Desigualdade

Resenhas - Desigualdade & caminhos para uma sociedade mais justa

1 | 2 | 3 | 4

Nicolle 23/11/2022

Super recomendo!
Estou me formando em economia e sempre recomendo esse livro para as pessoas, desde as leigas em economia até para os meus amigos de graduação.
É um livro simples e objetivo, cumpre com o que propõe. No início o autor deixa explícito que o objetivo é transmitir conhecimento básico sobre economia para o máximo de pessoas possível, por isso não aprofunda a leitura e utiliza termos e comparações para isso.

Patricia Peres 13/02/2021

Leitura esclarecedora!
Eduardo Moreira explica de forma clara como funciona a economia, o conceito de riqueza e como é gerada a desigualdade por meio dos detentores de terras e meios de produção e sua ganância eterna (Jessé Souza muito bem os chama de elite do atraso). Para mim, que sou leiga no assunto, foi uma leitura fácil, didática e muito esclarecedora. A dupla Eduardo Moreira e Jessé Souza é nota 10!

William 02/09/2023

Recomendado a todos que lutam por um mundo mais justo e humano.
Eduardo Moreira consegue nesse livro escrever de forma muito simples, porém com muita didática como os donos do poder provocam a desigualdade pelo mundo afora. Ao longo da leitura me levou a várias reflexões como a elite é cruel e como as pessoas mais humildes são manipuladas e exploradas. Mas Moreira mostra que há esperança de uma sociedade justa, contudo, temos de ter a certeza de que nosso futuro depende da nossa compreensão como a desigualdade funciona. É um livro que recomendo a todos que lutam por um mundo mais justo e humano.

@lucasmascarenhas 26/07/2021

Uma análise de como enfrentar o problema da desigualdade no Brasil, principalmente onde quase toda a nova riqueza gerada vai para o 1% mais rico, enquanto os 50% mais pobres ficam com literalmente nada. Com uma carga tributária sobre renda, lucro e ganho de capital mais baixas do mundo, ao mesmo tempo que sua carga sobre bens e serviços está entre as maiores do planeta. Tal discrepância é a principal responsável pela perpetuação da desigualdade, origem de todos os problemas sociais que o país enfrenta.

Paulo1148 15/01/2024

Se me perguntarem um livro básico de economia para uma pessoa que nada ou pouco compreende sobre, recomendaria "Desigualde".

É ótima a didática de Eduardo Moreira ao traduzir conceitos e temas econômicos de maneiras simples que todo o público possa entender.

É uma aula de economia. Mudou meu jeito de enxergar as relações econômicas no mundo.

Os principais temas explicados foram: inflação, relações cambiais, investimento, geração de riqueza, impostos, capital e trabalho, e bancos.

Além disso, analisa as consequências políticas da economia e faz uma reflexão crítica sobre socialismo e comunismo. Trata também sobre um possível futuro da humanidade caso as coisas continuem como estão: a dependência da assistência social. E faz propostas para que possamos ter um mundo melhor.

Frases que resumem um pouco da essência do livro:

"Se você quer saber a diferença entre dinheiro e riqueza, tranque uma pessoa dentro de um cofre com 10 milhões de dólares por uma semana e veja se ela vai se achar rica (ou saíra viva)."

"Os mais pobres pagam seus próprios impostos diretamente e o dos mais ricos indiretamente, pois a riqueza utilizada para pagá-los é também fruto de seu trabalho."

Fábio Perrucci 25/07/2020

Ótima leitura
A obra relaciona macro economia e desigualdades sociais, apontando possíveis caminhos para uma sociedade mais igualitária e um sistema mais justo e solidário.

mariahlemos 23/06/2020

SENSACIONAL
que livro incrível! Leitura leve e que me prendeu demais, AMEI!

Sarah L.T. 30/10/2021

O maior problema do mundo é a desigualdade
"Hoje, quando vemos algum programa social de transferência de renda para pessoas mais pobres, que vivem à margem da sociedade, não conseguimos perceber algo que era claro para nossos antepassados: o fato de que o grupo inteiro fica muito mais fraco quando tem uma parcela debilitada, sem condições mínimas de produzir ou reagir. Costumamos encarar a transferência de ?riqueza? como um estímulo à ociosidade e à vagabundagem ? e muitos chegam a ver na transferência de renda uma enorme injustiça."

De forma bastante acessível e clara, o autor do livro argumenta e introduz conceitos de economia para defender a tese de que a Desigualdade é o maior problema do mundo.
Esse livro fez eu me sentir frustrada. O que fazer quando o maior mecanismo de redistribuição de renda e proteção daqueles que necessitam dessa redistribuição, visto que estamos em um sistema que favorece o acúmulo de riquezas por aqueles que já as possuem em sua maioria, não nos representa?
De forma didática, o autor explica estratégias usadas pelos maiores detentores de riquezas do mundo para continuarem mantendo suas riquezas com base no gradativo empobrecimento de outros e como isso enfraquece a toda a sociedade.

Renata 05/08/2019

O Eduardo Moreira é uma espécie de Stephen Hawking das questões socioeconômicas que tanto nos afetam e que tão pouco entendemos.

Recomendo a leitura, seja pelo diagnóstico maravilhoso que está proposto, seja por nos fazer enxergar uma luz no fim deste túnel de tragédias do Brasil atual.

Felibalex 19/02/2022

Caminhos para uma sociedade mais justa
O livro é bem escrito e de fácil entendimento, entretanto achei bem semelhante ao outro livro do autor "economia do desejo", o que não tira em nada o brilho desse. Fiquei curioso com a história vivida no acampamento do MST, mesmo sabendo que o livro não é sobre isso. Os argumentos apresentados te levam a pensar sobre o que você pode fazer para ajudar a construir uma sociedade mais justa. É uma agradável leitura introdutória sobre a influência da economia na desigualdade social.

Daniel4 25/08/2022

Desigualdade
Neste livro, Eduardo Moreira faz uma reconstrução histórica do processo de geração de riqueza e desigualdade no desenvolvimento da humanidade, fazendo sempre paralelos com os dias atuais.

O livro traz uma reflexão válida de que a propriedade privada e a apropriação da riqueza coletiva seria o início do processo de formação da desigualdade, atendendo a proposta de ser uma leitura simples, resumida, introdutória, fácil e acessível.

Apesar de, em diversos aspectos, reproduzir uma visão tipicamente liberal, é uma leitura válida para se introduzir na questão.

Aline 02/02/2021

Pra abrir os olhos!
Se você não manja nada de economia (assim como eu!!!!!!) e tem curiosidade de saber um pouco mais sobre o assunto, mas não é muito chegado a livros didáticos, já passou da hora de ler esse livro! Ou mesmo se a Economia não é um assunto estranho a você e você já sabe de muita coisa, pode ler também pois traz uma visão surpreendente sobre muitos pontos.
Eu ainda não decidi se fico feliz por ter lido essa obra e ter aberto minha mente ou se fico triste e preferia viver na ignorância, pois uma vez que é sabido qual a solução para os problemas de desigualdade (o que não vou dizer pra não dar spoiler) você desanima, embora, TEORICAMENTE, seja algo simples.
Esse livro não é só uma crítica a propriedade privada e ao capitalismo, é uma introdução à Economia ao mesmo tempo que é um aprofundamento à mesma, ele tira as vendas dos seus olhos e te faz ver MUITA coisa (MAS MUITA COISA MESMO!!!!!) com outros olhos!!!!!

cibz 31/05/2024

Gostei da escrita, apesar de não ser um tipo de livro que me interessaria do nada kkkkk, mas é interessante!

Cris609 14/02/2021

É uma pena que um tema tão relevante seja tratado de maneira tão displicente. O autor joga suas teorias sobre economia e desigualdade como se estivesse em uma conversa de bar com os amigos. Partindo da premissa de que a comunidade, para se manter forte, precisa cuidar dos indivíduos em extrema pobreza, já que isso enfraqueceria o grupo como um todo, ele apresenta seus argumentos. Sendo justa, o raciocínio é bom, alguns argumentos também. Porém, foram jogados no lixo sem um estudo qualificado, um referencial teórico e uma bibliografia. Basta uma rápida folheada para se notar que não há referências bibliográficas!
Em um dos capítulos, o autor fala em uma pesquisa de campo apenas como uma aventura pela qual passou. Cita suas percepções durante a estada no acampamento do MST, faltando com a seriedade que exigiria tal experimento. Não se trata de um estudo qualificado, infelizmente.

1 | 2 | 3 | 4