Minha vida de cachorro

Minha vida de cachorro Reidar Jönsson

Resenhas - Minha vida de cachorro

Cris.Aguiar 10/04/2024

“é preciso uma aldeia para criar uma criança”.
Esse provérbio africano cai bem para esse livro. E que livro!

Aqui temos o gênero Bildungsroman (amadurecimento); Ingemar nosso personagem principal e narrador da história está naquela linha fina e traiçoeira entre sair da infância e entrar na juventude.
Entre ainda aprontar peripécias, brincadeiras e fantasiar e ao mesmo tempo lidar com suas emoções, o entendimento do que se passa a sua volta... entre achar que tem o controle e perceber que nunca o teve... É um livro de narrativa "peralta", porém atrás de cada linha uma dor profunda de quem não tem uma vida familiar estruturada... onde a percepção de amor fica na falta... onde pelos entraves da vida, a sua, é ser levado de lá-pra-cá, sem um porto seguro.

Descobri que existe um filme indicado ao Oscar baseado nesse livro, deve ser muito emocionante; mas recomendo ler primeiro. A experiência da leitura é singular, Reidar consegue nos colocar em seu ambiente, nos faz sentir suas emoções, nos faz inclusive revisitar a nossa pré-adolescência. Excelente.

Infelizmente, não novas edições do livro e essa edição mais antiga são de letras menores, frases mais longas e espaços apertados entre uma linha e outra. O conforto das edições de hoje me deixaram preguiçosa rsrsrsrs ... Não foi ruim de ler, mas precisei da ajuda de um papelzinho para não me perder... fora isso... MERGULHE!

Recomendo.