O Xangô de Baker Street

O Xangô de Baker Street Jô Soares

Resenhas - O Xangô de Baker Street

Hélio Rosa 23/03/2011

Romance policial às avessas
Confesso que me incomodou desde o início o vezo do narrador de fazer xistes a todo o instante, e em todos os âmbitos da narrativa, atingindo indiscriminadamente personagens, ambientes e finalmente o enredo. Só no final saquei que o tom do texto é o da comédia e da sátira, não poderia ser diverso. Ao final, o humor prevalece sobre todos os componentes outros da trama, inclusive o da reconstituição histórica do Rio de Janeiro imperial.

Deu até vontade de retomar a série de Conan Doyle...

Luiza.Cruz 10/05/2021

Sem pé nem cabeça..
Li por recomendação de uma pessoa muito querida, insisti na história até o fim porque esperava me surpreender com o final e ter um desfecho bom pelo menos, já que o livro inteiro achei bem arrastado.
Mas o final foi pior do que o começo, já estava irritada com o jeito que Sherlock Holmes estava no livro, nada a ver com o autêntico, escrita chata e desenrolar fraco, não gostei de jeito nenhum.

Bela 07/04/2021

Bacana
É legal, a história flui bem e afins, porém achei meio carente, sabe? Senti que teve muitos detalhes mas não muitos acontecimentos, esperava que tivesse uma investigação um lance mais "pá", mas é um bom livro, com referências da cultura brasileira. Jô conseguiu realçar bem nossa cultura.

Wolsey 18/02/2024

Deveria ter escolhido este há 29 anos.
Na feira do livro de 1995, ao invés de adquirir o livro do Jô, lançamento do ano, número 1 na lista dos mais vendidos, optei por O Povo Brasileiro do Darci Ribeiro.
Foi uma escolha preconceituosa e, obviamente, equivocada. Não pelos livros, mas por mim. Eu não estava preparado pra o Darci Ribeiro, tanto que só agora me atrevo a recomeçar a lê-lo. A melhor escolha teria sido, sem sombra de dúvida, O Xangô de Baker Street. Agora eu reconheço.
Divertido, leve, hilariante e temperado com boa dose de suspense, além de referências absurdamente divertidas e improváveis. É um livro fácil de ler, pois o autor conduz a trama de forma magistral.
Nada fica solto. Qualquer narrativa ou referência non sense que apareça vai ter uma ligação ou explica algo engraçado que acontecerá mais adiante.
O mais interessante é que o final, apesar de lógico e perspicaz, surpreende por ser o oposto do que se espera de um suspense policial.
Me diverti muito.

Wanessa_Gabriela 10/09/2022

Jô sendo um gênio, como sempre!
A ligação com lendas, personagens famosos, ?modus operandi?, figuras históricas (confesso que bateu uma vontade enorme de fazer parte daquelas reuniões), mistério, romance, suspense? foi algo muito prazeroso de ler!

Obrigada, querido Jô! Você nos deixou um baita legado, não só com essa obra, mas com a obra que foi a tua vida!!!!!?

Ana Luísa 06/10/2022

Legal, mas estranho
A construção dos personagens é bem diferente daquilo que estamos acostumados, principalmente os mais importantes.
Isso deixa o livro mais leve e divertido. Entretanto, a quantidade de personagens de personagens acaba atrapalhando um pouco.

Daniel.Duarte 16/07/2022

O xangô de Baker Street
O xangô de Baker Street inicia se com uma indicação informal de uma artista para o imperador Pedro II sobre Sherlock Holmes a respeito de um violino desaparecido. Consequentemente surge o assassino na história e a cada página vamos no envolvendo e rindo das trapalhadas que nosso autor vai fazendo seus personagens passar.

Para quem já leu alguns livros de Authur Conan, o criador de Sherlock Holmes, a sátira de Jô Soares e magistral, indo interlaçando a história com a cultura e costumes da época e com nossos hábitos como brasileiros. Não vejo a sátira feita por ele com maus olhos, pois e interessante pensar que nem sempre Sherlock Holmes foi um detetive espetacular que sempre acerta suas deduções e que no início de sua carreira ele possa ter um caso não desvendável ou até errado deixa o personagem com um prima humano, então como fã dos seus livros (Sherlock Holmes) gostei bastante deste livro de Jô Soares.

Fora o fato de o autor da origem no final de seu livro, a diversos objetos e ao próprio serial killer mais famoso da História, porém não é melhor dar detalhes...

Foi um livro gratificante, sem duvidas uns do pouco de comedia bom. Recomendo para os interessados, pois e um livro pequeno rápido de ler e muito oportuno.

Inara 24/06/2023

Obra Prima
Estava com saudades de ler algo da literatura nacional, quem me indicou esse livro foi meu professor em 2018 e só esse ano fui ler.
Jô Soares era muito inteligente, esse livro é uma obra prima, como ele conseguiu juntar o Brasil imperial com Cherloc Holmes (isso mesmo, com C, bem brasileiro) e criar um terror que mistura comédia e crítica social.
Ele conseguiu transmitir toda atmosfera daquele século, descrições bem detalhadas, mas nada cansativo.
Foi um dos melhores livros que li esse ano, o final então foi maravilhoso, que sacada genial!
Acho que todo mundo deveria ler esse livro e com certeza eu colocaria O Xangô de Baker Street ao lado dos livros de Edgar Allan Poe e Agatha Christie na minha estante, todos com a mesma qualidade, isso é, se esse livro não é melhor

Little Mary 09/05/2023

A maior derrota de Sherlock
A história é incrível, tem um ritmo fluido e expõe fatos da vivência carioca no século XIX de uma maneira que se sobrepõe aos livros de história.
Fiquei só com um pouco de pena do Sherlock e do Watson e que foram injustiçados.
Tivemos:
Sherlock maconheiro
Sherlock no terninho branco estilo carioca
Sherlock tomando caipirinha
Sherlock apaixonado na morena
Sherlock fez tudo, menos resolver o crime.
E o pobre dr. Watson apenas existio na história.
Porém a sacada de misturar esses personagems tão famoso da ficção, no senário imperialista no Brasil foi genial. Uma bela demonstração de criatividade apresentada por Jó Soares.

Menace 04/12/2021

Finalmente terminei, depois de tanto tempo.
Eu realmente quero fazer uma resenha sobre esse livro ( desculpa não entregar agora, estou sem tempo) mas prometo que vou.
Eu gostei da escrita do Jô, ela é limpa, simples e direta, e essa releitura do Sherlock Holmes ao Brasil foi muito engraçada, por mais eu eu nn tenha gostado de como ele é diretamente retratado ( como um idiota).

Ana Ponce 04/01/2023

Divertido
Como amei essa releitura do frio e calculista Holmes em terras tupiniquins.

Jô tem uma prosa engraçada, envolvente e criativa.

Mais comentários no vídeo carregado aqui no SKOOB.

Rodrigo Fernandes 05/12/2022

Sherlock no Rio!
Terminei o livro a alguns dias e já estou sentindo falta de Sherlock e suas aventuras no Rio de Janeiro! Ainda bem que não me deixei influenciar por algumas resenhas que li aqui. O livro é divertido, sacana, sátiro, inusitado. Ótima leitura! Vou procurar mais títulos do Jô!

Ingrid 09/03/2015

Seu Sherlock é melhor que o meu?
Nem todo mundo sabe mais o Jô Soares escreveu e publicou sete livros. O quarto desses livros foi O Xangô de Baker Street.

Quem viu a minha Bookshelf Tour sabe que eu comprei esse livro a muito (muito, muito) tempo. Eu comecei a ler assim que comprei mas depois de algumas poucas paginas decidi que eu devia ler algum Sherlock primeiro, pra não ficar totalmente perdida. (e não, não dava só pra ver os filmes do Robert Downey Jr. por que nenhum deles tinha sido lançado ainda.) Então eu fui adiando essa leitura até que o último sábado.

Neste livro o detetive Sherlock Holmes vem ao Brasil convidado por Dom Pedro II para resolver o caso do roubo de um violino raro que acaba sendo relacionado a uma serie de assassinatos. Na primeira parte da história o autor introduz uma enorme lista de personagens secundários e se você já leu pelo menos um romance policial na vida (ou já viu CSI) sabe o que isso quer dizer, o assassino está entre eles, mas se você não se lembrar de todos eles lá pela terceira parte da história não se preocupe, nenhum deles faz alguma contribuição para a história, a não ser pelo assassino é claro. O personagem Sherlock não fica muito atrás, descrito de maneira extremamente caricata na intenção de transformar o detetive em um personagem cômico o autor o coloca em situações que não fazem o menor sentido como, por exemplo no momento em que ele visita o Imperador e derruba sem perceber vários objetos de valor, piadas batidas como a combinação feijoada + vatapá = disenteria, e os vários erros bizarros de dedução cometidos por toda a história que transformam o detetive em uma pessoa particularmente obtusa e me fizeram pensar "como uma criatura dessas pode algum dia ter desvendado algum mistério por mais simples que fosse?" Não que resolver o mistério esteja na lista de prioridades do personagem (ou do autor), usando o estereotipo de que basta vir pro Brasil pra virar malandro Sherlock passa seus dias frequentando as festas da alta roda, fumando maconha e tentando entrar debaixo da saia de uma mulata.
O desfecho não é nada surpreendente, não por que a identidade do assassino fica clara para o leitor antes do final mas por que as motivações são tão desinteressantes, o significado das pistas deixadas são tão ridículos que você simplesmente não se importa. O livro falha como romance policial e também como humor.

O livro foi publicado em 1995, o meu exemplar é a terceira impressão desse mesmo ano e tem no inicio um mapa do Rio de Janeiro do fim do século XIX e reportagens fictícias de jornais da época.
Em 2001 o Xangô ganhou uma adaptação para o cinema que eu me recuso a ver.
Como vocês podem ter notado esse não foi o livro que eu mais gostei na vida mesmo assim, nenhuma leitura é totalmente inútil, ou pelo menos é nisso que eu estou me agarrando.
Até!

Obs: Tenho amigas que escrevem fanfictions crossovers melhores do que esta.

site: http://torradascomcha.blogspot.com.br/

verô 19/12/2022

Adoro livros com grande plot twist no final, então esse me conquistou muito! O tempo todo fiquei querendo identificar quem era o assassino e quais as motivações do seu modus operandi e tudo se encaixou perfeitamente no final.