Negrinha Monteiro Lobato

Resenhas - Negrinha

Ana Ponce 03/01/2017

Negrinha
OLÁ... Hoje irei falar sobre o livro Negrinha de Monteiro Lobato.
Este é um livro de contos que foi publicado em 1920. Para muitos leitores neste livro estão os melhores contos escritos por Lobato, sem dúvidas nele estão os contos mais emotivos do autor, enquanto que em Cidades Mortas estão os contos mais irônico e cômico.
Nessa edição da Editora Globo, estão os contos:

* O fisco
* Os negros
* Barba Azul
* O colocador de pronomes
* Uma história de mil anos
* Os pequeninos
* A facada imortal
* A policetemia de Dona Lindoca
* "Quero ajudar o Brasil"
* Sorte grande
* Dona Expedita
* Herdeiro de si mesmo

Em muitos contos há denúncias sobre a realidade dos escravos e dos escravos forros, antes e depois da chamada Lei Aurea, como é o caso de Negrinha, O jardineiro Timóteo, há contos engraçados (O colocador de pronomes, A facada imortal), há contos que assustam (O bugio moqueado, Os negros), mas todos retratam o ser humano, suas qualidades e defeitos, temas muito frequentes nas obras de Monteiro. Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima.

site: viajandocompapeletinta.blogspot.com

Jade 17/04/2017

Depois de ler da até desgosto de ser branca e assim existir violentamente. Se é revoltante para mim ler a realidade de negros africanos no Brasil escravista imagine para quem é descendente ou filho do sofrimento, do banzo e da desumanização. Leitura obrigatória, triste, mas obrigatória.

Andre Gustavo 01/10/2017

Negrinha
Este pequeno conto, tão triste, tão revoltante, tão revelador da sociedade brasileira foi alvo de uma interpretação inversa da minha, mas assim são os livros: atingem de formas diferentes.

Alessandra Pedrotti 13/01/2021

Péssimo, triste e cruel
Escrevi essa resenha para um trabalho da disciplina de Literatura Infantil (curso Letras).

Não existe maneira simples e fácil de apresentar minha opinião sobre essa obra se não dizendo: esse foi um dos piores textos que já li na vida. Não há trabalho com as palavras ou relevância para a literatura nacional que justifique (ou perdoe) a atrocidade racista que é esse conto.
Negrinha, conto que leva como título o nome da personagem principal, trata da história de uma criança de 7 anos de idade, órfã, filha de escravos, que fora mantida como propriedade de sua sinhá depois da libertação dos escravos no Brasil como um “agrado”, já que a criança não tinha família para cuidar dela. A sinhá, D. Inácia, utilizava a criança como um saco de pancadas para descontar seus ódios e frustrações torturando a menina.
A leitura do texto é difícil para um indivíduo do século XXI, que tem noção de como o período escravagista no Brasil foi cruel e desumano e que seu impacto é sentido pela população preta até os dias atuais. Conhecendo a vida de Lobato, como herdeiro de um senhor de escravos, apoiador da eugenia e admirador da Ku Klux Klan (como dito pelo próprio), não podemos de maneira nenhuma enxergar a obra “Negrinha” por algo além do que ela é: o espelho dos pensamentos do homem racista que a escreveu.
Não bastasse o racismo sem fim do texto (posso estar soando repetitiva, mas o conto também é), gostaria de destacar um trecho em específico que demonstra também, o machismo do autor:
“Varia a pele, a condição, mas a alma da criança é a mesma — na princesinha e na mendiga. E para ambas é a boneca o supremo enlevo. Dá a natureza dois momentos divinos à vida da mulher: o momento da boneca — preparatório, e momento dos filhos, — definitivo. Depois disso está extinta a mulher.” (p. 3).

Podemos ver, pelo destacado no trecho, que Lobato consegue, em um conto curtíssimo, classificar uma personagem (que representa sabe-se lá quantas crianças daquele período) como inferior não só por ser negra, mas também por ser mulher.
Frente a todos os pontos apresentados nessa resenha e conforme o posto por Reginaldo, no texto “Obra infantil de Monteiro Lobato é tão racista quanto o autor” (em concordância com o parecer técnico do MEC sobre a permanência das obras de Lobato no PNBE), as obras do autor devem ser lidas sob a ótica de indivíduos conscientes de que esses textos apresentam uma visão racista e eugenista, que não estão acima de críticas e que, em momento nenhum, devemos ler uma obra a separando do autor, pois a arte é um produto direto, uma representação alegórica dos pensamentos e caráter do seu criador.

Miria80 26/01/2018

Trata-se de um livro bem brasileiro! Os contos são realistas e as vezes trazem um certo despertamento para os acontecimentos cotidianos, retratando coisas naturais mas totalmente inesperadas no contexto das história e isso deixa a leitura bastante interessante. Confesso que muitos contos me causaram imensa comoção. Lobato é simples, conhece a essência brasileira e apresenta persongens com dilemas interiores inerentes ao ser humano. Ler estes contos é uma sensação de estar em família! Recomendo muito!

Kymhy 23/03/2018

Negrinha - Monteiro Lobato
Muitos contos que abordam diversas situações de um Brasil pós escravatura, mostrando que a ideia de liberdade nem sempre era encontrada, não somente pelos negros, mas por pessoas que precisavam aprender o significado de ser brasileiro

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-negrinha-monteiro-lobato/

Vitor 11/04/2018

Um conto com um final arrasador...
Este é conto de Monteiro Lobato narrado em terceira pessoa. A história mostra a mentalidade escravocrata que persistiu por muito tempo depois da Lei Áurea e narra o drama de uma criança órfã desamparada, vítima da perversidade de uma senhora frustada pela abolição.

Assim como [A hora da estrela] (Clarice Lispector) esse conto tem um final que destrocará o seu coração. Em poucas páginas , Monteiro Lobato consegue construir uma personagem muito complexa e de uma plenitude gigante.

Leila de Carvalho e Gonçalves 24/07/2018

Linguagem Cinematográfica
Monteiro Lobato é o nome de maior destaque no nosso panorama literário infantil. Entretanto, seu inquestionável e multifacetado talento vai muito além e esse livro é uma boa oportunidade para comprovar o fato.

Segundo especialistas, "Negrinha" , publicada originalmente em 1920, trata-se de sua melhor coletânea de contos, por conta dos seguintes aspectos:

- A forte carga emotiva impregnada em suas histórias que retratam personagens mais urbanos e menos caricatos.
- Sua "linguagem cinematográfica", conferindo "maior velocidade, inclusive promovendo deslocamentos temporais e narrativos curiosos."

O livro é uma contundente denúncia contra uma sociedade patriarcal que no início do século passado, ainda apresentava persistentes vestígios de uma "mentalidade escravocrata", mesmo após décadas da Abolição. O conto que intitula a obra, é o paradigma dessa situação, um libelo em prol da igualdade, ao relatar o sofrimento de uma orfã, criada feito bicho, que preferiu "ausentar-se do mundo a continuar seus dias sem esperança..." Uma obra-prima!

Merece destaque ainda, "Uma Facada Imortal" que é uma homenagem de Lobato a seu amigo Raul de Freitas, seriamente doente na ocasião, e "Barba Azul", onde ele recria a fábula infantil homônima de forma preciosa.

Essa nova edição apresenta vinte contos, porém, possuo outra, mais antiga, com vinte e dois cuja seleção é diferente: alguns textos foram subtraídos e outros adicionados. Não tenho acesso as decisões que provocaram tais mudanças, mas com dois a menos, o prejuízo fica com o leitor. Por isso, atribuo somente três estrelas ao livro, ressalvando que Lobato é digno de cinco e das mais brilhantes.

Edição, comentada com índice ativo e adaptada à nova Reforma Ortográfica.

Bom entretenimento!

Anienne 20/06/2019

Negrinha
Esse conto de Monteiro Lobato é, extremamente, chocante, doloroso...

Uma história verossímil para a realidade de sua época.

E, muito pelo contrário, vejo aqui a representação, a denúncia... nunca preconceito, por parte do narrador.

Esse conto tocou em minh'alma duramente.

Foi difícil lê-lo. Chorei. Fiquei chocada. Estática. Mas eu amei.

Indico um milhão de vezes.

fl.gil 01/04/2020

NEGRINHA
Dentro do período "pré-modernismo, 1902 à 1922" está a publicação de Monteiro Lobato - NEGRINHA.
Órfã de sete anos, preta, nasceu na senzala de mãe escrava. Ela não sabia o que era a vida, não sabia o que era ser criança. Aprendeu que a vida era não brincar, não falar nada, ficar quieta, não comer bem... Não tinha desenvolvimento na vida pelos maus tratos que recebia da Dona Inácia, a patroa.
Os demais escravos não gostavam da Dona Inácia, mas queriam a autoridade que ela tinha. Assim, como Negrinha era uma coitada, eles acabaram sendo opressor para ela. Podemos relacionar com Paulo freire, "quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor".
Até que um certo dia, chegam algumas crianças na casa da patroa e a partir daí, as coisas mudam.
Então, podemos conciliar com a perpetuação da escravidão no Brasil, a partir do final de um período que vai do século XIX ao XX. Monteiro foi irônico no conto, mostrando a realidade por escrita!
Leitura rápida e pesada!
#negrinha #contos #monteirolobato #literaturabrasileira #livros #book #ler

Caroline Casas 14/06/2020

Triste e verdadeiro!
Uma leitura obrigatória que me fez chorar. Quanto sofrimento para uma criança. Dói pensar que hoje não está diferente, algumas crianças sofrem e outras ainda mais por serem negras.

Silva 08/07/2020

Negrinha é um conto narrado que já de início nos apresenta uma protagonista desumanizada por questões raciais. Pior que as características pejorativas à personagem é o decorrer de sua história. O conto é uma leitura necessária, possui um grande apelo emocional e nos leva a refletir sobre a indiferença humana.

Prof. Edivaldo 15/08/2020

Negrinha
Até então conhecia pouco ou quase nada da escrita adulta de Monteiro Lobato. Os contos aqui, longos, por sinal, revelam um escritor que tem o domínio da escrita. Por vezes, utiliza-de de um vocabulário rebuscada, o que obriga o leitor a consultar o dicionário. O conto Negrinha é excepcional. Leitura altamente recomendável.

Clara Mezzacapa 16/09/2020

Triste demais, porém perfeito, quero ler o livro.
É muito impactante, a forma que uma CRIANÇA é tratada apenas por conta de sua cor!!!
Fiquei muito mal devo admitir, não é para qualquer um, é um conto forte que retrata a realidade desse nosso miserável país.
Chorei tanto que não sei se tem mais água no meu corpo.
Eu tive que pausar a leitura digerir o que eu estava lendo e reler, pois é uma Mega história.