Vitória 27/09/2020
Citações favoritas
No Novo Testamento, arte da vida em si é uma arte de imitação: podemos, crendo nisso, crer que a literatura, que deve se derivar da vida real, tem como objetivo ser "criativa", "original" e "espontânea". [...] Se tenho lido o Novo Testamento corretamente, ele não deixa espaço para "criatividade", mesmo em um sentido modificado ou metafórico. (Pág. 29)
Devemos obter como base de toda teoria crítica a máxima de que um autor jamais deve conceber-se como quem traz à existência beleza ou sabedoria que não existiam antes, mas simples e unicamente como alguém que tenta dar corpo, em termos de sua própria arte, a algum reflexo da Beleza e da Sabedoria eternas. (Pág. 30)
Um homem nunca é tão orgulhoso como quando aparenta uma atitude humilde. (Pág. 40)
A maioria dos homens deve glorificar a Deus por fazer para sua glória algo que não é per se um ato de glorificação, mas que se torna um ao ser oferecido. (Pág. 57)
Não existe um ponto neutro no universo: cada centímetro quadrado, cada fração de segundo, é reivindicado por Deus e contestado por Satanás. (Pág. 71)
Muitas críticas ruins, na verdade, resultam dos esforços de críticos para obter um resultado de seu tempo de trabalho de algo que nunca visou produzir mais do que prazer. (Pág. 72)
O valor dado ao testemunho de qualquer sentimento deve depender de toda a nossa filosofia, não de toda a nossa filosofia sobre um sentimento. (Pág. 81)
Creia em Deus, e você terá de enfrentar horas em que parece óbvio que esse mundo material é a única realidade; descreia nele, e você enfrentará horas em que este mundo material parecerá gritar para você que ele não é tudo. Nenhuma convicção, religiosa ou irreligiosa, por si só, acabará de uma vez por todas com esse quinta-coluna da alma. Somente a prática da fé, resultando no hábito da fé, fará gradualmente isso. (Pág. 82)
Eu, porém, defino fé como o poder de continuar crendo no que em algum momento honestamente pensamos ser verdade até que razões convincentes para honestamente mudar nossa mente são trazidas diante de nós. A dificuldade de tal continuidade no crer é constantemente ignorada ou mal compreendida nas discussões sobre esse assunto. É sempre assumido que as dificuldades da fé são dificuldades intelectuais, que um homem que em algum momento aceitou essa certa proposição irá automaticamente continuar crendo nela até que verdadeiras bases para a descrença ocorram. Nada poderia ser mais superficial. (Pág. 82)
Aqui, como no Novo Testamento, o conflito não é entre fé e razão, mas entre fé e visão. (Pág. 84)
Essencialmente, o cristianismo não é a promulgação de uma descoberta moral. Ele é dirigido apenas aos penitentes, apenas àqueles que admitem sua desobediência à lei moral conhecida. Ele oferece perdão por terem quebrado, e ajuda sobrenatural para manter, essa lei e, ao fazê-lo, ele a reafirma. (Pág. 89)
O comunismo está na mesma posição. Posso muito bem concordar com ele que a exploração é um mal e que aqueles que fazem o trabalho devem colher a recompensa. Mas só acredito nisso porque aceito certas noções tradicionais de justiça. Quando passa a atacar a justiça como parte de minha ideologia burguesa, ele tira a base sobre qual posso razoavelmente ser chamado a aceitar seu novo código comunista. (Pág. 98)
Vamos entender muito claramente que, em certo sentido, é tão possível inventar uma nova ética quando o é colocar um novo sol no céu. Algum preceito da moralidade tradicional sempre tem de ser admitido. (Pág. 98)
As injunções éticas definitivas sempre foram premissas, nunca conclusões. [...] A menos que a ética seja assumida desde o início m, nenhum argumento levará você a ela. (Pág. 101)
Aqueles que nos incitam a adotar novas modalidades estão apenas nos oferecendo o texto mutilado ou expurgado de um livro que já possuímos no manuscrito original. Todos esses homens desejam que dependamos de tais textos, e não do original, para depois nos privar de nossa plena humanidade. Sua atividade é, em longo prazo, sempre direcionada contra nossa liberdade. (Pág. 102)
Se o universo é insensível e estúpido, não é por isso que devemos imitá-lo. (Pág. 106)
O mundo material ou exterior em geral é um mundo inferido e que, portanto, experimentos específicos, longe de nos levarem do círculo mágico de inferência para algum suposto contato direto com a realidade, são evidências apenas como partes dessa grande inferência. (Pág. 111)
Nossa própria condenação da realidade traz em seu coração um ato inconsciente de lealdade à mesma realidade que é a fonte de nossos padrões morais. (Pág. 123)
O pensamento correto não transformará homens maus em bons; mas um erro puramente teórico pode remover as restrições ordinárias do mal e privar as boas intenções do apoio natural que elas têm. (Pág. 125)
Um padrão moral permanente impede o progresso? Pelo contrário; sem a aceitação de um padrão imutável, o progresso é impossível. (Pág. 131)
Os avanços morais reais são, de fato, feitos de dentro da tradição moral existente e no espírito dessa tradição e podem ser estendidos apenas à luz dessa tradição. (Pág. 133)
O bem é incriado; nunca poderia ter sido de outra forma; não há nele nem sombra de contingência; está, como disse Platão, do outro lado da existência. (Pág. 138)
Deus não é apenas bom, mas a bondade; e a bondade não é meramente divina, mas Deus. (Pág. 138)
Se a ciência não tivesse atendido à necessidade imaginativa, a ciência não teria sido tão popular. Mas provavelmente, todas as épocas obtêm, dentro de certos limites, a ciência que desejam. (Pág. 147)
Tendo primeiro transformado o que era uma teoria sobre mudança em uma teoria sobre aperfeiçoamento, ele faz dela uma teoria cósmica. Não meramente organismos terrestres, mas tudo está se movendo "para cima e para frente". (Pág. 149)
Por fim, a política moderna seria impossível sem o mito. (Pág. 160)
Nada deve ser feito ou cantado ou dito na igreja que não tenha como objetivo, direta ou indiretamente, glorificar a Deus ou edificar o povo ou ambos. (Pág. 163)
A linguagem poética muitas vezes expressa emoção não por si mesma, mas para nos informar sobre o objeto que despertou a emoção. (Pág. 220)
De fato, uma fé tão submissa pareceria a mim, se eu fosse deixado com meus próprios pensamentos, muito melhor do que qualquer confiança de que nossas próprias petições necessariamente ignorantes prevaleceriam. (Pág. 238)
A fé que move montanhas é um presente daquele que criou as montanhas. (Pág. 247)
Os "resultados garantidos da erudição moderna", quanto à maneira pela qual um livro antigo foi escrito, são "assegurados", podemos concluir, apenas porque os homens que conheciam os fatos estão mortos e não podem revelar o segredo. (Pág. 264)
Meu argumento é que, se Deus existe ele está relacionado ao universo mais como um autor está relacionado a uma peça do que como um objeto no universo está relacionado a outro. (Pág. 276)
Para alguns, Deus é detectável em toda parte; para os outros, em parte alguma. Aqueles que não o encontraram na terra dificilmente o encontrarão no espaço. Mas, mande um santo numa nave espacial, e ele encontrará Deus no espaço como encontrou Deus na terra. Depende em grande parte do olho que vê. (Pág. 280)
Ainda não estamos adequados para visitar outros mundos. Nós enchemos o nosso mundo com massacre, tortura, sífilis, fome, desertos e tudo o que é medonho para os nossos ouvidos ou para os olhos. Deveríamos prosseguir infectando novos reinos? (Pág. 283)