Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond




Resenhas - Hilda Furacão


158 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


ana paula 12/01/2024

Crônicas de costumes e uma BH agitada
Após ter sido acometida pelo "mal de Hilda" e ter assistido a minissérie e amado, fiquei com um gostinho de quero mais e pensei: pq não ler o livro? E foi uma escolha feliz. Achei a leitura mt gostosa, é daqueles livros pra se ler bem rápido, leitura fluida, escrita simples e capítulos bem pequenos com uns títulos engracadinhos, a sensação que tive era como se estivesse lendo crônicas de um jornal retratando os costumes da época, as cenas urbanas em que Roberto descreve os bares de Belo Horizonte e a Zona Boêmia são maravilhosas, dá aquela sensação de aconchego, uma familiaridade, talvez eu seja suspeita em dizer isso pois sou mineira e amo BH, então ler sobre a cidade em uma época tão agitada culturalmente e politicamente é mt agradável para mim, e essa escrita do Roberto, bem simples e de crônica de jornal ajudou bastante. Eu gostei do livro pq eu estava esperando exatamente isso, mas se vc espera um romance robusto com aspecto novelesco não leia o livro, assista a minissérie. E por falar na minissérie, eu achei o trabalho de adaptação sensacional, eles souberam ser coerentes a trama mas não se limitaram apenas ao livro, souberam expandir informações que no livro ficam superficiais ou só subentendidas. Mas enfim, foi uma ótima leitura, me diverti bastante.
comentários(0)comente



Sara Furlan 09/01/2024

Que livro.
Que livro!

Incrível. Maravilhoso.
Adorei demais essa historia. Apesar do final nao ter me agradado tanto.

Maa hilda foi como chegou. Misteriosa.
comentários(0)comente



rhiannonrings 09/01/2024

Já que você quer saber?
Apenas tenho comigo o prazer de ler sobre mulheres complexas e sobre toda a minha paixão por essa sedutora e atrevida características feminina sob nós.
Amei a forma que o autor se nivelou ao jornalista e ao fofoqueiro, quebrando a quarta parede várias vezes até mesmo dentro do personagem.
Como uma boa comunista que sou, me apaixonei pelo Roberto e sua paixão por Bela B, sob tudo, mostrou ser mais comunista do que muitos!
A forma que podemos ver como a igreja católica é tão pecadora quanto a moral e os bons costumes, Malthus não era um santo por seguir essa ideologia e digo que só virou um homem de Deus após Hilda mostrar que, santo é aquele que dá a mão as pessoas e não aquele que as julga.
Algo engraçado sobre a minha leitura é que hoje terminei a minissérie que é a adaptação do livro, posso dizer que gostei mais do final da minissérie, mas como estava dizendo, terminei a minissérie na tarde de hoje, e agora, nesse momento, terminei o livro! Deixo aqui um beijo a todas as furacões!
?
comentários(0)comente



Isadora.Oliveira 09/01/2024

Um livro icônico
Desde já devo dizer que quem vem ao livro na pretensão de ler uma história de amor subversiva, pode ir se retirando. A história é um romance sobre a sociedade, viaja entre o sagrado e o profano, o "bem" e o "mal", aquilo que agrada a família tradicional e o que vai de encontro a suas regras.
Desde o começo o narrador-personagem, Roberto Drummond, trás uma narração não linear, os acontecimentos são contados como se fossem a medida em que ele se lembra deles, a elite mineira é descrita de forma interessantíssima, a zona boêmia, o comunismo da época, a polícia, tudo é retratado de modo que atrai. Acho que em grande parte é uma experiência jornalistica, aqueles que como eu são fascinados pelo jornalismo vão se esbaldar com as narrações do jornalismo da década de 60, os detalhes do trabalho e dos avanços da profissão...
Adorei o desenvolvimento dos personagens, em sua grande maioria baseados em pessoas reais, são delicados na escrita, são palpáveis até, poéticos.
Adoro cada momento do Roberto com o Malthus e o Aramel (mesmo não sendo fã do Aramel), eles possuem uma amizade linda.
Fiquei genuinamente triste com o final, mas é a vida, sinto que deveria ter muito mais coisas, há ainda muito o que descobrir.
Mas é isso, a história voa entre o real e o imaginário, é divertida e tem seus momentos de tensão, mas sobretudo mostra que de 64 pra cá não mudamos muita coisa, já que as falácias da época ainda enganam nos dias de hj.
comentários(0)comente



Isabelalinda 09/01/2024

Eu fui ler esse livro na esperança que o final fosse melhor que o final da novela ?
o leitor e o noveleiro è feito de otário de várias formas
comentários(0)comente



ariany.amorim 09/01/2024

Não é um livro ruim, mas também não é um livro excelente. Eu li mais pelo hipe do TikTok na novela e como não quis assistir, resolvi procurar pelo livro.

Ele deixa muitas coisas no ar, e dá muitas voltas também. Apesar de ser um livro bem divertido e descontraído de ler, não esclarece pontos sobre a vida da personagem principal.
comentários(0)comente



DianaCarter 08/01/2024

Um livro sobre amor, esperança e aventuras
Confesso que me supreendi com a obra. Tudo começou com tiktok e os edits da novela, então eu pensei "Por que não começar a ler o livro?"
Logo de início percebi que era diferente do que imaginava, ainda não assiti a no ela para entrar em detalhes de comparação portanto o foco da resenha será somente do livro.
Ele é narrado pelo Roberto Drummond, jornalista comunista, funciona como uma espécie de diário e contos ao mesmo tempo.
O foco maior é sobre a vida dele, mas quando Hilda ou Santo aparecem são descritos perfeitamente e ainda consegue deixar a sensação de quero mais.
Na verdade todos os personagens secundários são retratados muito bem, não dou 5 estrelas por nãoter se tornado meu favorito, e pelo final spoiler triste.
Além do mais, a obra se passa bem perto do começo da ditadura militar no Brasil, por saber o que vai acontecer fiquei ansiosa o tempo todo, mas é interessante ver relato sobre como foi o antes da ditadura estourar, fomos um jornalista comunista teve que se virar.
Enfim, esperança e sonhos andam juntos, sonho de tornar-se alguém melhor, de ter uma vida melhor ou de encontrar o amor da sua vida
Esse livro me deu esperança de poder viver , esperança em um mundo melhor
Em todo capítulo, essa pontinha de esperança é mostrada de alguma forma.
Ótima leitura, super fluida e nada sem graça
comentários(0)comente



pxrrut 05/01/2024

Intenso e angustiante
Precisei recorrer ao livro após me encantar totalmente com a série (obrigado tik tok por este presente). Ter assistido a adaptação da rede globo antes de ler o livro fez minha mente traçar paralelos com a obra o tempo inteiro de leitura, mas, isso não afetou nem um pouco a experiência; acho que as duas SE COMPLETAM.

O livro não conta a história de forma linear, volta e avança diversas vezes conforme a necessidade de trazer para a narrativa fatos importante. Alguns momentos me incomodou e, em outros, achei até bom que fosse assim.

Senti falta de um desenvolvimento melhor de Hilda e Malthus, que na série conseguimos ver mais de perto e no livro, nos contentamos apenas com os cenários que Roberto, escritor do livro, presenciou. Mas acho que o final, extremamente angustiante, compensou tudo. E eu, novamente me emociono com a obra.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Elouizez 04/01/2024

Não conhecia nem o livro e nem série, mas acabei achando o livro em sebo e resolvi pegar pela só grande repercussão dela na gringa e das redes sociais que me deu a curiosidade de ler, como não assisti a série gostei muito do livro e da história, talvez o livro dê mais ênfase para a parte política de dor que o Brasil esteve passando, a esperança de uma liberdade mais a logo a presença da ditadura militar, não tenho certeza, pois não assisti a série, mas acredito eu que a série fale mais do romance entre o santo e a hilda, se vc ler o livros esperando eles, vai acabar não gostando tanto
pxrrut 05/01/2024minha estante
A série de fato da mais atenção ao romance da Hilda e do Santo. Mas a parte política está bastante presente! Me arrisco a dizer que é uma mini aula de como funcionava a ideologia do povo da época! A série é tao emocionante quanto o livro, ou talvez mais... acho que você iria gostar bastante




spoiler visualizar
comentários(0)comente



GuisoloGui 04/01/2024

Furacão melancólico
Livro escrito de maneira rápida e dinâmica, narrado por Roberto Drummond o que dá um ar de biografia a obra, com isso podemos conhecer melhor o contexto político do pré-64.
A escrita me atraiu de forma arrebatadora, eu diria, o livro é montado quase como um diário em que hora o escritor brinca com parentes que estariam lendo o livro e são personagens dele, hora assume um ar investigativo e misterioso em torno de descobrir a História por trás de Hilda Furacão ou melhor "A garota de maio dourado". Temos até mesmo um momento interessantíssimo em que para descrever o momento em que vivia ele utiliza o relatório de quando era perseguido por um investigador policial por atividades subversivas, está para existir relatório com uma descrição mais poética.
E é poeticamente que o livro tem seu melancólico final
comentários(0)comente



leticia com L de linda 30/12/2023

Muito bom
Esse livro é diferente de tudo o que eu já li. Diferente das minhas leituras anteriores, a narrativa não é contada exatamente em linha reta (assim como na série, por exemplo), tendo o livro então iniciado com a prisão de Roberto.
Além disso, achei um livro muito dinâmico, com capítulos divididos entre ?P.S? de Tia Çãozinha, fatos ou teorias divididos e colocados em forma de lista (nunca li um livro assim em que os fatos realmente contribuíssem pra história).
Não dou 5 estrelas porque, sem dúvidas, a adaptação pra série é melhor, sem falar do final que atinge a gente como uma facada ?
O livro, ao contrário da série, não tem toda aquela trama romântica e quente da Hilda e do Santo. É contado através da visão do Roberto e não é tão explorado pro lado da Hilda quanto na série, mas mesmo assim, a Hilda marca muita presença, sendo uma grande amiga de Roberto.
Uma coisa que eu achei absurdamente inteligente foi como Roberto Drummond misturou os fatos fictícios com os reais, todo o contexto político dessa época foi relevante pra história, principalmente sobre o golpe militar!
Eu gostaria de ler novamente, ainda tenho a história da série muito fresca na cabeça, e ao mesmo tempo que isso me ajudou, me atrapalhou também! Então posteriormente, quero reler.
comentários(0)comente



TainA363 25/12/2023

Quando comecei a ser, pensei q seria só um romancezinho sabe? Porém envolve bastante história, o que me agradou bastante mas me confundiu em alguns momentos também.
O Malthus e a Hilda são dois coitados, na minha percepção, que só recebem migalhas! Precisavam de muito mais.
Em um geral, me agradou bastante
comentários(0)comente



lilaselle 23/12/2023

Roberto entrelaça a história de Hilda às complexidades sociais da época, de forma a deixar a mulher misteriosa, em grande parte do livro, de lado. Portanto, trata-se principalmente de um relato histórico, sob a visão real e crua de Drummond. Quem veio pela série (como eu) sentirá falta de um romance avassalador, dos encontros secretos, de um final que ao menos permita imaginá-los juntos.
Ainda assim, me diverti, me emocionei, fiquei curiosa e encantada com os novos detalhes. São experiências diferentes!
comentários(0)comente



158 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR