o pior. Definitivamente uma decepção.
jessiesrocha 09/06/2019minha estante
eu comecei lê ele, estou em 20% e até agora não gostei de nada. eu comprei sem saber de nada, apenas por ser da becky e estou me arrependendo. na verdade, achei que fosse erro meu, que não estava me conectando direito com o livro, mas vi umas pessoas falando mal e percebi que não era erro meu. também nunca li nada do adam, mas depois dessa provavelmente não vou ler nunca.

Lauraa Machado 09/06/2019minha estante
Não é erro seu, viu. Acho que, se o livro fosse só da Becky, seria ótimo, mas né. Não deu certo!

Douglas 09/06/2019minha estante
Tenho o livro " Com amor, Simon" da Becky. Recomenda?
Quando este livro do Adam com a Becky saiu lá fora procurei várias resenhas e a sua foi sincera, depois li alguns capítulos traduzidos e você tem razão. O que li foi péssimo e depois tirei da minha lista. Tenho um livro do Silveira aqui e tenho medo.

Lauraa Machado 09/06/2019minha estante
Super hiper mega recomendo! Todos os outros livros da Becky são ótimos!

Douglas 09/06/2019minha estante
Fico feliz em saber.

Lucas 28/06/2019minha estante
Livro chato, personagens mt chatinhos e o amor deles é mt sem noção. Eu tb fiquei decepcionado porque nem parece que saiu da mesma autora de Simon. Claro que teve a colaboração do Adam, mas fiquei decepcionado demais porque Beckyyyy!!!! Nunca te critiquei.

mick 07/07/2019minha estante
Eu precisei fazer uma conta só pra responder essa resenha. Sim. Mil vezes sim. Eu ainda nem li o livro mas já imagino o quão arrastado e sem noção ele é. E tudo isso é por causa do Adam. Eu consegui terminar um único livro dele até hoje - e com muita força de vontade - porque suas histórias, por mais criativas que sejam, são desenvolvidas de uma forma extremamente forçada. Creio que a Becky teria feito um bom trabalho caso o tivesse escrito sozinha.
Eu li um pdf com o primeiro capítulo e fiquei chocado (de forma negativa) com o fato de que o casal principal se conhece nele, de um jeito muito sem graça e já não senti química alguma dos dois. Imaginei, assim, que ele ficaria ainda pior.
Muito obrigado por esse comentário. Agora se eu o ler, terei minhas expectativas bem baixas.

drica 20/09/2019minha estante
Falou tudo... Que livro chato, desisti de ler qualquer coisa desses autores.

zoni 29/07/2019

Estou levemente decepcionado com essa história, e recebi muito hate por causa disso.
Eu recebi muito hate enquanto lia esse livro, ninguém conseguia entender porquê eu não estava gostando, nem eu mesmo entendia a razão de não estar curtindo a leitura. E somente agora, depois de terminar a história, eu tenho uma certa explicação. Acompanhei tudo desse livro, desde o anúncio até o lançamento por aqui no Brasil, e durante esse tempo eu criei muita expectativa. Eu via pessoas que leram amostras, ou leram antes do lançamento falando o quão esse livro era espetacular, e isso só me deixava ainda mais ansioso. E uma coisa que foi muito bom pra mim, é não ter lido o livro enquanto estava todo mundo lendo, porque às vezes eu costumo me deixar levar e estaria gritando que hino simplesmente porque todo mundo estava amando, e pelo nome Becky Albertalli.

O primeiro capítulo é TUDO, mesmo, o Ben e o Arthur tem um início extremamente digno de filme de comédia romântica de sessão da tarde, e eu comecei a vibrar assim que terminei o primeiro capítulo, mas daí vem aquela caixinha, um novo capítulo começa, e o livro meio que fica arrastado, eu não conseguia me conectar, a mudança de narrador estava me irritando, as piadas me soavam meio chatas em certos momentos... foram capítulos sofridos. Mas depois de um tempo, (e muitas referências perfeitas (volto a esse tema depois)) as coisas começam a melhorar, principalmente nos capítulos do Ben, apesar dele ser o personagem típico do Adam que acredita que não merece ser feliz, porra, Adam, isso já está chato. Eu não sei, talvez eu estivesse num momento amargurado da vida, mas logo nas primeiras páginas percebi que o melhor para aquele casal era estar separado. Ele levam uma relação rápida, conturbada e cheia de erros e falta de sintonia. Eu serei muito julgado, mas foram poucos os momentos que torci por esse casal, porque a sensação que eu tinha era que eu mesmo estava num relacionamento horrível e abusivo sem saber como sair. O que foi aquilo do Arthur surtando por causa de fotos no instagram? Ou ficando puto por qualquer coisa e descontando toda a sua raiva e ódio?

É um livro muito reflexivo, mas todos os assuntos mais importantes não foram explorados. Eles simplesmente jogavam tudo nas costas do universo, que era o grande causador de qualquer coisa nesse livro. E sabe? Eu acredito no universo, mas aqui nesse romance, o drama é sem sentido é forçado demais, as brigas são sem motivo e não há nenhum plot twist que mude algo na história. A impressão que me deu neste livro é que os autores quiseram afastar a ideia romântica de que apenas o amor basta, mas com isto conseguiram acabar com a dinâmica do livro e até mesmo desrespeitar o próprio trabalho narrativo que eles passaram capítulos e capítulos criando, e não, isso não deixa o final ruim, na verdade é um final bonito com uma mensagem bonita, e o final certo pois aqueles dois definitivamente não deveriam ficar juntos, mas é totalmente forçado, não é nada natural.

Por sorte, temos algumas coisas boas nesse livro, as referências que eles fazem aos musicais, (eu sou o louco dos musicais), (e como prometido estou voltando para esse assunto), ler várias e várias referências a Dear Evan Hansen me deixou muito feliz, ou a Hamilton que eu não sei muito sobre, mas que já ouvi a trilha sonora milhares de vezes. Outra coisa que gosto muito é a delicadeza que a Becky trata algumas questões nos capítulos do Arthur. Essa mulher tem um jeito tão meiguinho de explorar alguns assuntos sérios, (deveria ter focado de verdade nisso e num romance bonito, invés de ir na onda do Adam).

Definitivamente não era o que eu esperava, não era o que eu queria ter lido, e sinceramente? Funcionará bem mais em um filme, e eu ouvi dizer que esse filme vai acontecer, então vamos esperar pra ver o que vai acontecer. Até lá, fico sofrendo com o E SE... que esse livro foi.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Lucas 29/07/2019minha estante
? chato mesmo HAHA sem sal, personagens bobos e situações bobas.

Gustavo Igor 29/07/2019minha estante
RENGAS! Caraca que resenha completa! Ainda não li, mas, ainda quero ler! ?timo posicionamento!

zoni 30/07/2019minha estante
Eu entendo as pessoas que gostaram, entendo as razões pelas quais eles gostaram, mas pra mim, essas razões não funcionaram, e assim como você, Lucas, achei totalmente sem sal. Os personagens não cativam, não são carismáticos, passam o livro todo brigando, tomando atitudes horríveis, colocando a culpa no universo e tendo um momento fofo depois. Não rolou!

zoni 30/07/2019minha estante
Gustavo, eu espero que você goste. Ou que pelo menos curta a leitura. ? um livro bem problemático, e em alguns momentos eu me senti sufocado e com muita vontade de abandonar, mas em outros consegui curtir e terminar. Espero que você curta, de verdade.

MILA 05/08/2019minha estante
Oi Zoni, terminei o livro hoje e infelizmente tudo começou muito bem quando eles se conheceram, só que depois eu percebi que algo mudou, inclusive na personalidade dos dois, apesar disso e outras coisinhas, o livro foi satisfatório, mas não perfeito.
Adorei tua resenha e concordo com ela em vários sentidos!

Brena 13/08/2019minha estante
Vc conseguiu passar tudo que eu estava sentindo em uma resenha obg

zoni 04/09/2019minha estante
Me senti decepcionado demais, Brena, estou até com medo do próximo livro da Becky, que será escrito em parceria também, e vai tratar de política... Ai Jesus.

Brena 04/09/2019minha estante
Eu acho que se ela escrevesse com alguém que tivesse uma escrita parecida com a dela poderia até dar certo. Mas o Adam e ela não tem nada a ver, ela sempre cria casais fofos com final feliz e o Adam é sofrimento puro. Eu imaginava um livro dela com a Jenni Han ficaria legal.

QUE OUTRO LIVRO PLMDS ME FALA EU TO MORRENDO DE CURIOSIDADE

duda 09/07/2021minha estante
vai ter outro livro amg!!

MENTIRA

Quando plmds???

Neto.bomfim. 14/02/2022

Véi! devorei esse livro em literalmente um dia, e apesar de ser uma leitura bem gostosinha e leve, é um romance bem clichê (off: quem não ama um clichê né chat?! Eu pessoalmente adoro um) Sem muitos plots no decorrer da história... but, eu realmente não esperava pelo final q teve.
Enfim, um romance clichê sem um final clichê.
Kethellyn1 14/02/2022minha estante
Alguém disse romance clichê sem final clichê ? ? ?? MEODEOS A LISTA SÓ CRESCE 100NHOR +1

rafaela 14/02/2022minha estante
Mds não me fala que o fim é ruim

Neto.bomfim. 14/02/2022minha estante
Não é ruim meu bem, mas assim, eu 0 esperava pelo ocorrido... jurava q ia ter um final clichê de livro boiolinha, mas não teve.
Eu não achei ruim,as aí depende do seu ponto de vista e sua expectativa sobre o livro...
Mas não desista de ler, ele é muito bom

rafaela 14/02/2022minha estante
Ahh, que bom, eu entendi o que você quis dizer! Vou ler

Luigi 25/09/2022

Esperava muito mais
Bem, no começo da leitura achei o livro ok, normal. Entretanto com o decorrer da história foi ficando muito superficial, de uma forma que chega a ser triste, é claro que é um clichêzão, é. Mas no livro não acontece 1 plot twist, cadê o aprofundamento dos personagens, só jogam personagens lá, falam o nome e profissão e só, isso mesmo até com os personagens regulares.

Gostaria de ressaltar que estou indignado com o fato do ETHAN ser hetero, tô me doendo muito mesmo com isso, os autores criam uma problematização desnecessária e faz um ?zinho.

Dylan foi o personagem que sinceramente mesmo não sendo aprofundado, foi o que mais exalou uma personalidade própria, pp de resto, não gostei não.

Bem, poderiam ter aproveitado e ter tido um pouco de descrição, cara É NYC bro? Sei lá, não precisa ser um victor hugo mas acho que da um charme para a história.

NÃO É MIL MARAVILHAS, MAS NÃO É ÁCIDO SULFÚRICO NOS OLHOS.
Paahbooks 28/09/2022minha estante
Oii , concordo q a autora tinha q ter explorado mais o Dylan ele era maravilhoso , o Ethan MDS um personagem muito fechado muito affs , mas eu te digo o que eu achei q era a proposta da autora e ela poderia ter falado isso , era q o q ela queria explorar eram as inseguranças dos personagens principais , uma evolução do Ben pq ele não era o mesmo do início do livro kkkk , e eu acho que a Becky não queria deixar o livro focado só no clichê , ela colocou bem os medos q os personagens passaram e tipo vi muita gente falando em comentários até no you tube e em alguns grupos q eu entrei q esperavam um final dos dois juntos se amando , mas a Becky trouxe a realidade as vezes dura kkkkkkk

Paahbooks 28/09/2022minha estante
Pq nada é como pensamos , quero ver como vai continuar essa história espero não me decepcionar com o livro 2 kkkkk

Paahbooks 28/09/2022minha estante
Mas boa a sua colocação ?

Camilla.HipAlito 13/06/2022

CARACA
Senhor que livro
Depois que li ?os dois morrem no final ? pensei que nunca iria gostar mais de um livro na minha vida kkkk
Mas esse livro definitivamente vai pra minha lista de favoritos
A história super desenvolvida , que te prende do começo ao fim, mas tenho q dizer que do meio pro final É MUITO MAIS RÁPIDO do que o começo.
Enfim
Meu livro favorito .
Alison.Kauan 13/06/2022minha estante
até hoje espero pela continuação ???

Camilla.HipAlito 13/06/2022minha estante
Comprei a minha no primeiro dia da pré venda

Alison.Kauan 13/06/2022minha estante
AAAAAAAAAAA, eu não sabia que já tinha sido publicado. acabei de ir atrás kkkkk, obrigado

Jazz 12/11/2022minha estante
Tenta ler agora "E se a gente tentasse", é tipo uma continuação do " e se fosse a gente? "

Marianna 12/11/2022minha estante
MEU DEUS É SERIO? juro que não sabia da existência desse livro, obrigada amg vou ler agorinha

Marianna 12/11/2022minha estante
Jazz eu só queria te dizer que se eles não ficarem juntos dnv eu volto pra te matar

leticia 04/03/2021

o livro me irritou em alguns capítulos, e achei que tem muitas referências ?forcadas? (e eu amo referências), mas vale a pena ler :)
Talita.OBlathmhaic 05/03/2021minha estante
Comecei a ler ele praticamente hoje.

leticia 05/03/2021minha estante
aaaa o que vc tá achando??

Talita.OBlathmhaic 07/03/2021minha estante
Estou gostando bastante. Fiquei ansiosa até eles finalmente se encontrarem. Os dois são muito fofos e o amigo do Ben, também é ótimo.

Ycaro Santana 06/06/2020

Eu posso fazer rivalidade entre E se fosse a gente? e Vermelho, branco e sangue azul ou vão me cancelar?
Um clichê gay de verdade! Hitou sem prometer.

Primeiramente, é importante encarar essa leitura com a percepção de que o livro é um romance sem pretensão de tratar assuntos com profundidade – o que não significa que o livro não passe mensagens ou debata temas importantes.

Sabe aquelas cenas comuns e, geralmente, presentes em quase todos os livros, séries e filmes de romance (em maioria hetero, risos)? E se fosse a gente tem todas (só que com gays)! E todo o rolê de encontros e desencontres entre Arthur e Ben não poderia ser em um cenário mais clichê: Nova York.

Como era de se esperar vindo de Becky Albertalli, a escrita é bastante fluída e poucas são as cenas estagnadas. Meu elogio se estende também para o Adam Silvera, embora tenha sido meu primeiro contato com o autor. Dois pontos altos da narrativa são, de longe, o humor inserido nas diversas cenas durante a história e as mensagens sobre relacionamentos num geral (sério, eu fiz muitas marcações!).

Como nem tudo são flores, meus problemas com o livro (que são poucos e pequenos) foram com relação aos personagens. 1. Parte dos personagens secundários (amém Namrata, Juliet, Dylan e Samantha) são mais interessantes que os protagonistas; 2. O Arthur é, às vezes, INSUPORTÁVEL! Nossa, tudo bem que é um adolescente, mas tanta discussão de relacionamento aleatória, por deus...

Um detalhe interessante e, acredito eu, proposital é a falta de conexão entre os personagens em determinados momentos, principalmente nas cenas envolvendo sexo. É um ponto curioso para se observar no desenrolar da história.

É isso. Recomendo? Muito! E apesar de todas as comparações com o clichê romântico durante a resenha, você ainda pode se surpreender. Maior e melhor que Vermelho, branco e sangue azul.
Letícia 10/06/2020minha estante
aaa eu já tava querendo ler ele mas o titulo da sua resenha me instigou mais ainda, já que vermelho, branco e sangue azul foi minha leitura favorita desse ano kk

Felipe.Cuzziol 20/06/2020minha estante
o Artur é insuportável sim aaaaaa concordo hahaha torço muito pela continuação. Amei o final

Raphaa 27/07/2020

E se fosse a gente?
Amei esse livro!
Fofo, emocionante e faz encher seu coração.
Os personagens são incríveis, simplesmente apaixonada pelo Arthur e Ben. E o Dylan kkk melhor personagem de todos.
Uma história bem intrigante e vc não vai mais querer soltar o livro.
Muna 02/08/2020minha estante
Dylan melhor personagem, carrega o livro nas costas

Raphaa 02/08/2020minha estante
Real?

distritodoslivros 13/03/2021

Romance mequetrefe
Confesso que comecei esse livro com muita preguiça, foi um pouco lento no começo mas depois deu certo.

Se olharmos pelo lado que a Becky queria retratar a realidade da situação e de relacionamentos em geral, eh bem realista, os personagens são bem babacas as vezes mas afinal quem nunca ne?

Eu como uma fã assídua de romances clichês e com finais felizes não gostei desse final, se eu quisesse uma história que o casal não fica junto eu ficava olhando a vida real e não perdendo meu tempo com um livro.

É um casal fofo, uma história nhe e um final decepcionante. Romance mequetrefe!
Jeff 13/03/2021minha estante
"Eu ficava olhando a vida real" KKKKKK. Ler livros é , justamente, "esquecer" dos problemas

distritodoslivros 13/03/2021minha estante
Siiim exatamente, odeio esse conceito de ?ah mas é assim que as coisas funcionam?. É um livro!! Vc pode criar um final feliz kkkkkkkkk

Carvalho 20/07/2020

...

?O universo sabia que era amor antes mesmo de nós sabermos.?

Clichê, mais é o tipo de clichê que eu gosto. Um livro bom pra pegar e começar a ler apenas pra relaxar um pouco e quando você vai vê, tá dando risadas do nada. Os personagens secundários seguem sendo os melhores personagens. Eu queria mais, confesso.
Matheus.Ferreira 20/07/2020minha estante
Achei esse livro chato e muito clichê

Carvalho 20/07/2020minha estante
Eu gostei, mais acho que gostei muito por causa dos personagens secundários. Mais clichê isso é fato.

Cley 03/08/2019

Será que temos que fazer as coisas acontecerem, ou será que temos que nos apropriarmos do lema: “se tiver que ser, será”? Há aqueles que acreditam em destino, há aqueles que acreditam em acaso e há aqueles que não acreditam em nada disso. Simplesmente vivem.
Quando conhecemos aquela pessoa numa fila de banco, transporte coletivo, ou na rua e nos interessamos por ela, será que devemos pegar o contato ou simplesmente deixar passar? E se ela for a pessoa que fará você feliz? Mas se ela for a que te fará infeliz? Não dá para saber.

Arthur e Ben se conheceram numa agência de correios, e antes mesmo de ambos pegarem o contato um do outro, são separados por algo que só em Nova York acontece.
Arthur é um cara sonhador, acredita no universo e pensa que a vida deveria ser como um grande musical da Broadway. Já Ben tem experiências demais para saber que a vida não é nada disso. Depois de um buscar pelo outro, Arthur e Ben descobrirão que desafiar os poderes do universo valerá a pena, ou não.

"Só acredito que a gente esteja destinado a conhecer algumas pessoas, e o universo as coloca de alguma forma em nosso caminho."

O livro é narrado do ponto de vista do Arthur e Ben. Confesso que o início foi lento para mim, pois, os autores demoram para fazer com que o casal se encontre novamente.
Considerei Arthur um pouco imaturo e certas atitudes desnecessárias, mas, ao mesmo tempo é um jovem sem malícia alguma e só quer viver um grande amor. O Ben é o cara que está tentando esquecer o ex, vê em Arthur algo que talvez o faça perceber que não importa se o ex é ex, se não fosse, ele não conheceria o Arthur e não teria aprendizados que o ajudasse a ser uma nova pessoa, com visões totalmente diferentes acerca de relacionamento, amizade e autoconhecimento.

Os personagens secundários concedem à história um toque mais vibrante. O Dylan (melhor amigo do Ben), me fez rir em várias cenas e instituiu em mim um desejo de fazer parte do seu círculo de amigos.
Não é apenas um romance LGBTQ+, é uma história que mostra a força que uma amizade tem, que temos que nos amar primeiro antes de amar o outro, e o quanto eu me permito ser feliz e fazer aquilo que sempre quis sem se preocupar com o amanhã.
Arrependimento é uma palavra que pode ser interpretada de várias formas. Uma delas é: não fazer aquilo que você sempre quis fazer por insegurança, incerteza e medo. E depois é tarde demais.

Um livro com seus altos e baixos, mas que ao término dele, percebi a verdadeira mensagem que os autores quiseram passar. Mensagem essa que me ensinou algo e que nunca mais vou esquecer.

"Talvez as pessoas façam parte da sua vida por um tempo, você aproveita o que lhe dão e usa isso na sua próxima amizade ou relacionamento. E, se tiver sorte, talvez algumas pessoas voltem depois de você pensar que tinham ido embora para sempre."
André Alves 06/08/2019minha estante
Linda resenha!