O Analista de Bagé

Resenhas - O analista de Bagé

1 | 2 | 3 | 4

gusumari 20/10/2021

o analista de bagé
leitura curta e descontraída, li em menos de 2hrs, nem vi o tempo passando. nao tenho costume de ler luis fernando verissimo mas gosto das cronicas e contos dele.

gusumari 20/10/2021

o analista de bagé
leitura curta, li em menos de 1hr, é leve e descontraída, gostei bastante. nao tenho costume de ler luis fernando verissimo mas gosto das cronicas e contos dele

Samu 02/05/2016

...
O livro é bem interessante, aqui o que deve ser pensado é em ironia para achar o livro bom e engraçado. Do contrario, temos apenas um cara machista, sem respeito pelo outro e se achando dono da verdade querendo fazer piada. Embora considere realmente as histórias de LF Veríssimo bem machistas, tento ver com um olhar irônico.
É bem escrito, leitura fácil de acompanhar e imaginar, bem organizada também.

Carla 18/09/2016

O livro remonta à um personagem pouco convencional com fortes raízes gaúchas e métodos nada ortodoxos apontando alguns trechos sobre a psicanálise, regionalismo, machismo e alguns elementos levantados decorrentes da sociedade. É escrito em forma de crônicas e portanto, textos curtos. Embora muito bem avaliado não consegui me conectar ao livro, assim, não está nas lista dos meus favoritos, mas toda leitura é válida!

Bianca.Eduardo 13/02/2017

Ri demais

Guynaciria 22/06/2017

O Analista de Bagé é um psicanalista divertido, que criou um tipo de terapia nova, pouco convencional, mas que acaba fazendo sucesso.

Nesse livro, temos algumas história protagonizadas por esse personagem. O livro é curtinho, mas muito engraçado, o que torna a leitura rápida.

O psicanalista criou a terapia do joelhaço, que é constantemente abordada, assim como a relação do personagem e sua secretária, ou os detalhes de sua sala de atendimento, seu diva e alguns objetos.

O personagem se torna tão famoso, que acaba achando necessário criar um método de triagem, em que aceita tratar apenas os casos mais difíceis. Sempre oferecendo chimarrão aos seus paciente e s convidando a se deitarem em seu pelego, ao invés de um diva.

Alguns personagens como o gaúcho, são estereotipados, o que acaba por criar um choque no leitor, afinal de contas nem todo gaúcho é machista, nem ao menos gay. Isso foi de longo o que mais me incomodou, o tom homofóbico e as piadinhas machistas direcionadas as personagens femininas,

Não sei se o livro tinha o intuito de ser uma crítica a esse tipo de visão, ou se era realmente uma exposição da forma de pensar do autor, espero sinceramente que seja a primeira opção.

De qualquer forma, a leitura me agradou, foi fluida, e trouxe elementos do sul do país, que me é pouco conhecido, uma vez que sou nordestina, e ainda não tive a oportunidade de conhecer o sul e sudeste.

Bjos!

site: https://utopialiterariaentreamigas.wordpress.com/

Carol 01/06/2021

Livro de contos do início dos anos 80. Aí já viu, né? É um compilado de histórias que saíram em revistas e jornais, principalmente do Rio Grande do Sul.

Luiz Pereira Júnior 24/05/2021

Tal pai, mas não tal filho
Leitura leve, para ler na praia, debaixo de árvores ou na praça de alimentação de algum shopping enquanto espera seja lá quem ou o que for... tudo isso pode ser dito de “O analista de Bagé”, de Luís Fernando Veríssimo.
E também é a mais pura verdade, diga-se de passagem. Alguns trechos quase me fizeram engasgar de uma risada surpresa (e olhe que sou considerado alguém sisudo). A ideia do “gu hífen gu” é de ficar voltando as páginas para rir de novo e de novo e de novo.
Mas, ao mesmo tempo, ao lado de toda essa leveza, também há uma forte crítica à nossa mesquinharia, aos nossos pequenos e tolos problemas, à preocupação excessiva com a erotização – e tudo isso de uma forma muito leve, muito irônica, muito debochada. E, sim, também há muito do que hoje se chama “politicamente incorreto”. Ou, como meu irmão diz, “politicamente hipócrita”...
Luís Fernando Veríssimo não é o Amazonas que foi Érico Veríssimo: caudaloso, imenso, epopeico... Mas Luís Fernando Veríssimo é um daqueles rios gostosos de se banhar, de levar a família para rir juntos e depois ficar pensando como foi bom estar com ele durante uma tarde inteira...

Antonio Maluco 22/08/2018

Humor
o livro tem varias crônicas de várias coisas que acontece no nosso dia a dia
Janaina Buzinari 22/08/2018minha estante
Me diverti muito com este livro

Marcia 10/03/2019

Psicologicamente incorreto
Um livro divertido que trata de assuntos da vida diária com humor ácido, carregado dos preconceitos da sociedade brasileira, que tenta ser moderna. Ao criar um psicólogo tão preconceituoso e grosseiro, o autor faz uma paródia do que a sociedade quer parecer e o que realmente é.

natygs 25/11/2020

Ótimo para dar boas gargalhadas naqueles intervalos curtos do dia a dia

Karol 15/10/2019

Esperava mais
É divertido. Dá pra sair umas gargalhadas e talz. Porém, tem muita piada 'politicamente incorreta', se assim posso chamar, que não acho nem um pouco legal. O analista é muito preconceituoso e machista demais. Em muitos momentos ele é bem engraçado, mas de maneira geral as coisas que ele diz e faz contra mulheres, religiosos e homossexuais me deixam sem graça.

1 | 2 | 3 | 4