Educação contra a barbárie

Educação contra a barbárie Fernando Cássio (org.)

Resenhas - Educação contra a barbárie

Rafa 04/11/2021

Um panorama bem crítico da educação
Cada um dos textos aborda uma questão/problema educacional, com foco na educação pública.

Pra quem é de fora da educação regular - meu caso, que trabalho com educação de adultos, e não EEJA - é uma visão de dentro da máquina educacional brasileira.

Uma baita leitura!

Igor 02/11/2021

Ótimo para educadores que queiram saber mais sobre a educação brasileira.
Este livro apresenta um conjunto de artigos escritos por pessoas envolvidas com educação em vários níveis distintos: tem a participação de professor da educação básica, do ensino superior, ex-ministro da educação, aluna de graduação, pesquisador com pós-doutorado, enfim. As discussões envolvem diversas problemáticas, como as ocupações de 2016, o Escola Sem Partido, o orçamento da educação do Brasil, etc. Recomendo para professores e pesquisadores que acreditam no potencial da educação como ferramenta de combate à crise social que frequentemente eclode em nosso país.

nmstoppa 14/10/2021

VIVA A EDUCAÇÃO E #FORABOLSONARO

Educação é luta, é libertação, é direito, é empoderamento, e não vai ser uma merda como esse desgoverno que vai dizer o contrário.

Maryelen 10/10/2021

Educação contra a barbárie...
Uma reunião de textos sobre a educação democrática e liberdade de ensinar. O livro aborda políticas educacionais bem como os problemas enfrentados pela escola Brasil afora. São textos impactantes que fazem refletir sobre os muitos problemas enfrentados pelas escolas do país para ofertar uma educação de qualidade, entre outros assuntos relevantes.

Pedrohenriqp 10/09/2021

Excelente!
Com uma linguagem bem didática, cada capítulo do livro faz reflexões pertinentes acerca do atual sistema de educação. Foi uma das maiores surpresas de 2021! Quem gosta da área, vai terminar rápido e ficar muito curioso a cada capítulo.

Fabricio.Macedo 22/08/2021

Leitura maravilhosa. Textos elucidativos e instigantes, reflexivos e que nos movem a pensar, a agir. Fazer educação é entrar nesse movimento. O processo é dinâmico... para a transformação e libertação pessoal e coletiva. Leia "Educação contra a barbárie - por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar".

JAssica31 15/08/2021

Panorama completo
Publicado em 2019 pela editora Boitempo, "Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar" é uma coletânea de ensaios curtos, críticos e corajosos, que debatem tópicos sensíveis do atual cenário educacional brasileiro, que, como sabemos, sofre diversas ameaças, principalmente por parte do atual governo.

Dividido em três partes e sempre, de alguma forma, trazendo os ensinamentos e as reflexões do educador Paulo Freire, a primeira aborda as principais dificuldades organizacionais do ensino público, merecendo destaque o perigo da perspectiva da educação como mercadoria, apresentado, sobretudo, por famosos conglomerados privados cujos interesses têm como alvo a educação pública.

A segunda parte, voltada para as ameaças à prática docente e à educação democrática, caracterizadas por aberrações como o movimento "escola sem partido" e a respectiva perseguição docente, problematiza, além disso, a militarização das escolas e a educação domiciliar não-escolarizada.

A terceira e última parte, mais esperançosa do que as demais, trazem a educação rural popular, a educação indígena e a educação democrática como alternativas no enfrentamento à barbárie. O livro é encerrado com a importância da educação democrática, numa tradução inédita de um texto de bell hooks, professora e ativista estadunidense.

Marcinhow 31/03/2021

Necessário
Vivemos em uma realidade com elementos que beiram o absurdo. Uma realidade em que o presidente da nação brasileira reverbera que Paulo Freire destruiu a educação do país.
Logo ele, que enxerga a violência como sinônimo de educação. Defende que o cidadão de bem e a heterossexualidade são construídos a base da violência, da barbárie.
Isso só nos mostra o quanto ele e seus fiéis escudeiros carecem de uma verdadeira boa educação.
Muitos dos problemas da sociedade brasileira, que o presidente defende resolver com violência, podem ser resolvidos com uma educação de qualidade, tanto para ele e seus apoiadores, quanto para as crianças que estão em período de formação escolar.

Fael 26/03/2021

Muito necessário, o livro ?Educação contra a barbárie? nasce em um contexto que não só a educação sofre com a barbaridade exercida por grupos conservadores e neoliberais, como também num contexto de crescimento de uma onda reacionária que culminou com a eleição do sujeito que se encontra como Presidente.

Fernando Cássio, o organizador da obra, traz diversos capítulos escritos por pesquisadores da área da educação que trabalham diversos temas dentro de uma perspectiva da barbaridade que a área precisa enfrentar no cenário já citado.

Fernando divide o livro em três partes:
- A barbárie gerencial
- A barbárie total
- Educação contra a barbárie

Muito bem amarrado, o livro passeia por diversas ramificações da barbaridade, que tem um único alvo: a manutenção do status quo, a manutenção do poderio da classe dominante e a diminuição de direitos, quebrando a lógica de educação pública de qualidade cada vez mais e sucateando o ?universo? educação em todos os sentidos.

Pra mim o livro gerou amargura, raiva e revolta. Como membro da área, é sempre muito tocante reler os ataques que começaram a vir com força desde o governo Temer. Mas ao mesmo tempo o livro traz uma luz em um momento de tanto desânimo que acho que todos os atores da educação ?do lado de cá? com certeza tiveram.

É a mensagem que fica:
?A melhor coisa para se fazer quando se está triste é aprender alguma coisa?.
Essa semana eu estava bem triste, mas com esse livro eu aprendi a não desistir da educação.

Leiam

Fael 30/03/2021minha estante
Leiaaa!
Bom demais

Annanda 30/03/2021minha estante
Já até coloquei na minha wishlist ??

L.M. 23/03/2021

Uma excelente coletânea de textos sobre a realidade atual do sistema educacional brasileiro. Pra ser lido sem pressa. A contribuição de influentes educadores do Brasil fornece informações sobre todos os retrocessos apresentados pelas ameaças políticas, mas também sobre revolucionários grupos que, mesmo sob pressão do conservadorismo ideológico, modificam nosso sistema de ensino. Leitura obrigatória pra qualquer um que esteja inserido na Barbárie e faça parte das comunidades escolares.

Lara 27/01/2021

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire
Livro mais do que necessário para a compreensão da realidade da educação no Brasil. Logo nos primeiros capítulos (cada um deles escrito por uma pessoa diferente, e com temáticas diversas que permeiam o ambiente educacional), o livro nos traz informações a respeito da educação sendo tratada como mercadoria: política advinda do neoliberalismo como uma forma de enriquecer com um direito e meio de emancipação. A própria BNCC é um reflexo dessas políticas públicas com parcerias privadas, incluídas aqui as filantropias. O "aprender a aprender", educação socioemocional e as metodologias ativas estão longe de serem isentas de uma determinada ideologia que silenciam o papel pedagógico dos professores e impedem que a educação seja, de fato, transformadora da sociedade.
Há capítulos sobre temas como EAD, educação domiciliar, escola sem partido, ensino superior, educação afro-brasileira e indígena, Paulo Freire, etc., assuntos que merecem ser discutidos com cuidado, principalmente entre educadores. Ressalto as referências utilizadas em cada um dos capítulos, bem como o cuidado com o pequeno levantamento bibliográfico para defende os argumentos em questão.
Gostei muito também dos capítulos sobre as escolas do MST (confesso que não conhecia) e com o capítulo de um relato de uma professora e ex-aluna da época da ocupação das escolas paulistas em 2015. Para ela, o ato de ocupar a escola foi o que a motivou a se tornar professora e a gostar e compreender o papel da escola.

Wallace17 10/01/2021

Educar e resistir
"Educação é sobre cura e integridade. É sobre comportamento, libertação, transcendência, sobre renovar a vitalidade da vida. É sobre encontrar e reivindicar a nós mesmos e nosso no mundo". bell hooks

Depois de dois anos anos, resolvi tirar meu Kindle da caixa e amei a experiência digital. Iniciei minhas leituras digitais com um presente da editora Boi Tempo, o livro: Educação Contra Barbárie. Ensaios incríveis e reflexivos sobre a conjuntura atual da Educação no Brasil. O prólogo é de Fernando Haddad e quarta quarta do Mario Sergio Cortela. Organização: Fernando Cássio. O livro reúne diversos ensaios sobre o tema, e é divido em três partes: •

Em BARBÁRIE GERENCIAL: os ensaios expõe as interferências do empresariado nas políticas educacionais no país e sobretudo, no projeto de aniquilação da educação como bem público. Em nome de uma eficiência educacional

Em A BARBÁRIE TOTAL: Nos é apresentado todas ações de destruição interna do ecossistema escolar. Perseguições e censura aos professores(as) anti-intelectualismo, militarização das escolas, educação domiciliar, EAD, negacionismo científico e revisionismo histórico, escola sem partido, reforma do ensino médio, MEC destruído. Tudo sob a chancela de uma agenda ultraconservadora, que desde Temer até Bolsonaro, vem num processo de sucateamento feroz e violento.

Em EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE: os ensaios lançam luz sobre ações bem sucedidas da Educação no Brasil: projeto educativo do MST; Educação indígena; Ocupações dos estudantes secundaristas, este, com um relato de uma estudante que participou do movimento.

Se fôssemos uma sociedade justa, este livro não existiria, mas como a jornada é longa, vale a leitura do livro. Precisamos defender o ENSINO PÚBLICO NO BRASIL.!!! Precisamos discutir e agir coletivamente, criticamente e amorosamente, como nos ensinou Paulo Freire! ❤

@gbdrt 11/12/2020

Um compilado de textos bem bacana da atual conjuntura da educação.

Nathalye 28/11/2020

Educação a la Paulo Freire
Reflexões de vários autores que tratam a educação como propulsor para uma nova realidade. Percepções plurais que exemplificam e abre caminho em meio às trevas.