Reflexões Cristãs

Reflexões Cristãs C. S. Lewis

Resenhas - Reflexões Cristãs

Felipe.Teixeira 26/08/2020

A experiência de ler Lewis é bastante enriquecedora. Com muita erudição, as reflexões que o autor trás me deixou instigado(menção honrosa ao artigo oração peticionaria, que fez isso com maestria).

Jose 22/05/2020

Labutei muito com esse livro, preciso de uma releitura em breve, mas o último artigo fechou com chave de ouro (me lembrou muito o conto O sonho de um homem ridículo do Dostoiévski, que amo demais).

vit 04/07/2020

Difícil e enriquecedor
Decidi mergulhar nas obras mais robustas de Lewis e Reflexões Cristãs foi a primeira. Que experiência incrível!!!
Foi extremamente difícil engatar e já não lembro mais quando comecei a ler, só sei que demorei a terminar e vivi muitas fases durante a leitura. Por várias vezes tive que reler o parágrafo e até algumas páginas para entender minimamente o conteúdo, mas todo o esforço valeu muito a pena.
O último ensaio se tornou um dos meus favoritos por abordar uma questão que muito me intriga. Enfim, eu recomendo a obra porque acho que absorver a escrita e um pouquinho da mente de C. S. Lewis é transformador.

Vitória 27/09/2020

Citações favoritas
No Novo Testamento, arte da vida em si é uma arte de imitação: podemos, crendo nisso, crer que a literatura, que deve se derivar da vida real, tem como objetivo ser "criativa", "original" e "espontânea". [...] Se tenho lido o Novo Testamento corretamente, ele não deixa espaço para "criatividade", mesmo em um sentido modificado ou metafórico. (Pág. 29)

Devemos obter como base de toda teoria crítica a máxima de que um autor jamais deve conceber-se como quem traz à existência beleza ou sabedoria que não existiam antes, mas simples e unicamente como alguém que tenta dar corpo, em termos de sua própria arte, a algum reflexo da Beleza e da Sabedoria eternas. (Pág. 30)

Um homem nunca é tão orgulhoso como quando aparenta uma atitude humilde. (Pág. 40)

A maioria dos homens deve glorificar a Deus por fazer para sua glória algo que não é per se um ato de glorificação, mas que se torna um ao ser oferecido. (Pág. 57)

Não existe um ponto neutro no universo: cada centímetro quadrado, cada fração de segundo, é reivindicado por Deus e contestado por Satanás. (Pág. 71)

Muitas críticas ruins, na verdade, resultam dos esforços de críticos para obter um resultado de seu tempo de trabalho de algo que nunca visou produzir mais do que prazer. (Pág. 72)

O valor dado ao testemunho de qualquer sentimento deve depender de toda a nossa filosofia, não de toda a nossa filosofia sobre um sentimento. (Pág. 81)

Creia em Deus, e você terá de enfrentar horas em que parece óbvio que esse mundo material é a única realidade; descreia nele, e você enfrentará horas em que este mundo material parecerá gritar para você que ele não é tudo. Nenhuma convicção, religiosa ou irreligiosa, por si só, acabará de uma vez por todas com esse quinta-coluna da alma. Somente a prática da fé, resultando no hábito da fé, fará gradualmente isso. (Pág. 82)

Eu, porém, defino fé como o poder de continuar crendo no que em algum momento honestamente pensamos ser verdade até que razões convincentes para honestamente mudar nossa mente são trazidas diante de nós. A dificuldade de tal continuidade no crer é constantemente ignorada ou mal compreendida nas discussões sobre esse assunto. É sempre assumido que as dificuldades da fé são dificuldades intelectuais, que um homem que em algum momento aceitou essa certa proposição irá automaticamente continuar crendo nela até que verdadeiras bases para a descrença ocorram. Nada poderia ser mais superficial. (Pág. 82)

Aqui, como no Novo Testamento, o conflito não é entre fé e razão, mas entre fé e visão. (Pág. 84)

Essencialmente, o cristianismo não é a promulgação de uma descoberta moral. Ele é dirigido apenas aos penitentes, apenas àqueles que admitem sua desobediência à lei moral conhecida. Ele oferece perdão por terem quebrado, e ajuda sobrenatural para manter, essa lei e, ao fazê-lo, ele a reafirma. (Pág. 89)

O comunismo está na mesma posição. Posso muito bem concordar com ele que a exploração é um mal e que aqueles que fazem o trabalho devem colher a recompensa. Mas só acredito nisso porque aceito certas noções tradicionais de justiça. Quando passa a atacar a justiça como parte de minha ideologia burguesa, ele tira a base sobre  qual posso razoavelmente ser chamado a aceitar seu novo código comunista. (Pág. 98)

Vamos entender muito claramente que, em certo sentido, é tão possível inventar uma nova ética quando o é colocar um novo sol no céu. Algum preceito da moralidade tradicional sempre tem de ser admitido. (Pág. 98)

As injunções éticas definitivas sempre foram premissas, nunca conclusões. [...] A menos que a ética seja assumida desde o início m, nenhum argumento levará você a ela. (Pág. 101)

Aqueles que nos incitam a adotar novas modalidades estão apenas nos oferecendo o texto mutilado ou expurgado de um livro que já possuímos no manuscrito original. Todos esses homens desejam que dependamos de tais textos, e não do original, para depois nos privar de nossa plena humanidade. Sua atividade é, em longo prazo, sempre direcionada contra nossa liberdade. (Pág. 102)

Se o universo é insensível e estúpido, não é por isso que devemos imitá-lo. (Pág. 106)

O mundo material ou exterior em geral é um mundo inferido e que, portanto, experimentos específicos, longe de nos levarem do círculo mágico de inferência para algum suposto contato direto com a realidade, são evidências apenas como partes dessa grande inferência. (Pág. 111)

Nossa própria condenação da realidade traz em seu coração um ato inconsciente de lealdade à  mesma realidade que é a fonte de nossos padrões morais. (Pág. 123)

O pensamento correto não transformará homens maus em bons; mas um erro puramente teórico pode remover as restrições ordinárias do mal e privar as boas intenções do apoio natural que elas têm. (Pág. 125)

Um padrão moral permanente impede o progresso? Pelo contrário; sem a aceitação de um padrão imutável, o progresso é impossível. (Pág. 131)

Os avanços morais reais são, de fato, feitos de dentro da tradição moral existente e no espírito dessa tradição e podem ser estendidos apenas à luz dessa tradição. (Pág. 133)

O bem é incriado; nunca poderia ter sido de outra forma; não há nele nem sombra de contingência; está, como disse Platão, do outro lado da existência. (Pág. 138)

Deus não é apenas bom, mas a bondade; e a bondade não é meramente divina, mas Deus. (Pág. 138)

Se a ciência não tivesse atendido à necessidade imaginativa, a ciência não teria sido tão popular. Mas provavelmente, todas as épocas obtêm, dentro de certos limites, a ciência que desejam. (Pág. 147)

Tendo primeiro transformado o que era uma teoria sobre mudança em uma teoria sobre aperfeiçoamento, ele faz dela uma teoria cósmica. Não meramente organismos terrestres, mas tudo está se movendo "para cima e para frente". (Pág. 149)

Por fim, a política moderna seria impossível sem o mito. (Pág. 160)

Nada deve ser feito ou cantado ou dito na igreja que não tenha como objetivo, direta ou indiretamente, glorificar a Deus ou edificar o povo ou ambos. (Pág. 163)

A linguagem poética muitas vezes expressa emoção não por si mesma, mas para nos informar sobre o objeto que despertou a emoção. (Pág. 220)

De fato, uma fé tão submissa pareceria a mim, se eu fosse deixado com meus próprios pensamentos, muito melhor do que qualquer confiança de que nossas próprias petições necessariamente ignorantes prevaleceriam. (Pág. 238)

A fé que move montanhas é um presente daquele que criou as montanhas. (Pág. 247)

Os "resultados garantidos da erudição moderna", quanto à maneira pela qual um livro antigo foi escrito, são "assegurados", podemos concluir, apenas porque os homens que conheciam os fatos estão mortos e não podem revelar o segredo. (Pág. 264)

Meu argumento é que, se Deus existe ele está relacionado ao universo mais como um autor está relacionado a uma peça do que como um objeto no universo está relacionado a outro. (Pág. 276)

Para alguns, Deus é detectável em toda parte; para os outros, em parte alguma. Aqueles que não o encontraram na terra dificilmente o encontrarão no espaço. Mas, mande um santo numa nave espacial, e ele encontrará Deus no espaço como encontrou Deus na terra. Depende em grande parte do olho que vê. (Pág. 280)

Ainda não estamos adequados para visitar outros mundos. Nós enchemos o nosso mundo com massacre, tortura, sífilis, fome, desertos e tudo o que é medonho para os nossos ouvidos ou para os olhos. Deveríamos prosseguir infectando novos reinos? (Pág. 283)
almeidalewis 27/09/2020minha estante
Obg pelas observações???.não li ainda esse livro dele.

lukascione 18/08/2021

Um mosaico de C.S. Lewis
Esta obra é um conjunto de ensaios, artigos e falas de Lewis acerca dos mais diversos temas. Há até mesmo uma reflexão acerca do que seria do cristianismo se descobríssemos espécies inteligentes no universo (muito bom esse artigo inclusive). Reflexões Cristãs acaba sendo um grande retrato de quem foi e como pensava C.S. Lewis, além de ser um ótimo aprofundamento à obra dele. Digo aprofundamento porque não recomendo como introdução, talvez a complexidade de alguns dos textos deste livro desanimem os leitores que ainda não viram outras coisas do autor.
Apesar da complexidade e de não ter entendido completamente alguns dos ensaios e artigos (uma releitura em outro momento talvez ajude), outros acabaram me encantando e me fizeram refletir sobre o mundo, minha vida e minha fé de formas que nem esperava.
Gostei muito da leitura apesar de ter sido desafiante em alguns momentos. E essa edição da Thomas Nelson ajuda tanto com a boa diagramação, quanto com o acabamento e capa que fazem a gente querer terminar logo a leitura para colocar o livro na prateleira juntinho do restante da coleção.

caroline 14/11/2021

C. S. Lewis nunca decepciona, mas os ensaios contidos nesta edição são realmente incríveis.

Leitura profunda, reflexões fantásticas. Fico sempre sem palavras ao descrever qualquer coisa escrita por Lewis porque nada que eu fale será o bastante pra descrever a grandeza de seus escritos.

Ler Lewis é como mergulhar em um mar profundo de conhecimento; é ser inundado por percepções sobre assuntos diversos que foram vistos e explorados sob a ótica de um *gênio*.

(Sim, eu passo muito pano pra ele. Você também vai passar ao lê-lo.)

Ótima leitura! (bom mergulho!)

Taty 14/01/2023

Reflexões para abrir a mente
Neste livro Lewis traz em cada capítulo reflexões sobre temas como cultura, literatura, música, ciência, história, teologia e até sobre a possibilidade de vida em outros planetas ? não foi dos mais fáceis de ler ( teve um capítulo sobre crítica que não entendi quase nada kkk) mas também não foi tão difícil assim e para quem conhece o autor já sabe que faz parte.
De qualquer forma foi um livro que fluiu é que explodiu a minha mente com as reflexões sobre determinados assuntos. Já fico imaginando uma releitura.
Maravilhoso e edificante como sempre ?

Wallace 01/02/2021

Inspirador
Provocou muitas reflexões durante a leitura e por isso demorei mais que o normal para terminar de ler

Arthur Peixoto 15/02/2021

Algumas reflexões...
O livro traz 14 reflexões sobre alguns temas que envolvem direta ou indiretamente o Cristianismo. A ordem dos textos é cronológica, e não relação nenhuma entre elas. Há alguns que são muito tranquilos de entender, outras porém requerem muita atenção, conhecimento específico, e talvez até releituras, para uma plena absorção do assunto tratado. Por isso a nota mediana, não pelo conteúdo, mas pela disposição dos mesmos.

Helenzita 02/08/2021

C.S. Lewis nunca me decepcionou
É uma leitura um pouco difícil e com algumas(muitas) palavras que tive que pesquisar para ver o significado, mas ainda um livro enriquecedor que deve ser lido com calma e atenção

Bruno 14/02/2021

Um livro para se ler aos poucos
Este livro reúne em 14 capítulos artigos e palestrar feitos por C. S. Lewis.
É uma antologia. Está disposto em ordem cronológica de apresentações, porém quero propor a quem ler que leia na seguinte ordem que vos apresento:

Simples entendimento:
14 - O olho que vê
13 - Teologia moderna e crítica bíblica
8 - sobre música sacra
12 - Oração peticionaria: um problema sem resposta
10 - Os salmos
11 - A linguagem da religião

Média dificuldade:
3 - Religião realidade ou substituto?
1 - Cristianismo e literatura
2 - Cristianismo e Cultura
9 - historicismo

Difícil entendimento:
6 - O veneno do subjetivismo
7 - O funeral de um grande mito
4 - Sobre ética
5 - De futilitate

O motivo é que, não são assuntos que elencam com o anterior, e que alguns capítulos são um tanto complexo para se absorver, sendo necessário uma leitura pausada das frases. Não funciona uma leitura rápida, pois são textos expositivos.

Será nessa ordem que eu relerei este livro. Penso em ler um capítulo por ano.

A minha nota 3,5, não apresenta uma crítica ao conteúdo demonstrado. Quando você ler, começará a ficar com medo de fazer críticas muito elaboradas. A nota é o sobre o compilado, ter adicionado artigos e palestras de diferentes níveis em uma mesma antologia, e que por pouquíssimas vezes, mas sim, não fazia um debate assunto x cristianismo, e aqui peço desculpa caso eu esteja enganado.
Creio que, numa releitura, eu estarei mais preparado para absorver tudo.
Arthur Peixoto 14/02/2021minha estante
Eita, mais já??? Kk

Bruno 14/02/2021minha estante
aproveitei o domingo! não li nada deste livro durante a semana!

Paula 06/07/2021

"Eu, porém, defino fé como o poder de continuar crendo no que em algum momento honestamente pensamos ser verdade até que razões convincentes para honestamente mudar nossa mente são trazidas diante de nós."

Alejandro.Jonathas 26/02/2021

Requer um conhecimento prévio
É um livro que possui várias palestras de Lewis. E ele usa muitas referências como exemplos para suas palestras, são muitas referências.

C. S. Lewis é um grande autor, disso ninguém discorda. O fato de ele ter um grande conhecimento é bastante evidente nesse livro. Ele usa várias referências de diferentes autores de veículos diferentes (livros, programas de TV, revistas, jornais) e por muitas vezes o rodapé não dá uma profundidade exata para o entendimento daquilo que o autor aborda.
Não é um livro ruim, só é preciso um conhecimento prévio para inicia-lo. E como eu o caracterizo como um livro de consulta (aqueles livros que de vez em quando estamos pegando para ler uma parte como complementação e as vezes para relembrar algo) é evidente que irei ler ele de novo. Espero que com o conhecimento necessário.

Fábio 30/05/2022

Reflexões cristãs
Reflexões cristãs é um compilado de 14 temas muito bons para se pensar; o livro tem seus altos e baixos mas no todo vale muito a pena a leitura; como em outros livros, Lewis exige mais atenção para melhor entendimento e assimilação da linha de raciocínio desenvolvida; as temáticas desenvolvidas por Lewis e sua forma de repassá-las instiga bastante o leitor a refletir em assuntos realmente relevantes para a cristandade.

Marcio 29/12/2021

Leitura difícil.
Qualquer livro de Lewis irá lhe tirar do lugar de onde se encontra, e esse é mais um dos seus livros que fazem isso, um dos mais complexo e profundo até o momento, ao ponto de ser um dos livros mais difícil de entrar dentro dele, um dos livros que requerem muita atenção mas como todos os livros dele valeu a complexidade e dificuldade em alguns momentos para entender.