Desigualdade

Desigualdade Eduardo Moreira

Resenhas - Desigualdade & caminhos para uma sociedade mais justa

1 | 2 | 3 | 4

James 04/03/2020

Pra quem é leigo em economia é excelente.
Eduardo traça com uma linguagem simples como se deu a sociedade econômica e como começa a desigualdade (os detentores do meio de produção e os trabalhadores). Relaciona a diferença entre dinheiro e riqueza de uma forma muito simples, sem termos rebuscados e explicações vazias que geralmente há em livros de economia.

Douglas Ferrari 01/01/2024

Ótimo livro e com analogias bem fáceis para entender como a desigualdade está evidente no mundo, vale muito a leitura.

Daniel4 25/08/2022

Desigualdade
Neste livro, Eduardo Moreira faz uma reconstrução histórica do processo de geração de riqueza e desigualdade no desenvolvimento da humanidade, fazendo sempre paralelos com os dias atuais.

O livro traz uma reflexão válida de que a propriedade privada e a apropriação da riqueza coletiva seria o início do processo de formação da desigualdade, atendendo a proposta de ser uma leitura simples, resumida, introdutória, fácil e acessível.

Apesar de, em diversos aspectos, reproduzir uma visão tipicamente liberal, é uma leitura válida para se introduzir na questão.

Felibalex 19/02/2022

Caminhos para uma sociedade mais justa
O livro é bem escrito e de fácil entendimento, entretanto achei bem semelhante ao outro livro do autor "economia do desejo", o que não tira em nada o brilho desse. Fiquei curioso com a história vivida no acampamento do MST, mesmo sabendo que o livro não é sobre isso. Os argumentos apresentados te levam a pensar sobre o que você pode fazer para ajudar a construir uma sociedade mais justa. É uma agradável leitura introdutória sobre a influência da economia na desigualdade social.

Rafaelmmt 08/09/2020

Eduardo Moreira tem uma grande capacidade de tornar claras coisas que normalmente são postas de forma complexa ou dissimulada. Livro muito bom e importante!

cibz 31/05/2024

Gostei da escrita, apesar de não ser um tipo de livro que me interessaria do nada kkkkk, mas é interessante!

LeandroCastro88 29/04/2021

Interessante
Livro bem bacana pra quem não tem muita noção de economia. O livro aborda a questão mais complexa do Brasil: Uns poucos com muito, outros muitos com pouco.

Cicero.Marques 23/07/2020

Excelente como todos livros de Eduardo Moreira. Recomendo muito.

Giselegcintra 09/05/2020

Impactante
Livro sensacional e super indicado para quem quer entender os possíveis caminhos pro nosso país superar a pobreza e a desigualdade social. Um país tão rico, mas com um sistema tão perverso que permite a perpetuação de todo esse atraso e desigualdade. Leitura fácil que vale muito a pena. Nota 10.

Giovana.Jardelino 21/07/2020

Interessante
Legal, e realmente bem didático, mas acho que simplifica DEMAIS um debate que tem muitas variáveis, então pra quem já concorda com o autor, tranquilo, mas também é fácil de discordar e apresentar pontos contrários. Acho que dava pra trazer tanta didática de maneira mais elaborada, mas não é um livro ruim.

Rennanzinho 25/07/2021

A visão de economia necessária e que não nos deixam enxergar
Eduardo Moreira foi muito bem sucedido em trazer um ensaio curto, muito didático e com ótimo conteúdo e proposta. Ele explora o entendimento sobre a riqueza - seu acúmulo e distribuição - não devendo ser confundida com "dinheiro". Faz alegorias, metáforas e narrativas muito lúcidas e didáticas para desenvolver conceitos complexos de economia e nos mostra como o imaginário coletivo sobre riqueza e progresso mudou ao longo da História, até tomar a forma de hoje. A tese principal, a desigualdade na distribuição da riqueza como o maior dos problemas atuais, não é perdida em nenhum momento ao longo dos capítulos. O leitor poderá ter aqui uma introdução sobre propriedade privada da terra e meios de produção, iniciativa privada versus Estado, dívida pública, inflação, especulação financeira, investimentos, impostos, o papel dos bancos, geração versus fluxo de riqueza, entre outros temas relevantes para se entender a lógica e dinâmica do sistema capitalista moderno. Eduardo vislumbra as principais políticas e ações que deveríamos tomar para caminharmos rumo a uma sociedade menos desigual e mais justa. Contudo, o autor não explora as relações de desigualdade e domínio entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos, se limitando às ações internas e nacionais, o que o permite elogiar o modelo nórdico (países do norte europeu) sem as devidas ressalvas. No mais, embora seja um trabalho de acúmulo de experiências pessoais e de estudo não-acadêmico, senti falta de referenciação bibliográfica. Mesmo assim, um excelente livro que recomendo fortemente!

Matheus 18/10/2022

Criando uma sociedade mais justa?
Eduardo Marinho explica de uma forma dinâmica como funciona a distribuição das riquezas e os meios de produção, desde sua origem mais justa até sua total desigualdade nos dias de hj!

Maizera 05/03/2021

Importante
Adorei a forma lúdica que o autor escreveu sobre economia, para mim que não entendo muito do assunto foi super exemplificado.

Cris609 14/02/2021

É uma pena que um tema tão relevante seja tratado de maneira tão displicente. O autor joga suas teorias sobre economia e desigualdade como se estivesse em uma conversa de bar com os amigos. Partindo da premissa de que a comunidade, para se manter forte, precisa cuidar dos indivíduos em extrema pobreza, já que isso enfraqueceria o grupo como um todo, ele apresenta seus argumentos. Sendo justa, o raciocínio é bom, alguns argumentos também. Porém, foram jogados no lixo sem um estudo qualificado, um referencial teórico e uma bibliografia. Basta uma rápida folheada para se notar que não há referências bibliográficas!
Em um dos capítulos, o autor fala em uma pesquisa de campo apenas como uma aventura pela qual passou. Cita suas percepções durante a estada no acampamento do MST, faltando com a seriedade que exigiria tal experimento. Não se trata de um estudo qualificado, infelizmente.

1 | 2 | 3 | 4