Laços de família

Laços de família Clarice Lispector




Resenhas - Laços De Família


693 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


MaClara041 01/06/2024

Laços de Família
Nota: 8/10

Laços de Família é o primeiro livro da Clarice que leio e posso dizer que foi uma leitura muito boa.

A escrita é muito envolvente, descritiva, mas não de uma forma cansativa. Clarice sabe nos chamar atenção e ficar ali para saber o que vai nos contar em cada conto.

Gostei de todos os contos, em especial "Uma galinha", "Feliz aniversário" e "O jantar".
comentários(0)comente



Lari 01/06/2024

Gostosinho de ler, gosto dos contos dela, só fiquei meio intrigada com um deles por causa de umas descrições ai
comentários(0)comente



EuT0nt0m 29/05/2024

Epifanía
Um livro que reúne alguns contos de Clarice, laços de família, aborda o cotidiano. Com traços patriarcal, as mulheres, em alguns dos contos são objetificadas como um prêmio a ser exibido.
Com nuances de um da epifanía, Clarice busca no cotidiano, o enredo para suas histórias. Muitas vezes podendo ser embazadas até mesmo em sua realidade.
O conto : devaneios de uma rapriga, foi o que mais cativou-me. Todo o enredo, baseando-se em uma nova "classe média" , ressalta como era a vida na época.
A leitura dessa obra-prima, transporta o leitor para uma realidade a muito esquecida; levando em consideração nosso costumes e modos de viver atuais.
" tudo é rotineiro, desde o amanhecer, o modo como não dizemos nada"
comentários(0)comente



anathyleu 23/05/2024

É Clarice Lispector, você já sabe o que esperar: perfeição!
Vemos Clarice explorar as relações familiares dentro de vários contos, com protagonistas diversos e de todas as idades. A escrita de Clarice e seu sentido permanece nas entrelinhas a fim de diversas interpretações que podem surgir.
comentários(0)comente



tainota 21/05/2024

O desespero implorante dos delicados,
Ela que não passava de uma delicada.

ler clarice pra mim é isso, essa tal epifania do encontro ocasional e corriqueiro com o real, o belo e inexplicável da vida
comentários(0)comente



Anne 21/05/2024

Não faz sentido essa comparação
Alguém me explica o conto da mulher mais pequena do mundo? Porque simplesmente não faz sentido nenhum ela comparar essa mulher a macacos
comentários(0)comente



Inglethe 21/05/2024

Parabéns, o pior livro q eu já ali até aqui, um conjunto de palavras q só fizeram sentido pra escritora, que para mim, não conseguiu transmitir nada kkkkkkkkkkkkkkkkkk
comentários(0)comente



antuan_reloaded 19/05/2024

[10/10]?
Em "Laços de Família", Clarice Lispector explora a náusea existencial, por meio da qual as protagonistas de seus contos são frequentemente confrontadas com uma realidade que as desestabiliza e as tira de seu eixo habitual. Cada conto do livro insere os seus personagens em situações cotidianas que não surgem de grandes acontecimentos, mas de interações banais e rotineiras. O ambiente público e urbano, fora de casa, desempenha um papel crucial para esses acontecimentos, ficando o apartamento e os jantares noturnos como resquícios da vida privada e doméstica. Clarice coloca suas personagens em bondes, ônibus, ruas movimentadas, trilhos, restaurantes e parques. A urbanidade moderna serve como um espelho das ansiedades internas das protagonistas, refletindo a confusão e a desordem de suas vidas interiores. Ana, de "Amor", é, sem dúvida, uma das minhas personagens favoritas de todos os tempos e esse conto é um exemplo perfeito do que há de melhor na prosa moderna brasileira. Vale pontuar, ainda, que as tardes, em particular, são momentos significativos na obra de Clarice, pois é durante essas horas de transição entre o dia e a noite que os personagens frequentemente experimentam epifanias perturbadoras. A luz suave, a falta do que fazer durante esses momentos e a calmaria aparente das tardes contrastam com a turbulência emocional que emerge nas narrativas, realçando a tensão entre a superfície calma da vida cotidiana e o tumulto interno dos indivíduos. Com isso, o simples ato de viver se transforma em um desafio constante, já que o familiar se torna estranho e o ordinário se torna extraordinário.
comentários(0)comente



aillia 18/05/2024

Não leia esse livro se for a sua primeira experiência com a autora!
Nos sabemos da grandiosidade da escrita de Clarice, isso é inquestionável. Mas só consegui salvar uns quatro contos do livro (Amor, Uma galinha, A Imitação de uma rosa, e Feliz aniversário), o resta foi confuso, e por vezes indecifrável. Talvez, seja por pura ignorância da minha parte, mas a maioria dos contos era muito tediosa, uma grande prosa filosófica em que só o autor entende... não me dou bem com esse estilo. Se Querem começar a ler Clarice com gosto, vai pelos mais clássicos como " A hora da estrela".
comentários(0)comente



PinkPaulaS 18/05/2024

Finalmente terminei esse livro. Clarice sempre me dá trabalho, mas esse requereu um pouco mais de mim. Achei mais denso do que Felicidade clandestina. Muitos momentos de ?ué, quem essa dona pensa que é pra falar comigo desse jeito??. E um conto para o qual eu não estava preparada e me fez deixar o livro de lado por uns dias até digerir o desconforto.

Pra ler sem pressa, como tudo da autora.
comentários(0)comente



Karol 17/05/2024

Amadurecimento
Só espero poder ler ele dnv daqui uns anos e poder evoluir minha leitura para clássicos, mas espero n deixar os de romance de lado p isso
comentários(0)comente



iszbellz 16/05/2024

Laços de Família ?
Um livro com 13 contos que em sua maioria tem protagonistas femininas que passam por situações de transformação. É um livro um pouco denso, mas na maioria dos contos dá para entender a mensagem que Clarice queria passar!


?De que tinha vergonha? É que já não era mais piedade, não era só piedade: seu coração se enchera com a pior vontade de viver.?

?E como a uma borboleta, Ana prendeu o instante entre os dedos antes que ele nunca mais fosse seu.?

?Nunca se devia ficar com uma coisa bonita, assim, como que guardada dentro do silêncio perfeito do coração.?

?Era um instante que pedia para ser vivo. Mas que era morto.?
comentários(0)comente



mylle 16/05/2024

Eu gostei bastante de algumas histórias, me deixou reflexiva e me fez associar com o meu eu. o problema aqui é minha não familiaridade com esse tipo de escrita; um dia eu vou reler ele e quem sabe eu tenha outra visão acerca não só dessa obra mas de outras dela também
comentários(0)comente



paixão 15/05/2024

"onde aprender a odiar pra não morrer de amor?"
Clarice mais uma vez nós arrebata com vários enredos e várias mensagens contidos em um livro só, que não falha em te marcar a cada conto. Acho que existem trechos ali, e até contos inteiros, que nunca vou conseguir colocar em palavras como fizeram eu me sentir, e nem porque passei o dia todo pensando neles quando li. E isso é tão único de obras da Clarice, com seus contos subjetivos e envoltos por mensagens escondidas em cenários simples do cotidiano, ela invoca nosso lado mais sensível e consegue encontrar uma parte de nós que vai se identificar com pelo menos um dos escritos. Mesmo mais de 100 anos após seu nascimento, Clarice segue sendo atemporal.
comentários(0)comente



Jeh.vias 11/05/2024

Livro Denso.
Neste pequeno livro temos 13 contos escritos por Clarisse, todos giram em torno de dramas familiares e possuem em comum protagonistas femininas que passam por fases de transformações, geralmente ruins.
Fica muito claro que a escritora procurou evidenciar em forma de crítica os múltiplos papéis exercido pelas mulheres na sociedade, o que é muito interessante, dada a época em que os contos foram escritos.
Nota-se claramente que Clarisse era uma mulher a frente de seu tempo, que tinha um ollhar muito profundo sobre os dramas pessoais e familiares.
Todos os contos possuem certo ceticismo e a linguagem é completamente direta.
É preciso certo tempo para se ler e compreender laços de família, pois a linguagem é bastante cansativa, densa e acaba não prendendo tanto o leitor.
Dei nota 3 para ele, justamente por ter me sentido muito cansada pela leitura difícil e em alguns contos ter que buscar resenhas na internet para compreender melhor.
No geral, é um ótimo livro, principalmente para analisar mais profundamente.
comentários(0)comente



693 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |