Mão Dupla

Mão Dupla Christian David

Resenhas - Mão Dupla

CooltureNews 19/06/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Essa era uma resenha que estava devendo há muito tempo, mas felizmente resolvi que já não era sem tempo e parti para a leitura. Christian David nos conta em poucas linhas a história de Tiago, um adolescente que se vê em uma situação única e imutável, ele perdeu a mão direita, justamente aquela que segundo ele é seu elo com o mundo comum.

Seguindo orientações de sua psicóloga ele começa a escrever um diário como forma de expressar seus sentimentos e reaprender a escrever agora com a mão esquerda, e é através da leitura deste diário que conhecemos sua história e a volta de Tiago a sua rotina, escola, amigos e relações com seus familiares.

Por se tratar de um diário, temos a impressão de estar dentro da cabeça de Tiago e as situações vividas ganham uma nova tonalidade, principalmente porque aquele ele deve conviver com o preconceito, pena, falsidade, mas também acaba conhecendo os verdadeiros amigos e encontrando conselhos sábios onde menos se espera.

Tiago claramente está depressivo e só quer que todos o deixem em paz mas com a ajuda desses amigos verdadeiros, seus familiares e a psicóloga, que segundo ele não é tão má quanto imaginava, ele consegue superar e quem sabe será capaz de encontrar seu primeiro amor?

Leitura recomendada e muito gostosa, e já está na hora do pessoal prestigiar nossos autores nacionais, certo? Principalmente quando são bons, o que é o caso neste livro.

Cris Lasaitis 27/12/2010

O Christian David é um jovem e talentoso autor gaúcho que, pelo que pude constatar, é uma fera da literatura infanto-juvenil. Seu livro, Mão Dupla, aborda um tema bastante delicado: o que dizer para uma criança que perde um pedaço imprescindível de si - um braço, uma perna? E se vê de um dia para o outro mutilada, com suas expectativas de felicidade e sucesso sabotadas frente a um mundo competitivo que não há de ser complacente com a deficiência? Esse é o drama que acomete o menino Tiago, que depois de um acidente vê sua vida radicalmente mudada e até seus prazeres mais simples, como jogar videogame, se tornam impossíveis. Uma barra, sem dúvidas, mas com o tempo ele descobre que nem tudo está perdido.

Manchester 04/10/2010

Resenha - Mão Dupla
Christian havia comentado comigo que "Mão Dupla" era bem mais maduro que "O Rei e o Camaleão" e ele estava certo.
O modo de escrever se tornou mais objetivo também, a meu ver.

"Mão Dupla" já é interessante pela ambiguidade do título. Só pelo título já temos uma noção do que é abordado no livro. Tiago é uma personagem um tanto quanto comum. Um adolescente de catorze anos. Mas, ele sofre um acidente e as consequencias são bem sérias. Tiago perde a mão direita. A mão que usa para escrever, para realizar suas atividades. E por muita ironia, Tiago é estimulado a escrever um diário. Justo ele que não gostava de escrever. Nem quando tinha a mão "boa". Deste modo, seu diário trata do que muda na cabeça dele. Mais que o seu corpo. Quem são seus amigos? Como seus pais reagem? Como ele reage a isso?

O livro aborda algo que sempre foi uma fobia para mim. Mutilação, deficiência física. Eu não sei como eu iria lidar com isso e ler "Mão Dupla" serviu também não apenas para contar uma estória mas para refletir profundamente.

Por esse motivo, o livro não tem uma temática unicamente jovem, mas qualquer adulto que a leia irá encontrar reflexões, tabus, preconceitos... Irá encontrar uma sociedade que não sabe lidar com pessoas "especiais".

Mais um livro que eu recomendo.

Ah! Gostei muito da arte da capa!

Psychobooks 23/05/2010

Tiago nos mostra a dificuldade de aceitação não só por parte dele, mas também da sociedade, e nos mostra questões como o desprezo, a pena, a falsidade, o preconceito e o isolamento. No começo tudo é muito difícil, a adaptação sem um membro, a aceitação de conviver com a situação. Aos olhos do Tiago tudo é muito difícil, e que ele seria muito mais ‘feliz’ se todos os deixassem em paz e que ele pudesse viver só dentro do quarto sem a convivência com a sociedade. Ele só queria que as coisas voltassem ao normal, ou que ao menos as pessoas voltassem a trata-lo como sempre trataram.
Nessa luta, o Tiago recebe a ajuda e apoio dos pais, uma psicóloga e os amigos, alguns conquistado recentemente, outros de longa data.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

prandi 15/08/2009

A vida é uma estrada de mão dupla
Após perder sua mão direita num acidente com fogos de artifício, o adolescente Tiago vive o drama de se adaptar à nova condição, e o primeiro passo é escrever um diário (com a mão esquerda). Revolta, amarga ironia e preconceito (alheio e dele próprio) pontuam o início dessa caminhada, em que ele acabará encontrando a coragem, as verdadeiras amizades e o amor.
Christian David encontrou o estilo e o linguajar perfeitos para apresentar um personagem que, como se não bastassem os conflitos da transição para a adolescência, vive a transição para uma nova realidade, em que um corpo incompleto não deve representar perspectivas incompletas.
No final, a única crítica que fica é quanto ao fato de o livro terminar tão depressa.