Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond

Resenhas - Hilda Furacão

daphnemerces 10/05/2024

Eu não esperava gostar tanto de ler Hilda furacão!! pra mim, foi uma escrita totalmente nova, o Roberto sabia como fazer uma fofoca literária auhaha o jeito que ele consegue conversar com o leitor é d+

confesso que fui esperando ser mais sobre Hilda e frei Malthus, mas a história consegue ser melhor ainda com todos os personagens secundários, além da ditadura de fundo e claro: BH como cenário

me aperfeiçoei tanto, moro em BH e pude reconhecer varios dos lugares citados e com certeza foi o que me fez amar ainda mais. Um livro que se passa na ditadura de 64, mas que em alguns nuances consegue ser tão atual. Incrível acompanhar o Roberto comunista auauhshshsuauaa o final foi realmente uau!! Eu não esperava :c confesso que desejava a Hilda sendo feliz com o malthus

Ai Roberto, quao impactante foi ler sua obra...obrigada

Cat 09/05/2024

Envolvente
Achei muito engraçado a relação dos dois,e o foco não só na Hilda mas no aramel e no Rodrigo Hilda é icônica e memorável

astereads 06/05/2024

Que final, meus amigos...
Primeiro queria começar essa resenha elogiando a escrita do autor. Eu considero muito um estilo experimental, porque genuinamente nunca li nada assim e senti que tudo foi muito bem conectado, mesmo os plots secundários sendo tão diversos. A questão de política, no livro, foi muito bem feita, e me resta perguntar o impacto que teve na época que foi lançado. Um livro sobre hipocrisia, conservadorismo, putaria e sacrilégio; a experiência que eu nem sabia que precisava tanto ter.

Mas esse final, Jesus... foi impactante e inesperado, mas ainda assim completamente verossímil. Me fez pensar em como a literatura brasileira é diversa e linda, e precisa muito ser panfletada.

Enfim, virou um dos meus livros favoritos e recomendo muito porque, mesmo sendo um livro até grande, tem uma escrita muito gostosa de se ler por diversão.

Lelê 06/05/2024

PERFEITO
Meu senhor Jesus cristinho, que livro perfeito. Isso é uma obra prima da atualidade e não é atoa que virou até série. Cada palavra, cada expressão, cada hipótese levantada. O final trágico é o auge. EU AMO

Carole 01/05/2024

Livro espetacular que se passa na ditadura militar de 64
Algumas pessoas buscam este livro imaginando que ele todo é sobre um romance de um padre e uma prostituta, mas lhes digo, isso pode até estar no livro, mas não é nem de perto seu foco. Porém, isso não é um problema! O livro é absolutamente fantástico. Tornou-se a melhor obra que li em minha vida até o momento.
O autor do livro é também narrador e traz relatos reais misturados com ficção, sendo Hilda Furacão uma pessoa real, assim como alguns outros personagens.
Os personagens são muito interessantes, cada um com sua história diferente, que de alguma forma estão interligadas. De uma história que se inicia sendo uma interessante narrativa sobre muitos personagens variados, a polaridade entre pessoas mente aberta e conservadores e experiências jornalísticas do autor, chega até o fatídico primeiro de abril de 1964. Quem dera fosse uma mentira: começava ali a ditadura, que inclusive barrou o tão esperado romance entre um padre e uma prostituta. Como? Bom, isso é spoiler. Recomendo a todos que leiam o livro de mente aberta, se deliciem com histórias muito curiosas do povo mineiro e criem consciência dos horrores e torturas que passaram os opositores da ditadura.
Por fim, muito além da garota do biquíni dourado, prostituta do quarto 304 do maravilhoso hotel e mulher que fez um padre ficar totalmente apaixonado e mudar o rumo de sua vida, Hilda é uma mulher inteligente, que inclusive gosta muito de geografia e foi a favor da reforma agrária no Brasil.
Finalizo minha resenha com uma fala muito inteligente de Hilda:
"Responda, Frei Malthus: alguma vez, você que é Santo, soube como vive um operário brasileiro? Pois eu, que você diz que sou o demônio, sei como vive o operário brasileiro. Sei da fome do povo brasileiro, a fome dos operários, dos favelados, dos subempregados, dos desempregados, e dos que nada têm e que sentem uma fome muito além do pão nosso de cada dia, Frei Malthus. Sentem uma fome de carinho, fome de esperança, meu querido Frei Malthus."

lizardeb 29/04/2024

? Às vezes penso que foi Deus quem a mandou.
Disfarçou-a de Diabo e mandou-a para me salvar. Porque ela abriu meus olhos. Me ensinou a ver o mundo de outra maneira. Ela me ensinou o que é a piedade e a verdadeira compaixão humana. Está vendo aquele gato que atravessa a rua? Amo aquele gato e amo a mulher bêbada que vem vindo para cá e amo os operários e as prostitutas e os simples e os que nada têm e eu quero mudar o mundo.
Então eu queria dizer isso a ela.

Padawanne 20/04/2024

Hilda correu para que Fleabag pudesse engatinhar
Ler Hilda Furacão e morar em Belo Horizonte é um dos maiores privilégios que pude ter, saber exatamente onde fica cada ponto turístico e rua mencionada por Roberto e uma experiência única.
O livro é maravilhoso, em vários momentos me senti ouvindo uma fofoca e contada para a tia do narrador com um jeitinho bem brasileiro e único. Confesso que esperava mais da participação da Hilda e do Malthus e morria de rir quando o narrador mencionava que os leitores estariam aflitos pela ausência desses personagens.
Hilda Furacão é um patrimônio brasileiro, conta a história de período importante da história do nosso país de um jeitinho único com personagens muito bem desenvolvidos.
O final me partiu o coração, mas Hilda correu para que Fleabag pudesse engatinhar.

Cristian Fontoura 15/04/2024

Batidas na porta da frente... é o tempo.
Li Hilda achando que o livro seria muito pior que a série da TV Globo de 1998, já que esse era comentário recorrente acerca da obra. Confesso que a série é um primor que conquista qualquer um quase que instantaneamente, considerando o carisma das personagens que movimentam Sant'ana do Ferros e Belo Horizonte dos anos 60. O livro, porém, é narrado do ponto de vista do autor, que apesar de também narrar a minissérie, tem bem menos destaque na adaptação do que a personagem-título. A história de amor impossível entre Hilda e o "Santo" Malthus é muito interessante e complexa. "Hilda" é mais do que uma Gata Borralheira brasileira dos anos 50/60, é uma história que mexe com o imaginário político, social e religioso do nosso país. Vemos aqui um povo em polvorosa frente a "ameaça comunista" e em "defesa da família cristã", ao passo que são confrontados pelo furacão que é Hilda, a ex-garotinha de família exemplar transformada na cortesã que movimenta a economia e gera falatório por toda Minas Gerais. Um livro bárbaro - recomendo!

Vanessa1340 11/04/2024

Confesso que tirando a parte comunista que realmente me deu sono, a historia de Hilda e do Frei foi um evento? poderia ter ficado mais na história dos dois em si? e o final foi inesperado?. Mas coerente com a personagem? mas ainda ficaram as dúvidas, Por que a Hilda foi para o quarto 304, e por que ela tinha que ficar 5 anos lá? confesso que isso foi até mais interessante que a própria história de amor impossivel.

Sobsob 09/04/2024

Brasil, I'm devastated.
Acredito que essa tenha sido a melhor leitura do ano em questão de escrita, o autor realmente sabe fluir uma boa narrativa.
Talvez não seja um bom livro para quem esteja ansioso para fechar conclusões, pois esse livro vai se concluindo de beirada em beirada e é muito mais profundo do que só uma coisa, tem personagens muito profundos e humanos com seus próprios motivos que você pode nem sempre entender, mas é um espetáculo.
É um livro muito interessante, pois ele engloba bem as situações geopoliticas da América Latina e do Brasil daquela época.
É um tipo de livro que você não lê para saber o fim (e que fim devastador) exatamente, mas sim para aproveitar todo caminho que ele traça.
Rudie 10/04/2024minha estante
acho que foi a sua resenha mais pacífica e emocionante que ja li

Sobsob 13/04/2024minha estante
me senti muito bicha escrevendo ?

Biblioteca Álvaro Guerra 09/04/2024

Uma narrativa envolvente que seduz o leitor pelo prazer de ler e adivinhar o que está para acontecer ,Hilda Furacão ,de Roberto Drummond ,é uma história de mistério e ao mesmo tempo um conto de fadas pelo avesso .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8526703900

osucoleitor 09/04/2024

1º de Abril
Eu comecei a ler pela hilda então quando o roberto começava a falar sobre toda a questão dele como jornalista e sobre a política eu sinceramente achava chatinho, mas acabou que toda a narrativa contribui pra que a gente chegasse no fim de todos os personagens