Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond

Resenhas - Hilda Furacão

evyl.nooh 20/08/2024

Sou eu o Satanás?
Nunca achei que chamaria um livro de carismático, mas nada descreve melhor "Hilda Furacão" do que isso.
O Roberto Drummond possui uma mágica em sua narrativa, com uma sagacidade e humor acentuadíssimo ele guia o leitor por uma história tão caótica quanto fascinante, fazendo com que ele não consiga se desprender nem por um segundo do enredo.
Um livro que me tirou diversas gargalhadas e muitas lágrimas também.
Estou em abstinência desse livro!!!

Cassio65 19/08/2024

Esperava algo a mais. Algo de fato encantador.
Eu li por pura curiosidade, nem imaginava o conteúdo do livro. Fiquei doente com esse final.

Rony 18/08/2024

Hilda Furacão de Roberto Drummond
"Abaixa esse crucifixo, Frei Malthus, e responda: que tipo de Santo é você? Que procuração Deus lhe deu para falar em seu nome?"

Esse livro é apaixonante, tem um humor muito próprio e particular que deixa o leitor amarrado aos próximos capítulos e não nos dá tempo para desgostar de algo. Comecei a ler pelo sucesso que a minissérie fez e foi uma escolha maravilhosa (agora preciso assisti-la). A cada momento eu ficava mais instigado e interessado em continuar lendo e querendo saber dos acontecimentos narrados. A cena que tem o trecho que eu escrevi no início me deixou tão empolgado quando li que não conseguia largar o Kindle para fazer qualquer outra coisa. O estilo de escrita e narração do autor é muito interessante também, sempre conversando com o leitor e fazendo observações. Recomendo muito a leitura!

Camila 16/08/2024

Que perturbação!
É um livro muito bom. De verdade.

Eu passei a leitura inteira ansiosa pelo tão esperando momento e não foi nada como eu imaginei. A vida realmente não é um morango.

A Hilda não fala muito, mas é incrível como o autor conseguiu demonstrar todo o carisma da Hilda só pela percepção que os outros tem dela.

Também gostei muito do retrato sobre a ditadura e tudo o mais, o livro se tornou 300% mais interessante por conta disso.

Enfim, amei e fiquei doida por causa desse livro.

sakura 16/08/2024

Te amo, hilda furacão, te amo.
Mesmo sabendo o final da história, esse final do livro me emocionou muito. tanto a novela com o livro foram um divisor de águas na minha vida para eu ser mais crítica com tudo.

luke - among the living. 16/08/2024

A mistura de ficção e fatos históricos de "Hilda Furacão" é maravilhosa, especialmente no decorrer das páginas finais.

Um comentário que eu gostaria de registrar aqui é que, como admirador das terras mineiras, é acalentador ficar imaginando os cenários em que a história se passa, com todas aquelas cidades que carregam inúmeras histórias.

Gostei bastante do livro, e até me inspirou a ver a minissérie da Globo.

giulia175 07/08/2024

é otimooo!! mas pra qm viu a minissérie e quer ler por causa da hilda e do malthus nao vai curtir tanto ja que o roberto (o narrador) so vai falar deles no finalzinho KKKKKKKKKKKK mas é otimo otimo otimo!!!

Ehkew 05/08/2024

"Éramos mais tranquilos ou o Brasil é que era mais tranquilo?"

O livro é caótico, de uma forma que só o Brasil consegue ser, engraçado e triste ao mesmo tempo.

Julinha127 05/08/2024

O 1° de abril que eu terminei dia 28/04
Todo mundo sabe da febre que essa série causou no exterior, e eu acho o nome "Hilda Huricane" bem criativo por ter as mesmas iniciais. Quando eu soube que era livro e não uma série com roteiro criado pela própria Globo, eu queria ler, eu estava doida para ler e eu li... E amei
Depois do término do livro, não consegui assistir a série, os atores são perfeitos, o roteiro, a produção, mas nos 3 episódios que eu assisti, eu senti falta de algo que eu vi no livro. O mistério, descobrir ao decorrer da leitura o que aconteceu e o que está acontecendo, Drummond só faltava me matar de ansiedade e eu adorei. O melhor de uma literatura brasileira é o cotidiano, a prova que nossa vida é muito engraçada e muita gente não vê a beleza nessas pequenas coisas. "Não invente nunca a fábula nem a intriga. Utilize o que a própria vida oferece. A vida é infinitamente mais rica que nossas invenções. Não existe imaginação que nos proporcione o que, às vezes, nos dá a vida mais corriqueira e comum. Respeite a vida!" Dostoievski, Hilda Furacão foi a prova desse pensamento de Dostoievski que eu já tinha.
Eu marquei mais de 75 trechos nesse livro, de tão perfeito, tão icônico, ah... Incrível. Até as referências até a própria doutrina católica, eram perfeitas, acho que foi o que mais me atraiu, coisas que os personagens vivem, eu também vivo. Todo primeira sexta-feira do mês Hilda Furacão comungava na igreja de Santo Antônio... Eu dei um grito nessa parte e comecei a ri, pois por consequência eu frequento a paróquia de Santo Antônio na minha cidade e não falto uma primeira sexta-feira do mês. Sem contar outras inúmeras referências e costumes que eu me identifiquei
Os personagens, eles são tão únicos, até os que não têm nome e são descritos por alguma característica, eles ficam na cabeça. Eu achei que eu ia me apaixonar pelo Frei, eu saí apaixonada pelo comunista que faz jejum de carne toda sexta-feira e o Malthus não, o mais engraçado. O Roberto é incrível, ele trouxe uma forma cativante de leitura que é inexplicável, e é só uma parte da vida dele e das pessoas que viviam ao redor dele. Depois de ler tanta história americana, eu precisava de um livro brasileiro bom e ri com as coisas que acontecem no cotidiano
O final me travou de um jeito, o final, ele é bom! Está no meu top 3 melhores finais que eu já li, mas eu não queria que acontecesse o que aconteceu, aí eu fiquei de birra em finalizar a leitura no skoob, eu não queria aceitar. Mas que foi bom, foi, adoro finais com referências marcantes da história, que tem um pretexto, uma conexão com algo.
Está sim entre um dos melhores livros que eu já li, talvez meu livro favorito quem sabe, mesmo muita gente prefira a telenovela da Globo. Ou eu esteja mentindo, como uma mentira de 1° de abril (mesmo que já tenha passado)

elfhamz 05/08/2024

Demorei pra terminar mais do que gostaria, mas é um ótimo livro! algumas partes (detalhes sobre os empregos do roberto) deixam a leitura um pouco entediante, mas é ótimo acompanhar a história e todo o cenário político

mj4 04/08/2024

Estou apaixonada
Estou apaixonada por hilda furacão. estou apaixonada por roberto drummond. essa obra é esplêndida em livro e na TV, todos os detalhes são incríveis. eu amo acompanhar a política da época em que um livro foi escrito tão de perto, só assim pra sabermos o que de fato era a situação vivida. estou encantada pela história, pela escrita de roberto, por todos os personagens.

Biah 01/08/2024

Hilda Furacão é um sentimento!!
Por que a garota do maiô dourado do Minas Tênis foi para a Zona Boêmio e se transformou em Hilda Furacão? A muitos tenho certeza que querem saber a resposta, e não! Não foi por causa da cartomante, ninguém arrisca uma vida assim por conta do que uma pessoa disse, aquilo foi apenas um gatilho a mais para a Hilda. Ao tudo Hilda Furacão não é somente um livro ou um minissérie da globo.

Hilda Furacão é um sentimento, um sentimento que toda mulher já deve ter sentido, não sobre ela ser prostituta ou de querer virar prostituta, mas sim tudo o que a levou a isso, tudo o que a fez desistir de sua atual vida para virar uma meretriz, não é somente sobre sofrer, ou ter um passado trágico, ou ser tão miserável, ou ser uma pessoa totalmente suja. Porque isso é um sentimento sentido por muitas, algo que está além de uma compreensão lógica, algo complexo e reprimido.

O Roberto que está presente no livro não soube sentir isso, não enxergou o que sempre esteve ali, mas o Roberto que escreveu, aquele Roberto que criou toda essa história, ele sabia, por isso teve um final daqueles, um final sem explicações e por fim um final realista, trágico e conformista.

De forma geral sobre o livro. A escrita é um pouco diferente do habitual. As histórias estão muitas vezes perdida no tempo, é preciso ser bem atento a isso, passado, futuro e presente estão desordenados. Há muitas histórias paralelas no meio, para quem está lendo porque gostou na minissérie (assim como eu) as histórias e o desenvolvimento dos personagens são muito melhores na minissérie, porém, tudo que saiu na minissérie veio daqui, o Roberto merece todo o conhecimento por isso, por ter escrito histórias tão lindas, e saber envolver toda a situação política junto à isso.

juliagmzs 01/08/2024

Li esse livro em menos de uma semana, adiei o final pois queria degustar cada capitulo do jeito merecido. Eu adoro esse tipo de escrita parecendo diário/crônica. Gosto da apresentação de cada personagem e como os fatos são contados. Esse livro foi um convite para a leitura de outros livros de Roberto Drummond.

gicomgdegatinha 01/08/2024

Te amo hilda furacão
Me diverti durante todo o livro. Com uma escrita super leve e descontraída drummond conta a história de hilda e também de belory hills nos anos 60.
simplesmente amei ler sobre as ruas do centro da cidade enquanto eu estava dentro do ônibus passando por todas elas.
mto querido
(mas ainda sim um pouco polêmico