Educação contra a barbárie

Educação contra a barbárie Fernando Cássio (org.)

Resenhas - Educação contra a barbárie

Josue.Costa 09/11/2020

Livro muito interessante
A obra retrata a educação atual e descreve vários dados importantes referente a política educacional

Livrismo_ | Por Natacha Agata 19/10/2020

Eu gostei :))
Um livro que escancara os problemas da educac?a?o brasileira, desde infraestrutura e falta de capacitac?a?o dos profissionais ate? as poli?ticas pu?blicas ineficazes e corrupc?a?o. A discussa?o e? profunda e o organizador teve especial atenc?a?o ao convidar pessoas realmente especialistas nos assuntos para compor a obra. Foi lindo ler a So?nia Guajajara, por exemplo, que e? uma mulher indi?gena, falar sobre educac?a?o nas aldeias, e assim o livro segue com pessoas com muito lugar de fala e gabarito mais do que suficiente sobre os assuntos.?
Ale?m de apontarem os problemas, os autores propo?em tambe?m maneiras de soluciona?-los. Cada capi?tulo e? escrito por uma pessoa diferente, o que a meu ver funciona muito bem e enriquece a obra. O ponto negativo e? que a fluidez do livro como um todo fica comprometida, uma vez que a linguagem muda constantemente .?
O saldo geral e? bem positivo. Foi um livro que me ensinou muito e que me ajudou a ter uma visa?o mais ampla sobre nosso processo educativo. Fiquei muito feliz com a seriedade que os autores trataram cada uma das discusso?es e e? possi?vel perceber o comprometimento que cada um tem com esse desafio que e? manter o processo de ensino-aprendizagem vivo, e bem longe da mercantilizac?a?o.

Para mais conteúdos como este, me siga no meu Instagram literário @livrismo_ ?

Anderson Alves 26/09/2020

Necessário
Esse livro me proporcionou muitas reflexões sobre temas extremamente importante para a educação, a leitura deveria obrigatória para todos os estudantes de licenciatura e professores!

Esther Zambotti 17/07/2020

Ressignificando todos os aprendizados que o livro me trouxe, sem dúvidas o mais nevrálgico é o da escuta e da construção da educação à partir da pluralidade de seres e de culturas. Não é possível construir o ensino democrático sem entender as necessidades da comunidade escolar e abrir espaço para o bom debate, proporcionando a construção dos saberes como um fim em si, um fim prazeroso e cheio de significados para os estudantes, porque é baseado em sua realidade.

Eu espero que essas características, principalmente a da escuta, sejam cada vez mais uma realidade nas comunidades escolares, ainda que nesse momento árduo de ensino híbrido ou remoto.

A escuta é um ato precioso. Graças à ela, descobri essa leitura maravilhosa por indicação de (sim!) um dos meus queridos alunos. Como é bom escutá-los!

Renata 02/06/2020

Acordei
Um verdadeiro alerta para o momento assombroso que estamos vivendo.

Srta.Araújo 17/05/2020

Um livro interessante, uma leitura fácil. Essas são minhas poucas palavras para descreve-lo.

Dinha 04/05/2020

Explora os mais diversos aspectos do cenário da educação no país. Leitura indispensável a educadores, educandos e todos aqueles que prezam pela educação. Mostra como ela influencia e é influenciada pela política e como a sociedade brasileira a tem encarado ao longo dos anos. Muito bom!

Pedro Matias 23/03/2020

Interessante e Dinâmico
O livro é uma coletânea de ensaios de diversos autores de diferentes formações, pensando educação em tempos de barbárie. Como são curtos, não são muito aprofundados, mas servem para pensar diversos temas. Destaque para os textos de bell hooks, Sonia Guajajara e de Aniely Silva, que são, a meu ver, os mais interessantes.

Gi 23/03/2020

Bom, mas pouco profundo
O livro é bastante introdutório, faltou bastante aprofundamento das questões.

Eupaulocezarfarias 16/02/2020

Leitura necessária
Que coleção incrível de textos de grandes pensadores brasileiros que enxergam a educação brasileira em uma situação precária e que necessita de transformações urgentes. Leitura necessária para educadores e alunos.

Luh 18/09/2019

Leitura obrigatória aos nossos dias
Educação contra a barbarie é uma leitura que todos devem fazer: educadores e público em geral. Leitura leve, concisa e direta que analisa o atual cenário educacional indo direto ao ponto abordando as questões contemporâneas.

Trás textos muito bem escritos por grandes penalidades do nosso tempo. Do ex-prefeito e ex-ministro da Educação Fernando Haddad, aos líderes estudantis das ocupações escolares de 2014.

É um debate necessário ainda mais em dias como os nossos em que se ataca a educação de todas as formas.

Recomendo vivamente!
Luh 13/02/2020minha estante
Errata: personalidades e ocupações de 2015.